Discus


Rodrigo Guimarães

Recommended Posts

boas

por acaso os discus libertam muco todo o ano ,ou so quando tem crias ?

ao que julgo saber esse muco serve para alimentar as crias nos primeiros dias de vida,nao sei se eles o libertam sempre.

 

de qualquer maneira isso de os plecos se agarrarem aos discos para sugarem o dito muco,é mais um mito que outra coisa,pode acontecer mas e pouco

 

provavel.

 

cumps

 

Achas mesmo??....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas mesmo??....

 

Abraço

 

boas ZE

 

acho mesmo que nao passa de mais uma das ideias feitas que frequentemente se veem aqui no forum.

 

pode acontecer ,mas nao me parece que seja uma regra a tomar.

 

 

pobres plecos ,com ideias destas estao condenados ...

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá , as férias dá-me para isto , hehe. Esta gente está equivocada , mito e tal ... pois quem os conheçe bem nem mito nem meio mito , isso não acontece (ponto) , leiam , investiguem , mandem mails , e se alguém tiver um pleco assim está a tratá-lo mal.São também amigos dos Discus, o meu tem 18 centimetros , http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...?species_id=580 nesta página descreve o Pleco origens , tamanho e outra informação em inglÊs útil , de Discus ele está bem marimbando , aliás dexeim-no na vidinha dele e ele nem os incomoda . O meu come pastilhas faz jardinagem nos meus aqua e é um habitante que eu meti a alcunha do xupa-xupa , é um albino , rijo como pedra (doido) senão passa tebta forçar , quem sabe um bom esconderijo , é cegueta que nem um albino , movimentos por perto é um torpedo , mas se fore devagarinho nem me vê a rede , a mão o que for que aproxime , já lhe suguei a cauda a aspirar o fundo e só assim ele se pira: Atenção , ele é omnivoro , por isso não se admirem de que coma peixes a morrer , e ovos , e plantas se não cuidarem dele , bem o Pleco é amigo dos Discus , esqueçam o mito que de mito tem pouco e se alguém viu um pleco agressivo só se for á defesa que se esticam para não ser comidos , tem escamas tipo armadura pré histórica e tem bicos e ou diversas "armas" para quem o conseguir abocanhar tá lixado , mas só isso , como passivo que é quem o incomoda só pode ter um espigão do dorso ou das ventrais modificadas que mais parecem asas de planador com bicos na ponta , espetado, eu não agarro com a mão , de resto se ele gosta do muco , provável que sim , se o discu deixou tava doente e olha o Pleco também não é esquesito seja Discu ou peixe a morrer é comida , (ominivoro) quando adulto , se alguém teve o problema causou-o , sim têm uma ventosa manhosa , sim, se é possivel , não sou expert consultei sites , nada aponta para isso , tadinhos dos plecos a foto de um igualzinho ao meu é aqui, e deixem lá os Plecos em paz , tratem-no com a mesma dedicação que pelos Discus das suas necessidades e nem o vêem , adora buracos para o tamanho dele , o meu está de castigo fora do comunitário grande até as plantas enraizarem bem , depois é todo dele , por agora anda na jardinagem nos outros 4 aquas que tenho passa umas noites fora e volta para um viveiro de zebras (200) que pfff , ng liga a ng .Pra alguns informem-se bem deles para não errarem muito no que escrevem como amantes de Discus , o Pleco é amigo...

 

http://images.google.com/imgres?imgurl=htt...%3Doff%26sa%3DN

 

 

um abraço

 

Jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ver aqui

 

aqui

 

aqui

 

aqui

 

e se mais pesquisarem, muitos outros artigos aparecerão, uns a corroborar uma teoria, outros outra, embora a maioria não aconselhe, ou pelo menos coloque bastantes reservas, na junção destas duas especies no mesmo sistema.

Com isto quero dizer que opiniões há muitas, e experiências também. Aliás, mais digo a quem estiver a ler que um dos principais criadores de discus franceses usa umas determinadas especies de plecos dentro dos seus aquas de discus, a fim de os manter limpos. Estranha pancada dele, mas que é verdade, é, e disso há videos a documentar.

 

Mas o facto de uns terem sorte e conseguirem manter os plecos ( e por plecos estou-me e vou-me referir aos l's na sua generalidade) com discus, sem prejuizo para estes, não quer dizer que outros não tenham experiencias contrarias. Pessoalmente, no meu aquario, já observei quer os plecos comuns, quer ainda ottos, a andarem atrás dos discus. Mal não lhes fizeram, pois no dia seguinte estavam em nova casa. Tambem ja observei, por varias vezes, em aquarios de terceiros, o resultado de uma briga entre 'pleco' e discu, e asseguro-vos: os espigões do pleco não estão lá só para ornamento.Além disso, a 'dentada', ou 'mamadela' de um pleco assemelha-se muito a um ataque bateriano, pois alem de retirar as escamas, acaba por abrir um buraco, pequeno que seja, que faz com que o animal fique exposto, então sim, a um ataque bateriano.

De todas as conversas que tive, do que li, e mais tarde do que experimentei, dos 'plecos' me resultaram consensualmente pacificos para juntar aos discus: quer o lda-25, quer o ancistrus dolichopterus foram por mim mantidos com sucesso com discus. Terá sido sorte daqueles individuos? É possivel, embora, como vos disse, a escolha daquelas duas especies ter sido efectuada com base em estudo e pesquisa.

 

Agora, do que estou a ficar realmente farto, é do tom autoritário com que se vai escrevendo aqui. É certo que cada um é como cada qual, como se diz na giria, mas há que poderar a maneira como se escreve, pois sendo a escrita 'fria', não se consegue, para além dela, avaliar as emoções e o estado de espirito de cada um. E por isso acho que cada um de nós deve, tem, e irá certamente, preocupar-se com a maneira como escreve e o tom como se dirige ao resto do foristas. Não conheço nenhum aquariofilista dono da verdade, e o que todos tentamos fazer aqui, e é esse o espirito deste forum, é partilhar experiências. Bocas como "eu é que sei", vão "pesquisar na net" e "está/estão errados, e "com a vossa ignorancia andam a enganar quem não sabe", além de serem de evitar, denotam que, quem as profere, só conhece uma realidade muito limitada acerca da aquariofilia...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo a todos , hoje mesmo falei com quem me disse , nasceu , apanhou em criança Discus á mão e 22 anos de Disucs no caso dele é muito , um rapaz novito ainda, que viu isso mesmo Plecos , no termo L´s vulgar , não sendo especificamente nenhum L em particular colados a Discus, ottos não possuo , Cae tenho dois perdem mais tempo um com o outro e quando perdem do com algum outro habitante , um dos Cae maior em comprimento que qualquer um dos meus Discus , apenas um chega pra lá , ou deixa passar , quero comer . Eu como sou meio maniaco em tudo o que faço até fico até as 5 da manhã a ver a "noite" nas disco dos meus Discus e povo , 5 estrelas , falando de experiência claro... de resto já fiquei mais apreensivo , não vá o diabo tecê-las , mas até hoje o "xupa-xupa" quer é paz e comida de plecos.

 

 

um abraço

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando este post e espero que não me levem a mal, o que acham da compatibilidade entre discus e ampulárias?

Eu gosto muito deste invertebrado para limpeza e é muito calmo, o que seria ideal, mas tenho medo em relação aos parasitas que poderão ter e ao mesmo tempo se a medicação para os discus não os afectará?

No outro aq tenho 2 enormes, há 1 ano e são um espectáculo....

Obrigada e desculpa Rodrigo pela intromissão :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando este post e espero que não me levem a mal, o que acham da compatibilidade entre discus e ampulárias?

Eu gosto muito deste invertebrado para limpeza e é muito calmo, o que seria ideal, mas tenho medo em relação aos parasitas que poderão ter e ao mesmo tempo se a medicação para os discus não os afectará?

No outro aq tenho 2 enormes, há 1 ano e são um espectáculo....

Obrigada e desculpa Rodrigo pela intromissão :blush:

 

Pat ,pelo o que já li e não tenho a experiência de ter discus não a qualquer incompatibilidade ,podes por perfeitamente que as ampulárias não vão fazer mal aos discus.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso das ampularias tens de ter em atenção a alguns tratamentos que possas fazer aos discus...nomeadamente o esHa 2000, pois embora este seja perfeitamente administrável aos peixes, plantas e camarões, já para os caracóis é letal.

 

cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais