Pc Fan


nunoni

Recommended Posts

instalei recentemente num dos aquários duas ventoinhas para PC, uma para arrefecer a calha DIY, a outra fiz um buraco na tampa com o fluxo de ar virado para a água, para arrefecer a água; o aquário é de killies, pequeno (40l), portanto meti ventoinhas pequenas, 4x4 cm, mas de alta performance e ultra-silenciosas, ligadas por conectores de borracha para minimizar a vibração. (ou seja, ainda custou algum dinheiro, cada ventoinha mais conectores custou uns €10 - mesmo assim mais barato que as melhores no mercado, as Papst)

 

Primeiro liguei a um controlador de temperatura (que liga quando excede um valor pré-determinado, e desliga quando baixa), mas achei que não valia a pena, no verão português aquilo é mesmo para estar ligado das 10h às 19h! Liguei apenas a um transformador de 12V (reciclado de carregador de telemóvel)

 

O termoestato está regulado para 24ºC. Até isto a temperatura ao fim da tarde tem sido de cerca de 27ºC, tal como no aquário na divisão ao lado.

 

Agora há dois dias que chego a casa, e um o outro está nos 27 ou 28ºC, e este está nos 23ºC!

 

Isto já há muita gente a fazer, não é nada novo, mas é só para lembrar o pessoal - resulta, e bem! Vou instalar ventoinhas no restante.

 

Único problema: a ventoinha que aponta para a água, a distância não é muito grande (uns 3 cm), portanto o ar reflectido leva a turbulência o que gera algum ruído, mas pouco.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

Realmente o calor é uma chatice para os aquas.

Se construires mais, tira umas fotos e faz um step by step, e mete-se isto dos DIY, penso que seja boa ideia.

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se me permitem gostava de fazer uma pergunta/sugestão. Não seria melhor colocar as ventoinhas com fluxo ao contrário, a puxar o ar quente de dentro do aqua para fora? É porque assim está a empurrar as particulas de pó e outras substancias que se encontram em suspensão no ar (que todos temos em nossas casas) para dentro do aqua, não é?

 

De qualquer maneira acho é uma optima ideia.

 

Um abraço

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se me permitem gostava de fazer uma pergunta/sugestão. Não seria melhor colocar as ventoinhas com fluxo ao contrário, a puxar o ar quente de dentro do aqua para fora? É porque assim está a empurrar as particulas de pó e outras substancias que se encontram em suspensão no ar (que todos temos em nossas casas) para dentro do aqua, não é?

 

De qualquer maneira acho é uma optima ideia.

 

Um abraço

Henrique

 

Olá, acho que não, porque o que o que faz arrefecer a água é principalmente a evaporação que é incentivada pelo fluxo de ar. O objectivo é manter o aquário a uma temperatura inferior à do exterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.