Killis E Ajuda Na Identificação


Rptavares

Recommended Posts

Olá

 

Tapa bem os buracos todos. A lã dos filtros é um bom material para isso.

 

Não te preocupes com o pH dos gardneri. Não vale a pena usares água engarrafada. Tem apenas cuidado com variações bruscas.

 

Os peixes da tua fotografia parecem Fundulopanchax gardneri numa das suas muitas variantes. E são estirpe de aquário portanto sem população. Se distribuires descendência identifica-os sempre apenas como Fundulopanchax gardneri.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 144
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ola

 

vi numa revista de aquarios a uns tempos um artigo sobre killis onde diziam que para uma certa espécie só era preciso um garrafão de 5 litros e musgo-de-java para se fazer criação!

 

eu tenho um aqua,de 7 litros, aqui em casa sem nada e queria saber qual o nome dessa espécie para poder ter um casal!

 

obrigado e cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

São muitas as espécies de killies que podem ser mantidas e criadas nessas condições, sobretudo do género Aphyosemion. No entanto um aquário de 7 litros só dá para manter um casal reprodutor ou então alguns alevins/juvenis. Acaba por ser sempre necessário ter mais aquários para a descendência.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

http://motarsolitario.tripod.com/killies/

 

ola aqui a tempos recebi estes meninos mal identificados, informaram-me que poderiam os 1º simp.bokermani e os 2º cynopoecilus melanotaenia.

Alguem me pode confirmar?

ja agora se alguem tiver femeas eles agradeciam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

isto parece um topico um pouco, morto.

 

Acho que falta aqui um tópico inamovivel sobre a espécie para que alguem como eu que nao percebe nada disto se possa interessar.

 

O que são killies?

 

de onde são?

 

quais os seus biotopos?

 

alimentação?

 

reprodução?

 

parametros da água?

 

etc. etc.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Zeneo

 

 

As tuas questões são tão genericas que te sugiro que convides alguem da APK para se mudar para tua casa de modo que tenhas o tempo suficiente, conforme vão correndo os dias, para inquirir tudo o que há a saber sobre o enorme numero de especies de Killis existentes e suas necessidades. Se esse socio da APK for do sexo oposto ainda melhor para ti...

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

até que sou (bem) casado. :lol:

 

de qualquer forma aquilo que acho que pretendia eram informações genéricas e nao especificas. :lol:

 

 

As informações genéricas serão o primeiro passo para um possível interesse pela espécie. :D

 

 

Por isso não vejo razão não haver informações genericas para motivar possíveis interessados (curiosos) e por aí depois de apreederem as informações genéricas se interessarem pelas especificas.

 

 

são elitistas? :):)

 

ou são só peixes? :)

 

aquilo que ainda não compreendi muito bem bem no hobby da aquariofilia em portugal é esta necessidade tão grande de querermos todos parecer um supra-sumo na manutenção de uma espécie. A (aparente) necessidade que todos têem de classificar os peixes (ou plantas) pelo seu nome cientifico em vez de os classificarem sempre que possível pelo seu nome vulgar.

 

Que eu saiba isto é só um entertenimento, é para ser divertido, não é para ser cientifico.

 

 

cumps.

ZéNéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Zeneo

 

Mais de 99% dos killis e dos peixes de aquario não têm nome comum . Pela simples razão de que não existem em Portugal e por isso não foram "baptizados" pela população. Nos Estados Unidos procuram sempre que possivel dar um nome comercial a cada especie, inventar um, mas na maior parte dos casos não conseguiram ainda. E para quê? Os peixes já têm o seu nome proprio que é o cientifico.

Pelas tuas perguntas vejo que não tens muita experiência de aquariofilia. Convido-te a ingressar na APK e verás que elitistas é coisa que não somos e estaremos sempre prontos a esclarecer as tuas duvidas sobre qualquer aspecto da manutenção e reprodução de Killis. Até te oferecemos Killis! Tambem já te apercebeste que temos sentido de humor. Que é que estás á espera?

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, eu não concordo muito contigo, mas isso são outras histórias...

 

Zeneo:

 

quanto as tuas informações, aquilo que posso adiantar é que a "família" dos killies é tão grande e tão variada que seria impossivel dar um nome comum a todos os peixes.

No brasil por exemplo, cada peixe tem um nome comum que difere de zona para zona e a confusão quando falamos pelo nome comum é enorme.

O nome ciemtifico é a unica maneira de podermos falar com toda a certeza, de um determinado peixe. Se eu, por exemplo, falasse num lira laranja, ficaríamos todos a olhar para o boneco sem saber no que estava a falar...

 

Quanto a necessidades dos killies, cada especie tem as suas, como em qualquer outro tipo de peixes, mas basicamente são peixes de poça (águas paradas).

Depois tens peixes que depositam os ovos em mops's (bonecas de lã), outros enterram os ovos no substrato.

 

É dificil estar a falar genericamente.

Com umas perguntas mais especificas será mais fácil elucidar-te.

 

Qualquer coisa, está à vontade.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que um sticky generalista acerca de killies n era mal pensado.

 

é que ainda por cima esta secçao do forum e tao pouco movimenta que acaba por n haver mta informaçao...

 

sem la uma coisa qq acerca de curiosidades de killies, tempos medios de vida, sociabilidades, reproduçao....

n é preciso falar de todas as especies :D

 

so mm dar assim uma achega, eu proprio ja andei a procura de sites de killies so por curiosidade para ver coisas acerca deles e n encontrei mts decentes...

 

ninguem aqui consegue resumir o que é um killie?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Posso tentar...

 

Killis

 

Peixe viviparo, ou ovíparo, encontram-se nas Américas do Norte e Sul, África e Ásia, em rios, lagos e pequenas lagoas.

As espécies de regiões onde há secas frequentes sobrevivem apenas um ano e são chamadas de especies anuais.

São peixes de coloração garrida, mas podem ser dificeis de encontrar.

São considerados dificeis de criar, mas isto não se aplica a todas as especies.

Recomenda-se a sua criação em aquarios só para eles, pois pode haver cruzamentos entre as especies. Normalmente estes aquraios não necessitam de filtragem, mas deverão ser aquecidos.

No habitat natural, são peixes insectivoros, mas em aquario aceitam flocos e granulado desde que habituados desde cedo, embora haja especies que só aceitem comida viva.

São classificados conforme a forma de reprodução.

As espécies que depositam ovos, colocam-nos sobre plantas ou tufos de lã (Mop).

As espécies anuais que gostam de escavar, deverão ter à sua disposição um fundo de turfa (ou um recipiente) para poderem enterrar os ovos.

A turfa pode depois ser colectada e guardada para a incubação (diapausa) que varia conforme a especie e a temperatura.

 

Isto é tudo muito geral, mas crio que já ficam com uma ideia melhor do que são killis.

Espero ter ajudado nalguma coisa.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

 

Obrigado zezinho,

 

 

era mesmo isto que eu pretendia.

 

 

Já consegui compreender que algumas espécies são anuais e outras não.

 

Parecem-me espécies didiceis de manter

 

No entanto continuo a sugerir ao moderador do forum que crie um tópico inamovivel em que cada criador de uma espécie interessado em difundir a sua, faça um sub-tópico sobre a sua em que colocaria fotos dos meninos, parametros da água, alimentação, reprodução, etc.

 

 

Penso que seria uma grande ajuda para quem não conhece.

 

A minha questão acerca dos kills é que sou criador de ciclideos (malawi) e tendo um aquario de 80 lts. vazio que gostaria de iniciar na criação de outra espécie.

 

Se tiver a informação apropriada por que não kilis?

 

Se não tiver informação muito dificilmente optarei por esta espécie, não acham?

 

Nas espécies anuais a reprodução é fácil por forma a manter a espécie ou todos os anos se têm de comprar novos peixes?

 

cumps.

ZéNéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

A intenção não é ter 760 tópicos de informação.

 

A minha ideia é um tópico em que cada interessado fizesse uma ficha da sua espécie como por exemplo a que está a ser criada no forum dos ciclideos.

 

cumps.

Zénéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas nunca de comprar novos peixes a não ser que te morram os procriadores, pois tens as turfas e no fim da diapausa voltas a molhar e tens novos individuos, para manteres a tua colonia...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

 

Nas pesquisas que tenho feito, interessam-me os individuos das planicies aluviais da africa ocidental

 

O aqua deverá ter este aspecto?

Pic_3873_13.jpg

 

 

As especiés penso que serão os Aphyosemion australae e os Epiplatys dageti

 

são espécies não anuais?

 

que especies mais poderei acrescentar?

 

são fáceis de encontrar?

 

são fáceis de manter?

 

Os parametros da água deverão ser:

 

Temperatura: 21 a 23º

 

Poderão admitir temperaturas superiores?

 

PH: 6

 

CaCO3: 50mg/litro

 

deverá acrecentar-se turfa ao filtro?

 

A filtragem deverá ser fraca?

 

cumps.

ZéNeo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aquilo que tenho visto, e pesquisado, todos os killies gostam de aquarios plantados. Por isso para não stressarem muito, será boa ideia ter um aquario bem plantado, onde eles se possam esconder.

 

Mas tens de ter cuidado com uma coisa. Falaste em Aphyosemion australe. Certas plantas podem ser preferidas para eles efectuarem a desova, por isso não as recomendaria, uma vez que vais iniciar a criação. Plantas de folha larga serão mais indicadas, nesta fase. Mas isto é como em tudo, eu por exemplo não tenho nada no aquario a não ser mop e umas plantitas flutuantes e uns esconderijos em barro para a fêmea se poder esconder das investidas do macho. Sim só água, e alguns esconderijos. Nem areão, nem nada....

 

Os aphyosemion australe são dos mais fáceis de manter. Aguentam bem as variações quimicas da água e as temperaturas não deverão exceder os 28-30º (no máximo dos máximos), pois isso provocará a morte dos peixes. Por seu lado, temperaturas inferiores a 25º diminuem as posturas. O períodod de incubação para os aphyosemion australe é de 15 dias (mais ou menos)... Deves alimentar o trio reprodutor muito bem e quanto mais proteica for a alimentação, mais ovos vais ter.

Eu alimento os meus com uma mistura caseira, mas podes dar larva de mosquito vermelha congelada, artemia e ração granulada, para se habituarem a todo o tipo de comida.

 

Quanto às Epyplatis, não te posso dizer nada pois não mantenho essa espécie.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Zezinho

 

Fiquei com muita curiosidade ao saber que "não concordas muito comigo" e que "são outras historias"!

O que eu disse é senso comum e o Rubinho, que é um Killiofilo empenhado, confirmou baseado na sua experiência do mundo da kilifilia. É que nem se trata sequer de opiniões, são factos.

Os aquarios de Killis não são plantados, por regra. Geralmente têm o fundo nu por uma questão de facilidade de limpeza. Podem claro ter plantas a flutuar ou em vasos(raro).

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

axo que os dois tem razao.

por um lado e mais facil a manutençao se o aquario nao tiver nada para alen do essencial.

por outro lado axo muito mais bonito um aquario decorado com plantas troncos, etc.

eu tenho varios so com essencial, mas tambem tenho algums plantados com varias especies. o problema esta em que se para reproduzir convem ter um outro aquario so para o efeito de criar alevins e desovas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu expliquei-me mal...

Em relação à montagem dos aquarios concordo plenamente contigo Paulo, nisso não tenho a minima duvida, pois os meus tb não são plantados, embora me tenham aconselhado a por plantas...

Mais fácil manutenção sem duvida.

Nos meus é plantas glutuantes, musgo de java nalguns e mais nada...

Nisso estamos de acordo.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Ou se tratou de um lapso ou estou perante uma notícia muito interessante... « Killis vivíparos » ?

Se considerarmos os Killis como todos os Ciprinodontídeos e não apenas os peixes da maravilhosa família Ciprinodontidae, então são também enquadráveis os ovovivíparos da família Goodeidae e da sub-família Poeciliinae. Assim sendo esta notícia é fantástica e aguardo com ansiedade a vossa confirmação.

Caso se confirme essa hipótese, a A.P.K. é também a Associação dos criadores de espécies da família Goodeidae e da sub-família Poeciliinae ?

A ideia que eu tenho é outra mas peço que me confirmem por favor é muito importante.

Se não for um lapso e de facto existirem “ Killis “ vivíparos, ainda mais necessito da vossa ajuda.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde à muito que não via uma conversa tão interessante. E não sei se repararam mas o ZENEO deseja killis das planícies aluviais africanas e entre eles Epiplatys dageti ....

 

Este é um desejo que não se deve perder. Considera-te o feliz proprietário de um trio de Epiplatys dageti monroviae (é só aparecer numa reunião da APK - 1º sábado de cada mês no Espaço Monsanto em Lisboa, vale a pena - a reunião)

 

Os killis ou killies, são ciprinodontídeos que possuem representantes em muitos continentes, mas a maior diversidade quer em géneros quer em espécies encontra-se na América do Sul e em África (oeste).

 

Só para dar uma achega em relação à utilização de termos científicos vs nomes vulgares. Parece-me óbvio que para muitos entusiastas a designação científica pode parecer complexa, no entanto não tem absolutamente nada de confuso (quer dizer, a não quando alguém resolve baralhar tudo... mas isso é outra história).

 

O que é importante dizer em relação aos killies é que a sua manutenção no seio de associações, como é a APK, obriga (será) ao cumprimento de regras éticas que visam sobretudo a manutenção de espécies/populações puras (e aqui aposto que nesta altura já lancei a confusão) em detrimento de hibridos, etc, etc...

 

É por esta razão que na killifilia é de grande importância, senão um dos aspectos mais importantes, manter as designações científicas da espécie e dos locais de recolha com mais exactidão e garantir a perpetuação dessa informação.

 

ZENEO, não leves a mal mas habituas-te depressa a ver designações nos aquários como:

 

Epiplatys fasciolatus zimiensis "Faimah" SL89, respectivamente a designação científica, o local de recolha (povoação mais próxima) e o código de recolha.

 

Paulo Lopes

APK 40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cyprinodon e Zezinho

 

 

Não, os Killis continuam a ser só Ciprinodontideos oviparos. Tens é o contrario, Godeideos oviparos como os Empetrichthys.

A estranheza teorica dos nomes cientificos é só mesmo teorica. Depressa se dizem os nomes cientificos rapidamente e sem problemas e como diz o Paulo lopes até as populações entram no nosso vocabulario sem demais. Ao fim de pouco tempo o teu "disco rigido" ficará cheio de nomes de cariz grega ou latina, basta que frequentes as reuniões da APK e sejas socio. Imperdivel, para ligar os nomes aos peixes é ir á convenção onde terás um largo numero de especies para ser visto e comprado.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, é um erro do livro de onde tirei as informções. Pelo facto peço imensas desculpas, mas era o que estava no livro.

Eles referem-se aos killis como carpas dentadas. Daí o erro provavelmente.

As minhas desculpas mais uma vez.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...