Discus Inquietos


Recommended Posts

Boas.

 

Este post vem na sequência de um outro com praí... um mês.

 

Tenho um aqua com 200L, PH 6.8, temp.29/30º, sem amónia. Já há quase dois meses, o meu Discu Turquesa que estava sózinho na altura, tinha o hábito de se roçar nas plantas de vez em quando. De resto estava óptimo, cores bonitas e comia bastante. Depois apareceram as barbatanas ratadas. Fiz o tratamenro com esha 2000, passou....Depois apareceu Íctio, matou-me dois bótias, dez cardinais e dois Rams, fiz o esha exit e passou.

 

Com o intervalo devido resolvi tratar do problema das "comichões" com Tremazol. Durantes uns dias achei que tinha resultado mas foi só impressão minha: está tudo na mesma e agora já tenho outro Discu a fazer o mesmo.

 

Não sei mais que fazer, a minha casa está cada vez mais parecida com uma farmácia. O que é estranho é que o comportamento não se agrava, mantem-se o mesmo há já quase dois meses. Todos comem bem e têm as cores bem vivas....

 

O que faço?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Este post vem na sequência de um outro com praí... um mês.

 

Tenho um aqua com 200L, PH 6.8, temp.29/30º, sem amónia. Já há quase dois meses, o meu Discu Turquesa que estava sózinho na altura, tinha o hábito de se roçar nas plantas de vez em quando. De resto estava óptimo, cores bonitas e comia bastante. Depois apareceram as barbatanas ratadas. Fiz o tratamenro com esha 2000, passou....Depois apareceu Íctio, matou-me dois bótias, dez cardinais e dois Rams, fiz o esha exit e passou.

 

Com o intervalo devido resolvi tratar do problema das "comichões" com Tremazol. Durantes uns dias achei que tinha resultado mas foi só impressão minha: está tudo na mesma e agora já tenho outro Discu a fazer o mesmo.

 

Não sei mais que fazer, a minha casa está cada vez mais parecida com uma farmácia. O que é estranho é que o comportamento não se agrava, mantem-se o mesmo há já quase dois meses. Todos comem bem e têm as cores bem vivas....

 

O que faço?

Obrigado

 

Praziquantel! Depois do Tremazol, só mesmo isto!

 

Ou espera por mais opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

azul de metileno a 1% na quantidade de 5ml para 100l de agua cuidado é se tiveres plantas convem tirar

 

É outra hipótese! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o intervalo devido resolvi tratar do problema das "comichões" com Tremazol. Durantes uns dias achei que tinha resultado mas foi só impressão minha: está tudo na mesma e agora já tenho outro Discu a fazer o mesmo

 

Os tratamentos para parasitas externos tem de ser repetidos passado 1 semana senão os resultados vão ser nulos (ou quase). E mesmo que se faça o tratamento 2x não é garantido que fiques livre de parasitas.

 

Falta alguma informação importante, nomeadamente, volume e regularidade das TPA's e se limpas os filtros com regularidade. Um aquário com falta de higiene também ajuda na proliferação dos parasitas.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fiz os tratamentos com os intervalos e repetições devidas (como já tinha dito).

 

Faço TPA´s de 30% de 4 em 4 dias e limpeza do filtro de 3 em 3 meses. Todas as TPA´s são feitas com aspiração do fundo.

 

É verdade jonasguindaste, Íctio a 30º....

 

Vou experimentar o Praziquantel.

 

Obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também nunca tive ictio a 30º mas já presenciei no aquário de uma pessoa amiga.

 

Abraço,

Daniel Fortes

 

olá , pois eles sobrevivem a altas temperaturas , só acelera o ciclo , espero que esteja esclarecido , o facto de se aumentar a temperatura é para aumentar o ciclo e eles se soltarem do hospedeiro e reproduzir , ai sim ficam vulneráveis , por isso se usa soluções de sal , e ou minerais (aquapur plus da JBL) para ajudar a libertar os parasitas das mucosas , daí ser um mal necessário , ou ficam lá , na mucosa na mesma até atingirem maturidade e se reproduzam , mas sim vivem bem se não os matarem , usar um lãmpada UV , evita a propagação após tratamento (intervalo) e o 2º tratamento ajuda a matar os que sobreviveram na água , mas com uma UV após tratamento da água senão ficar nenhum no hospedeiro , bye bye parasitas externos (incluido o ictio) , uma abraço.

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderá ser instabilidade nos parametros da água, pára as tpas durante 3 dias e repara se ficam mais calmos....

por vezes com tanta tpa causamos uma certa instabilidade nos parametros , e pode ser que se o aqua repousar um pouco atinjas o equilibrio da água, e depois voltas á carga

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais