Killis E Ajuda Na Identificação


Rptavares

Recommended Posts

Peço desculpa pelo offtopic! :?

Ninguém tem um macho de F. Gardeneri "Akuré" que me possa vender/trocar/oferecer? Ou saiba de alguam loja onde haja? O meu saltou-me para fora do aquario... Tenho a fema sozinha á mais d 2 semanas!

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 144
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olas.

Este fim-de-semana dei uma saltada à Galiza e entrei lá numa loja de animais para ver como era aquilo, depois de uma olhadela mais atenta aos aquarios, vi que num aquario de escalares (30 a 40) andavam 4 killies pequenitos.

Como devem imaginar os bichitos estavam praticamente a ser comidos vivos , e como não pude continuar a assistir a este triste espectaculo, decidi comprar os pobres 4 animais.

O vendedor não sabia nada sobre os ditos, mas a meu pedido e a todo o custo lá foi espreitar a factura do fornecedor na qual dizia o seguinte: Killie amarelo (Panchax).

Como não perecebo nada de killies peço-vos ajuda no seguinte:

1-Esta denominação esta certa?

2-Paguei cerca de 1,50 por cada. Foi caro?

3-Qual a longevidade desta especie?

4-Que hábitos alimentares?

5-Parametros de agua ideiais, e sociabilidade.

6-Qual o metodo para a sua reprodução? È viavel?

Aqui vai as fotos possiveis dos bichitos (acho que são dois casais):

 

Pic_3703_10.jpg

Pic_3703_21.jpg

São muitas perguntas, de qualquer forma eu e eles conamos convosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me aplochelios lineatus essa denominaçao e certa mas segundo sei ja esta desactualisada mas os mais entendidos poderao esplicar melhor. e bastatante facil reproduzir por mop, alimenta-se de tudo que caia na agua mas se deres larvas mosquito artemia e ate algumas formigas eles vao agradecer. Devido ao seu tamanho em adulto aconselhote a colocares num aquario de 100 litros plantas altas e ou de superficie. Os gopisinhos e que em pouco tempo te desaparcerao pelo menos os pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que o site esta com falhas parece que de a tempos para ca ouve ali algo que se foi so da para ver completo numa das linguas.

mas e isso.

ja agora aproveito para perguntar se alguem tem uma femea que possa dispensar ou trocar por um maxo, teem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os Aplocheilus, de que o mais comum e também mais vistoso é a estirpe Ap. lineatus Gold (procurem no post do Ruben sobre a convenção da SEK para verem uma foto do casal que o João Milhinhos levou), são peixes do sudoeste asiático com uma distribuição geográfica muito larga.

 

Para todos os efeitos ( a naão ser a distribuição geográfica) são idênticos aos Epiplatys.

 

Os Ap. lineatus são animais vorazes, que se alimentam de quase tudo, desde comida viva a flocos e os machos irão atingir o comprimento de 12-13cm. Em termos de longevidade em aquário, penso que quatro anos não será dificil de atingir, embora ache que os poderão manter mais tempo.

 

São peixes muito fáceis de reproduzir (não mantenham dois machos em simultâneo no aquário a não ser que seja um muito grande com bastantes plantas e esconderijos), colocam ovos (grandes com cerca de 2,5mm) quer no musgo de java quer no mop flutuantes.

 

Por útlimo. Não quero desanimar ninguém mas eu tenho dúvidas quanto á espécie representada nas fotografias. Será necessário esperar mais algum tempo e esperar pela coloração definitiva dos mchos para fazer uma identificação mais precisa.

 

Paulo Lopes

APK40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma curiosidade sobre os ovos :)

Eles alem de grandes são muito resistentes podem ser apertados á vontade ser ter medo de os esmagar.

 

Eu aperto o musgo-de-java entre os dedos para os descobrir :lol:

 

O mais aconselhavel é o mop pois facilita a tarefa de encontar os ovos.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Estão a ir num equivoco. Pelas fotos, e só consegui descortinar fêmeas, trata-se do Aplocheilus panchax. As cores do macho do A. lineatus, mesmo do Gold são completamente outras.

As condições de manutenção e de reprodução são essencialmente as mesmas.

Seria optimo se houvessem mais fotos até para não deixar duvidas.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou da opinião que se trata de um Fundulopanchax nigerianus. Aliás, respondí há dias a um e-mail da Vanessa nos seguintes termos:

 

"O teu peixinho é quase de certeza um Fundulopanchax nigerianus. Vê esta fotografia - http://www.vascogomes.net/Imagens/Fotograf...Makurdi_M_3.jpg .

 

É uma espécie que aparece com alguma regularidade no comércio. Quase sempre vem identificado como "Aphyosemion gardneri" ou "Fundulopanchax gardneri". Enfim, problemas de nomenclatura. Atenção que o teu peixe não tem população conhecida, é uma estirpe de aquário (não podes dizer, por ex., que o teu peixe é da população "Makurdi", como o da foto).

 

Já os tive há uns anos atrás. São muito fáceis e prolíficos, uma excelente escolha para começar na killifilia."

 

A fotografia que eu lhe indiquei é a mesma que tu mostras cheers Atenção à questão da população. Os da Vanessa não são Makurdi.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pela magnifica colaboração.

cmo disseram, vou esperar mais algum tempo e depois tirar novas fotos para incluir aqui no tópico.

Até la, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um casal... o macho é igualzinho a esse, tambem se custuma chamar de nsukka, não é?

Aí há uns 2 meses, consegui que eles dessem ovos, e ate nasceram uns peixitos, mas agora sempre que ponho os 2 juntos a femêa dá "porrada" no macho, é normal? alguem me sabe esplicar porque? será das temperaturas altas? :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao que o ser parecido nao quer dizer que seja. e na duvida e sempre melhor ficar apenas identificado como apenas F. garderi

sem populaçao para que mais tarde nao enganem ninguem.

os que a vanessa tem sem serem estes sao F. garneri garneri n'suka e proveem de criaçao minha que por minha vez adquiri do joao milhinhos. mas nao sao esses da foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Se bem me recordo, a de cima é um macho de Simpsonicthys zonatus e a de baixo um macho de Simpsonicthys boitonei. A distinção faz-se pelas barras negras nas barbatanas dorsal e anal.

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais