Sump E Outras Questões


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Antes de mais deixem-me pedir desculpa pelo spam porque fiz um post parecido na secção de água doce.

 

Comecei a fazer manutenção dos sistemas de aquários de uma pet-shop e preciso de ajuda em alguns aspectos! Já usei muitas vezes o fórum para pedir ajuda a nível pessoal mas como agora é trabalho precisava de ficar mesmo esclarecido com algumas coisas... E conto com a vossa ajuda, ok? jcb_smile.gif

 

Neste caso a minha dúvida é a seguinte:

 

Numa das lojas todos os aquários (doce/salgado) têm sump, até ai nada de mal, bem pelo contrário! No caso dos aquários de água salgada cada sump é partilhado por dois aquários que, no seu conjunto, terão cerca de 400L. O esquema é o seguinte (espero que se veja):

 

SumpSalgada.jpg

 

Este esquema faz sentido? Primeiro a meia-dúzia de bolas que se vêem no esquema são mesmo meia dúzia na realidade (ok, ok, são para ai uma dúzia mas o problema é o mesmo)...

 

Não me parece muito funcional que a água fique retida nessa primeira secção e só quando transborda é que passa para a secção de filtração mecânica! Não seria melhor ter primeiro a filtração mecânica e só depois a biológica? Se concordarem como devo fazer? Troco-as de posição e meto a espuma na primeira secção? Mas mesmo até cima ou deixo algum espaço até à divisória?

 

Agora começam as diferenças para a parte que escrevi em água doce (mais uma vez desculpem ter feito desta maneira mas não sei se podia fazer tudo num só post)! Um dos escumadores (duma bateria parada) não escuma pois as bolhas de ar saem grandes de mais e nas outras 3 sumps (duas só de corais e uma só de peixes) escumam mas a espuma sai bastante líquida! Não é que não tirem porcaria (hoje estive a lavar os copos e tinha um cheirinho...) mas pelo que vi acho que deviam funcionar melhor... Todos os escumadores são aquamedic TurboFlotor Multi SL com bomba Ocean Runner pH 2500!

 

Quanto aos parâmetros da água estão relativamente bem (pH nos 8.3/8.4, salinidade nos 1.021 para peixes e 1.025 para corais, amónia e nitritos a zero, nitratos entre os 20 e os 50 - eu sei que é alto mas a água da torneira está igual - alcalinidade nos de corais a 3,8 meq/L num tanque e 3,6 meq/L noutro e Cálcio a 360 num e 300 noutro).

 

Comecei a usar o Success Calk da Red Sea há dois dias por causa do cálcio e ainda estou a ajustar a dose diária.

 

Desculpem tanta dúvida e tenham em conta que na parte de salgados apesar de andar a ler tudo que consigo encontrar (e acredtem que ando a queimar muitas pestanas) ainda sou completamente noob na matéria!

 

Espero que me possam ajudar rápido!

 

Obrigado!

 

PS:Desmontar sistemas está fora de questão e só tenho acesso a algumas marcas no ramo da aquariofilia!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Este esquema faz sentido? Primeiro a meia-dúzia de bolas que se vêem no esquema são mesmo meia dúzia na realidade (ok, ok, são para ai uma dúzia mas o problema é o mesmo)... a meu ver faz sentido

 

Não me parece muito funcional que a água fique retida nessa primeira secção e só quando transborda é que passa para a secção de filtração mecânica! Não seria melhor ter primeiro a filtração mecânica e só depois a biológica? Se concordarem como devo fazer? Troco-as de posição e meto a espuma na primeira secção? Mas mesmo até cima ou deixo algum espaço até à divisória? tira a espuma que tem, pois acomula porcaria (nos salgados ), e as bolas estarem em 1º lugar não vejo mal...ou seja, nos doces podes ter espuma 1º e depois as bolas...

 

Agora começam as diferenças para a parte que escrevi em água doce (mais uma vez desculpem ter feito desta maneira mas não sei se podia fazer tudo num só post)! Um dos escumadores (duma bateria parada) não escuma pois as bolhas de ar saem grandes de mais e nas outras 3 sumps (duas só de corais e uma só de peixes) escumam mas a espuma sai bastante líquida! Não é que não tirem porcaria (hoje estive a lavar os copos e tinha um cheirinho...) mas pelo que vi acho que deviam funcionar melhor... Todos os escumadores são aquamedic TurboFlotor Multi SL com bomba Ocean Runner pH 2500! se saem randes de mais isso é muito bom =)

 

 

Cumps

Editado por pypo

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá ver....

antes de mais, TPAs e reposições de água são feitas com água da torneira? Se sim, já está mal! A água da torneira tem nitratos, fosfatos, silicatos.....muita porcaria que é má para os salgados e que os produtos anti cloro não retiram! O ideial é utilizar um aparelho de osmose inversa!

Sobre o esquema, é o que o pypo disse, retira a espuma!

As bolhas do escumador serem grande é um problema que tens de rectificar, pois elas devem ser o mais pequenas possíveis! Isso deve ser um problema de ajuste do escumador!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não concordo com os dois comentários acima!!! Desculpem qualquer coisinha, mas não nos podemos esquecer que se trata de aquários de uma loja!! Apenas concordo que dados os parâmetros indicados seria bom pensarem numa unidade de osmose.

 

Assim, há que manter a filtração mecânica mas lavá-las pelo menos 1 vez por semana. Aumentar a quantidade de bioballs (e mantê-las no mesmo local - o facto da água passar por cima apenas provoca um maior contacto da água com as bioballs e por isso aumenta a sua eficácia.

 

Colocar na sump, numa zona de passagem de água carvão activado.

Quanto às bolhas tenho a impressão que o problema está nas bombas que estão a ser utilizadas! Não devem ter turbinas preparadas para o efeito.

 

Abraço,

Diogo

 

PS - as perguntas forma mesmo feitas a 11 de Julho??!! Só agora alguém respondeu...!!!

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais