Problema Com Caracois


Recommended Posts

Boas pessoal....

 

é o seguinte tenho andado a montar um aquario com 270L, com o objectivo de fazer um plantado...

 

Mas é o seguinte a 1 semana atras limpei tudinho pus o substrato fervi pedras tronco e lavei mt mt mt mt bem um areao que tinha tirado do meu aquario antigo a cerca de 3 semana e tava numa caixa....

 

montei tudo direitinho substracto por baixo areao por cima pus tronco pedras meti o filtro a funcionar o Co2 na esperanca de no dia a seguir por as plantas...

 

No dia a seguir mal chego para ver como estavam os parametros da agua do aqua deparo-me com uma epidemia de caracois uns com uma casca mt longa em bico.... o que fiz agarrei num produto para os matar e pus... passados 2 dias que era kuando se devia mudar a agua por causa do produto para tirar as cascas dos k estavam mortos, chego la e os gajos ainda tavam vivos.... =S

voltei a loja de aquariofilia voltei a comprar um produto explikei ao chefe da loja o que se passava ele deu me o produto e apliquei nisto este produto era para ser aplicado em 3 dias visto k ao 2 dia ja deviiam andar quase tudo morto fui por o produto de manha ao aquario e deparo-me com ainda mt caracois ainda a andarem la na maior.....

 

O que acham que devo fazer???? é que eu ja me bigsmile com akilo ja me deu vontade de tirar o areao todo e tal mas com o substracto la de baixo n convem ou farto de cheers e n sei o que fazer mais....

 

Se puderem ajudem sff....

 

Abraços

Fábio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estejas deseperado com os caracóis porque eles não são assim tão maus como pensas e por mais que tentes evitar a entrada no aquário de mais uns é impossivel que isso não aconteça.

Produtos quimicos não são recomendáveis pois se eles morrem todos ao mesmo tempo vais ter alguma materia organica em decomposição o que te ajudará a subir os nitritos.

O melhor que podes fazer para controlar essas visitas indesejáveis é introduzires um par de peixes Bótias, passado pouco tempo tens isso sob controle.

Cumprimentos

logoah7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que eu sou o único a gostar de caracóis? Eles não fazem barulho, não ocupam espaço, ainda por cima comem restos de comida, aream o areão para as plantas, dão um ar natural ao aquário...Porque é que ninguém gosta de caracois???? bigsmile

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes tambem sempre recorrer a tecnica da alface! ferves uma folha bem fervida, colocas-la no aqua a noite. no dia seguinte ela vai estar cheia de caracois, é so retirar a folha e repetir o procedimento se achares necessário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes tambem sempre recorrer a tecnica da alface! ferves uma folha bem fervida, colocas-la no aqua a noite. no dia seguinte ela vai estar cheia de caracois, é so retirar a folha e repetir o procedimento se achares necessário!

Realmente é uma solução que tem toda a cara de resultar..

Resulta mesmo?

É que tenho um problema com caracóis também.. ando sempre a pescá-los mas não param de aparecer... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que ninguém gosta de caracois???? :bad-words:

Quando eles te começarem a entrar no filtro e a fazerem ninhos la dentro e te encravarem o filtro etc etc etc vais ver que também não vais gostar deles (caracois tipo praga) não desejados,aqueles que aparecem nas plantas etc etc

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh pá coitados dos caracois...olha realmente há uns q devoram as plantas e esses teem q se eliminar, mas os de cornucopia compridinhos, até são bons..eles são detritivoros, e alimentam-se de restos de comida e porcarias no areão....alem disso são do melhor que há para arejar o areão porque se enterram e desenterram constantemente e assim vai entrando agua nos espaços entre o areão e isso evita zonas mortas de corrente e oxigenio q normalmente provocam cianobacterias. eu costumo pedir alguns na loja onde compro peixes e plantas e desses dão-me... o q é bem fixe.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está alguém que me percebe! Eu para além das Pomacea tenho mais 3 espécies de caracois que vieram nas plantas.Nenhum deles toca nas plantas.Como dou comida aos meus peixes com a saida do filtro virada para trás,não faz corrente,logo não vai comida para o fundo,é toda ingerida logo ali.O que faz com que os caracois não atinjam a proporção de praga. Esses que estamos a falar neste tópico, quando as luzes se apagam, eles sobem as paredes do aqua em grupo,todos ao mesmo tempo. Lindo!!! Não é só de peixes que vive a aquariofilia!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está alguém que me percebe! Eu para além das Pomacea tenho mais 3 espécies de caracois que vieram nas plantas.Nenhum deles toca nas plantas.Como dou comida aos meus peixes com a saida do filtro virada para trás,não faz corrente,logo não vai comida para o fundo,é toda ingerida logo ali.O que faz com que os caracois não atinjam a proporção de praga. Esses que estamos a falar neste tópico, quando as luzes se apagam, eles sobem as paredes do aqua em grupo,todos ao mesmo tempo. Lindo!!! Não é só de peixes que vive a aquariofilia!

 

boas

concordo contigo acho que se for controlado não chegam a praga.

então e as ampularias não são caracois? esses ate dão dinheiro por eles!

3 ou 4 a vaguear pelo aqua não faz mal nenhum.

 

cump

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é uma solução que tem toda a cara de resultar..

Resulta mesmo?

É que tenho um problema com caracóis também.. ando sempre a pescá-los mas não param de aparecer... :bad-words:

 

 

nunca experimentei mas li algures aqui no forum que funcionava bem, e tambem é daquelas coisas, podes experimentar e logo ves, depois avisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas palavras: Botia Palhaço

 

Compras 3 ou 4 e 1 semana depois nada de caracois.

 

Agora os botias gostam de agua PH 6 a 7 Temp 26 a 30.

 

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha 2 botias loachata (há quem chame tigre...), e nunca tinha caracois. O aquario dava estalos que parecia partir-se durante a noite.

Quando tive que me desfazer deles, foi um ver se te avias.

Hoje tenho-os por todo o lado, de dia e de noite.

Mas não há nada que seja um controlador perfeito de algo. Seja com caracois, ou com algas, ou com detritos, ou com outra coisa qualquer.

Todos têm um senão, e até controlam muito bem algo, mas em prejuizo de outra coisa qualquer.

Os bótias estragavam-me as constantes postura dos kribensis, por exemplo.

É uma questão de procurar o equilibrio entre os caracois, e a estética.

Nem demais, nem de menos, pois eles até fazem falta para controlar as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas palavras: Botia Palhaço

 

Compras 3 ou 4 e 1 semana depois nada de caracois.

 

Agora os botias gostam de agua PH 6 a 7 Temp 26 a 30.

 

MO

 

 

Metes 4 botias num aquario de 270 litros, e trocas uma praga por outra.

Para controlar os caracois, tens de ter mão na carga organica que metes dentro do aquario.

Em ultimo recurso, faz um tratamento reforçado com esha 2000, que o verde malaquite dá cabo deles.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes 4 botias num aquario de 270 litros, e trocas uma praga por outra.

Para controlar os caracois, tens de ter mão na carga organica que metes dentro do aquario.

Em ultimo recurso, faz um tratamento reforçado com esha 2000, que o verde malaquite dá cabo deles.

 

Cumps

Fausto

 

 

Praga???? Botias???

 

Eu adoro! São mexidos e devertidos e os meus não fazem barulhos nenhums!

 

Porque consideras uma praga Fausto?

 

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para mim essa história de pescar caracois com uma folha de alface não passa disso mesmo, uma história. Não funciona.

Botias são do melhor para acabar com os caracois, se associados a uma redução de alimento introduzido, umas aspiradelas de areão, os caracois quase que desaparecem. O mal que eu vejo nos botias é só um, andam sempre a procura de comida no areão, quem paga são as plantas.

cumps

Editado por andorina
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

lembrei agora que li algures que os caracois uma maneira de limpar os caracois é usar algo à base de cobre (penso que o sulfato de cobre era capaz de dar), mas vou ver se encontro o sitio onde li isso e depois posto aqui. atenção não sei se se pode usar tendo em conta o resto da população do aqua...é uma questão de pesquisares melhor...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a melhor maneira de acabar com algo natural num mini ecossistema que não sendo perfeito, queremos que chegue o mais perto possivel, é despejar químicos no aquário, exterminando um dos elementos que lhe pertence naturalmente,caso contrário não estariam lá. Tudo em nome da estética,quando quanto a mim inestético é um aqua sem caracóis. O problema aqui deveria ser única e exclusivamente o controlo dos caracóis, pois esse controlo irá ajudar todo o aqua. Extermínio com químicos não ajuda em nada. :D :multi:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado que o cobre também vai matar todos os camarões (se os houver)

 

de resto, praga de caracóis só é praga se forem realmente muitos - e isso só prova que estás a dar comida de mais! Reduz na comida que eles lentamente vão desaparecendo. Vai sempre haver alguns, a não ser que a) recomeces do zero, limpando tudo, mas mesmo tudo incluindo os cantos do filtro e da tubagem difíceis

de aceder, e b) nunca mais ponhas plantas naturais, por mais que tentes vem sempre um ovito agarrado...

 

ou seja, se é praga retira os que forem aparecendo, mas ao mesmo tempo reduz os nutrientes se não a praga reaparece.

 

eu por mim, estou como o zogli!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a melhor maneira de acabar com algo natural num mini ecossistema que não sendo perfeito, queremos que chegue o mais perto possivel, é despejar químicos no aquário, exterminando um dos elementos que lhe pertence naturalmente,caso contrário não estariam lá. Tudo em nome da estética,quando quanto a mim inestético é um aqua sem caracóis. O problema aqui deveria ser única e exclusivamente o controlo dos caracóis, pois esse controlo irá ajudar todo o aqua. Extermínio com químicos não ajuda em nada. :snipersmile::multi:

 

olá,

 

eu pessoalmente também não uso quimicos nos meus aqua, seja para caracois se para outra coisa qualquer... em todos os meus aquas tenho caracois physa, ampulárias entre outros e nunca me preocupei muito com eles. Mas como o o nosso colega me parece mais interessado em acabar com eles do em controlar a população dos mesmos... dei aquele conselho...

 

acho que ele é que tem de pesar os pros e os contras de acabar com eles...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que eu sou o único a gostar de caracóis? Eles não fazem barulho, não ocupam espaço, ainda por cima comem restos de comida, aream o areão para as plantas, dão um ar natural ao aquário...Porque é que ninguém gosta de caracois???? :bad-words:

 

concordo inteiramente, os caracois para alem de serem uma ajuda preciosa, dao o tal ar natural ao aqua, deixem os caracoies em paz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tive esta praga viream com uma planta uns 2 e agr tenho uma dezena e uns quantos tudo o que fiz e quando apanho um estou a por num pequeno aquario a parte genero criação depois os mais bonitos e maiores podem icra no grande os outros ou dou ou ficam ali. Um physa comum de que estamos a falar atinge cerca de 2 CM :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu tenho uma PRAGA de ampularias marfim e nao me queixo e tambem tenho prai uns 7 deses que dizem que e praga no aqua de metro e tambem nao tenho queixas sao fixes claro que o que e comprado pra certa gente tem mais valor por isso nao e praga

 

mas arrenjem um casal de ampularias e logo vao ver que sao uma praga como os outros caracois

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que eu sou o único a gostar de caracóis?

 

Eu também gosto... acompanhar uma imperial e tal :mrgreen:

 

Agora mais a serio, se vir um ou dois caracois no aqua não me importo, agora se vir uma duzia deles ai também os tento retirar.

 

Agora a questão da alface, ja tinha lido essa e como nunca tentei fazer isso até porque nunca tive uma praga de caracois não te sei dizer se resulta ou não.. talvez resulte mas nunca para exterminar complentamente os caracois porque (se calhar vai sair uma grande asneira o que vou dizer) os caracois poem ovos, logo mesmo que a alface atraia os caracois, ficam sempre os ovos.

 

A alface e como um producto que existe no mercado para as baratas em que consiste numa "ratoeira"... apanhas uma centena de baratas mas nem que fique uma ou duas o problema nunca fica resolvido.

 

Agora evita é usares produtos quimicos no aqua porque podes resolver um problema mas tambem podes estar a criar outro.

 

Eu no teu caso optava pelos botias e esses se tornarem uma praga certamente é mais facil de resolver.

 

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao o produto nao te vai valer de nada mesmo, como ja foi dito anteriormente usaba antes os botia palhaços... Digamos que nau sou um amante dos caracois e, no meu aquario uma vez depareime com essa situaçao mas como ja la tinha muitos peixes, optei por nao usar o produto pois teria de os mudar a todos e comprei dois Botia Palhaços, foi remedio santo passada uma semana nunca mais vi um caracol no meu aquario... isso aconteceume no ano passado, ate hoje nunca vi mais nenhum no meu aqua...

Fábio Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.