Planorbis Corneus


Vasco Matos

Recommended Posts

Muitas das vezes associamos os buracos nas folhas aos caracóis e na verdade são carências de nutrientes...

 

Porém também podemos ver o problema deste prisma: Se tivermos caracóis num aquário e uma planta ou outra isolada é uma coisa. Outra é ter um aquário densamente plantado. Eu tenho Planorbis, Physas, etc, em aquários densamente plantados e tenho as plantas saudáveis.

 

Excesso de caracóis é sinal de exagero na hora de alimentar os peixes, tão simples como isso. A maior parte das pessoas dá comida em excesso aos peixes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que não sou só eu nessa "luta" sem fim é praga para aqui praga para ali, é o mais util no aqua, como referiste (além de comer as folhas mortas ou moribundas , ajudar a limpar as algas, ajudar na nitrificação ) também serve de barometro quando há excesso de comida para evitar haver problemas com os parametros da água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida Paulo Conceição. É minha opinião de que quem vê os Caracóis como praga não compreende o quão belos e úteis podem ser.

 

Um aquário quer-se o mais próximo da Natureza possível, mas sem os comportamentos predatórios entre a Fauna. Ora um rio tem plantas, peixes, camarões, algas, e... caracóis.

 

Para ser um ecossistema completo os caracóis são essenciais. Sem querer ferir a susceptibilidade de ninguém, pouco natural é esborrachá-los contra o vidro, mas se calhar isso sou eu, que tenho um espírito Budista... Vê-los no aquário na sua vida de caracóis é bem mais prazeroso que ver um caracól esmagado...

 

Um Caracól que gosto muito mas que não sei agora o nome ( posso pesquisar) é um que tem um tamanho minúsculo, mede no máximo uns 3mm em adulto e é extremamente útil para limpar tapetes de Hemianthus C. ''Cuba'', e para se infiltrar entre o substrato e comer pequenos restos de comida que mais ninguém chega.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixo aqui uma nota sobre os Planorbis corneus. Numa caixa vodafone onde tenho 4 jovens guppies tinha também alguns planorbis, que entretanto se reproduziram. Tinha também um pequeno feto de java. Ora, os Planorbis roeram o feto de java quase todo, e por isso removi grande parte deles para um aquário de 60 cm, e deixei só lá uns dois ou três para limpeza. Sei que foram os Planorbis a roer o feto de java pois quando retirei o excesso de Planorbis não me recordo de ter visto Melanoides tuberculata (e estas são as únicas duas espécies que mantenho nos meus aquários) e neste momento não tenho Melanoides tuberculata na caixa vodafone.

 

Mas desde que se mantenha a população controlada e tenham comida (sem ser plantas!) disponível penso que os Planorbis não causarão mal às plantas. Agora, no meu aquário de 60 cm já tenho os Echinodorus bleheri com buracos nas folhas, mas já lá tenho também vários Planorbis (e vários Melanoides).

Cumprimentos

 

Tiago Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, uma nota. No inicio deste topico diz que os planorbis não se auto reproduzem...não sei se será verdade, pois só tinha um (q veio ainda juvenil) e agora tenho "n"!!!

 

De qualquer maneira, sei que a culpa é minha em ter dado demasiado comida ao peixe enquanto estive de férias...

 

Vou retirar quase todos para um globo, onde ficarão "a fazer criação", se alguem estiver interessado nuns Leopardos já sabe!

 

Quanto às plantas, não lhes tocaram, e tenho fetos de java, musgo de java, anubias e a ludwigia repens, onde foram postos os ovos...

 

O aqua está limpinho, limpinho...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz-me falta alguns .... antes tinha imenso no aquário e isso ajudou a estabilizar o mesmo, agora pelo que vi apenas tenho 1 caracol do tamanho de uma moeda de 5 cêntimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, uma nota. No inicio deste topico diz que os planorbis não se auto reproduzem...não sei se será verdade, pois só tinha um (q veio ainda juvenil) e agora tenho "n"!!!

 

Boas,

 

Provavelmente tinhas lá ovos que acabaram por eclodir e daí a reprodução. Posso confirmar por experiência própria que um planorbis sozinho não reproduz.

 

Já os melanoides basta um e comida em excesso para teres uma carrada deles!!! :naughty:

 

Cumps.

  • Votar - 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu sei, provavelmente vieram ovos na Ludwigia que comprei à mesma pessoa e mesmo aquario, por isso fiz a ressalva de que não tinha a certeza...

 

De qualquer maneira, este fim de semana começo a transferir planorbis para o globo!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar vegetais, ou fazes uma comida caseira. Cozes umas ervilhas, umas cenouras, uma beterraba, etc, desfazes um pouco de comprimidos de spirulina, juntas tudo, deitas em papel vegetal uma camada fina e deixas secar ao sol. Quando seco tens uma comida para caracóis.

 

Se não quiseres o trabalho dá flocos de comida para peixe. :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Em quanto tempo se tornam uma praga?

É que eu adquiri há umas 2/3 semanas 3 exemplares (dois maiores e outro mais pequeno) e até agora nada! Só deu mesmo limpeza :dance:

 

Já os apanhei aos beijos :naughty:...quais as pistas a observar para ver se vai dar nalguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Louie_corse! Podem nunca tornar-se uma praga...se não deres comida em demasia aos peixes nunca chegarão a números excessivos. Agora é esperares. A Natureza têm o seu próprio tempo! Deixa o amor fluir!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles depositam os ovos acima do nível da água e só passado um mês é que eclodem. Se num mês seres comida a mais só no seguinte é que há um aumento de caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles depositam os ovos acima do nível da água e só passado um mês é que eclodem. Se num mês seres comida a mais só no seguinte é que há um aumento de caracóis.

 

 

Atenção que esta informação não é verdadeira! Planorbis depositam os ovos em qualquer parte do aquário, principalmente nos vidros, mas essencialmente dentro da água e não acima desta! Deves estar a fazer confusão com ampulárias que colocam os ovos em zonas humidas acima do nivel da água!! :pompomgirl::gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho porque só tenho planorbis num dos aquário e tenho a parte de cima com ovos e não acho que possa haver mais sem se tornar uma praga que até agora não se tornou (passado anos) e sim ao dizer que depositam os ovos acima do nivel da água era nos vidros, não iam polos à deriva!! Para mim só os ovos de cima é que nascem porque quem tem um aquário com peixes sabe que eles comem ovos de todo o tipo desde que estejam submersos e os meus limpa vidros caso haja mesmo dentro de água os ovos tratavam deles.

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho porque só tenho planorbis num dos aquário e tenho a parte de cima com ovos e não acho que possa haver mais sem se tornar uma praga que até agora não se tornou (passado anos) e sim ao dizer que depositam os ovos acima do nivel da água era nos vidros, não iam polos à deriva!! Para mim só os ovos de cima é que nascem porque quem tem um aquário com peixes sabe que eles comem ovos de todo o tipo desde que estejam submersos e os meus limpa vidros caso haja mesmo dentro de água os ovos tratavam deles.

 

 

Desculpa, não fiques ofendido mas estás mesmo confundido! Os planorbis colocam os ovos dentro de água! Disso posso-te garantir a 100%! Já crio planorbis à algum tempo embora só uma estirpe que é a Leopardo!

 

Fica aqui uma foto para te demonstrar uma postura perto do substrato! (Atenção que a foto não é minha)

 

7ynk.jpg

 

Outro factor que estás enganado é no tempo de eclosão! Os ovos eclodem passados 10 dias da postura! Normalmente colocam os ovos nos vidros do aquário mas também o fazem em plantas , rochas ou outros elementos decorativos!

 

Tens muitos tópicos deste género que te podem fornecer o mais variado tipo de informações sobre estes animais :D

 

http://www.clubedoaqua.com.br/forum/viewtopic.php?f=16&t=110

 

 

Espero ter ajudado :gameboy::gameboy:

 

Alexandre.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim, de facto os ovos de Planorbis têm de estar totalmente submersos. Pode acontecer que os ovos tenham sido colocados no aqua do Luiji à tona de água, mas, como disse o Alexandre, têm de estar dentro de água.

 

Já agora, anteriormente neste tópico falei num Caracól de dimensões muito reduzidas, atinge no máximo 3mm, e tenho bastantes no meu aqua, tal como muitos de vocês devem ter. Alguém sabe o nome científico deste animal? Já soube em tempos, mas agora já pesquisei e não consigo encontrar....

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Bom Dia,

 

eu tenho aquário (1,20x40) à bastante tempo, mas agora estou com um problema de algas filamentosas de cor castanha quase preta e não consigo resolver o problema, porque por muito que eu esteja sempre a limpar, elas estão sempre a crescer na entrada e saída do filtro, no termostato, nos vidros, nas pedras, nas plantas, enfim, em todo o lado.

 

Adquiri recentemente Ancistrus sp. e agora, falaram-me nos Planorbis corneus, no entanto eu não queria ficar com uma praga de caracóis no meu aquário, que neste momento de certeza que vai acontecer porque deve estar com excesso de mat. orgânica e daí também o crescimento excessivo das algas.

 

Eu tenho Botias palhaços porque quando coloquei plantas tive uma praga de caracóis e o Botia deu conta da situação.

 

Acham que apenas um caracol consegue limpar o aquário? Ou ponho 2 espécimes e os Botias conseguem resolver o assunto?

 

Obrigado

 

Cumprimentos,

Virgínia Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal! O mais provável é já ninguém vir a este tópico mas tenho uma duvida que se calhar me podem esclarecer. Deram me um planorbis pequeno, deve ter para ai 5mm ou menos de diâmetro de concha, e queria saber qual é a taxa de crescimento, digamos assim, do caracol, se ele cresce depressa ou devagar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cresce dependendo da temperatura, se viver entre os 30 e os 20 graus cresce mais rapido (tamanho adulto em poucos meses, cerca de 2 e meio) se viver com temperatura a baixo dos 20 graus cresce bem mais lentamente.

 

O tamanho da carapaça de um planobis adulto é 2cm e eles sao hermafroditas logo nao necessitam de machos ou femeas, basta um para colonizar o aquario.

 

 

Boa Sorte

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim esses que falas devem ter estas dimensões não? 0

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais