Anúbia


wilchespires

Recommended Posts

Boas, uma informação breve que preciso do pessoal dos plantados :crazyeyes: Há 1 semana apareceu na minha Anúbia um rebento novo, ao inicio pareceu-me mais uma folhinha, passou-se uma semana e tenho reparado que a folha ñ abre, tava agora a olhar pra ele e tem um caule mais comprido que os das restantes folhas, nasceu mais ao menos do centro da planta. Será que isto é o tal bolbo de que se fala?? Se sim que devo fazer com ele??

 

Ps. Tenho a Anubia presa a um tronco.

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso deve ser a flôr da anúbia... tanto quanto sei, as anúbias não originam bolbos.

 

Vê lá se não é parecido com isto:

 

varenr101_large.jpg

 

(Foto de www.tropica.com)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso deve ser a flôr da anúbia... tanto quanto sei, as anúbias não originam bolbos.

 

Vê lá se não é parecido com isto:

 

varenr101_large.jpg

 

(Foto de www.tropica.com)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Quem sabe sabe :crazyeyes: quem ñ sabe e ñ olha pra uma simples imagem dum site que por acaso até consta dos favoritos do PC de serviço faz perguntas destas :D É tal iqual, só inda ñ tem a flor aberta.

Luís já agora outra pergunta, que espero ñ ser tão ingénua, dá pra dividir a Anúbia e fazer pegar de estaca a outra parte?

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pessoal, parece que quanto á flor já ñ me restam dúvidas. Agora outra pergunta se ñ é muito viável dividir a Anubia pra replanta-la por retardar o seu desenvolvimento, alguém conhece alguma forma de o fazer?

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Wilchepires

 

 

Para dividir Anubias (acontece o mesmo aos fetos de java) tens que dar um corte limpo com faca ou tesoura nas raizes da planta...

 

Mas tem que ser mesmo corte limpo, se partires com a mão, dará azo a planta resentir-se (atrasar o crescimento) ou mesmo apodrecer o "rizoma"

 

Espero ter ajudado

 

 

Cump

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para dividir Anubias (acontece o mesmo aos fetos de java) tens que dar um corte limpo com faca ou tesoura nas raizes da planta...

 

Mas tem que ser mesmo corte limpo, se partires com a mão, dará azo a planta resentir-se (atrasar o crescimento) ou mesmo apodrecer o "rizoma"

Faço minhas as tuas palavras.

 

Deixo só a nota, que geralmente quando se poda o rizoma de uma anúbia ele não cresce mais. O que vai acontecer é que um pouco antes do corte, vão nascer dois rizomas novos, parecido ao que acontece nas plantas de caule.

 

Não é muito perceptível na foto seguinte, mas é apenas uma anúbia:

 

anbia1.jpg

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, penso que percebi, corto o rizoma com uma tesoura, irá nascer na parte anterior ao corte 2 rizomas, de onde nascerão literalmente 2 Anubias novas...

 

Abraço e obrigado a todos pelo contributo :(

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais