Água Clara, Como?


Recommended Posts

Boas, gostaria de umas dicas sobre métodos mais eficientes para tornar a água dos aquários mais clara, tipo cristalina. No filtro externo, há algumas matérias filtrantes recomendadas para esse efeito? Os filtros UV são seguros e acessíveis?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Os filtros UV matam as bactérias más e as boas também,por isso não te recomendo,só mesmo num severo ataque de algas.Com uma filtragem de 5X a litragem do aqua, a água ficará cristalina,às vezes é só uma questão de tempo. E plantas. Muitas plantas. Também há quimicos que tornam a água cristalina,mas eu tento evitar tudo o que não é natural.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro UV consegue-te resolver essa situação ,agora o filtro não pode trabalhar 24 sobre 24 , no máximo duas a três horas dia e vais ver que ficas com a agua cristalina , outra solução são os quimicos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostaria de umas dicas sobre métodos mais eficientes para tornar a água dos aquários mais clara, tipo cristalina. No filtro externo, há algumas matérias filtrantes recomendadas para esse efeito? Os filtros UV são seguros e acessíveis?

 

Podes sempre usar carvão activado durante algum tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua é de 120x40x50 aproximadamente 200 litros úteis. actualmente tem um filtro interno de origem (uns 600 litros/hora) + um filtro externo eheim 2215 (700 litros/hora).

 

o fitro externo coloquei-o recentemente e só há dois dias meti umas materias filtrantes eheim efhi mech.

 

por enquanto a água mantém uma certa neblina, tipo amarelo/esverdeada e de vez em quando fica mais clara quando faço umas TPA de quase 50%.

 

em termos de eficiência e uma boa relação qualidade/preço qual seriam então as melhores soluções?

 

obrigado desde já pelas dicas

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tu e só tu poderá encontrar a solução.

Se notas que a nebelina é "poeira" em suspensão, abres os filtros e lavas/mudas as esponjas/lãs e durante uns tempos deves fazê-lo frequentemente.

Se a poeira foram algas (àgua esverdeada) o UV controla-te isso em menos de nada.

Deves estudar a potencia do mesmo e a circulação máxima que permite.

PODES mantê-lo ligado 24h.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro UV consegue-te resolver essa situação ,agora o filtro não pode trabalhar 24 sobre 24 , no máximo duas a três horas dia e vais ver que ficas com a agua cristalina , outra solução são os quimicos.

 

Cumps

só por curiosidade José Garcia, qual a razão para uma UV não poder estar a trabalhar 24/24 ? as minhas estão e nunca dei conta que estragassem nada a não ser a conta da luz...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só por curiosidade José Garcia, qual a razão para uma UV não poder estar a trabalhar 24/24 ? as minhas estão e nunca dei conta que estragassem nada a não ser a conta da luz...

Boas ,pelo o que sei e já li porque não tenho nenhum filtro UV ,a UV elimina tantos as bactérias "boas" como as bactérias "mas" , se o filtro estiver 24 sobre 24 têm o problema de eliminar tudo o que é bactérias ,mas é como te digo é a ideia que tenho pelo o que já li.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,pelo o que sei e já li porque não tenho nenhum filtro UV ,a UV elimina tantos as bactérias "boas" como as bactérias "mas" , se o filtro estiver 24 sobre 24 têm o problema de eliminar tudo o que é bactérias ,mas é como te digo é a ideia que tenho pelo o que já li.

 

Cumps

 

 

Basicamente nao deverás ter o UV ligado todo o dia

 

Primeiro porque poucas horas todos os dias resolvem a situaçao logo nao há necessidade de estar sempre ligado (a nao ser num surto de algas ou numa limpeza mais severa e tratamento da água)

 

Segundo porque estaras a diminuir bastante o tempo de vida da lampada sem necessidade.

 

Terceiro, caso faças fertilizaçao na coluna de água o filtro irá eliminar os quimicos do fertilizante (penso eu de que) tambem caso estejas a fazer tratamentos.

 

Agora a parte de eliminar as bacterias ditas "boas" (alem das "más") básicamente estarás a eliminar as bacterias que tranformam a amonia em nitrito e mais tarde em nitrato (o que em niveis controlados nao é prejudicial para os peixes), agora desde que se tenho um filtro estabelecido e as proprias bacterias que se formam no areao/ substrato serão suficientes para dar conta do recado.

 

Conclusao, o uso constante 24/24 digamos assim, nao será prejudicial de maneira nenhuma ( sei contar com as fertilizaçoes claro), apenas nao obterás grandes vantagens em relaçao a te-lo ligado menos horas por dia. (a nao ser em casos especificos)

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vamos lá ver uma coisa:

Onde estão as bacterias nitrificantes (as boas)? na coluna de agua? Sim, mas numa percentagem desprezivel. As bacterias que devem ser preservadas, encontram-se no filtro e no areão na sua quase totalidade, pelo que o uso da uv não lhes é prejudicial.

Pode-se colocar a questão da utilidade de estar ligada 24H, ou em periodos mais curtos de tempo. Se faz o trabalho em 5 horas (é meramente exemplo), porquê deixar ligada?? Eu, pessoalmente, deixo por preguiça.

A questão fundamental e que já há muito que vem sido discutida, é se a esterilização da agua, causada pela uv, não deixa os animais com o sistema imunitario enfraquecido: não havendo doenças, o corpos não forma anticorpos... assim, estariamos a criar peixes mais frageis e sensiveis. Mais uma vez, em termos veterinários não vos sei responder, posso só dar-vos a minha experiencia pessoal, e outra de um amigo proximo: os peixes que entraram no meu aquario e voltaram a sair, para outros de outros donos, nunca deram problemas...

Mais: os discus do João Machado, de reconhecida qualidade, vêm de aguas onde uma UV faz o seu trabalho continuamente...

Portanto, e no meu modesto entender, a ausencia de bicharocos na agua, provocada pela uv, faz com que os animais cresçam mais saudáveis e robustos, logos mais capazes de debelar doença, e, por efeito de bola de neve, continuar a crescer sem doença...

 

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passei hoje numa loja e confirmei, num folheto sobre produtos para eliminação de algas, que no meu caso é um problema de algas verdes em suspensão. Trouxe umas matérias filtrantes de resina e argila, que entretanto apliquei no filtro. Em casa pesquisei melhor e parece que não terá sido a melhor opção... Esses filtros UV realmente serão os ideais, vou ver se arranjo um, se entretanto as algas não forem de férias... :sleeping:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa resina tira-te os nutrientes da água.Qual a quantidade de luz que tens? Pode ser luz a mais.Já esperimentaste fazer umas tpa's e esperar uma semana ou duas a ver se passa?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Fausto tem toda a razão... só a questão de preguiça é que se resolve com mais um temporizador, sai mais barato que substituir a lâmpada, que é cara! Portanto, mais vale deixar ligado o tempo necessário e não mais. Por ex., à noite desligando de manhã, porque o UV destrói por ex. os fertilizantes de micros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se é um surto de algas porquê antes de gastares dinheiro não experimentas um Blackout da luz ??

 

Uns 2 dias ou 3, e fazendo TPA nesses 3 dias.

 

Se são algas, é porque tens excesso de lu e/ou nutrientes na água.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só mesmo ignorando onde estão as colonias de bactérias uteis ao aquario se pode ter receio de as destruir com a UV. as colonias estão estabelecidas nas materias filtrantes biologicas do filtro, no areão e em praticamente todas as superficies em contacto com a agua....mas as que andam na coluna de água? ou estão mortas ou se deixaram cair por não ter unhas.... portanto essas nem sequer interessam...e a UV deve sempre por-se a jusante do filtro, portanto pouca ou mesmo nenhuma influencia tem no decorrer da vida e do trabalho das bacterias uteis.... as inuteis ou perigosas essas sim...podem andar a procura de seres vivos superiores para se agarrarem e é essas que eliminamos...assim como todas as algas flutuantes e esporos de fungos e seres microscopicos que posteriormente poderiam causar doenças aos peixes....

assim tambem se deve ter cuidado de colocar o carvão activado a jusante da filtração biologica, para que não absorva todas as substancias de que se alimentam as bacterias (amonia e nitritos) pois assim poderiam eliminar-se colonias inteiras à fome. qualquer um dos casos implica que se conheça bem o modus operandi das ditas bacterias e a partir daí actua-se em conformidade. é obvio que tanto uvs ou carvão devem ser desligados ou retirados quando se aplicam tratamentos, ou aplicações de produtos como fertilizantes liquidos...eu prefiro as pastilhas de enterrar perto das raizes...não tenho esses problemas. não concordo é com esta maneira brejeira de criar falsas noções nos iniciados da aquariofilia, quando se fala sem experiencia nem real conhecimento dos factos. ou seja, há dias de manhã que um aquariofilista à tarde devia estar calado à noite.... :drinking:

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...não concordo é com esta maneira brejeira de criar falsas noções nos iniciados da aquariofilia, quando se fala sem experiencia nem real conhecimento dos factos. ou seja, há dias de manhã que um aquariofilista à tarde devia estar calado à noite.... :drinking:

Se estava a referir-te a mim ,porque fui eu que disse...

pelo o que sei e já li porque não tenho nenhum filtro UV...
,não entendo a tua afirmação porque se ando por aqui é para ajudar e ser ajudado e não entendo que existam certos membros do forum que se acham donos da razão e mandam bitates para aqui era muito fácil dizer que tinha e usava assim ,o que fiz foi transmitir a minha experiência ,é para isso que servem o fórum.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso era sim senhor, José Garcia, mas não é por mal..é que isto anda mesmo cheio de maus principios..ou seja... se tu nao tens uvs e é obvio que o q te disseram está errado, então porquê continuar um erro? e porque não falar das coisas quando realmente se conhece? é que o "disseram-me" em termos de aquariofilia paga-se caro na maior parte das vezes... não é uma questão de ser dono da verdade...é uma questão de se ter a certeza do que se está a transmitir a quem sabe menos que nós... por exemplo.... eu que só estudei fisica da luz até ao 12º ano e mal...para que vou contestar alguma coisa que membros formados em engenharia como o Fortunato por exemplo, disser? só se for para confundir a carola aos iniciados.... acerca de criação de peixes, que vou eu contestar com o Aquaben? eu só tive criação de viviparos,jaguares e agora gouramis de 3 pintas....no fishroom dele já vi criações de mais peixes do que veem na maior parte dos livros de aquariofilia.... ou seja... cada um vai realmente adquirindo conhecimentos e deve partilha-los sim.... mas aqueles de que não tem duvidas....escrever por escrever não é o melhor num forum onde se exige tanta precisão e variedade de técnicas como a aquariofilia.

por isso é que depois se vão criando as tais noções erradas que em muitos iniciados passam a ser principios.....

ajudar por ajudar temos todos a legião da boa vontade.

a unica maneira de uma uv ser prejudicial à implantação das colonias de bacterias seria coloca-la entre a saida de agua do aquario e o filtro e isto apenas numa fase inicial do ciclo ... porque depois de colonizadas as materias filtrantes porosas não há maneira de UV nenhuma destruir essas colonias. e repara q todas as UVs são aconselhadas a serem instaladas após o filtro pelo que resulta impossivel destruir até as bacterias que migrem do areão (2º ponto fulcral de instalação de colonias de bacterias nitrificadoras) para dentro do filtro...porque é preciso perceber que as bacterias não se reproduzem sexuadamente mas sim asexuadamente pelo que uma bacteria dando-lhe alimento suficiente reproduz inumeras bacterias mas no sitio onde está, não teem que andar de um lado para o outro para se reproduzir. as UVs podem trabalhar 24 horas por dia sim...apenas se devem desligar em caso de tratamentos ou fertilizações liquidas...assim como o carvão activado nos filtros.

não me leves a mal, mas quando comecei tambem precisei dos conselhos certos...e agora q ainda não sei nem um terço do que é necessario, continuo a precisar. por isso prefiro ler coisas acertadas do que "disseram-mes"

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua é de 120x40x50 aproximadamente 200 litros úteis. actualmente tem um filtro interno de origem (uns 600 litros/hora) + um filtro externo eheim 2215 (700 litros/hora).

 

o fitro externo coloquei-o recentemente e só há dois dias meti umas materias filtrantes eheim efhi mech.

 

por enquanto a água mantém uma certa neblina, tipo amarelo/esverdeada e de vez em quando fica mais clara quando faço umas TPA de quase 50%.

 

em termos de eficiência e uma boa relação qualidade/preço qual seriam então as melhores soluções?

 

obrigado desde já pelas dicas

boas

eu ja tive esse problema e era devido a uma areia que eu tinha que me punha o aqua verde e agua castanhada apesar dos varios tpas por vezes de 50%ela ficava sempre assim agora podes usar carvao activado a im isso resultou mas por pouco tempo tive mesmo que retiar a areia e depois de retirala mesmo lavandoa ela ficava verde retirei por completo e comprei uma areao de rio.

 

cumprimentos

 

gil vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa resina tira-te os nutrientes da água.Qual a quantidade de luz que tens? Pode ser luz a mais.Já esperimentaste fazer umas tpa's e esperar uma semana ou duas a ver se passa?

 

Boas.

 

Se é um surto de algas porquê antes de gastares dinheiro não experimentas um Blackout da luz ??

 

Uns 2 dias ou 3, e fazendo TPA nesses 3 dias.

 

Se são algas, é porque tens excesso de lu e/ou nutrientes na água.

 

Há cerca de um mês comecei a deitar umas pastilhas de fertilizante para as plantas. E a semana passada fiz um upgrade na iluminação, dos 60W de origem para uns 160W. Agora que me pus a ver é que reparei que os 60W anteriores estavam com um período de iluminação diária de 12 horas. Hoje alterei o temporizador para passar a 8 horas diárias, com a nova iluminação, penso que será o adequado certo? E vou também cortar nos fertilizantes.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há cerca de um mês comecei a deitar umas pastilhas de fertilizante para as plantas. E a semana passada fiz um upgrade na iluminação, dos 60W de origem para uns 160W. Agora que me pus a ver é que reparei que os 60W anteriores estavam com um período de iluminação diária de 12 horas. Hoje alterei o temporizador para passar a 8 horas diárias, com a nova iluminação, penso que será o adequado certo? E vou também cortar nos fertilizantes.

 

 

Nao precisa necessariamente de ser 8 horas, alias, se tiveres um aquario com bastante flora (leia-se densamente plantado) nem será o mais correcto teres tão pouca luz, logo o tempo de fotoperiodo vai depender da quantidade de plantas que tiveres no aquario. A verdade é que consoante mais watts por litro tiveres, mais cuidados terás que ter com a água /fertilizaçoes (o que inclui a injecçao de co2.

Normalmente o tempo de fotogperiodo nao deve ser alterado assim tão bruscamente, deve sim, ser alterado uma ou mesmo meia hora todos os dias até se chegar á hora pretendida.

Não sou a favor do "apagão" primeiro porque não é saudavel para o econsistema do aquario, mas principalmente porque as plantas mais sensiveis podem acabar por definhar.

 

Parte então do principio que tens um problema de água, o que eu faria no meu caso:

Perceber primeiro qual será o problema (o aquario é novo ? abusei na fertilizaçao ? tenho sobrealimentado os peixes ?)

De seguida faria os tipicos testes do No3 e Po4

Começaria entao por tratar do problema directamente nao só reduzindo o fotoperiodo (como ja o fizeste).

Tpas diarias de cerca de 15 ou 20 %

Acertava entao aa fertilizaçao SEPARADA dos nutrientes

poderia por um ou outro comedor de algas ou ottos ou camaroes (apesar de nao gostar desta opcçao)

(apesar de ter uma UV a bombar) no teu caso apenas como ultima opcçao caso nada resultasse é uqe iria comprar uma, ou pedeir uma emprestada a um amigo)

entretando com o tempo penso que o surto de algas ou mesmo de algas em suspensao na coluna de agua ja teria passado.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a tentativa com as resinas e materias filtrantes JBL no filtro externo não resultou... depois experimentei um Tropica Algin... mas tb não apareceram resultados...

 

Ficou resolvido com uma VALENTE TPA de 80% e a desactivação temporária da calha de iluminação T5.

 

Agora vou ter mais cuidado com os fertilizantes e irei manter a T5 desligada até arranjar um sistema CO2 para completar o processo das plantas.

 

Agradecido pelas dicas. Assim que tiver novidades vou colocando aqui :2gunfire:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, o aqua está novamente verdinho... algas verdes em suspensão...

 

vista geral...

IMG_8274.jpg

 

uma neblina do caraças...

IMG_8272.jpg

 

estou meio perdido...

 

suspeito que tenha a ver com as seguintes hipóteses...

 

- aumento da iluminação

- excesso de comida

- pouca flora

 

desde sexta-feira estou a usar co2 de botija e portanto será o principal "fertilizante" que irei usar

 

já agora, qual a forma mais acessível de fazer testes de Oxigénio, CO2, Ferro, Potássio, etc.?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que cena de caraças! Tens ai um trabalhinho...Se tens pouca flora não vejo a necessidade de CO2. Se fosse a ti abarrotava o aqua de plantas e fazia tpa's com fartura.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.