Inicio De Uma Grande Aventura Nos Ciclideos!


Roast

Recommended Posts

Boas pessoal aqui do mundo dos ciclideos!!

Bom, eu ando nestes ultimos 3 anos mais virado ali nos topicos plantas, mas decidi ontem mudar, e queria experimentar os ciclideos africanos!!!

 

Agora como todos nos sabemos ao inicio é tudo muito novo, muito diferente, e é por isso que cá estou, pra aprender com voçes e ver o que posso fazer com o que tenho por ca!!!

 

de momento tenho:

 

Aqua: 100x40x40 - 160lt brutos

Filtro: DIY 1000 lts/H

Aquecedor: 150w JAger

 

Muita vontade de aprender

Muita vontade de montar um akua de ciclideos!!!

 

pra ja é tudo!!!

 

no que preciso de ajuda resume-se a:

 

QUe especies posso manter?

quantos individos de cada?

suas exigencias?

Truques aqui da malta dos ciclideos?

dicas?

 

 

o que pretendo é, um akua com boa quantidade de pedras um bom layout estilo reef bigsmile e especies com cores amarelos, azuis e pretos, ou seja algo deste genero!!!

 

desde ja é tudo, agradeco a vossa ajuda neste projecto, quero dar o meu melhor e preciso saber cm o fazer, nao gosto de me jogar pro mar sem saber o que está por baixo, pra nao bater com a cabeça numa rocha!!!iihihihih

 

va pessoal n chateio mais, venham dai vossas ideias, e conhecimentos!!

abraço :laugh:

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Com esse aquário pode ir para várias espécies de vários biótopos.

 

Para um melhor começo poderás ver numa lista de fichas de espécies as que mais gostas e os seus tamanhos em adultos.

 

A Partir das espécies identificados podemos começar a ver se são compativeis.

 

 

Espreita aqui: Lista de Espécies

 

 

A filtragem se forem ciclideos de porte médio terá que ser melhorada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu andava a pensar em algo assim:

 

http://www.aquariumdesigngroup.com/#s=13&a...mp;a=0&at=0

 

sao tantas especies e sub especies e sei la mais o que... assim veem logo o que gostava de fazer!!

abraço

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu andava a pensar em algo assim:

 

http://www.aquariumdesigngroup.com/#s=13&a...mp;a=0&at=0

 

sao tantas especies e sub especies e sei la mais o que... assim veem logo o que gostava de fazer!!

abraço

 

 

Boas,

 

O aquário que indicas, para além de algumas questões não muito criticas mas em principio discutiveis, deve ter, no minimo uns 2 metros de comprimento e por isso pode ter os peixes que tem.

 

Quando digo questões criticas é porque têm ali uma mistura de peixes de vários lagos, pelo menos Tanganyika e Malawi e tenho dúvidas se tmabém não tem Victoria. Como disse não é critico, mas acho que se deve evitar pois apesar de alguma semelhança, os requisitos de cada espécies são um pouco diferentes.

 

Ainda no que concerne ao CA's para além dos grandes lagos tens ainda várias espécies de Rios também muito interessantes, dessas a mais conhecida são os Kribensis mas há outros igualmente interessantes e bonitos.

 

Para um aquário com apenas um metro penso que não terás grandes hipótese de montar um aquário como o que viste :blush: mas podes fazer algumas coisas engraçadas:

 

- Colocar um trio de uma espécie de Mbuna do Lago Malawi (mas fica muito diferente do que pretendes)

- Colocar duas ou três espécies de ciclideos do Tanganyika (bem escolhidas e não mais do que isso)

- Optar pelos rios Africanos e colocar um ou dosi trios.

 

Tens dois sites de referência para estudares e ver o que fazes, o que acho fundamental antes que te possamos ajudar a sério:

 

Um Site Nacional

 

Um site Internacional

 

Bom estudo e coloca as tuas questões.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Colocar duas ou três espécies de ciclideos do Tanganyika (bem escolhidas e não mais do que isso)

 

Desculpem intrometer-me, mas neste caso quantos peixes daria para meter?

 

Eu sei que depende das espécies mas aquela "regra" (muito discutivel) do 1cm de peixe/L da água não se aplica, certo?

 

Podem dar-me alguns exemplos de combinações? Ou seja algumas espécies e quantos de cada poderia encaixar num aquário destes?

 

É só mesmo para ficar com uma ideia!

 

Já agora, se dizem que um filtro com 1000L/h para um aquário de 160L é pouco então quanto seria recomendado? 10X a litragem?

 

mais uma vez desculpem a intromissão e obrigado!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!!!

obg pelos comentarios!!!

eu nao quiz dizer que querias varias especies de varios lagos!!!

e sim em relaçao as cores ok?

 

eu so quero peixes de um dos lagos.. e é por isso q preciso de ajuda.. pk nao sei bem as especieis q coabitam juntas mas com cores do genero q referi nesse link!!!

gostava mesmo de ter cores dakele estilo no meu akua!!!

 

vou ver os links, quando tiver um pouco de tempo.. mas entretanto gostava de opinioes relativamente a fauna que por, numero e especies!!!

abraço

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sugiro-te uma continuidade no que já conheces: os aquários plantados mas povoando-os também com ciclideos.

 

Tens basicamente dois tipos de ciclideos adequados a aquários muito plantados e com estas dimensões: Por um lado, os anões da América do Sul, como por exemplo, os apistogramas e, por outro lado, os ciclideos da Africa Ocidental.

 

Talvez um aquário de plantas para africanos seja menos comum e, portanto, esta poderia ser a opção mais interessante. O problema é encontrares as espécies. São muito raras em Portugal, provavelmente terias que te basear nas importações das lojas para as conseguires.

 

Poderias começar, por exemplo, com Nanochromis travestitus, Anomalochromis thomasi ou Pelvicachromis taeniatus.

 

De facto, existem DEZENAS de especies adequadas de ciclideos na África Ocidental, na sua grande maioria desconhecidas em Portugal.

 

Se queres mesmo começar pelo principio, então poderás colocar um pequeno grupo de kribs no aquário plantado. Irias observar o sempre fascinante comportamento dos ciclideos a cuidar das ninhadas e poderias vir incluir mais duas ou três especies menos comuns de africanos ocidentais, à medida que as fosses conseguindo.

 

Podes também ir para os ciclideos dos lagos: tanganyika, Victoria, Malawi... e serás mais um entre centenas.

 

Pelo contrário, a manutenção de aquários plantados com ciclideos anões da África Ocidental é uma das áreas da aquariofilia ainda por descobrir no nosso país - se quiseres mesmo ter "uma grande aventura".

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu gostava mesmo é de mudar mm pra ciclideos, tipo radicalmente... enjoei de so plantados so plantados.. quero testar coisas novas, experimentar coisas novas...

 

quero mm ter um ciclideos africanos!!!

que me dizes, o que poderia fazer com o akua que tenho???

gosto do contraste de peixes amarelos com azuis!!! ha alguns q dao pro meu equipamento e akua???

 

 

Editando o post!!!

 

Pessoal dos ciclideos:

Metam-se no meu lugar mas com a vossa experiencia mas com as coisas q eu tenho e quero.. o que faziam???

pk voçes conhecem os peixes.. eu so continuo a perguntar pk eu nao pesco mm nd de ciclideos... ha sempre um dia pra aprender... mas sao tantas especieis..:S

abraço

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu gostava mesmo é de mudar mm pra ciclideos, tipo radicalmente... enjoei de so plantados so plantados

 

Eh eh eh. Chega de salada, ah?

 

Vai para o Tanganyika então, começando com conchiculas e Cyprichromis.

 

Oops... mas tu queres azuis e amarelos...

 

Monta então o aquário só com uma especie do Malawi: o Pseudotropheus saulosi. Umas 6 femeas e 6 machos, bastantes esconderijos e mudanças de água frequentes.

 

Se quiseres manter mais que uma especie tens a alternativa 2: 4 caeruleus e 8 demasonis.

 

Penso que assim conseguirás um bom efeito, se resistires à tentação de colocares mais especies: 160 litros não é muito espaço.

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu gostava mesmo é de mudar mm pra ciclideos, tipo radicalmente... enjoei de so plantados so plantados.. quero testar coisas novas, experimentar coisas novas...

 

quero mm ter um ciclideos africanos!!!

que me dizes, o que poderia fazer com o akua que tenho???

gosto do contraste de peixes amarelos com azuis!!! ha alguns q dao pro meu equipamento e akua???

Editando o post!!!

 

Pessoal dos ciclideos:

Metam-se no meu lugar mas com a vossa experiencia mas com as coisas q eu tenho e quero.. o que faziam???

pk voçes conhecem os peixes.. eu so continuo a perguntar pk eu nao pesco mm nd de ciclideos... ha sempre um dia pra aprender... mas sao tantas especieis..:S

abraço

 

Para a dimensão do teu aquário acho que deverias considerar a sugestão do Miguel Figueiredo e que, eu próprio, já havia colocado como opção.

 

Se não pretendes e queres mesmo partir para um biótopo de CA's puro e duro apenas me poderei pronunciar sobre os que melhor conheço e, mesmo assim, sem grande expertise: os do Lago Tanaganyika!

 

No caso de preferires os Malawi, os mais entendidos que se pronunciem, mas penso que no máximo possas manter um trio (1 Macho e 2 Fêmeas) de apenas uma espécies e de Mbunas, pois o Haps e Peacocks crescem muito para esse aquário.

 

No caso dos Tanganyika um metro de aquário não é muito, mas já dá para qualquer coisa do tipo:

 

- Neolamprologus leleupi - porque gostas de amarelo. Podes meter 3 a 4 juvenis e esperar que se entendam e formem um casal, depois tens que tirar os restantes - estes preferem habitats rochosos e ocuparão as rochas que colocares. Se quiseres conheço algumas pessoas que têm para venda juvenis;

 

- 'Lamprologus similis - uma colónia de 4 ou 5 individuos dão uma animação brutal ao aquário. Habitam e reproduzem-se em conchas.

 

- Cyprichromis leptosoma "utinta" - apesar de um metro ser um pouco curto, penso que poderás manter dois trios (2 Machos e 4 Fêmeas) sem grandes problemas. O ideal seria teres no mínimo 8 exemplares, mas para o teu aquário é muito peixe. Neste caso também conheço quem os tenha para venda.

 

Isto é apenas uma opinião e uma combinação entre muitas outras.

 

No que concerne à filtragem o aconselhavel é, no minimo, um caudal correspondente a 5x o Volume do aquário. Contudo, é importante salvaguardar que garantes simultaneamente uma muito boa filtragem mecânica e uma filtragem biológica excepcional (a amónia é altamente tóxica mesmo em pequenas concentrações com PH elevado) e tenho dúvidas que um filtro DYI o possa garantir.

 

 

Desculpem intrometer-me, mas neste caso quantos peixes daria para meter?

 

Eu sei que depende das espécies mas aquela "regra" (muito discutivel) do 1cm de peixe/L da água não se aplica, certo?

 

Podem dar-me alguns exemplos de combinações? Ou seja algumas espécies e quantos de cada poderia encaixar num aquário destes?

 

É só mesmo para ficar com uma ideia!

 

Na verdade a regra de 1cm/litro não se pode aplicar aqui, pois tens que ter em consideração muitos outros factores como sejam os habitats dos peixes e o seu indíce de agressividade que baralham as contas todas.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tamos a ir a algum lado mestre Miguel:D

é assim, eu gosto disso, duas especies.. ou entao uma com uma populaçao maiorzita e outra de apenas uma casal digo eu.. q nao percebo nd disto:S

 

eu gosto mto o comportamento dos ciclideos, axo-os incrivelmente espantosos, no que trata a personalidade... sao mm bacanos, mas quero juntar isso com a tal cena das cores...

ja tive a ver as especies que me sugeriste na segunda opcçao e axei-as mto bacanas!!! mm ao meu gosto:D

 

agora diz-me, da pra juntar por exemplo alguma outra especie a esses individos que me sugeriste??

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que concerne à filtragem o aconselhavel é, no minimo, um caudal correspondente a 5x o Volume do aquário. Contudo, é importante salvaguardar que garantes simultaneamente uma muito boa filtragem mecânica e uma filtragem biológica excepcional (a amónia é altamente tóxica mesmo em pequenas concentrações com PH elevado) e tenho dúvidas que um filtro DYI o possa garantir.

Na verdade a regra de 1cm/litro não se pode aplicar aqui, pois tens que ter em consideração muitos outros factores como sejam os habitats dos peixes e o seu indíce de agressividade que baralham as contas todas.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

 

 

yoyo!!

em relaçao so a filtragem...

eu nao axo problema, pk tanto posso ter uma bomba de 1000lt/h como uma de 3500lts/h isso é indiferente.. agora, axo q 7 litros de volume, é mto melhor q mtos eheim que andam por ai a serem vendidos a preço de ouro!!!

 

por isso so preciso saber as melhores caracteristicas pra uma filtro e faço-o pra este akua:D

diz-me so uma coisa.. mas com as rochas depois o akua sem ficar com 120-130lts é uma sorte certo??? é q por exemplo quando tinha o meu akua plantado, tinha 60lts de akadama, e mais pedras ao monte pk era uma IWagumi, e o akua tinha 120lts uteis... é obra!!

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora diz-me, da pra juntar por exemplo alguma outra especie a esses individos que me sugeriste??

 

Eu não o faria. 12 mbunas adultos e comilões em 160 litros já é demasiada peixaria.

 

A estratégia aqui é mesmo colocar muitos peixes da mesma espécie, tentado reduzir ou pelo menos diluir a sua agressividade. Os demasoni são mais agressivos entre si que os saulosi, daí que eu tenha recomendado pelo menos 8... mas se começares com um grupo jovem o ideal serão uns 16, isto evita que apareça a hiper-dominancia (teres um peixe sempre visivel e os todos os outros escondidos), além disso, à medida que os peixes forem crescendo, podes ir retirando peixes, quer os demasiado agressivos quer os demasiado dominados e que passam o tempo escondidos.

 

Uma vez havendo peixes adultos irão começar as reproduções. Com este tipo de povoamento podes deixar as fêmeas darem à luz no aquário e, com uma razoável quantidade de esconderijos, muitos dos pequenos irão sobreviver e crescer. Começarão a haver varias gerações no aquário criando-se hierarquias naturais baseadas em idades e tamanhos. A manutenção desta população consiste em ir retirando regularmente peixes do aquário, em especial os que se tornarem demasiado dominantes.

 

Podes manter uma população deste tipo durante anos. Não inserindo novos peixes não corres o risco de doenças. O maior perigo será o da sobrelotação. Virá o dia em que um peixe morre ou um filtro fica obstruido ou não fazes mudanças de água há demasiado tempo... e de repente pode haver um morticinio. A mantenção de aquários muito povoados exige grande atenção à manutenção.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ISto é mais complicado do que eu pensava!!!

fogo eu gostava mesmo dessa combinaçao dessas duas especies que me dissesta (segunda opcçao) mas li q uma delas é lixado saber o sexo e que se houver mais do que um macho akilo é so porrada:S

fico um pouco assustado!!

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ouve bem o que Miguel Figueiredo disse!

 

A opção por Mbunas implica uma sobre população do aquário e isso implica... muita manutenção! Qualquer descuido pode implicar uma catástrofe.

 

Continuo a achar que num aquário da dimensão do teu a melhor opção é a primeira que o Miguel sugeriu, Rios Africanos, ou a que sugeri, Lago Tanganyika.

 

Nesta última opção as espécies que te aconselhei (vê os links que coloquei), são uma das possibilidades, mas há outras. De facto não são tão coloridos como os mbunas, mas acredita que ganhas imenso em "personalidade" e comportamento que acho que também aprecias e evitas os exageros de manutenção que terás se optares por mbunas num aquário com essa dimensão.

 

Outra possibilidade se não gostares dos Neolamprologus leleupi, poderão ser os Jullidochromis ornatus cujo comportamento é também fabuloso.

 

Fica mais uma vez a sugestão :mrgreen:

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia um Tanganica e punha:

 

um casal de altolamprologos compressic

 

Um casal de Lelupis

 

Um casal de julidochromis marlieri

 

Um Synodontis ocellifer

 

E mais, não punha senão a reprodução fica complicada.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao estou mto inclinado pra casais so...

quero grupos... quero uma ou duas especies só...

eu gosto mto de cardumes nos plantados.. e nos ciclideos tb gosto de bons grupos...

sei q meu akua nao me permite mtos, mas no que puder.. tentarei fazer o que gosto...

 

agora a especia amarela que quero ja esta praticamente decidida...

 

Labidochromis caeruleus (Kakusa)

 

 

agora a especie azul é q ta dificil!!!

nao sei mm pk os Pseudotropheus demasoni (Pombo Rocks) sao pelo que o spacecowboy me disse sao mto mto agressivos entre eles.. e fico sempre sem saber destingir os machos das femeas

seria mto complicado...

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

agora a especia amarela que quero ja esta praticamente decidida...

 

Labidochromis caeruleus (Kakusa)/quote]

 

Na verdade, Labidochromis caeruleus é o unico Malawi que tenho no meu aqua de tanganicas de 190 litros, o problema é que se reproduzem muito fácilmente (incubação bocal só largam os pequenotes da boca quando têm tamanho suficiente para não serem comidos pelos outros) e tomam conta do aquario não dando hipótese aos oviparos de se reproduzirem. Pois os pequenotes nascem e são na hora um repasto para a comunidade.

 

tambem acontece que os filhotes do Labidochromis caeruleus quando atingem idade de reprodução o pai (macho dominante) mata-os á pancada pois não á espaço para outro macho.

 

O meu caeruleus Macho tem cerca de 15 cm e a femea cerca de 11/12cm, por isso não há espaço para muitos.

 

Eu apostava nos tanganikas.

 

Isto é o que acontece no meu aqua, não quer dizer que aconteça nos outros.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava so em saulosi!

 

As femeas tem um amarelo muito vivo e os machos o azulão com riscas pretas.

 

Comprando um grupo grande, uns 10 ou algo do genero, devia dar na boa.

 

Ficavas com um aquario bem bonito e movimentado! E as duas cores que queres numa só especie.

 

Se optares pelos caeruleus vais ficar apenas com o amarelo e depois o azul fica mais dificil de escolher...ainda acabas por meter um trio de saulosi na mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuo a achar que meteres um grupo de mbunas a partir de 8 num aquário com a dimensão do teu te vais meter numa carga de trabalhos enorme ao nível da manutenção, mas a opção é tua.

 

A questão é: Estás preparado para isso?

 

Se sim... avança!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuo a achar que meteres um grupo de mbunas a partir de 8 num aquário com a dimensão do teu te vais meter numa carga de trabalhos enorme ao nível da manutenção, mas a opção é tua.

 

A questão é: Estás preparado para isso?

 

Se sim... avança!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

 

 

Boas!!!

devia ao teu post, vou te fazer uma pergunta... ja tiveste algum plantado de 160lt?? nao falo de aquario com plantas, falo de plantado :roll:

 

duvido q tretas de TPA's e limpezas de filtro deem mais trabalho do que, acordar de manha pra fertilizar, KCL, Kno3, PO4, Micros, ferro, fazer testes pra acertar os niveis de cada mAcro-nutriente, limpar as algas, dos vidros, que com mais do que 1w/lt é inevitavel, controlar a entrada de Co2, acertar isso tudo.... axas q ter um ciclideos é mais dificil????

 

qual a manutençao que falas??? eu fico sem saber pk apenas dizes, manutençao...

Fogo eu curtia mm bue, um akua colorido, tive a pensar em salgado, mas n tenhu massa pra isso agora, e com os ciclideos Mbunas talvez conseguisse algo do genero em relaçao a cores, e tb pk sempre quiz sentir o bixinho dos ciclideos..

 

eu axo q é desperdicio o meu akua pra tanganikas pk eu n consigo gostar nd deles... conchiculas ou isso faço num akua de 60cm e ta feita a festa...

queria tb uma coisa mais avançada, pk podes ver poucos post no meu perfil, mas isto é um login novo q fiz pk de alguns motivos... eu toh nisto desde 04 e sempre em plantados e nao akuarios com plantas, pk akuarios com plantas n sao nd:S

 

paulo_lourenço - pois eu pensei nesses, mas depois so poderia por um macho, ou seja um azul e o resto tudo amarelo.. ficava um pouco fora do que quero...

 

torna-se dificil a escolha, pk ou arrisco em dar-me mal, ou entao limito-me a ir pra uma coisa basica...

cumps

abraço

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

devia ao teu post, vou te fazer uma pergunta... ja tiveste algum plantado de 160lt?? nao falo de aquario com plantas, falo de plantado

 

Já!

Não foram 160 litros, mas foram 120 litros e por isso desisti, pois não queria passar mais tempo "à volta" do aquário do que a usufruir dele e para além de que, apesar de gostar muito de aquários e de peixes,... há mais vida para além deles!

 

duvido q tretas de TPA's e limpezas de filtro deem mais trabalho do que, acordar de manha pra fertilizar, KCL, Kno3, PO4, Micros, ferro, fazer testes pra acertar os niveis de cada mAcro-nutriente, limpar as algas, dos vidros, que com mais do que 1w/lt é inevitavel, controlar a entrada de Co2, acertar isso tudo.... axas q ter um ciclideos é mais dificil????

 

qual a manutençao que falas??? eu fico sem saber pk apenas dizes, manutençao...

 

Denoto alguma agressividade nas tuas palavras que não estou a perceber e por isso vou assumir que foi má interpretação da minha parte.

 

Eu não disse que era fácil ou difícil e, como não sou obrigado a saber o teu histórico como aquariofilista, alertei para uma questão que me parece importante. Estaria a agir mal se não alertasse, certo?

 

Agora deixa-me dizer que mudar 10% ou 20% de água todos os dias ou, no limite, dia sim dia não, não me parece pouco trabalho! Que é o que vais ter que fazer num aquário superpovoado. Para além disso terás que controlar muito bem parâmetros como a amónia e nitritos pois com pH na casa dos 8 até uma pequena concentração pode ser letal e num regime de superpopulação um pico de amónia pode ocorrer de um momento para o outro por exemplo, através da morte de um peixe.

 

Mas como disse, apenas pretendo alertar, nada mais! E continuo a achar que há mais vida para além dos aquários.

 

Fogo eu curtia mm bue, um akua colorido, tive a pensar em salgado, mas n tenhu massa pra isso agora, e com os ciclideos Mbunas talvez conseguisse algo do genero em relaçao a cores, e tb pk sempre quiz sentir o bixinho dos ciclideos..

 

eu axo q é desperdicio o meu akua pra tanganikas pk eu n consigo gostar nd deles... conchiculas ou isso faço num akua de 60cm e ta feita a festa...

queria tb uma coisa mais avançada, pk podes ver poucos post no meu perfil, mas isto é um login novo q fiz pk de alguns motivos... eu toh nisto desde 04 e sempre em plantados e nao akuarios com plantas, pk akuarios com plantas n sao nd:S

 

Desculpa que te diga isto, mas não resisto... não leves a mal... se queres um aquário com cor e esse é o teu principal requisito em detrimento daquilo que os ciclideos têm de mais interessante que é o seu comportamento, a sua interacção, a sua "personalidade"... então aconselho-te a não gastares tanto dinheiro em peixes a sério :roll:

 

É assim... tu não viste os peixes que te recomendei para além dos conchiculas pois não? E sinceramente não percebi o que quiseste dizer com quereres uma coisa mais avançada, pois é muito mais desafiante manter Tanganyikas do que Malawis, pelo menos em condições de superpopulação, e quem mantém os dois tipos sabe que isso é verdade.

 

Manter uma "molhada" de peixes num tanque, sem espaço para que mostrem a sua verdadeira essência e comportamento, que é o que têm de mais fascinante... não tem nada de avançado!

 

Mas ok, como disse, apenas tenho como objectivo alertar e esclarecer e mantenho a minha posição... :drinking:

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Editado por JN Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A manutenção dos aquas de ciclideos é muito fácil, quase nula, quando temos uma quantidade ideal de peixes e tido em conta o seu tamanho. Se queres muitos peixes e grandes, acho que não vais achar muita piada a ver cada peixe parado no seu canto (se o tiver) praticamente sem vida propria. O engraçado dos ciclideos é o comportamento e não propriamente as cores.

 

Se vivesses com mais 4 familias em tua casa, se calhar só lá ias durmir. Ou seja deixavas de ter vida propria e andarias muito infeliz. (talvez seja parva a comparação, mas...está escrita...)

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yoyo pessoal!!!

 

nao quiz ser agressivo JN Cruz tem calma, eu apenas mostrei q n sou um novato na cena!!!

 

epa, eu sei q o ciclideos tem de melhor é o seu comportamento, eu ja tive ciclideos americanos e sei q ja tem uma boa personalidade e é isso q me cativa a testar os africanos...

nunca falei em superlutar o akua, longe disso pk sei q implica mais atençao aos parametros, mas sim manter um contrastre bonito, tu q tas ligado a fotografia deves gostar de contrastes, eu tb gosto e mto de fotografia e fascina-me os grandes contrastes existentes no nosso planeta em varias coisas...

 

sinceramente estou a gostar da tua participaçao e de outros, é isso q se quer, e obg desde ja pelos teus avisos... mas por outro lado parece q me puxas pro teu lado (Tanganyikas), eu gostava de saber mais promenores desses tao famosos que me falas pk eu sou de ideias fixas, mas elas mudam, consoante os motivos..

 

estou aberto a opinioes pro meu tanque

abraçao

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia;

 

Eu tambem queria um aqua com muitas cores, como está na foto, principalmente porque os peixinhos que lá estão são os Frontosa e são cerca de 14 peixinhos muito bonitos...quantos posso pôr num aqua de 200Lts? Pois é ...NENHUM.. porque crescem até aos 35 cm, e para dar aquele efeito preciso de um aqua MUITO MUITO grande.

 

;)

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais