Aquário Vs Gatos


nmota

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho um aquário com as medidas 105x36x50, aberto (sem tampa), que está em cima de um móvel, cujo tampo tem as mesmas medidas do aquário mas com 75 cm de altura. Isto é, a altura do chão ao topo do aquário são 125 cm.

Por cima do aquário vai levar uma calha de iluminação com suportes laterais que já está encomendada.

Cá em casa estamos a pensar "adoptar" um gato.

 

Será que o gato vai ficar tentado a saltar para cima do aquário?

 

Também não será fácil equilibrar-se. Ou vai para cima da calha ou para dentro d'água, porque não tem outro sítio onde se apoiar já que o aquário fica faceado com o móvel.

 

Gostaria de ouvir as opiniões de quem tem aquários abertos e gatos.

 

Obrigado.

 

Nuno Mota.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que tanto faz o aquário ser aberto ou fechado. Já tiveste gatos? São bichos curiosos e ágeis - ou seja, trepam para tudo o que lhes for possível, o que em geral é... tudo o que há em casa, mesmo os sítios mais espatafúrdios. Mas não se importam nada, nadinha mesmo, ao saltar de uma área de 1cm2 para outra, atirar ao chão o que estiver ao pé.

 

Ou seja, é sempre perigoso! O aquário e sistemas associados têm que ser estáveis.

 

Há ainda técnicas para afastar gatos de determinados sítios, por ex. tornando-os desconfortáveis (eles gostam das calhas quentinhas no inverno...). Uma técnica é meter cascas de citrinos (frescas!) na zona a evitar, porque eles detestam odeiam e consideram um autêntico insulto à sua dignidade.

 

Pode-se ainda mandar empalhar o bichano, claro! :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tenho um aquário com as medidas 105x36x50, aberto (sem tampa), que está em cima de um móvel, cujo tampo tem as mesmas medidas do aquário mas com 75 cm de altura. Isto é, a altura do chão ao topo do aquário são 125 cm.

Por cima do aquário vai levar uma calha de iluminação com suportes laterais que já está encomendada.

Cá em casa estamos a pensar "adoptar" um gato.

 

Será que o gato vai ficar tentado a saltar para cima do aquário?

 

Também não será fácil equilibrar-se. Ou vai para cima da calha ou para dentro d'água, porque não tem outro sítio onde se apoiar já que o aquário fica faceado com o móvel.

 

Gostaria de ouvir as opiniões de quem tem aquários abertos e gatos.

 

Obrigado.

 

Nuno Mota.

 

 

Podes sempre tentar arranjar um cão que fique residente ao lado do aqua.

Os peixes agradecem e o gato vai perder um pouco a curiosidade relativamente ao aqua.

 

:?

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma media de 2 aquas por gato ..... (total de 4 aquas e 2 gatos)

 

embora 2 dos aquas estejam na sala e consequentemente com o acesso a gatos vedado, os outros estão bem acessiveis e a minha experiencia diz que depende muito do temperamento e personalidade do gato em questão.

 

Os meus são um grande e gordo (quase tipo garfiel) preto que eu chamo Xavier e o outro um lingrinhas comprido e grande , em tons amarelo tigrado o qual eu chamo Oscar (sem ofensa para as pessoas que tenham o mesmo nome que estes animais, até pq estes não gozam de sobrenome)

 

- nota do autor: "eu chamo" pq podia chamar outra coisa qq tipo bife, ou atum, que a reação era exactamente a mesma, serve apenas para eu os distinguir um do outro ser usar termos como preto e louro.

 

O Xavier é como o crocodilo, voa, mas rasteirinho e para saltar para qq sitio prefere o uso de escadas e liga tanto ao aqua como quando eu o chamo sem fazer "pst, pst" (nome real de todo e qq gato) e quer lá saber dos aquas ou dos peixes.

 

Já o oscar gosta de se sentar no chão e ficar a olhar para os peixes a andar de um lado para outro e de vez em quando, excita-se e esquece-se que existe um vidro entre ele e os ditos peixes e tenta apanhar um cheers , Por outro lado gosta (e mesmo de verão) de ir para cima da calha dormir (esta que estou a falar é uma aquapor, para terem uma ideia deve ter uns 10ou 12 cm de largo .... E ELE CABE LÁ ... todo esticado, em cima da zona do balastro).

 

O aqua é fechado por isso não tenho problemas que ele ataque os peixes, mas por outro lado, e por ele andar lá em cima (são perto de 5 Kg de gato), aconselho a que a tampa tenha resistencia suficiente para aguentar o peso, não aconteça um dia ter o gato dentro do aqua.

 

de resto, não aconselho gatos perto de aquas de criação pois as suas movimentações podem stressar os peixes (refiro-me a especies tipo ciclideos americanos como discus, escalares, rams, apistos, e outros que precisem de sossego)

 

 

Tirando isto apenas devemos tratar bem os nossos animais

 

 

Podes sempre tentar arranjar um cão que fique residente ao lado do aqua.

Os peixes agradecem e o gato vai perder um pouco a curiosidade relativamente ao aqua.

 

bigsmile

 

 

Como sabes, o meu está na rua, pq senão era a balburdia dentro de casa, com cão atrás de gatos, gatos atrás de peixes, filho atrás de tudo o que mexe ..... SIM, tb tenho um cão ... mais propriamente uma cadela manca, arraçada de labrador (deve ser mais lavrador .. a ver pelos buracos no quintal .... -desabafo-)

 

espero ter contribuido para esclarecer algumas duvidas da relação peixes/gatos

 

Abraço

 

Marco

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua aberto pertenceu a um forista cuja gata lhe custou uns ciclideos. e era mesmo nas calhas q ela gostava de se pendurar para jogar à sardinha com os pobres peixes. eu como de 4 patas só tenho um coelho....não se passa mesmo nada.

gatos e aquas abertos não combinam nada bem.

aliás... se tens aquarios podes sempre ver o Odisseia e o National Geographic acerca dos grandes felinos... se tivesses gato vias nos mesmo canais os programas do Jaques Costeau. é a unica maneira segura de misturar gatos e peixes numa sala.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua aberto pertenceu a um forista cuja gata lhe custou uns ciclideos. e era mesmo nas calhas q ela gostava de se pendurar para jogar à sardinha com os pobres peixes. eu como de 4 patas só tenho um coelho....não se passa mesmo nada.

gatos e aquas abertos não combinam nada bem.

aliás... se tens aquarios podes sempre ver o Odisseia e o National Geographic acerca dos grandes felinos... se tivesses gato vias nos mesmo canais os programas do Jaques Costeau. é a unica maneira segura de misturar gatos e peixes numa sala.

 

se o aqua for tapado não tem problema nenhum ..... o problema não é ter os animais ou não ter os animais, arranja-se sempre 2001 desculpas para ambas as partes, mas se realmente os quer ter, é só uma questão de arranjar as condições para isso e minimizar os riscos onde os haja.

 

Aquas com gatos .... eu tenho e não tenho problema, os aquas estão tapados e os gatos não chegam lá dentro, dormem em cima das tampas e nada mais que isso, apenas a tampa tem que aguentar com o peso do gato.

 

e ao contrario do que aqui foi dito, os meus gatos nunca partiram nada por descuido, as poucas coisas que partiram foi pro se assustarem com alguma coisa e ai fogem por cima de tudo e o que tiver que ir ao chão vai, de resto andam pelo meio de tudo o que é biblos com uma subtileza e um cuidado impecaveis sem deitarem nada abaixo, é claro que se tiver qq coisa que veja ser instavel, não fica acessivel ao gato, senão já sei que vai dar asneira ..... é como digo, o problema não é ter os animais é ter a precepção do seu comprotamento e personalidade e fazer ajustes, afinal nós é que somos os racionais.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler todos estes comentários cheguei à conclusão que não vou puder "adoptar" um gato.

 

Eu quero ter o meu aquário aberto. Não quero com tampa, por isso não vou ter as condições ideiais para te o gato.

 

Paciência.

 

Obrigado a todos.

 

Nuno Mota.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler todos estes comentários cheguei à conclusão que não vou puder "adoptar" um gato.

 

Eu quero ter o meu aquário aberto. Não quero com tampa, por isso não vou ter as condições ideiais para te o gato.

 

Paciência.

 

Obrigado a todos.

 

Nuno Mota.

 

 

Isso tb depende de onde tenhas o aqua, eu no meu caso, o comunitario, está na sala de estar, esta está fechada para os gatos não irem fazer disturbios lá enquanto não estou em casa, tipo esgravatar nos vasos, afiar as unhas no sofá e estragar o sofá todo, etc ... por isso (por acaso o meua aqua é fechado, mas montei um à 2 semanas que só tem meia tampa onde acenta a iluminaria) não tenho problema com os gatos e o aqua. eles não tem acesso a ele mesmo .... :D

 

pq a questão do gato não é só o aqua, tens que contar com "quase" tudo o que ele possa fazer (e digo quase, porque por mais que imagines, ele tem sempre mais imaginação que tu).

 

Mas continuo a afirmar são perfeitamente compativeis, com as devidas condições.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devemos incentivar os animais a criar boas relações.

 

A melhor forma de ensinar a um gato que os peixes são amigos mas não se deve mexer no aquário é antes de meter lá os peixes mas já com o aquário cheio, mergulhar lá o gato todos os dias durante uns 30s.

Fazendo isto durante umas 2 semanas (enquanto o aquário vai ciclando), ele fica a perceber que é um local para onde ele não vai querer ir.

 

E é capaz de resultar ... :D

  • Votar + 1
Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

os "meus" gatos (que agora é só uma gata, o gato já gastou as 7) quando eram pequenos ainda ficavam um tempo a olhar para o aqua, mas agora só o usam pa beber agua bang

 

nunca consegui perceber porque é que a gata prefere a agua do aqua, do que a agua do caco, será que é porque sabe a peixe #food

 

Matt

quando eu o chamo sem fazer "pst, pst" (nome real de todo e qq gato)

 

discordo!! a minha gata chama-se bixbixbixbix, ou podemos sempre optar pela alcunha, que é, tomatoma, ela tambem vem :mrgreen:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 4 gatos e 2 aquas... os gatos livres e os aqua fechados. Se tivesse que escolher, teria sem dúvida os gatos em detrimento dos aquas. Ter um aquário é quase como ter uma peça decorativa, o trabalho é limitado, mas a companhia e a beleza tb são... se realmente desiste de ter o gato (e há imensos a precisar de dono, ao contrário dos peixes) só porque quer ter uma calha xpto, então de facto não quer ter o gato. E quando não se tem a certeza, é melhor mesmo optar por não ter. A adopção de qualquer animal implica responsabilidade e é para toda a vida.

  • Gosto 1

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name='everblue' date='Aug 23 2007, 01:34 AM' post='43093 Se tivesse que escolher, teria sem úvida os gatos em detrimento dos aquas. Ter um aquário é quase como ter uma peça decorativa,

pois aí é q está, não é...quando temos peixes o compromisso é exactamente o mesmo q com gatos ou cães. é pra toda a vida e para lhes dar a melhor vida possivel. eu penso assim.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 1 Persa e desde que foi lá para casa foi ensinado :wink: a não entrar no peixanário.

 

E não é que ele não entra! Até tem medo de passar a porta...... porque será?! Será do Guaraná????????

Editado por Regal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Pessoal, venho partilhar a minha experiência porque eu tenho uma gata pequena, com um ano, mas durante toda a minha vida tive gatos (que felizmente só morreram de velhos ;)). Eu adoro gatos... E realmente, tal como os peixes são um compromisso para a vida, os gatos também o são. De todos os gatos que tive, esta é, sem dúvida, a mais irrequieta e curiosa... No entanto, o meu aquário de 60cm (fechado, é certo), já esteve na sala, perfeitamente ao alcance dela, e a unica curiosidade dela para com o aquário, era subir para o armário, para ver mais de perto os peixes...

Agora tenho este de 120lt no meu quarto, e a gata, que anda livremente por toda a casa, quando vem ao meu quarto, faz exactamente o mesmo que fazia com o outro, ou seja, senta-se a ver os peixes... Por isso, para mim, aquários e gatos são perfeitamente compatíveis. De notar que trouxe a minha gata, que estava abandonada, para minha casa com duas semanas, e sempre tive cá aquários, dantes um de 30lt, depois um de 54lt, e agora este de 120lt. A única diferença é o tamanho dos aquários, porque de resto ela sempre esteve habituada a eles... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Eu tenho 3 gatos e 3 aquários, nunca tive quaisquer problemas, apenas vão aos aquas beber água e mais nada, por isso penso que podes a vontade ter um gato q não vai haver problema!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é obvio que para um gato o aqua fechado é uma televisão a passar constantemente programas de culinaria. estava a referir-me aos abertos. e melhor ainda abertos e com calhas por cima, quentinhas. é um autentico paraiso para qualquer gato.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name='everblue' date='Aug 23 2007, 01:34 AM' post='43093 Se tivesse que escolher, teria sem úvida os gatos em detrimento dos aquas. Ter um aquário é quase como ter uma peça decorativa,

 

pois aí é q está, não é...quando temos peixes o compromisso é exactamente o mesmo q com gatos ou cães. é pra toda a vida e para lhes dar a melhor vida possivel. eu penso assim.

 

O compromisso é, mas a relação não :) Por exemplo, se me morrer um peixe, apesar de fazer tudo para isso não acontecer, não é o fim do mundo. Mas já me morreu um gato e a coisa foi bem pior... logo, o sentimento não é o mesmo, venha quem vier.

De mais a mais, não estou a dizer que tenha que se escolher, apenas frisei o que escolheria, caso houvesse alguma circunstância que a tal obrigasse. Mas tenho dois aquários e 4 gatos (além de uma cadela bem mais irrequieta do que os gatos todos juntos) e vivem todos em harmonia... por isso, acho que, tomadas as providências básicas, seria perfeitamente possível ter o gatinho, sempre dava um lar a um dos milhares que andam por aí a precisar...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho uma gata e apenas senta-se numa cadeira que tenho em frente ao aquário e fica a olhar para os peixes, mas o mais normal é so tar a dormir lá... :wink: Por isso, so com mtui azar é que o gato vai prestar provas de natação! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais