Receita Primavera-verão Para Reprodução De Zebras


Recommended Posts

Viva,

 

Publiquei pela primeira vez esta receita em 1997 e desde então tem sido usada para reprodução não apenas de zebras mas também de outros peixes disseminadores de ovos não adesivos. O maior desafio é depois criar um número significativo de alevins até ao estado de adulto: os alevins de zebra são frágeis, são sensíveis à poluição e têm a boca demasiado pequena para comer artemia. Acabei por encontrar também uma forma aceitável (leia-se "que dá pouco trabalho") de resolver este problema.

 

Receita Primavera-Verão para criação de Zebras (Ver. 2007)

 

Material

  • Meia dúzia de zebras, bem-alimentados.
     
  • Um alguidar com um diâmetro minimo de 50 cm. O alguidar pode ser comprado, por exemplo,nas lojas dos chineses. Evite as cores claras.
  • Areão e algumas pedras pequenas.
  • Rede de plástico com gretas não demasiado pequenas mas por onde os peixes não consigam passar. A rede pode ser comprada numa drogaria ou nas grandes superficies de bricolage. Não deve ser branca - fundos muito claros provocam stress aos zebras.

Preparação

  • Recorte a rede de forma a ocupar o fundo do alguidar
  • Recorte um pedaço mais largo que irá servir para tapar o alguidar
  • Espalhe as pedras no fundo do alguidar e coloque a rede por cima. Ficará um espaço de 2 ou 3 cm entre o fundo do alguidar e a rede. Apenas o rebordo da rede tocará no fundo do alguidar.
  • Espalhe o areão no rebordo da rede para a prender e para evitar que os peixes entrem no espaço entre o fundo do alguidar e a rede. Certifique-se que esta zona está bem vedada aos peixes.
  • Encha de água da torneira, coloque anti-cloro e algumas plantas provenientes do aquário principal.
  • Deixe repousar durante um dia ou dois.

Cozinhado

  • Coloque o alguidar num local que receba luz natural mas não luz directa (numa marquize, na cozinha proximo da janela, no jardim, etc).
     
  • Coloque os zebras.
     
  • Tape o alguidar com a segunda rede para evitar que os peixes saltem para fora.
     
  • Deixe "a cozinhar" durante dois dias :P Os peixes devem passar 2 alvoradas no alguidar. A alvorada é a altura preferida para desovarem. Não os alimente para não poluir a água.
     
  • Retire os zebras e, com cuidado, retire a rede de fundo.
     
  • Et voila, cinco dias depois poderá ver pequenos pontos alongados e escuros a passear no alguidar.

Como alimentar os alevins

 

Quando for à loja dos chineses comprar o alguidar traga também um balde.

 

Quando iniciar a preparação da receita primavera-verão comece desde logo a preparar também a futura alimentação dos alevins:

  • Passe por um jardim e apanhe várias mão-cheias de palha seca ou folhas secas.
  • Coloque essa palha numa meia de senhora velha e feche-a. Encha o balde com água do seu aquário principal e meta lá dentro a meia com a palha. Coloque num local onde apanhe sol. Se esse local for no exterior ponha uma rede por cima evitar as larvas de mosquito.

Uma semana depois a "sopa" está pronta, exactamente quando precisamos dela para alimentar os alevins.

 

Coloque uma chávena por dia de "sopa" no alguidar e substitua a "sopa" retirada por água sem cloro. 15 dias depois pode começar a tentar a comida seca bem desfeita entre os dedos. Quando os peixinhos lhe pegarem bem então pode deixar a "sopa". Por vezes há mortes na transição para a comida seca. Esta comida deve ser recem-encetada e de uma marca de qualidade.

 

Após as primeiras 3 semanas deve mudar semanalmente 1/3 da água do alguidar por água sem cloro.

 

No fim do verão... esvazie o alguidar e coloque os zebrazinhos no seu aquário. Se a receita tiver corrido bem então é provavel que os possa distribuir também pelos aquários dos amigos.

 

 

Miguel

PS- O autor nao se responsabiliza pelos dados causados por esposas ou mães enfurecidas se resolver usar os alguidares da cozinha...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, quantos tiras em media por ano ao longo destes dez anos....

a sopa é constituida pelo que? palha micro dissolvida?

ate quando é viavel o inicio da criaçao agora agosto?

cumps

Hugo F Santos

era para ser ex-manassa mas o "x" do teclado esta avariado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto já há muito muito tempo que não crio zebras ;) talvez há uns dois ou três anos :) mas uma boa "alguidarada" resultava nuns 50 ou 60. Claro que quando os pequenos ultrapassavam o meio cm começarava a existir um excesso populacional, aí convem mudá-los para um espaço maior.

 

A sopa são sobretudo infusórios que com palha, luz e calor proliferam em grandes quantidades.

 

Agora em Agosto é optimo mas cheguei a fazer a receita em Abril, o problema é que neste caso os alevins crescem muito devagar e morrem mais.

 

Se quiseres reproduzir zebras mais "a sério", então com um cardume de duas duzias, separação de sexos, um bom condicionamento, temperaturas a 28 C e um aquário de reprodução devidamente preparado (em ciclo, com rede no fundo, bem filtrado, etc) não é dificil conseguir-se muitas centenas por postura... mas certamente não é tão prático nem divertido como usar um alguidar :)

 

 

Miguel

 

boas, quantos tiras em media por ano ao longo destes dez anos....

a sopa é constituida pelo que? palha micro dissolvida?

ate quando é viavel o inicio da criaçao agora agosto?

cumps

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção! A criacão de danios pode originar problemas de população!

 

hehe Fiz mais ou menos essa receita e o resultado foi mais de 200 alevins que chegaram à idade adulta!!!

 

Também coloquei 6 danios num aquario 10L, no parapeito da janela (com sol directo 1h/dia), um dia (retirei-os no dia seguinte).

Passados alguns dias já começavam a nascer ficavam colados aos vidros por mais alguns dias e depois foi vê-los crescer.

 

Nasceram durante mais de uma semana... foi a 1ª vez e única que tentei! Ainda hoje tenho danios e já vendi, dei, morreram em acidentes de percurso... Rica praga! :D

 

Existe quem crie tb para alimentar outros peixes, mas se quiseres só alguns basta, de manhã, trocares um pouco de água do aquario, esperar 30ms e aspirar o fundo do areão para um balde... de certeza que conseguirás ovos suficientes para teres para dar e vender... :multi:

 

 

2ª-feira fiz isso e já tenho mais de 20 linhas a nadar dentro de um garrafão de 5L, no mesmo parapeito da janela e com outro garrafão ao lado com criação de ciclops...

 

Vamos ver como vou fazer para me desfazer da criação depois pk não tenho mais espaço para tantos danios! alguns já estão destinados para dois colegas...

 

 

Sinceramente acho uma espécie das mais fáceis de reproduzir e criar... não são nada exigentes, mesmo os alevins!

 

Cumps para todos

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a distinguir sexo é fácil pois os machos são alongados (esguios) e as fêmeas são bastante roliças quando prontas para a "farra"!

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a distinguir sexo é fácil pois os machos são alongados (esguios) e as fêmeas são bastante roliças quando prontas para a "farra"!

 

 

Então se é assim tão facil tenho mesmo k tentar!lololol Eu gosto muito das minhas zebras porque nunca mais vi a vender destas! são rosadas. Vou tentar... Só não percebi foi muiot bem aquela cena da rede no fundo do alguidar... mas vou ver se me desenrrasco!

depois digo qqer coisa.

Já agora k davas tu de comer aos alvins recem nascidos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a rede no fundo e para os pais nao passarem para baixo da rede(divisoria)tipo maternidade, para k nao comam os ovos

 

 

LOLOLOL Pois!! Isso eu percebi! Não percebi foi o método de a colocar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOLOLOL Pois!! Isso eu percebi! Não percebi foi o método de a colocar...

 

Primeiro colocas umas pedras, depois a rede por cima. As pedras impedem que a rede e toque no fundo e criam portanto um espaço.

 

Porém, se puseres os peixes logo estes passam pelos lados. Como o evitar? Colocas areão em cima da rede, só nos lados, a prende-la ao fundo. Assim os peixes já não passam.

 

Também podes colocar pedras em cima da rede, dos lados, a fazer peso e a fechá-a mas tens que ter cuidado para não deixares nenhum espacinho. Os zebras veem os ovos e vão tentar chegar-lhes, são loucos por caviar.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admito que li o tópico um bocado na diagonal mas não vi nada que referisse filtragem ou temperatura no alguidar. Ha alguma exigencia nesse aspecto?

 

Obrigado, o topico parece mesmo muito interessante e como à partida tenho duas meninas e um menino estava interessada em tentar...

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto muito das minhas zebras porque nunca mais vi a vender destas! são rosadas.

 

so em tons de informaçao, os filhos desses teus zebras, vao sair com a cor normal, pois aqueles que tens rosados, infelizmente sao injectados....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admito que li o tópico um bocado na diagonal mas não vi nada que referisse filtragem ou temperatura no alguidar. Ha alguma exigencia nesse aspecto?

 

Obrigado, o topico parece mesmo muito interessante e como à partida tenho duas meninas e um menino estava interessada em tentar...

 

em termos de filtragem, nao é necessario, pois os pais apenas ficam na aqua(neste caso alguidar) durante 2/3 dias depois quando os putos nascem, aposta nas tpa´s

 

mas quanto a temperatura tambem fiquei intrigado, mas por outra lado tanbem é aceitavel a ideia que nesta altura a falta de temperatura catalise a desova, pois eles na natureza costumam desovar aquando das primeiras chuvas, o que faz decair a temperatura, mas queria saber como foi feito e se nao é perigoso com o nosso clima...

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar... Só não percebi foi muiot bem aquela cena da rede no fundo do alguidar... mas vou ver se me desenrrasco!

depois digo qqer coisa.

Já agora k davas tu de comer aos alvins recem nascidos??

 

esta tecnica da rede, parece-me bastante boa, mas nao a acho muito pratica, eu para a minha criaçao(os ovos acabaram por fungar pois nao puz nenhum anti fungico), cobri o fundo de berlindes e daquelas pedras de vidro de decoraçao, vê foto para teres uma ideia....

 

P1010861.jpg

 

 

peço desculpa ao dono do topico a intromiçao, mas como se trata de um guia de reproduçao, para quem quizer tentar, acho que é bom apresentar varias formas de o conseguir....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto faz sentido, pelo menos contando com os ultimos dias, a ausencia de termostato....As minhas meninas estão enormes, comem imenso...acho que estão mesmo no ponto!!!!

Vou tentar, espero não ter problemas com nenhum dos 3 :mrgreen:

 

Mais uma questão: Ha alguma coisa que substitua essas folhas secas para criar a sopa dos alevins?

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma questão: Ha alguma coisa que substitua essas folhas secas para criar a sopa dos alevins?

 

Beijinhos

 

casca de banana, daqulas bem maduras, secas as folhas e o resto do processo penso ser igual...

 

mas se nao quizeres "chafurdisses" podes optar por artemia nobilfluid da JBL (comida liquida) ou micron da SERA (comida em po) e posteriormente passar para uma comida da SERA que agora nao me lembro o nome que basicamente sao micro flocos da comida dos adultos....

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já tenho pontinhos!!!! Ou eclodiram ontem ou andavam escondidos porque os pais estiveram cá até ontem à noite e ate essa altura não via putos em lado nenhum!

 

Agora la tenho que ir preparar o petisco para eles!! Se sobreviverem muitos contem com distribuição!

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

tambem eu já reproduzi zebras mas deparei-me com um problema:

 

- qdo crescem ficam marrecos, literalmente todos curvos, aos ss..

 

alguem me sabe dizer porquê?

cump

 

se sairam todos assim, o mais provavel é ter sido conseguinidade ou alguma deficiencia ao longo da gestaçao.... se se voltar a repetir noutra postura, é mesmo consaguinidade...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, como já me estavam a chatear por ter 1balde com podas, 1caixa vodafone com os peixes, 1 caixa com grindal.....optei por seguir o teu conselho, pinguim e comprei o artemia nobilfluid da JBL....por 50ml arrancaram-me os olhos!! :(

 

Aquilo tem doses recomendadas de 10-15 gotas,3/4 vezes por dia para 100larvas mas estou com receio que seja demais, algum de voces já usou isto e tem alguma dose menor? Hoje alimentei-os 4vezes com 4 gotas de cada vez...

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Então como é que se sabe quando estão prontos para a desova?

 

 

quando ja tiverem proximos do tamanho adulto, mas tambem depende muito de especie para especie, mas a maneira mais facil é quando se começam a distinguir as femeas dos machos...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais