Anuais Sul Americanos - Simpsonicthys Fulminantis


starkiller

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Surgiu-me um duvida em relação aos ovos deste género de killis e deparei-me com um problema: quando molhar a turfa??? Os 3 meses já lá vao desde que foi feita a colheita, mas segundo sei estes género de killis nao tem uma diapausa muito definida. E por isso gostava de saber se é apenas porque a diapausa varia muito de espécie para espécie? e se sim qual é a diapausa desta espécie?

 

Sei que o método mais fiavel será a verificação da evolução do ovo, mas penso que este processo é além de demoroso, é dificil de encontrar todos os ovos (geralmente só encontro um :new-bday: ) que podem encontrar-se em estados de evolução diferente e ainda alteramos a humidade da turfa bem como habilitamo-nos a perder ovos... Assim sendo gostava de saber que método usam para verificar a evolução dos ovos?

 

Obrigado pela atenção.

 

João Chagas APK216

Editado por starkiller

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o livro sagrado "Killi-Data", demoram 4 meses a estarem prontos a molhar.

 

Ok nao sabia que eram 4 meses, informação muito válida :wink:

Pois o problema é mesmo encontrar os ovos todos. Em relação ao assunto do artigo que me falou, acho interessante pois os ovo que encontrei estava cristalino e segundo as minhas contas faltam apenas 2 semanas e meia. E com estas temperaturas penso que o o tempo nao está muito longe do que me referiu, presumindo que as temperaturas de incubação se situem a volta dos 21 - 23º C.

 

Acho que vou optar por molhar a turfa quando atingir os 4 meses e depois senao nascerem todos volto a incubar.

 

Li em alguma lado, que ha quem coloque um pouco de algodão por cima da turfa com um ou dois ovos por cima deste, porque facilita a vizualizaçao da evolução dos ovos, mas nao nos garante que os restantes estejam nesse nivel de desenvolvimento.

 

Abraços :-D

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efetivamente, pode ser molesto o ter que procurar os ovos na multidão mas com o tempo te acostumas e depois o aproveitas para relaxar-te, com respeito ao melhor momento de molhar pois como já sabras tem muitos fatores que intervém, entre eles a umidade da multidão, a temperatura de encubação, para isso o que eu faço é revisar os ovos 15 dias antes da data de eclosão e depois os reviso cada 15 dias até que estan todos prontos, vou molhando de acordo a seu desenvolvimento, é um pouco longo mas o melhor metodo para meu, asi me assegure de que não se me passem nenhum dos ovos colectados.

 

Espero que te sirva esta experiência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Espero que te sirva esta experiência

 

Obrigado pelo seu contributo. Acho que todas as experiencias sao bem vindas, pois como são os meus primeiros Sul Americanos, tenho muitas duvidas e quero fazer tudo da forma mais correcta e segura para os meus killis. E como disse o Ruben, a killifilia nao é uma ciencia exacta e como tal as experiencias dos outros quer as boas quer as más servem para adaptarmos, face às condiçoes que possuimos, a nossa prática killómana .

 

Sendo assim vou espreitar os ovos antes do dia marcado no calendário e vou selecionar os que estão mais desenvolvidos. E estou a pensar em molhar alguns que ainda estejam cristalinos para ver se evoluem mais rapidamente, voltando posteriomente a secá-los.

 

Abraços!

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estimado Starkiller

 

Deixo-te este video para que vejas mas ou menos como se vê o "olho dourado" do que é cdo indicam estar prontos a eclosion, em algumas espécies se vê melhor do que outras.

 

Video killi eggs (sacado de youtube)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais