A Minha Criaçao De Bettas


Niarctaa

Recommended Posts

olá deixo aqui algumas fotos dos meus bettas e de alguns dos cruzamentos. Espero que gostem

 

marode2006135zq6.jpg

 

marode2006443dz1.jpg

 

marode2006549wo2.jpg

 

marode2006241mv4.jpg

 

abrilde2006496du1.jpg

 

acasalamentoemmarode200kh4.jpg

 

abrilde2006507qq2.jpg

 

marode2006285ia4.jpg

 

abrilde2006488li8.jpg

 

mix2decriasdebettasmaiomg0.jpg

 

algumas fêmeas da criaçao

mixbettasfemeasis0.jpg

 

agostode2006009qt2.jpg

 

Os dois primeiros machos também so da criaçao

agostode2006028xa9.jpg

 

Aqui uma colisa também quiz sair na foto ;)

agostode2006037uk1.jpg

 

Este é o pai desses dois de cima

cdsdsaadsadwsadsawwfno9.jpg

 

abrilde2006377wf3.jpg

 

marode200601759hf0.jpg

 

 

marode2006347uu4.jpg

 

pohi5hi4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns, gostei de ver! Continua pois vais bem... Eu também estou a pensar fazer uma brincadeira dessas com bettas para breve, se tiver sorte depois mostro.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, essa criaçao é obra, os meus parabens.....

 

so uma coisa, os alevins da foto abaixo estao com que idade? é que tenho alevins com cerca de uma semana e meia e queria saber mais ou menos quanto tempo é que demoram a ficar com mais aspecto de bettas....

 

abrilde2006488li8.jpg

 

ja agora, nao podias decrever o teu metodo? se quizeres manda por MP

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem é assim eu agora já nao tenho oportunidade de fazer criaçao de bettas.. estes foram alguns dos que criei.

Para mim o mais importante de tudo é mesmo a preparaçao dos pais.. porque eu depois da primeira vez que consegui criar os bettas começei a fazer esperiencias em termos de temperatura e de diferentes tamanhos de aquarios.

 

O tamanho do aquario nao vai fazer com que eles criem ou nao.. simplesmente vai influenciar o crescimento ou mortalidade das crias.

 

fiz criaçao de bettas em aquarios de 15 cm de comprimento e outros em 30cm e cheguei mesmo aos 60 cm. Pela minha experiencia os melhores sao os de 30 cm. A epoca do ano tambem é muito importante por causa da formaçao do labirinto onde morrem muitos se houver algum genero de variaçao de temperatura.. (para verem as minhas figuras.. numa das 'experiencias' crieii os bettas no inverno e para evitar variaçoes de temperatura, visto que moro numa zona com muito frio no inverno, cheguei a colar com fita cola a tampa do aquario e a cobri-lo com uma manta..)

 

Em relaçao a idade deles nessa imagem so te posso dizer quando estiver em casa.. pois devo ter lá registado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem é assim eu agora já nao tenho oportunidade de fazer criaçao de bettas.. estes foram alguns dos que criei.

Para mim o mais importante de tudo é mesmo a preparaçao dos pais.. porque eu depois da primeira vez que consegui criar os bettas começei a fazer esperiencias em termos de temperatura e de diferentes tamanhos de aquarios.

 

O tamanho do aquario nao vai fazer com que eles criem ou nao.. simplesmente vai influenciar o crescimento ou mortalidade das crias.

 

fiz criaçao de bettas em aquarios de 15 cm de comprimento e outros em 30cm e cheguei mesmo aos 60 cm. Pela minha experiencia os melhores sao os de 30 cm. A epoca do ano tambem é muito importante por causa da formaçao do labirinto onde morrem muitos se houver algum genero de variaçao de temperatura.. (para verem as minhas figuras.. numa das 'experiencias' crieii os bettas no inverno e para evitar variaçoes de temperatura, visto que moro numa zona com muito frio no inverno, cheguei a colar com fita cola a tampa do aquario e a cobri-lo com uma manta..)

 

Em relaçao a idade deles nessa imagem so te posso dizer quando estiver em casa.. pois devo ter lá registado.

 

 

Mas para fazeres uma criaçao precisas de pelos menos quantos aquarios?

 

Ah mais uma coisa...os bettas precisam de aquarios onde o cilco de azoto esteja completo ou basta meter agua da torneira no aqua e meter os anti-cloros e ta feito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou anti por anti-cloro... eu em regra antes de colocar o macho no aquario para criaçao deixo ficar dois dias sem ter nada.

Se queres que os teus bettas alevins se desenvolvam depressa aconselho-te a separares os alevins quando eles tiverem ja tiverem um tanaho entre 0,5 para 1 cm.. por causa das hormonas..

para teres uma boa criaçao aconselho a terem pelo menos 4 aquarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou anti por anti-cloro... eu em regra antes de colocar o macho no aquario para criaçao deixo ficar dois dias sem ter nada.

Se queres que os teus bettas alevins se desenvolvam depressa aconselho-te a separares os alevins quando eles tiverem ja tiverem um tanaho entre 0,5 para 1 cm.. por causa das hormonas..

para teres uma boa criaçao aconselho a terem pelo menos 4 aquarios

 

 

Em relação aos 4 aquas

 

1 para o macho

1 para as femeas

1 para o acasalamento

1 para os alevins

 

Estou certo?

 

 

Em relação á agua... tu deixas a agua em repouso no aqua durante 2 dias e depois introduzes o betta no aqua certo? e depois voltas a mudar agua passada quantos dias? tiras a água toda do aqua ou fazes TPA?

 

Desculpa estar a ser chato com este assunto da agua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vou-te tentar explicar tudo desde o inicio

 

entao:

 

1) arranjar um macho e duas fêmeas das cores/ tipos de cauda que nos interessa

 

2) mater o macho em contacto visual com as fêmeas e vice versa.. eu colocava o macho num genero de maternidade num aquario comunitário e as fêmeas soltas.

 

3) alimentar bem e ir avaliando o interesse dos exemplares, ou seja se o macho vai começando a fazer ninho ou se as fêmeas ficam sempre perto do acrilico que as separa do macho ou se simplesmente passam olham e bazam..

 

4) Deves escolher uma fêmea que se mostre muito interessada pelo macho ou seja uma que esteja sempre perto dele.. e que ao mesmo tempo esteja redondinha

 

5) começas a tratar de um aquario para fazeres a criaçao.. muitas plantas flutuantes, termostato e arranjas algo de plastico ou algo transparente e que seja facil retirares da agua para colocares depois lá a fêmea. (nao esquecer que se tem que colocar agua apenas com uns 10 cm de altura)

 

6) depois de confirmares que a temperatura do aquario de reproduçao já está estável e que já tenham passado dois dias ou tres desde que puzes-te lá a agua podes colocar lá o macho.

 

7) passados outros dois dias colocas a fêmea no aquario.

 

:) o macho tem direito a 2 dias para fazer o ninho. Se o fizer soltas a fêmea.

 

9) em todos os meus cruzamentos eles acasalavam no dia asseguir a ter solto a fêmea e começavam cerca das 7 da manha!

 

10) se no final do segundo dia ainda nao ocorreu o acasalamento e o ninho ainda está bom.. esquece.. é sinal que a fêmea ainda nao estava preparada.

 

11) retiras a fêmea , tanto tenha ocorrido ou nao acasalamento aconselho a mante-la separada de outros peixes para que ela possa recuperar das lesoes sem qualquer problemas (dai o segundo aquario, ou entao colocas numa maternidade num aqua comunitario) e tens que a alimentar muito bem de novo.

 

12) nascem os alevins e quando começam a nadar na horizontal tiras o papá de lá..

 

13) colocas-o noutro aquario e tambem dás boa comida.

 

14) depois a época critica da formaçao do labirinto nos alevins que vai ate cerca dos 15 dias apos o nascimento

 

15) á medida que vao crescendo vais observando se vai ocorrendo lutas (eu separava todos aqueles que visse uma unica vez a nadar mais depressa atras de outro, para evitar ter barbatanas rasgadas..)

 

16) agora vem a parte que eu falei.. como os alevins libertam hormonas que prejudica o crescimento da outros alevins..se tiveres muitos juntos eles iram-se desenvolver a um ritmo mais lento (fiz experiencia por isso sei que é verdade) e tambem é aconselhado mudares agua ´mais frequentemente pela mesma razao

 

17) depois quando já estao num tamanho razoável juntas a fêmeas num aquario e os machos ou metes em copos ou noutras coisas qualquer.

 

há já me esquecia so aconselho a começarem a mudar agua depois da formaçao do labirinto (após 15 dias da eclosao) e as primeiras muito pequenas e vao-se aumentando a quantidade de agua retirada ao longo do tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicaçao ! banana rock

 

Depois eu volto entrar em contacxtyo contigo porque estou com ideias de fazer um DIY com as caixas da vodafone, fazer uma cascata e meter la uns bettas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicaçao ! banana rock

 

Depois eu volto entrar em contacxtyo contigo porque estou com ideias de fazer um DIY com as caixas da vodafone, fazer uma cascata e meter la uns bettas!

Fantástico palavras para quê, as imagens dizem tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Há pessoas que colocam uma pedra difusora no aquario e só a ligam depois do labirinto estiver formado nos alevins.. eu pessoalmente nao preciso de nada disso.. basta nao colocar muitos peixes no mesmo aquario.. podem-se separar por 2 ou assim e é da maneira se houver algum engano ou azar que nao morrem todos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 10 meses depois...

ola

 

já agora podias dizer a que dias os alevins de bettas ganham as suas cores??

 

agora estou a dar-lhes JBLnovobaby, tenho 2 criações com 3 semanas de diferença num aqua de 7 litros tenho uma amazonense anã ,2 camarões red cherries algumas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e não sei se os camarões comem os alevins mais pequenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu o ano passado consegui uma criação, mas só ressitiu um. Entretando a femea morreu. Ficou o macho e a filha. Depois foi a filha que morreu a 3 meses. Entretanto comprei uma femea para tentar reprodução mas devia trazer uma doença que morreu pouco depois assim como o macho que ja tinha aá algum tempo. Ja agora alguem tem femeas para vender????? Queria voltar a tentar pois e um espectaculo lindo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu o ano passado consegui uma criação, mas só ressitiu um. Entretando a femea morreu. Ficou o macho e a filha. Depois foi a filha que morreu a 3 meses. Entretanto comprei uma femea para tentar reprodução mas devia trazer uma doença que morreu pouco depois assim como o macho que ja tinha aá algum tempo. Ja agora alguem tem femeas para vender????? Queria voltar a tentar pois e um espectaculo lindo

 

Olá

Os Bettas estão muito bonitos espero que já tenhas retomado as tuas criações.

 

“ecavaco” neste momento a maioria das minhas criações ainda não tem 60 dias e são muito novos para reprodução mas se só precisares de uma fêmea posso-te arranja-la.

 

Se passares pela zona do fórum Almada e estiveres interessada manda-me mp.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...