***lago Do Luar***


Recommended Posts

Eheh... falou o mestre Alex... churrascada à vista... aqui ficam as ultimas fotos, fresquinhas:

 

DSC02329.jpg

 

Obrigado a todos os que ofereceram plantinhas:

 

Juncos ou foguetes (não sei o nome científico)

 

031120024.jpg

 

7656587.jpg

 

Juncos e uma plantinha tipo musgo que não sei o nome

 

03112007.jpg

 

Typha latifolia (creio que o nome comum é "foguetes")

 

03112002.jpg

 

Cyperus alternifolius (creio que o nome nome comum é "sombrinhas chinesas")

 

03112001.jpg

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bang Marinho, no domingo enquanto o pessoal tá nos saltos vamos ao lago e compramos umas solhas de lá. Temos de levar as canas de pesca e isco :twisted:

 

abraço

 

carlos dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é caros amigos... o lago não veda... perde pouca água mas perde... não é nada com que não estivéssemos a contar mas estávamos com esperança que não fosse preciso impermeabilizar... pelos vistos a aguáda de cimento não foi suficiente.

Vamos ter que impermeabilizar com alguma tinta plástica/ tinta de borracha.

Encontrei, como sempre, muita ajuda aqui no fórum dos quais destaco:

 

- Motex Dry: http://www.construlink.com/Homepage/2003_G..._09_19_2002.PDF

 

- Resina Epoxi

 

- Impermeabilizante elástico:

www.reimper.com

www.mastimex.com : http://www.mastimex.com/images/produtos/MA...CA/APLIMAST.pdf

 

- Artigo Brasileiro sobre impermeabilização: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=34444

 

Se tiverem dicas até ao fim de semana, por favor manifestem-se! :)

 

 

 

:D Marinho, no domingo enquanto o pessoal tá nos saltos vamos ao lago e compramos umas solhas de lá. Temos de levar as canas de pesca e isco :!:

 

abraço

 

carlos dourado

 

Boas Carlos... andas desaparecido... no domingo? hum... isso antes ou depois de ficares todo engessado? bang Vai ser só rir! Não liguem pessoal... private jokes!

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marinho e Alex! Os meus parabéns a ambos, o lago está com muito bom aspecto.

Quanto a impermeabilização em nada posso ajudar infelizmente mas estou curiosa quanto à cascata. Como vão fazer? Reutilizam a agua do lago,certo?

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Olá Marinho e Alex! Os meus parabéns a ambos, o lago está com muito bom aspecto.

Quanto a impermeabilização em nada posso ajudar infelizmente mas estou curiosa quanto à cascata. Como vão fazer? Reutilizam a agua do lago,certo?

 

Obrigado Oshum!

No futuro, em principio, terá um "circuito fechado" entre o lago e o topo da cascata... para já, funciona com a água das chuvas que é encaminhada para umas manilhas a um nivel superior que vão depois despejar na cascata... quando não há água das chuvas e seja necessária a sua reposição no lago, vai-se recorrer a àgua de uma mina.

 

 

Ola Marinho a aguada de cimento não é suficiente para impermeabilizar...e com o tempo a agua infiltra-se no cimento podendo mesmo chegar a rachar!

 

Pois... como já não eras o primeiro a dizer isso, antes que nos acontecessem "surpresas desagradáveis" decidimos impermeabilizar o lago.

 

Estas ultimas 3 semanas não pude dar a minha contribuição para o lago mas o Alexandre comprou uma borracha liquida própria para impermeabilização de tanques de água e tratou do assunto. Já está há mais 15 dias assim e não perdeu mais água... já fez mudas de água e colocou um sistema de "overflow" que testou com eficácia! :drinking: Aproveito a oportunidade para te agradecer as plantas que estão a caminho e já agora aos outros membros que fizeram ofertas de mais umas quantas.

 

Estive lá hoje de fugida a fazer uma visitinha e está perfeito. Já lá anda uma osga feliz da vida e umas quantas larvas de mosquito à espera de serem comidas pelos futuros inquilinos. Agora é só ir plantando, ciclando e colocar os peixes... Kois e Kinguios, em principio... será que com estas espécies se podem colocar umas gambuzias ou vão servir de alimento a estas ultimas?

 

Muito Obrigado a todos!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!Ainda bem que impermeabilizaram o lago!

 

Quando as plantinhas chegarem avisa...

 

Convinha porem um substracto no lago...para alem de ficar bastante estetico podem-se enraizar ai as planas e fica muito mais natural...

 

Uma boa opção seria cascalho grosso ou seixos de rio...

 

Outra opção é usar gravilha...tambem usei no meu e para alem de ter sido bem barata fica muito bonito

 

Tentem criar bastantes esconderijos como grutas e pequenas florestas de plantas , troncos , etc...

 

Assim com muutos esconderijos as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e os alevins poderiam esconder-se melhor...

 

Não vejo inconveniente nenhum em ter essas tres especies...

 

Mas tenta descobrir o numero aproximado de litros que o lago leva para decidirem quantos kinguios e kois podem colocar...calculas mais ou menos 800 litros por koi e 100 por kinguio.

 

Deste modo se a filtragem biologica se mostrar á altura de consumir os nutrientes todos podes por uma koi e dois kinguios por cada 1000 litros de agua...

 

Lembrate de escolher variedades de kinnguios mais resistentes e simples...

 

As (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] apanhas nas margens dos nossos rios e em canais...já apanhei muitas assim...

 

Uma coisa , é uma osga mesmo?Ou uma salamandra?

 

Podiam arranjar algumas ras que ficam muito bonitas...

 

Boa sorte e vai contando novidades...

 

Comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha porem um substracto no lago...para alem de ficar bastante estetico podem-se enraizar ai as plantas e fica muito mais natural...

 

O Hélder Cardoso já me tinha dado essa dica e o Alex não se esqueceu depois de ter feito a impermeabilização... colocou areão grosso que sobrou da "empreitada"!

 

Mas tenta descobrir o numero aproximado de litros que o lago leva para decidirem quantos kinguios e kois podem colocar...calculas mais ou menos 800 litros por koi e 100 por kinguio.

 

Era esse o rácio que tinha em mente... da próxima vez que lá fôr prometo que levo a máquina de calcular... até pq... é só fazer as contas!

 

Uma coisa , é uma osga mesmo?Ou uma salamandra?

 

Podiam arranjar algumas ras que ficam muito bonitas...

 

Tens razão... pesquisei imagens na net e é uma salamandra...bem bonita por sinal: (foto retirada da net)

865bSalamandra_salamandra_terrestri.jpg

Quanto às rãs... de certeza que vai aparecer lá alguma... já vi um sapo por lá...

Se comprar dessas rãs que há nas lojas? Elas safam-se? Não são de água quente?

 

Abraço,

Marinho

 

P.S. Cada vez gosto mais deste fórum!

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Hélder Cardoso já me tinha dado essa dica e o Alex não se esqueceu depois de ter feito a impermeabilização... colocou areão grosso que sobrou da "empreitada"!

Era esse o rácio que tinha em mente... da próxima vez que lá fôr prometo que levo a máquina de calcular... até pq... é só fazer as contas!

Tens razão... pesquisei imagens na net e é uma salamandra...bem bonita por sinal: (foto retirada da net)

865bSalamandra_salamandra_terrestri.jpg

Quanto às rãs... de certeza que vai aparecer lá alguma... já vi um sapo por lá...

Se comprar dessas rãs que há nas lojas? Elas safam-se? Não são de água quente?

 

Abraço,

Marinho

 

P.S. Cada vez gosto mais deste fórum!

 

 

isso é um tritao, uma especie muito proxima da das salamandras

 

quanto as ras que se compram nas lojas, nao aguentao o nosso inverno, tive uma que deixei sem querer(esqueci-me que q tinha no aqua) num aqua depois de tirar o termo e passado dois dias estava morta quando desmontei o aqua....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto as ras que se compram nas lojas, nao aguentao o nosso inverno, tive uma que deixei sem querer(esqueci-me que q tinha no aqua) num aqua depois de tirar o termo e passado dois dias estava morta quando desmontei o aqua....

 

Obrigado! Era o que eu previa... elas hão-de aparecer... as da natureza...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Era o que eu previa... elas hão-de aparecer... as da natureza...

 

Olá,

 

O lago está um espectaculo, com riacho e tudo.

 

Dado os problemas do cimento, eu aconcelho telas proprias para lagos, não é toxico, dá um ar mais natural e dura vidas.

 

Em relação ás plantas, eu tambem punha juncos e papiros e outras..., dentro do lago em vasos, porque estas plantas são muito boas para purificar a água.

Existem plantas flutuantes como as salvineas, lemma d'água entre outras que tambem ajudam.

Não te esqueças do nenufares tambem são optimos para obsorver nutrientes, dão sombra ao lago e serve de refugio para os peixes.

 

Eu tambem prefiro kinguios, são muito bonitos resistentes e têm o tamanho ideal para um lago artificial, as carpas tornam-se pequenos monstros alem de estragare tudo.

 

Não ter esqueças que há sempre água que evapora com o calor, não quer dizer que seja furos, vais ter que ir repondo à medida que evapora.

 

Esse bichinho para mim é uma salamandra, se foi lá parar vais ter lá Rãs e Relas, são um espectáculo.

 

 

Cumprimentos

MJV

Editado por mvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...De certeza que elas te vao aparecer as ras da nossa fauna especialmente na epoca de reprodução que é creio eu lá para maio/junho...

 

Não te aconselho as das lojas de animais pois para alem de não aguentarem as nossas temperaturas provavelmente como foi dito , é um animal que não pertence á nossa fauna e podia-se "escapulir" e invadir outros cursos de agua ou charcos..

 

Essa salamandra é linda!Apareceu ai sem mais nem menos?Se calhar há ai agum charco perto!

 

As plantinhas , chegaram?

 

Comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse bichinho para mim é uma salamandra, se foi lá parar vais ter lá Rãs e Relas, são um espectáculo.

 

 

Ola...De certeza que elas te vao aparecer as ras da nossa fauna especialmente na epoca de reprodução que é creio eu lá para maio/junho...

 

Não te aconselho as das lojas de animais pois para alem de não aguentarem as nossas temperaturas provavelmente como foi dito , é um animal que não pertence á nossa fauna e podia-se "escapulir" e invadir outros cursos de agua ou charcos..

 

Essa salamandra é linda!Apareceu ai sem mais nem menos?Se calhar há ai agum charco perto!

 

As plantinhas , chegaram?

 

Comprimentos

 

Andava para lá uma no lago... aos vermes de mosquito :crazyeyes: ... creio que acabarão por aparecer as rãs também. As das lojas estão fora de questão... definitivamente!

 

As plantas ainda não chegaram... hão-de chegar... amanhã devem estar por aí a bater.

 

Abraço,

 

Marinho

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...quando chegar avisa...

 

Chegaram hoje... muito Obrigado!

Tantas plantas! Muito Obrigado e desculpa a trabalheira!

Tens sido impecável. Já não há muitas pessoas assim hoje em dia!

Quando vieres para estes lados com tempo dá uma apitadela e vamos vêr o lago.

Se não for antes, fazemos uma churrascada de inauguração na primavera. :P

 

...podias começar pelas gambuzias...

 

O Carlosd já tá a tratar disso...gatuno o gajo... lol :D

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Venho deixar as ultimas fotos do lago. Este sábado colocámos algumas plantas no lago (muito pequenas ainda para serem visiveis nas fotos)... entretanto as que já lá andavam estão a tentar proteger-se das geadas...

As fotos são relativas aos acabamentos que o Alexandre e a Inês fizeram nas paredes do lago ao fixar xistos com cimento cola a toda a volta, até ao nível da água. Ficou bem mais bonito, não acham?

Abraço,

 

Marinho

 

lago01.jpg

 

lago02.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Foi um prazer ajudar...quanto a ver o lago fica combinado!Um dia que esteja por ai com tempo...

 

Ficou muito giro o lago...adorei os acabamentos com as pedrinhas!

 

Só uma coisa , se notares que alguma especie de lantas estao a murchar e a ficar acastanhadas(acontece com os jacintos) das geadas conserva no interior durante o Inverno...

 

Comprimentos e quando puderes poe mais fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os acabamentos estão bonitos, falta mesmo a flora.

Eu se fosse a ti não arriscava e colocava as plantas na primavera pq elas não estão em tamanho suficiente para se proteger das geadas.

Isso ai é bocadinho frio.

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...