Nitritos/Nitratos


Visitante

Recommended Posts

Caros amigos, tenho estado atento por ai ao assunto do ciclo do Azoto no que diz respeito ao processo de Nitrificação por ainda ser inexperiente.

Constato que os meus niveis de Nitritos são sempre 0, no entanto os Nitratos nunca o são, rondam sempre em média os 15 a 20 ppm.Se não existem Nitritos é porque foram transformados em Nitratos,certo? A questão é esta....quase sempre o pessoal por ai diz que nos seus valores os Nitratos tambem são 0, como conseguem? Faço mudas de água parciais regularmente(com sifonagem) e está bem plantado em 100Lts, a Amónia apenas tem valores residuais. Devo estar preocupado? estes valores de Nitratos estão dentro da zona segura, que truques para os baixar sem o Stress das mudas de água frequentes???

Beijos e abraços do Tuba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Creio que algumas plantas flutuantes ajudam no combate aos nitratos, não tenho a certeza mas creio que pelo menos a Lentilha e a Salvinia Nattans (não sei se é assim que se escreve... :D ) dão uma ajuda nesta área...

 

De facto a ajudarem a diminuir os nitratos, não faço ideia do contributo, e tal como disse no início, se isto de facto acontece... Pode ser que alguém mais entendido possa ajudar. :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol:

 

Depois de ver esta duvida fui fazer os testes ao meu aquário, pois tirando o PH o resto eu não sei ver os valores, isto é, não sei fazer as comparações. :wink:

Se poderem ajudar pois já estou farto de ler e fico mais baralhado. :D

 

Aquário - 150X50X75 Altura (360 litros de água)

Temperatura 28 º

NO2 ( nitritos ) –0.05 mg/l

NO3 ( nitratos) – 25 mg/l

PH - 7,5

GH – 12 gotas

KH – 12 gotas

As trocas de água é uma vez por mês perto de 100 litros, retirada da rede pois não tenho onde tratar tanta água. :?:

As gotas é o teste da JBL que indica o n.º de gotas até a água mudar de cor.

 

Obrigado pela atenção e desculpem a ignorância. :D

 

 

Neves :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Neves entao aqui vai

 

Temperatura 28 º

 

NO2 ( nitritos ) –0.05 mg/l - Para água doce geralmente as concentrações seguras oscilam normalmente entre 0.02 e 0.10 mg/litro de nitritos, muito embora não devam exceder os 0.05 mg/l.

 

 

NO3 ( nitratos) – 25 mg/l - Geralmente para água doce as concentrações ótimas de nitratos situam-se abaixo de 20 mg/l. Tendo em conta o tipo e densidade de ocupação de animais, concentrações de até 80 mg/l poderão ser toleradas. Contudo concentrações superiores a 100 mg/l devem ser evitadas. Neste contexto tem de ser tido em conta o papel dos nitratos como nutrientes para plantas

 

PH - 7,5

GH – 12 gotas

KH – 12 gotas

 

O ph depende dos peixes q tens assim como a dureza da agua

 

beijos e abraços e n peças desculpa pq todos nos precisamos uns dos outros, hj és tu e noutros dias somos nós pq é assim q aprendemos :D

 

DiDi :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! eu adquiri na minha loja habitual um produto ChemiPur, trata-se de uma resina que vem num saco de rede, é colocado na parte superior do filtro externo e faz a decomposição dos Nitratos, retira odores e metais pesados entre outros. É mudado todos os seis meses e com as mudas de água de +- 15 a 20% semanalmente resolvi a questão, define-se por Filtragem Quimíca.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Subscrevo o que o Tuba disse.

 

Também inclui Chemipure no filtro (externo), em substituição do habitual Carvão e obtenho valores de 5 mg/l no que diz respeito à concentração de Nitratos na água do aquário.

 

Tenho este produto presente na filtragem de 2 aquários (há 3 meses num e há 1 mês no outro), com resultados idênticos quanto a valores de Nitritos e Nitratos.

 

Aproveito para referir que o mais "maduro" destes aquários, apenas de há 3 semanas a esta parte tem plantas naturais (um mísero tufo de Musgo de Java e 2 pés de Echinodorus); o 2º está bem mais "verde" (nomeadamente com Valisnerias, Anubias, Echinodorus e algumas outras plantas que não sei identificar... :twisted: ).

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola TUBA

A minha opiniao sera de que esta dar comida a mais e as limpezas do fundo do aq, nao estao a ser bem feitas. Tambem tive esse problrma no que toca a nitratos e so com as tais resinas e mais limpeza e mais troca de agua e que os nitratos foram alterados. No meu caso os aqs. que uso estao nus sem plantas, o que facilita mais o aparecimento de nitratos pois as plantas comsomem os nitratos. Por isso aconselho a compra dessas resinas e utiliza-las. Sao resinas que devem ser recicladas diversas vezes. Nas lojas devem ensinar como se faz senao eu dou a dica para isso. Acho que os parametros da sua agua tem niveis elevados e se mantiver esses niveis por muito tempo podera ter supresas desagraveis. Para ja procure mudar a agua mais vezes. e nao se esqueça que a agua nova tem de estar no minimo 24 h em descanso antes de entrar no aquario por causa do cloro. Se tiver duvidas diga qualquer coisa.Um abraço Rui

PS: desculpe a falta de assentos mas o meu computador nao quer nada com os assentos nas palavras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :evil:

 

 

Esse produto o CHEMIPURE é mesmo esse o nome ou varia de marca? :P8)

Disseram-me que os produtos da FLUVAL ou da RENA são do melhor e mais fiável. :)

 

Obrigado :wink:

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Neves.

 

O produto chama-se efectivamente "ChemiPure" e é fabricado por "Boyd Enterprises, Inc.".

 

Embora pareça uma coisa algo "rebuscada", tenho-o encontrado com facilidade nas "boas" lojas de Aquariofilia.

 

Vou tentar incluir aqui o "link" para uma fotografia da última embalagem que utilizei, para melhor o identificares se porventura o vires nalguma loja. Desculpa a mesma não estar muito nítida, mas o "fotógrafo de serviço" é evidentemente (in)qualificado para este efeito :) ...

 

Espero que ajude :P

 

http://pitermaikal.no.sapo.pt/Aquariofilia...a/ChemiPure.jpg

 

 

Se porventura o "link" não funcionar, peço desde já a alguém mais entendido que eu "nestas coisas dos computadores", que me ajude a disponibilizar as fotos juntamente com as mensagens. :wink:

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!

começo por dizer que concordo com o pessoal. Efectivamente os meus valores estavam altos na altura em que pus o topico, neste momento baixaram por diversos factores, um dos mais importantes é que aumentei a quantidade de plantas.Uso o chemi-pur de que o Piter fala e ponho aqui mais ou menos o que a literatura indica(resumido)...

Fabricante: Boyd Entreprises, Inc. USA

...única resina filtrante que previne o choque iónico.Mantem o PH constante, neutraliza o sistema de choque /medo/stress.Especial para Discus e Ciclideos, promove o crescimento de bactérias aerobicas e nitificantes.Remove produtos orgânicosdissolvidos, aumenta o apetite e o tempo de vida dos peixes, previne a perda de peixes por aguas poluidas, ácidas e mudanças de PH. Seres vivos essenciais são permitidos crescer sem poluir as aguas.Agua sempre cristalina, não há choque osmótico, tira cobre, metais pesados, cheiros, gases, cores e fenois, remove amónia e nitratos. Mudar em aprox. 6 meses. Preço 19 euros

Como vêm não se trata apenas de nitratos mas de algo mais, Já vi outros produtos a 25 euros.

Quanto á foto da embalagem aqui vai para os que não conseguirem aceder ao Link do Piter....

ChemiPure.jpg

Para o Rui Taborda :) nada de senhor ok :wink: provavelmente o teu PC tem um virus, tem sido comum ataques de virus com essa particularidade ou então deficiente configuração do teclado, xeca ai isso

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas 8)

 

 

Já arranjei chamipure. :lol::lol:8)

 

O meu filtro Rena Xp3 tem 3 compartimentos. 8)

No primeiro contando de baixo tem:

Esponja de 20 ppi

Carvão

No segundo:

Esponja de 30 ppi

Cerâmicas

No terceiro:

Espécie de bactérias

Esponja micro-filtros.

 

Queria saber se está bem ou devia mudar algo?

E como depois posso recuperar as resinas.

 

Nota: O carvão vou retirar pois parece que aumenta muito as algas e já estou a ter grandes problemas, mas as algas não vão vencer.

 

 

Abraços

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boass Neves, tás por ai no fim do mês?

Quanto ao ChemiPur eu ponho no fim do meu filtro Eheim, ous eja,na parte superior onde o acesso é imediato assim que o abro.

Quanto ao carvão activado eu não uso, requer mais manutenção e alem de outras coisas condiciona os tratamentos para as doenças interferindo na sua acção.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

Sou totalmente contra as resinas.... se não detetam a vossa fonte de nitratos que podem ser varias vão continuar a usar resinas e mais resinas durante muito tempo. Essas resinas foram feitas para baixar casos estremos de nitrato muito alto... não para controlar o nitrato em aquarios...

 

Verifiquem a vossa fonte de nitratos e combatão-na, não tentem remedia-la.

O nitrato pode estar presente por varios motivos.

1 - Qualidade da água de trocas de água ou repocisão... (água de osmose é a melhor)

2 - Alimentação em excesso (dar muitas vezes mas muito pouca quantidade)

3 - Poucas trocas de água (Muitas e em pequenas percentagem)

4 - Plantas a morrer ou mortas sem ser retiradas (devem ser podadas regularmente)

5- Falta de plantas no aquario (retiram fosfato, nitrato silicato e silica)

e outros que agora não me recordo...

 

Não se esqueçam que o nitrato é acomulativo e não por não terem nitrito que o nitrato não existe. Verifiquem a vossa água. Água da torneira contem pequenas quantias de nitrato conforme a zona.

Para aquas de Discos recomendo muito água de osmose. É livre de qualquer metal pesado, nitrato, cloro e outros e ainda por cima sai com PH de 6,8 o que é bastante bom...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal

Acabei de ler as mensagens sobre o execesso de nitratos. Nos meus aquarios tive durante muito tempo excesso de nitrato pois sao 1500 l e os aqs. nao sao plantados. Mas sempre me disseram que embora seja importante desde que nao passa-se de 80 nao havia problema. Nao o conseguia com as mudanças de agua. Entao comprei umas resinas proprias e comecei a usa-las mas nao da maneira que descrevem pois usei uma bomba de 500 l/h e fazia passar a agua num recipiente aonde estavam essas resinas. Mas como mantenho correspondencia de mensagens com um criador espanhol, este aconselhou-me a ser muito pontual com o uso destas resinas pois elas de certa maneira afectam os peixes. Resumindo: so passei a usa-los quando vejo que o nitrato esta a subir. Nao sei se sao as mesmas pois as minhas tinha de recicla-las todas as + - 24 h porqie deixavam de fazer efeito. Por isso subscrevo tudo que o Marco escreveu. Os vossos aqs sao plantados,devem procurar plantas que absorvam melhor os nitratos. Tambem uso muito a agua de osmose. Um abraço Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves.

 

O "ChemiPure" é vendido em frasco, dentro do qual as resinas propriamente ditas estão contidas num saco (de rede).

 

Para o aplicares no filtro apenas tens de abrir o frasco, retirar de lá a o saco de rede, passá-lo por água durante alguns segundos (para retirar o "pó" das partículas das resinas que se formam por fricção das esferas de resina umas contra as outras durante o manuseamento do frasco - à semelhança do que acontece por exemplo com o Carvão Activado) e inseri-lo no filtro.

 

Um abraço,

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Obrigado pela dica. :wink:

Ainda não instalei nem o ChamiPure nem o systema de CO2 porque como estou a tentar terminar com as algas é melhor não mexer em mais nada. :oops:

Só retirei o carvão do filtro. :lol:

O açúcar que usam no sistema de CO2 caseiro é o normal dos doces? :D :D

 

 

Abraços

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O açúcar que usam no sistema de CO2 caseiro é o normal dos doces?  :oops:  :D

Atenção que não é o icing sugar (acho que é assim que se escreve..) que é utilizado para bolos e outras doçarias :D

 

É o açúcar normal de pacote, que geralmente se põe no café, leite, etc.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas :(

 

O "ChemiPure” é limpo como? :lol:

 

Quando é feita a manutenção do filtro eu lavo as cerâmicas, as esponjas e os “tubos” (chuveiro de saída e tubo da entrada).

 

O “Chemipure” não lhe mexo. Devo passar por agua da terneira ou uso agua retirada do aquário.

 

 

 

Obrigado e abraços

 

Neves

 

 

Urgente: tenho os nitratos a 80.

:(:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.