Recommended Posts

Mais uma vez obrigado Jose ! Apesar de falarmos a mesma língua, as vezes eu não entendo o significado de algumas palavras em certas frases aqui no fórum, pois sou do Brasil (RJ) e muitas palavras não temos o costume de usarmos aqui :oops: !

 

Abraços.

Editado por Velafobia

VelaFobia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Desculpem "desenterrar" este tópico :D , (mas a alternativa era criar outro...)

 

Até agora tenho tido um aquário de 60L.

 

Com um aspirador a pilhas e uma mangueirita despejo entre 10 a 15L (dependendo das circunstâncias) para o balde, e balde na sanita.

Depois encho 2 a 3 garrafões de 5L na torneira, no inicio ainda temperava, agora já não, junto o anti-cloro ou o aquatan e 5 ou 10 minutos depois entra no aquário

 

Agora :D , estou a montar o novo SUNSUN de 250L!

 

Os TPAs serão por norma de 40L, não me vou preocupar com a temperatura da água de entrada e,

 

O Balde e o Garrafão já não são opções. yikes

 

Estou, e já comprei algumas peças deste puzzle, a preparar um sistema mais "user-friendly"para os TPAs:

 

Tenho este novo aquário num parede da sala que dá para um terraço onde tenho:

 

- 1 torneira

- 1 ralo

 

:)

 

Portanto...

 

Saída: Bomba power head emergida > mangueira > ralo

 

Entrada: Torneira > mangueira > aquário

ou

Entrada: Torneira > mangueira > (recipiente 40L elevado > mangueira) > aquário

 

E é aqui nestas duas opções de Entrada que está a minha dúvida,relacionada com o acondicionador/anti-cloro...

 

Pela leitura deste (e outros tópicos) percebi 3 tipos de filosofias:

 

- Os que pura-e-simplesmente não usam acondicionador, e lá-vai-disto directamente da torneira, aparentemente sem consequências negativas!

- Os que, também não usam acondicionador, mas deixam a agua da torneira "repousar" durante 24/48 horas num recipiente antes de colocá-la no aquário.

- Os que usam acondicionador/anti-cloro no recipiente ou directamente no aquário.

 

E a questão é a seguinte:

 

Se usamos um recipiente: A quantidade de acondicionador/anti-cloro adicionado no recipiente é ditada pelo volume desse recipiente (a quantidade de acondicionador num TPA de 40L é uma proporção para 40L).

 

Se NÃO usamos um recipiente,e injectarmos agua directamente da mangueira no aquário:

 

A quantidade proporcional de acondicionador/anti-cloro, que colocamos directamente no aquário tem que ser:

 

- proporcional aos 40L correspondentes á agua nova que entra? ou,

- proporcional aos 250L correspondentes á totalidade do volume do aquário?

 

Quais são as vossa ideias / experiências nesta particular questão?

 

( Desculpem lá também a extensão do post :wub: )

Editado por pvega
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres possibilidade faz como eu:

para tirar a água uso a mangueira, ponho-a lá dentro, sugo e ela faz o resto. Retira para um balde e não directamente para o cano, pois pode haver algum peixe que seja sugado.

para repor a água, se houver possibilidade mete a mesma mangueira ligada a torneira e põe muito pouca água a correr, se possível junto da resistência, para que caia pouca e a resistência dê vencimento no aquecimento. Depois podes ir dando um olhinho até que o aqua esteja cheio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já não entendo nada...

Afinal de quanto em quanto tempo é que é aconselhável fazer TPA's???

Eu costumo fazer semanalmente,tenho um aqua de 200 lts e todas as semanas troco em média 30 lts.

Tenho andádo com um problema de bactérias,este fim de semana corri uma dezena de lojas á procura de sera backtopur para ver se resolvia este problema...não encontrei...estáva esgotado em todos os sitios que fui e para além disso praticamente me chamaram burra numa das lojas quando disse que fazia TPA's todas as semanas.

Tenho um PH de 7 num comunitário com guppies,mollies,espadas,plecos e neons e este foi mais um motivo de discórdia nessa tal loja...eu sei que os guppies são de PH 7.5 e os neons de 6.5.

Estou assim tão errada ao tê los num PH de 7???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já não entendo nada...

Afinal de quanto em quanto tempo é que é aconselhável fazer TPA's???

Eu costumo fazer semanalmente,tenho um aqua de 200 lts e todas as semanas troco em média 30 lts.

Tenho andádo com um problema de bactérias,este fim de semana corri uma dezena de lojas á procura de sera backtopur para ver se resolvia este problema...não encontrei...estáva esgotado em todos os sitios que fui e para além disso praticamente me chamaram burra numa das lojas quando disse que fazia TPA's todas as semanas.

Tenho um PH de 7 num comunitário com guppies,mollies,espadas,plecos e neons e este foi mais um motivo de discórdia nessa tal loja...eu sei que os guppies são de PH 7.5 e os neons de 6.5.

Estou assim tão errada ao tê los num PH de 7???

 

 

eu tive um problema desse género... pode ser da iluminação. as algas são castanhas ou azuis? geralmente a coisa n se resolve com tratamento, digo eu. eu pelo menos resolvi comprando um peixe comedor de algas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já não entendo nada...

Afinal de quanto em quanto tempo é que é aconselhável fazer TPA's???

Eu costumo fazer semanalmente,tenho um aqua de 200 lts e todas as semanas troco em média 30 lts.

Tenho andádo com um problema de bactérias,este fim de semana corri uma dezena de lojas á procura de sera backtopur para ver se resolvia este problema...não encontrei...estáva esgotado em todos os sitios que fui e para além disso praticamente me chamaram burra numa das lojas quando disse que fazia TPA's todas as semanas.

Tenho um PH de 7 num comunitário com guppies,mollies,espadas,plecos e neons e este foi mais um motivo de discórdia nessa tal loja...eu sei que os guppies são de PH 7.5 e os neons de 6.5.

Estou assim tão errada ao tê los num PH de 7???

 

Elle as vezes temos que ter muito cuidado onde vamos buscar as informações... Há lojas que axam que sabem muito e no fim não sabem nada... A esses faz como o macaco surdo... lol... Quanto as tuas questões

 

Não axo nada de mal em fazeres TPA todas as semanas... muito plo contrario... axo que na tua situação (aquario de 200lts) ate tirava mais um pouco todas as semanas entre 40 a 50 lts (20%-25%)... O que a loja se deveria estar a referir era em acabares com a colonia de bacterias por execivas TPA's e acabando assim com a colonia de bacterias. Mas isso era caso tivesses mm a abusar... imagina tirares todas as semanas 100lts (50%) ou mais ainda... No teu caso estas a ajudar a regular os niveis de nitratos... A minha opnião é... não lhes ligues... se continuares nessas medidas não vais ter problemas nenhuns... mt plo contrario... mais só para situações mais drasticas...

 

Quanto ao PH e aos peixes... Eles nisso teem alguma razão no que estão a dizer... São peixes de PH diferente, quem vai sofrer mais com isso são os de PH's mais acidos... Não tenho muita experiencia nisso... mas axo que em situações como estas o melhor é baixar o PH para o nivel dos Neons (6.5 ou 6.:D de forma a estes não sofrem tanto com a diferença, os de PH's mais alcalinos vão se adaptar melhor (espero não tar a dizer nenhuma asneira... como disse não tou muito dentro... é o que tenho lido, mas ha fontes que nem sempre são as melhores, por isso para isto espera um aopnião mais certa)... Mas os mais experientes poderam te dar uma opnião mais acertada... Muitos ate te poderam dizer que o que estas a fazer esta errado (que em teoria esta), pois tens que dar o melhor ambiente possivel aos teus peixes...

 

Espero ter ajudado alguma coisa.. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elle as vezes temos que ter muito cuidado onde vamos buscar as informações... Há lojas que axam que sabem muito e no fim não sabem nada... A esses faz como o macaco surdo... lol... Quanto as tuas questões

 

Não axo nada de mal em fazeres TPA todas as semanas... muito plo contrario... axo que na tua situação (aquario de 200lts) ate tirava mais um pouco todas as semanas entre 40 a 50 lts (20%-25%)... O que a loja se deveria estar a referir era em acabares com a colonia de bacterias por execivas TPA's e acabando assim com a colonia de bacterias. Mas isso era caso tivesses mm a abusar... imagina tirares todas as semanas 100lts (50%) ou mais ainda... No teu caso estas a ajudar a regular os niveis de nitratos... A minha opnião é... não lhes ligues... se continuares nessas medidas não vais ter problemas nenhuns... mt plo contrario... mais só para situações mais drasticas...

 

Quanto ao PH e aos peixes... Eles nisso teem alguma razão no que estão a dizer... São peixes de PH diferente, quem vai sofrer mais com isso são os de PH's mais acidos... Não tenho muita experiencia nisso... mas axo que em situações como estas o melhor é baixar o PH para o nivel dos Neons (6.5 ou 6.:D de forma a estes não sofrem tanto com a diferença, os de PH's mais alcalinos vão se adaptar melhor (espero não tar a dizer nenhuma asneira... como disse não tou muito dentro... é o que tenho lido, mas ha fontes que nem sempre são as melhores, por isso para isto espera um aopnião mais certa)... Mas os mais experientes poderam te dar uma opnião mais acertada... Muitos ate te poderam dizer que o que estas a fazer esta errado (que em teoria esta), pois tens que dar o melhor ambiente possivel aos teus peixes...

 

Espero ter ajudado alguma coisa.. :roll:

 

 

Obrigada.

Mas o que é estranho nisto tudo pelo menos pra mim é que os peixes que têm sido atacados por doenças são os guppies e mollies,os neons que não estão no PH correcto continuam bem...já perdi uma boa dezena de guppies e outra de mollies...é tipo 1 de 2 em 2 dias...agora já desisti de fazer tratamento...ainda fiz 3 tratamentos com esha 2000,mas foi escusado...andei á procura de sera backtopur mas não encontrei em lado nenhum...na margem sul alguém sabe onde posso adquirir???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada.

Mas o que é estranho nisto tudo pelo menos pra mim é que os peixes que têm sido atacados por doenças são os guppies e mollies,os neons que não estão no PH correcto continuam bem...já perdi uma boa dezena de guppies e outra de mollies...é tipo 1 de 2 em 2 dias...agora já desisti de fazer tratamento...ainda fiz 3 tratamentos com esha 2000,mas foi escusado...andei á procura de sera backtopur mas não encontrei em lado nenhum...na margem sul alguém sabe onde posso adquirir???

Eu no teu caso passava a fazer 2 ou 3 TPA's por semana de 50lts ate resolver o problema, e tentava descobrir o que esta a causar isso, tenta aumentar a circulação de agua dentro do aquario que muitas vezes as bactérias são causadas por pouca circulação da agua.Não tenhas medo de fazer TPA´s, eu no meu aqua de 240lts(brutos) faço 50 lts numa semana e 75lts na semana seguinte, ao inicio de o ter montado cheguei a fazer 3 de 50lts por semana para controlar as algas.

 

Espero ter ajudado

 

Cumps

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.