Planta A Fazer De Tapete No Chao


Niarctaa

Recommended Posts

olá

gostaria de saber se existe alguma planta que possa ser utilizada como "tapete" no chao que nao precise de CO2?

Editado por Niarctaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Todas as plantas pequenas dão para fazer tapete!

-O CO2 é usado, juntamente com a luz adequada, para fazer crescer e multiplicar mais rapidamente as plantas!

Agora, as plantas mais usadas para esse efeito são: Glossostigma, Eleocharis aciculares ou parvula, Hemianthus callitrichoides 'Cuba' ... estas são as mais usadas para esse efeito, mas há mais: http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php

 

Espero ter ajudado!

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico coloco tb uma questão ...

 

Vi num dos aquas aqui do fórum, um tapete de Riccia aplicado numa malha metálica.

Ao fim de algum tempo o aspecto era fantástico.

 

A riccia precisa de alguns cuidados especiais ?

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

gostaria de saber se existe alguma planta que possa ser utilizada como "tapete" no chao que nao precise de CO2?

 

 

boas, tenta a saggitaria subulata

 

 

Aproveitando o tópico coloco tb uma questão ...

 

Vi num dos aquas aqui do fórum, um tapete de Riccia aplicado numa malha metálica.

Ao fim de algum tempo o aspecto era fantástico.

 

A riccia precisa de alguns cuidados especiais ?

 

bastante luz,pelo menos para mim,é a unica exigencia

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apesar de o autor do tópico fazer essa referencia,a mim faz-me um bocado de confusão a complicação que as pesoas fazem com o uso do CO2 bang ...há lá coisa mais facil e barata de fazer e utilizar,se o aqua tiver iluminação que o justifique o não usar CO2 num plantado é um crime(caso contrario tanbem póde ser um tiro no pé :) ),quanto ás plantas para tapete há muitas,mas pessoalmente gosto muito dos tapetes de Glosso e de Riccia,alias comecei a fazer um tapete de Riccia á cerca de uma semana e está ficar espetacular(obrigado Pat e José Bentes yikes ),simplesmente adoro o pearling que fazem ao fim de algumas horas:

cpiadedsc01215np4.jpg

 

Se isto não é uma planta produtora de altos niveis de O2 não sei qual será :) ,todavia estou a usar altos niveis de luz e tanbem uso CO2(caseiro) por isso não sei qual será o comportamento da planta com outras condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja fabriquei uma vez uma caseira de CO2 mas achei muito inconstante..

Eu reluto um pouco ao uso de CO2 pois nao poderei ter tantos peixes e por os meus aquarios estarem no meu quarto.. dai a tentar evitar isso.. para nao falar que o meu aquario maior é de 80 cm e acho que o CO2 deveria ser utilizados em aquarios maiores que isso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja fabriquei uma vez uma caseira de CO2 mas achei muito inconstante..

Eu reluto um pouco ao uso de CO2 pois nao poderei ter tantos peixes e por os meus aquarios estarem no meu quarto.. dai a tentar evitar isso.. para nao falar que o meu aquario maior é de 80 cm e acho que o CO2 deveria ser utilizados em aquarios maiores que isso..

Não sei de onde tiraste essa ideia :crazyeyes: ...o aqua da foto é um mini plantado de 40lt e não vejo razão para não usar CO2,é tudo uma questão de dosagem,é obvio que não ponho uma garrafa de 2lt a debitar quantidades monstruosas de CO2,mas uma garrafa de 1/2lt com a mistura bem feita e equilibrada(pois é o Bicarbonato de Sodio é essencial)liberta uma quantidade aceitavel de maneira constante e nem sequer paro a injecção no periodo nocturno,limito-me a aumentar a circulação á superficie e vivos?...Pois tenho 6 Neons negros,1 Ramirezi,1 Corydora leopardo grande,5 Japonicas e alguns Reds...em 40lt...e não vejo qq sintoma de excesso de CO2,por isso se para os vivos do aqua não houver efeitos adversos do CO2,fica descansado que tanbem não serás evenenado por CO2 :laugh: ,se fosse um salgado e estivessemos a falar de Ozono ai já poderia ser mais problematico. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum ok.. mas mesmo assim com as minhas posses economicas apenas acho o investimento bom se fosse para um aquario grande. Talvez até venha a fazer no de 80 cm mas gostava de num maior.. talvez quando fizer o terrario para a minha iguana meta como base um aquario e assim fico com um de 1,30m de comprimento.. isso é que era.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho CO2 até num aquário de 8 litros...

 

O CO2 é essencial para um crescimento bom e uma maior rapidez de crescimento!

 

É fácil de fazer, e barato!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas eu ate agora.. deste aquela vez que experimentei.. so uso boas lampadas.. as minhas plantas crescem rapido e ficam bonitas mas pronto.. sao plantas mais resistentes e menos variedade que aquelas que vejo em alguns dos aquarios aqui do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só quero acrescentar que a riccia é uma planta proibida em Portugal.

A alternativa é o musgo de Java, por exemplo.

Essa pra mim tanbem é novidade. :)

Será pelo receio de se tornar praga se fôr libertada em rios ou lagos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas,

Apesar de o autor do tópico fazer essa referencia,a mim faz-me um bocado de confusão a complicação que as pesoas fazem com o uso do CO2 cabecadura ...há lá coisa mais facil e barata de fazer e utilizar,se o aqua tiver iluminação que o justifique o não usar CO2 num plantado é um crime(caso contrario tanbem póde ser um tiro no pé :roll: ),quanto ás plantas para tapete há muitas,mas pessoalmente gosto muito dos tapetes de Glosso e de Riccia,alias comecei a fazer um tapete de Riccia á cerca de uma semana e está ficar espetacular(obrigado Pat e José Bentes ;) ),simplesmente adoro o pearling que fazem ao fim de algumas horas:

cpiadedsc01215np4.jpg

 

Se isto não é uma planta produtora de altos niveis de O2 não sei qual será :mrgreen: ,todavia estou a usar altos niveis de luz e tanbem uso CO2(caseiro) por isso não sei qual será o comportamento da planta com outras condições.

 

boas

Luis carrilho onde compras t essa rede para colocar a riicia e que material é?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as plantas que indicaram são difíceis de manter sem CO2.

 

As únicas que se dão bem sem CO2 que me lembro são a Eleocharis parvula, a Marsilea hirsuta, a Cryptocorine parva e a Echinodorus tenellus. Mas repara que sem CO2 vai demorar muito tempo a fechar o tapete. Por isso é recomendável plantar logo de início em grande quantidade.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais