Mudanças Automáticas De água Sem Cloro


Recommended Posts

Olá a todos , eu montei um sistema de mudança automática de água a gota a gota (tira o cloro á saida com um copo de osmose que se vÊ no mercado só com carvão ativo 40€), com 50 euritos (hozelock, rega gota a gota para 20 vasos , com tudo incluido , menos as pilhas do automatismo de regas) dá para 4x ao dia o tempo que eu determinar , literalmente chove nos meus aquas , 4 para já , são 300 L de água , e 2x ao dia muda 30 no total (15L de cada vez) , 10% em 24 horas , gostava de saber onde pára o post que tinha um overflow simples que diziam que desferra e tal , pois o meu está 5 estrelas (quando estiver terminado meto fotos, ainda está em fase de testes) , as dicas que precisava era , esse esquema do tubo overflow simples por gravidade só de escoamento sem sump onde pára? , e se alguém sabe as regras desses escoamentos , tipo altura , diametro do tubo, e as curvas que faz , para que não desferre , deve haver regras para isso ;) um está 5 estrelas , o outro escoamento ainda está a desferrar , como existem diferenças excepto no diametro do tubo , gostava que me pudessem ajudar , qual a vertical do tubo em relação á horizontal , para que a pressão da gravidade se mantenha e não desferre , de resto tudo ok, eu vou lá , mas por tentativas ;) se houver alguma regra de construção para este tipo de overflow de escoamento , ou se descobrirem o post com o esquema simples que vi algures e já andei 2 horas no forum á procura e nicles. um abraço.

 

 

Jose palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu utilizei o esquema que vi aqui no forum para fazer o meu overflow, que estava muito bom e esclarecedor, por isso é que não tirei fotos do meu para por aqui.

Pelos vistos fiz mal e agora, não dá para tirar fotos sem desmontar.

 

O meu está feito em tubo inox de 15mm e utiliza as curvas e T's normais destes tubos.

 

Vou tentar mostrar o esquema em jpg.

 

Scan0002.jpg

 

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu utilizei o esquema que vi aqui no forum para fazer o meu overflow, que estava muito bom e esclarecedor, por isso é que não tirei fotos do meu para por aqui.

Pelos vistos fiz mal e agora, não dá para tirar fotos sem desmontar.

 

O meu está feito em tubo inox de 15mm e utiliza as curvas e T's normais destes tubos.

 

 

olá , muito bem pensado sim senhor , eu na pratica acho que vai dar tb para isso , agora não está preparado ainda , mas vou tentar fazer um croqui do que tenho a ver se ajudo na minha dúvida.

 

fica este croqui simples , é assim que tenho os escoamentos , cada um no seu aqua , fiz só num para exemplificar , tenho um tubo PVC que faz de saida para o esgoto na marquise , mas o overflow desferra , eu sei que tem regras de escoamento em relação aos tubos , uso tubo electrico de plástico de 16mm , tb compativel em aquariofilia , com curvas feitas para jardim(tb rigidas ) os angulos estão certos as horizontais tb , só me resta saber comprimentos , na vertical e horizontal , para que a gravidade (peso/forçaexercida) seja o mesmo dos 2 lados , está tudo na horizontal o que tem de estar e na vertical tb, mas desferra , e são mudanças sem eu estar presente em casa por defenição, mas posso fazer de manhã antes de sair e á noite depois controlo o sistema na mesma , mas tenho de andar a chupar os que desferrarem antes de iniciar o automático da rega :blush:

 

Pic_12185_1.jpg

 

 

fica um croqui simples se alguém souber as medidads regras , ou vai ter de ser a olhómetro e por tentativas , visto ter um sempre bem ferrado a funcionar e já colado ao aqua para nem mexer dali :)

 

 

jose palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Era melhor mandares umas fotos para vermos com tens o sistema montado.

 

Pelo que consegui perceber do teu esquema parece-me que tens o overflow invertido e assim não vai funcionar.

 

Para a entrada do overflow ser o nivel da agua tinhas que fazer um furo no fundo do aqua, o que parece-me que não é o desejado.

 

Se vires no esboço o que controla o nivel de agua no aqua é a altura do tubo que está aberto, o segundo do lado direito.

 

 

A torneira é para o caso de quereres retirar mais agua do aqua sem mais problemas.

 

Logisburg

Editado por LOGISBURG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , o meu escoamento não está invertido , isto previne que fique sem água no aqua por escoamento , mas se desferra impede que escoe , ou seja a margem que tenho no topo é de uma TPA nesse áqua , 55 L , mais ou menos 15L por agora em testes , ainda estou a ver os tempos V quantidade de água com o nº de bicos conta gotas , qual o total de litros de débito , porque só 4 bicos dão 15l Hora , o escoamento , melhor chamar assim está visivel e a funcionar sem desferrar á 6 dias , já colado com selicone por fora ao vidro e é como desenhei , apesar de estar meio tosco :2gunfire:

 

Parece que já acertei com o 2º aqua , de resto é uma estante de ferro com 4 aquas , amanhã o 5 , lol.... mas todos vão escoar assim e receber a água já sem cloro , através do sistema gota a gota , eu sei que existe uma regra para este tipo de coisas mais fácil do que estar a testar , demora mais :D , ou seja , gravidade V comprimento dos tubos horizontais V verticais versus admissão de água e saida do mesmo (diametro do tuboXcomp) , assim como a estabilidade da posição horizontal e vertical dos tubos respectivos , ou desferra , algo assim do género não será talvez desta forma em matemática , mas existe ;) , um abraço.

 

 

desde já obrigado pela ajuda participação, fica um pequeno video que estou sem camera para fotos

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , o meu escoamento não está invertido , isto previne que fique sem água no aqua por escoamento , mas se desferra impede que escoe , ou seja a margem que tenho no topo é de uma TPA nesse áqua , 55 L , mais ou menos 15L por agora em testes , ainda estou a ver os tempos V quantidade de água com o nº de bicos conta gotas , qual o total de litros de débito , porque só 4 bicos dão 15l Hora , o escoamento , melhor chamar assim está visivel e a funcionar sem desferrar á 6 dias , já colado com selicone por fora ao vidro e é como desenhei , apesar de estar meio tosco :wacko:

 

Parece que já acertei com o 2º aqua , de resto é uma estante de ferro com 4 aquas , amanhã o 5 , lol.... mas todos vão escoar assim e receber a água já sem cloro , através do sistema gota a gota , eu sei que existe uma regra para este tipo de coisas mais fácil do que estar a testar , demora mais :mrgreen: , ou seja , gravidade V comprimento dos tubos horizontais V verticais versus admissão de água e saida do mesmo (diametro do tuboXcomp) , assim como a estabilidade da posição horizontal e vertical dos tubos respectivos , ou desferra , algo assim do género não será talvez desta forma em matemática , mas existe :mrgreen: , um abraço.

desde já obrigado pela ajuda participação, fica um pequeno video que estou sem camera para fotos

 

 

Jose Palma

 

Viva,

 

Estive a ver o teu video.

 

Da minha experiência, só assim como tens a montagem, não vai funcionar, porque precisas de algo que faça com que o tubo fique sempre cheio, para estar sempre engodado.

 

Não é a dimensão dos tubos e posição que vai fazer com que funcione, ou deixe de funcionar. A dimensão é importante para teres capacidade de escoamento que tem que ser sempre superior a admisão de agua, e para evitar entupimentos.

 

Eu no teu caso experimentava, por no tubo de escoamento uma curva para cima e mais um tubo até quase ao nivel desejado do aqua e a só na ponta desse tubo a descarga.

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também me parece que a última sugestão resulta, uma curva para cima no tubo de escoamento, já fiz uma experiência assim e funcionava. A descarga no fim deste tentava mantê-la na horizontal (para evitar efeito de sucção) até entrar num colector de maior diâmetro e com entrada de ar no topo de cima, talvez, para o mesmo efeito.

 

Cmps

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Estive a ver o teu video.

 

Da minha experiência, só assim como tens a montagem, não vai funcionar, porque precisas de algo que faça com que o tubo fique sempre cheio, para estar sempre engodado.

 

Não é a dimensão dos tubos e posição que vai fazer com que funcione, ou deixe de funcionar. A dimensão é importante para teres capacidade de escoamento que tem que ser sempre superior a admisão de agua, e para evitar entupimentos.

 

Eu no teu caso experimentava, por no tubo de escoamento uma curva para cima e mais um tubo até quase ao nivel desejado do aqua e a só na ponta desse tubo a descarga.

 

Logisburg

 

Acho que não percebeste , está a funcionar , em 2 aquas agora, o meu problema era ter alguma regra para os construir , a força da gravidade tem de ser igual nos 2 extremos para manter a água dentro do tubo quando começa a encher da tpa automática com 4 springlers gota a gota que passam por cima do aqua , este com o peso da água a ultrapassar o equilibrio no tubo sai para o escoamento, só pela gravidade , mas tem regras claro, não só do fluxo de saida (diametro do tubo) isso depende de quanto eu encho se for muito reduzo os gota a gota numa torneirinha prévia , como dos tubos horizontais e verticais, assim como o que tem um anel á volta para manter lixo de fora da entrada do tubo (uma tampinha de danup da minha filha serviu 5 estrelas) , se alguém sabe a formula matemática que define a altura dos tubos V comprimento , porque diferentes aquas diferentes tamanhos e se fizer todos iguais não posso encher os maiores (100L) com mais água do que escoa por gravidade , se forem ao mesmo ritmo que os de baixo 50L , não mudo a mesma quantidade em todos 10% / 15% em media dia ... um abraço.

 

 

p.s. assim que puder eu faço oe squema bem feito com tudo incluido.

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não percebeste , está a funcionar , em 2 aquas agora, o meu problema era ter alguma regra para os construir , a força da gravidade tem de ser igual nos 2 extremos para manter a água dentro do tubo quando começa a encher da tpa automática com 4 springlers gota a gota que passam por cima do aqua , este com o peso da água a ultrapassar o equilibrio no tubo sai para o escoamento, só pela gravidade , mas tem regras claro, não só do fluxo de saida (diametro do tubo) isso depende de quanto eu encho se for muito reduzo os gota a gota numa torneirinha prévia , como dos tubos horizontais e verticais, assim como o que tem um anel á volta para manter lixo de fora da entrada do tubo (uma tampinha de danup da minha filha serviu 5 estrelas) , se alguém sabe a formula matemática que define a altura dos tubos V comprimento , porque diferentes aquas diferentes tamanhos e se fizer todos iguais não posso encher os maiores (100L) com mais água do que escoa por gravidade , se forem ao mesmo ritmo que os de baixo 50L , não mudo a mesma quantidade em todos 10% / 15% em media dia ... um abraço.

p.s. assim que puder eu faço oe squema bem feito com tudo incluido.

jose palma

 

Boas.

Pelo que me lembro da fisica, a pressão só varia na vertical, o que torna o tamanho do tubo horizontal irrelevante. Pode ser do tamanho que quiseres. Para simplificar as coisas: tens que manter os tubos completamente cheios de água e vedados, e o tubo que controla o nivel da água no aqua é o ultimo tubo vertical do esquema. Por exemplo no teu esquema o nivel da água vai ser controlado por um tubo mais alto que o aqua, logo o aqua vai transbordar antes que a água atinja a altura do tubo.

 

Um esquema bom talvez seja:

 

Abertura dentro de água -> Tubo vertical até à altura do vidro -> Tubo horizontal a passar por cima do aqua -> Tubo vertical a descer abaixo do nivel minimo (caso contrário vai entrar Ar para os tubos) -> Tubo horizontal ou em U -> Tubo vertical até à altura do nivel máximo do aqua -> Tubo horizontal ou em U -> Tubo vertical e/ou esgoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não percebeste , está a funcionar , em 2 aquas agora, o meu problema era ter alguma regra para os construir , ....

...

p.s. assim que puder eu faço oe squema bem feito com tudo incluido.

 

Viva,

 

Tens razão, não consigo perceber como é que conseguis-te por a funcionar. Se tiveres umas fotos dos overflow que tens a funcionar ajudava, para tentar compreender.

 

Quando conseguires manda fotos.

 

Abraço,

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.