Duvidas


Niarctaa

Recommended Posts

Olá

Sou nova aqui e vou ser sincera.. pensava que era quase impossivel fazer criaçao de "limpa vidros"

Alguem me pode explicar como se vê a diferença do sexo entre algumas especies? nomeadamente nos plecostomus, Hypancistrus sp. e nos Ancistrus sp?

O que eles precisam para se reproduzir? já vi que colocam um genero de tubinhos mas gostava de saber mais coisas.

 

Obrigado

Editado por Niarctaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Sou nova aqui e vou ser sincera.. pensava que era quase impossivel fazer criaçao de "limpa vidros"

Alguem me pode explicar como se vê a diferença do sexo entre algumas especies? nomeadamente nos plecostomus, Hypancistrus sp. e nos Ancistrus sp?

O que eles precisam para se reproduzir? já vi que colocam um genero de tubinhos mas gostava de saber mais coisas.

 

Obrigado

 

 

Boas,

 

Antes de mais deixa-me dizer que Limpa Vidros é o AJAX banana rock desculpa mas não consigo resistir a esta. Como deves compreender limpa-vidros é um termo demasiado genérico e até depreciativo para os peixes em causa.

 

E esse é o primeiro principio para poderes pensar em reproduzir estes magnificos peixes. Ou seja, mudar de mentalidade!!!!

 

Mudar de mentalidade, porque é preciso ter a noção exacta de que nenhum destes peixes vivem de "limpar vidros" e que serem alimentados apenas com as algas dos vidros não é suficiente para os manter em boa forma e capazes de se reproduzirem. Depois porque muitos deles até nem apreciam nada algas e só as comem para não morrerem de fome!!!

 

Agora as questões que colocas são de resposta complexa devido à grande variedade de características das várias espécies, dos seus requisitos, necessidades, comportamentos, alimentação,..... enfim... nunca mais acaba.

 

Há alguns principios básicos:

- Aquário de dimensão suficiente;

- População adequada, intra e inter específica;

- Boa qualidade de água

- Boa alimentação

 

Como não sou expert, nem nada que se pareça, o melhor conselho que te posso dar é que consultes com muita atenção estes dois sites:

 

Planet Catfish

 

Pleco Fanatics

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Sou nova aqui e vou ser sincera.. pensava que era quase impossivel fazer criaçao de "limpa vidros"

Alguem me pode explicar como se vê a diferença do sexo entre algumas especies? nomeadamente nos plecostomus, Hypancistrus sp. e nos Ancistrus sp?

O que eles precisam para se reproduzir? já vi que colocam um genero de tubinhos mas gostava de saber mais coisas.

 

Obrigado

 

Olá

Quanto ao "limpa vidros", já está tudo esclarecido :) .

Podes ler este artigo que saquei na Era dos Aquários, generalista e com alguns aspectos discutiveis, mas que dá uma ideia bastante boa de todas as primeiras duvidas. Enjoy

 

 

Introdução

Cascudos ou Acaris,são peixes que possuem boca em forma de ventosa,placas ósseas ao invés de escamas,capacidade de dilitar a pupila do globo ocular e cabeça achatada.

Vale lembrar que muitas vezes, Coridoras, Tamboatás e Dianemas ,podem serem encontradas nas lojas à venda com o nome de Cascudos,porem estes pertencem a Família Callichthyidae (Calictídeos),são parentes próximos dos Loricarídeos,porem as diferenças estão no formato da boca e na forma da distribuição das placas ósseas.

Pertencem à Família Loricariidae (Loricarídeos) e estão dividos nos seguintes Gêneros: Ancistrus,Hipostomus,Bariancistrus,Acanthicus,Hypancistrus,Leporacanthicus,Panaque,Pseudacanthicus,Peckoltia.

Ordem:Siluriformes e Classe Actinopterygii.

Atualmente há em torno de 450 espécies já reconhecidas e são a maior Família de peixes de fundo.

Possuem a origem no Continente Americano,porém são encontrados em maior abundância na América do Sul.

Infelizmente pela ação humana,hoje são encontrados em diversos países.

 

Seu Habitat

 

Habitam diversas regiões dos rios,mas geralmente são encontrados mais próximos onde as águas dos rios são mais correntes,o que proporciona maior nível de Oxigênio diluído,o qual os Cascudos necessitam bastante.

Se alimentam de folhas mortas,troncos, pequnenos vermes e etc.

 

Em Aquários

 

A principio, os Cascudos eram recomendados porque eles se alimentavam das algas que aparecem em aquários o que é errado mantê-los alimentados somente com algas e vamos abordar este assunto adiante.

Mas com a descobertas de novas especies e exoticas, esta' atraindo muitos admiradores desta espécie.

O importante para manter os Cascudos sadios é:

 

Um aquário com dimensões compatível à espécie que o aquarista pretende criar.

Vale lembrar que conforme a espécie,ficam enormes, podem passar dos 30 cm.

A decoração (layout),o aquarista deve fazer o maior número de tocas possível, utilizando troncos e pedras porque a maioria dos Cascudos são de hábitos noturnos e territoriais além de que também faz com que o peixe se sinta mais seguro.

Plantas,são muito bem-vindas,pois estas criam áreas com sombra assim fazendo com que os Cascudos dêem pequenos passeios à procura de alimento mesmo com as luzes acesas,porém, conforme a espécie de Cascudo pode acabar arrancado ou quebrando suas folhas devido ao tamanho e de seu modo de nadar. Boas opções são as Valisnerias,Higrophilas,Salvinia e etc.

Um exemplo de toca utilizando troncos:

A iluminação, recomendo abaixo de 1 W/L,porque possuindo uma forte iluminação, o Cascudo ficará a maior parte do tempo na toca e o que muitas vezes pode chegar a estressa-lo causando problemas futuramente.

Possuir o melhor sistema de filtragem possível.

 

Manter os parâmetros de água adequados à espécie.

 

E uma boa alimentação!

 

Alimentação

 

Muitos pensam que todos os Cascudos são algueiros, mas há espécies que apreciam dietas carnívoras, ou seja, vermes, insetos aquáticos e até pequenos peixes. Um exemplo: Hypancistrus zebra ou Cascudo Zebra Imperial.

O aquarista pode alimentá-los com rações industrializadas à base de vegetais ou spirulina (devem-se escolher rações que afundem rápido).

 

O aquarista pode e deve, também, fornecer alimentos que fazem parte da nossa alimentação, tais como: pepino, abóbora, batata, abobrinha, repolho e alface, pois são ricos em fibras, as quais eles necessitam bastante! Estes alimentos devem ser dados crus (o uso de espetinhos de churrasco ajuda bastante para a fixação dos alimentos citados no substrato do aquário). É importante retirar os restos no dia seguinte para que não danifiquem a água.

E recomendado a dar o alimento pouco antes de desligar as luzes do aquário.

Metodo de uso do espetinho de churrasco.

Material: 1 espetinho de churrasco de preferencia de metal ou que tenha um pouco de peso,pois assim evita que a(s) rodelas do alimento flutue.

1 barbante,recomendo o uso em caso de substrato de granulacao fina,pois assim evita que o cascudo ou outros peixes derrubem o espetinho.

1 clips, este servira' para sustentar o barbante.

No aquário fica assim:

A Compra

 

Quase todos os peixes, até chegar às mãos do aquarista, recebem maus tratos. Portanto, procure os exemplares que estejam fisicamente intactos, que tenham nado perfeito e, de preferência estejam um pouco barrigudinhos.

 

Sua introdução no aquário deve ser efetuada com cuidado (isso vale para todas as espécies de peixe), pois um choque térmico e mudanças bruscas nos parâmetros da água podem enfraquecê-los a ponto de chegar à morte.

 

Para evitar os choques, deve-se fazer a adaptação de temperatura: basta deixar o saquinho plástico boiando na água do aquário em torno de 30 minutos ou mais. Após as temperaturas se igualarem, a adaptação do animal ao novo parâmetro de água precisa ser feita com cuidado e devagar.

O procedimento: aos poucos, jogue água do aquário na água do saquinho. E às vezes, jogue um pouco da água do saquinho fora. Assim que tiver entrado um grande volume de água do aquário, no saquinho, retire o peixe com uma redinha e solte-o no aquário tomando cuidado para não jogar a água do saquinho no aquário.

 

 

A Questão do L-número

 

Geralmente, os Cascudos que ainda não tem um nome científico definido, usam a letra L=Loricariidae (Loricarídeos). Isto ocorre pois uma revista alemã sobre aquarismo (DATZ) resolveu catalogar os Cascudos da Amazônia, porém o uso desses nomes serve somente para codificar as espécies, tipo: local de origem, tamanho e manchas do corpo das espécies catalogadas.

 

Os Cascudos que usam LDA-número foram catalogados por outra revista alemã (Das Aquarium).

 

Resumindo: Os Cascudos que usam L e LDA, não foram descobertos por biólogos e sim pelas duas revistas citadas acima. As razões são: diferenciação e catalogação de espécies.

 

 

 

Reprodução

 

Dimorfismo: na maioria das espécies de cascudos, o dimorfismo sexual é muito difícil de se observar e é somente possível em exemplares adultos. Exemplo: Baryancistrus sp. L-018 ou Cascudo Pepita de Ouro, Tamanho Adulto: 30 cm, a fêmea é mais roliça e um pouco menor que o macho.

 

Após um casal estar bem adaptado no aquário, o macho vai levar a fêmea para a sua toca, onde ela irá depositar os ovos.

 

Apos a desova, o macho vai proteger a prole até a eclosão (recomenda-se a retirada da fêmea). A eclosão dos ovos ocorre depois de 5 a 7 dias, mas varia conforme a espécie e temperatura.

 

A alimentação dos alevinos deve ter inicio após o desaparecimento do saco vitelino e deve ser igual à dos pais, porém em proporções bem menores. Devem ser retirados os restos de alimentos para que não prejudique os parâmetros da água, pois os alevinos são muito mais frágeis em comparação aos adultos.

 

 

Texto: John Nakachima e Liza Kamei

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu isso do "limpa vidros" sei.. por alguma razao coloquei em aspas porque nao sabia como se dizia ao grupo todo.. agora já sei que é cascudos..

 

Eu tenho varios aquarios e recentemente mudei de localidade e verdade que seja dita nunca pensei que houvesse tanta variedade e cores.. porque sempre so conheci os plecostomus.. os albinos e os normais. Apaixonei-me por alguns daí o meu interesse em saber mais algumas coisas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu isso do "limpa vidros" sei.. por alguma razao coloquei em aspas porque nao sabia como se dizia ao grupo todo.. agora já sei que é cascudos..

 

Eu tenho varios aquarios e recentemente mudei de localidade e verdade que seja dita nunca pensei que houvesse tanta variedade e cores.. porque sempre so conheci os plecostomus.. os albinos e os normais. Apaixonei-me por alguns daí o meu interesse em saber mais algumas coisas..

 

 

Boas,

 

Pois.... err... também não são "cascudos"! Este é um termo utilizado no Brasil para denominar estes peixes (o site aquahobby é brasileiro) e que resulta do facto de eles serem duros devido às placas ósseas que possuem e que se assemelha a uma casca.

 

Os peixes em causa são peixes-gato que, pelo que o termo correcto é Loricarideos que resulta da seu nome cientifico pois pertencem à Familia do Loricaridae, dentro destas incluem-se os géneros:

- Acanthicus

- Ancistrini

- Ancistrus

- Aphanotorulus

- Aposturisoma

- Baryancistrus

- Chaetostoma

- Cordylancistrus

- Crossoloricaria

- Cnetiloricaria

- Dekeyseria

- Delturus

- Dolichancistrus

- Epactionotus

- Exastilithoxus

- Farlowella

- Guyanancistrus

- Harttia

- Hemiancistrus

- Hemiodontichthys

- Hemipsilichthys

- Hisonotus

- Hopliancistrus

- Hypancistrus

- Hypoptopoma

- Hypoptopomatinae

- Hypostominae

- Hypostomus

- Isbrueckerichthys

- Isorineloricaria

- Kronichthys

- Lamontichthys

- Lampiella

- Lasiancistrus

- Leporacanthicus

- Lithoxus

- Loricaria

- Loricariichthys

- Loricariinae

- Megalancistrus

- Metaloricaria

- Nannoptopoma

- Nelinichthys

- Neoplecostomus

- Oligancistrus

- Otocinclus

- Otothyris

- Oxyropsis

- Panaque

- Paraloricaria

- Parancistrus

- Pareiorhina

- Parotocinclus

- Peckoltia

- Planiloricaria

- Pogonopoma

- Pseudacanthicus

- Pseudancistrus

- Pseudohemiodon

- Pseudolithoxus

- Pseudorinelepis

- Pseudotothyris

- Pterosturisoma

- Pterygoplichthys

- Rhadinoliricaria

- Rhinelepis

- Rineloricaria

- Schizolecis

- Scobiancistrus

- Spatuloricaria

- Spectracanthicus

- Squaliforma

- Sturisoma

- Sturisomatichthys

 

São conhecidas 706 espécies pertencentes aos 77 géneros que indiquei!! Por isso é que esta é uma das Famílias mais complexas que se conhecem!

 

Especificamente sobre as espécies que indicas....

 

Hypostomus plecostomus

Plecostomus punctatus (common pleco)

 

Atenção que o género Hypostomus é dos mais extensos e nem sempre o que compramos é o plecostomus!

 

"...Probably never accomplished. They normally spawn in holes in the river bank, but in mountain rivers and ponds that did not have earthen banks. In these habitats it must spawn in caves formed by rocks and/or driftwood...."

 

Hypancistrus sp.

 

Ancistrus sp.

Informação detalhada sobre a espécie com indicações para reprodução.

 

Acho que é melhores estudares um pouco e depois colocares questões mais específicas sobre as dúvidas que ainda tenhas!

 

Nesse momento, as pessoas que já têm experiência na sua reprodução (que não é o meu caso, sou apenas um teórico), poderão ajudar!

 

Bom estudo :puppydogeyes:

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda nao tenho perguntas mais concretas porque ainda nao me decidi :puppydogeyes: agora tive a ver os L46 e também me apaixonei.. nao sei que fazer :D

Editado por Niarctaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda nao tenho perguntas mais concretas porque ainda nao me decidi :puppydogeyes: agora tive a ver os L46 e também me apaixonei.. nao sei que fazer :D

 

 

Acho que deves tentar saber bem o que é cada uma das espécies...

 

L-046 se os arranjares serão bem pequeninos e custam na casa dos 100 euros cada um.

 

O último adulto que vi à venda custava 400 euros!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem cá vou por fotos dos que já tenho.. pelo que sei é um pleco normal e um pleco leopardo

 

Este só consegui tirar foto quando o mudei hoje de aquario porque estava dificil tirar uma vez que sempre que me aproximava com amaquina ele fugia

23julho2007007ls1.jpg

 

Este é o mais pequeno e que deve ser um pleco leopardo

23julho2007002la9.jpg

 

Com flash as cores nao ficam as mesmas sem ele ficam escuras :puppydogeyes: por isso tirei das duas

23julho2007003gs8.jpg

Editado por Niarctaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem cá vou por fotos dos que já tenho.. pelo que sei é um pleco normal e um pleco leopardo

 

Este só consegui tirar foto quando o mudei hoje de aquario porque estava dificil tirar uma vez que sempre que me aproximava com amaquina ele fugia

23julho2007007da2.jpg

 

Este é o mais pequeno e que deve ser um pleco leopardo

23julho2007002mh7.jpg

 

Com flash as cores nao ficam as mesmas sem ele ficam escuras :| por isso tirei das duas

23julho2007003ra8.jpg

 

 

Boas,

 

Não consegues fotos maiores?

 

Gostava de ver melhor esses "meninos" :blush:

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Bem, não posso dizer que sou um bom conhecedor, mas tenho 3 Hypostomus plecostomus no meu aqua de 200 L...

 

posso dizer que ao todo são duas femeas e um macho, isso porque neste momento o macho esta tomando conta dos recem nascidos dentro de uma toca...

consegui contar 6 ... pelas caldas a abanar... vou tentar pedir uma camara a prova dágua para poder obter uma imagem, mas não é garantido.

 

O macho distingue-se de uma simples forma, no meu caso, no macho cresceu um tipo de "bigode" junto a boca e no meio (por cima da boca) tipo unicornio.

 

05042010274.jpg

 

 

 

cumprimentos.

Editado por Staff_Online
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que em todas as espécies do género Ancistrus os machos apresentem barbilhos. Estes barbilhos são exclusivos do género Ancistrus.

 

cumprimentos

 

 

As fêmeas dos ancistrus também têm os barbilhos embora mais pequenos.

 

:thumbup3:

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Acho que deves tentar saber bem o que é cada uma das espécies...

 

L-046 se os arranjares serão bem pequeninos e custam na casa dos 100 euros cada um.

 

O último adulto que vi à venda custava 400 euros!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

 

 

:) lá se foram já esses..

 

foste logo escolher do mais caro que anda por ai.... ja pensaste num l81? sao fantasticos ABR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Staff_Online:

"Mature males and sometimes females have soft tentacles (bushy fleshy growths) on the snout - this is unique to the genus Ancistrus."

Os que tens não são Hypostomus plecostomus mas sim Ancistrus cf. cirrhosus.

 

cumprimentos

 

 

inda bem k não sao plecostomus:D afinal de contasn tens aqua pra isso;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais