Recommended Posts

Boas;

 

Tenho um aquário de 30l c/filtro submerso, as plantas são todas artificiais. Como não tinha conhecimento deste forum cometi bastantes erros de principiante que fui aprendendo a ler os variados tópicos.

O kit que comprei trazia aquecedor e filtro e oferta de um produto que se não estou em erro se chama "aquatan"(uma pasta azulada) que deixava a água da torneira pronta receber peixes, e assim fiz enchi o aquário com esse produto e ficou um dia com o filtro ligado e a aquecer a água.

1º erro - No dia a seguir pus lá dois escalares e 2 guppy´s macho e fêmea. (já sei que deveria ter esperado um mês)

2º erro - entusiasmado comprei mais quatro neon´s 1 viúva 1 limpa vidros e um limpa fundos (adolfo).

3º erro - mais um escalar e 2 peixes que parecem o peixe palhaço!!. (ou seja excesso de peixes).

 

A questão é que eu nem sabia o que era um TPA e até hoje (passadas 2 semanas) ainda não fiz nenhum, gostaria de saber com que frequência se fazem tpa´s?, e que produtos devo utilizar neste tipo de aquários?.

 

Alguém com paciência para um novato com sorte? (pois os peixes estão optimos e descobri que o guppy vai ter peixinhos)

 

Obrigado; Bóris

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Tenho um aquário de 30l c/filtro submerso, as plantas são todas artificiais. Como não tinha conhecimento deste forum cometi bastantes erros de principiante que fui aprendendo a ler os variados tópicos.

O kit que comprei trazia aquecedor e filtro e oferta de um produto que se não estou em erro se chama "aquatan"(uma pasta azulada) que deixava a água da torneira pronta receber peixes, e assim fiz enchi o aquário com esse produto e ficou um dia com o filtro ligado e a aquecer a água.

1º erro - No dia a seguir pus lá dois escalares e 2 guppy´s macho e fêmea. (já sei que deveria ter esperado um mês)

2º erro - entusiasmado comprei mais quatro neon´s 1 viúva 1 limpa vidros e um limpa fundos (adolfo).

3º erro - mais um escalar e 2 peixes que parecem o peixe palhaço!!. (ou seja excesso de peixes).

 

A questão é que eu nem sabia o que era um TPA e até hoje (passadas 2 semanas) ainda não fiz nenhum, gostaria de saber com que frequência se fazem tpa´s?, e que produtos devo utilizar neste tipo de aquários?.

 

Alguém com paciência para um novato com sorte? (pois os peixes estão optimos e descobri que o guppy vai ter peixinhos)

 

Obrigado; Bóris

 

Como já reparaste, tens peixes a mais!

 

As TPA's devem ser feitas semanalmente cerca de 30% da litragem do aquário. Para o teu aquário são 9 litros. Os produtos que deves usar nesse aquário são nenhuns pois as tuas plantas são artificiais (coisa que também não é bom) logo não é preciso fertilizar.

Para a água, apenas deves deixar a água para fazer a tpa em repouso durante 3 dias ao ar para o cloro sair da água e depois podes mete-la no aquário.

 

Espero ter ajudado

 

 

Cumps,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já reparaste, tens peixes a mais!

 

As TPA's devem ser feitas semanalmente cerca de 30% da litragem do aquário. Para o teu aquário são 9 litros. Os produtos que deves usar nesse aquário são nenhuns pois as tuas plantas são artificiais (coisa que também não é bom) logo não é preciso fertilizar.

Para a água, apenas deves deixar a água para fazer a tpa em repouso durante 3 dias ao ar para o cloro sair da água e depois podes mete-la no aquário.

 

Espero ter ajudado

Cumps,

Miguel Reis

 

 

Obrigado ajuda mt preciosa eu ia fazer o tpa directo da torneira para o aqua, enfim beginner!!.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Erros todos cometemos,mas agora que já vais tendo umas luzes, tenta arranjar um aquário maior senão vais ter alguns dissabores. São muitos peixes para 30L, os escalares crescem muito, precisam de muito espaço e as plantas são essenciais para o equilibrio do aqua. Se fosse a ti arranjava outro aqua, o maior que puderes,há muitos no espaço das ofertas, deixava os peixes nesse aqua de 30L até o outro estar ciclado.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para dizer que muitos de nós fazem TPA's com água directamente da torneira sem qualquer problema. Nos plantados, que não é o teu caso, o cloro é absorvido pelas plantas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ajuda mt preciosa eu ia fazer o tpa directo da torneira para o aqua, enfim beginner!!.

 

Ao adicionares agua directo da torneira usas o produto que vinha com o kit o aqutan ,serve para eliminar os metais pesados ou então para poupares uns €€€ põe a agua em repouso três dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Garcia, meter a água em repouso 3 dias não vai eliminar os metais pesados mas sim o cloro. na minha opinião 1 dia bastava , mas cada um tens as suas manias .

Fiquem bem

Isso ,o acondicionador é que os elimina ,mas quanto ao cloro é como dizes cada um têm a sua teoria ,uns têm três dias outros um dia e a casos que nem põem em repouso vão directamente da torneira para o aqua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.