Urgente...praga De Algas...


PORTUGA78

Recommended Posts

Boas,

 

Preciso urgentemente de ajuda contra as algas... Tenho o meu aqua a 1 semana e já está a ficar caotico...

 

Setup:

 

Aqua 150X45X60 Aquatlantis

Luz: 2x t8 38W Daylight (vinham de origem)

Termostacto: 2x jaguer 150W

Filtro: eheim classic 2217

Quimicos: apenas o Aqua Plus (nutrafin) e Denitrol "cultura bacteriana inicial para aquários" (JBL)

Peixes: 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, que me disseram podia ajudar a combater...

 

 

Mais alguma duvida perguntem, preciso tratar disto urgente... O areão, vinha completamente lavado e novo, e já tem zonas da frente do aqua com bastante "verdete" isso alastrou a algumas das pedras maiores...

Tudo começou logo nos primeiro 3/4 dias, com algumas plantas a ficarem com um verde bastante mais escuro, e depois com um tipo de teia de aranha... e ontem reparei que o vidro da frente tambem estava a ficar com residuos verdes... agora não entendo o que pode estar a criar isto, a luz está acesa cerca de 12horas dia... e o aqua não apanha luz do dia directa, no maximo e mesmo assim parece-me muito dificil apanha com uns reflexos de luz do dia...

 

Aqui ficam umas fotos para ajudar a compreenderem o meu problema...

 

 

Pic_12640_25.jpg

 

Pic_12640_26.jpg

 

Pic_12640_27.jpg

 

Pic_12640_28.jpg

 

Pic_12640_29.jpg

 

 

 

Obrigado e força ai, com ajudas aqui para o iniciado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

Faz uns testes à agua para ver os parametros(amonia,nitritos,nitratos,etc.).Em principio deves ter os nitratos muito altos devido ao aquario ter sido montado à pouco tempo.

Faz umas mudas de agua 30% de 2 em dois dias a ver se controlas isso .Alem disso compra uma equipa de limpeza (Red cherry, ottos ,cae)para combater as algas .Alem disso diminui a iluminaçao para 8 horas ,mas para ja se fosse eu desligava as luzes do aquario 2 ou 3 dias .

Espero ter ajudado.

 

 

Um abraço

Editado por lsdluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quanto a desligar a luz do aquario 2 ou 3 dias nao aconselho,pois as plantas vao-se resentir,o resto ta tudo dito .

 

 

o problema pode ter a ver com excesso de fertilizante pois as plantas com uma semana nao estao pegadas ainda ,daí que nao o consomem e as algas

 

aproveitam .

 

 

boa sorte

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

Faz uns testes à agua para ver os parametros(amonia,nitritos,nitratos,etc.).Em principio deves ter os nitratos muito altos devido ao aquario ter sido montado à pouco tempo.

Faz umas mudas de agua 30% de 2 em dois dias a ver se controlas isso .Alem disso compra uma equipa de limpeza (Red cherry, ottos ,cae)para combater as algas .Alem disso diminui a iluminaçao para 8 horas ,mas para ja se fosse eu desligava as luzes do aquario 2 ou 3 dias .

Espero ter ajudado.

Um abraço

 

 

Pois... os testes, eu bem me +arecia que me estava a esuqeçer de algo... rs...

Realizados dia 07/07/07

 

PH - 7,5

KH - 40mg/l

Gh - 100mg/l

NH3/NH4 - 0,6

NO2 - 0,1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os teus parâmetros estão bem por isso o problema provavelmente está nas horas de luz. No entanto falta saber o NO3 e o PO4. Tenta reduzir as horas de luz para 8h e deves notar alguns resultados.

 

Abraço

Editado por Franfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pela 1ª foto, pareces ter um problema de cianobactérias. Muitas mudas de água com aspiração das algas, corte das folhas mais afectadas, redução do fotoperíodo e se não resolver, medicamentos próprios(antibióticos), não sei quais, mas com uma pesquisa por aquí encontras.

 

Além disso, precisa realmente dos testes de nitratos e fosfastos para poderes descobrir a origem do problema.

 

Comprás-te as plantas na loja ou em 2ª mão?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pela 1ª foto, pareces ter um problema de cianobactérias. Muitas mudas de água com aspiração das algas, corte das folhas mais afectadas, redução do fotoperíodo e se não resolver, medicamentos próprios(antibióticos), não sei quais, mas com uma pesquisa por aquí encontras.

 

Além disso, precisa realmente dos testes de nitratos e fosfastos para poderes descobrir a origem do problema.

 

Comprás-te as plantas na loja ou em 2ª mão?

 

em segunda mão... Pode ser disso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria que o teu teste de NO3 vai dar bastante alto e o PO4 bastante baixo...

 

 

faz umas trocas de agua valentes...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria que o teu teste de NO3 vai dar bastante alto e o PO4 bastante baixo...

faz umas trocas de agua valentes...

 

Se apareceu ao 3º dia da montagem, nem substrato fértil tem, porque subiria assim o No3?

 

A água nova já virá assim?

 

Uma feijoada de flocos?

 

Ou já as plantas traziam as algas que aproveitaram a casa nova para se instalarem?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa.

Sem querer me meter na conversa de quem sabe bem mais que eu, vou mandar uns bibaites para o assunto e que até possa dar alguma luz.

-também acho 12 horas de luz bastante exagerado. Eu já exparimentei 10, e foi um algário...

- também tenho tido estas ditas teias de aranha, e a aparição coincide com 2 factores:

1º- Chegada do calor, e consequente aumento da temperatura de 23 para 28º.

2º-Mudança de fertilizante. Comprei o plant grow da nutrafin.

O denominador comum que aqui vejo é o fertilizante da nutrafin.

Eu pelo sim e pelo não, já o abandonei á 2 semanas, e estou numa de TPAs...

Espero não vir baralhar o tópico...Até porque podiam já vir com as plantas...

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Na minha opinião pessoal este "boom" de algas verdes deve-se ao elevado numero de horas de fotoperíodo, ou a um desiquilibrio qualquer de nutrientes.... (será fertilizante a mais)

 

 

Fui eu quem forneci as plantas ao PORTUGA78, e no meu aquario, não existe nem ponta dessas... se fôr filamentosas... tenho algumas (poucas), nuns tronquitos e em plantas de crescimento muito lento, mas verdes não tenho nada...

 

Aliás já forneci plantas a outras pessoas e elas nunca se queixaram....

 

No meu caso tenho 240w luz num fotoperiodo de 8 horas, num aquário de 300L

 

 

Penso que bastantes TPA's devem resolver isso....

 

Boa sorte para o aqua

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Preciso urgentemente de ajuda contra as algas... Tenho o meu aqua a 1 semana e já está a ficar caotico...

 

Setup:

 

Aqua 150X45X60 Aquatlantis

Luz: 2x t8 38W Daylight (vinham de origem)

Termostacto: 2x jaguer 150W

Filtro: eheim classic 2217

Quimicos: apenas o Aqua Plus (nutrafin) e Denitrol "cultura bacteriana inicial para aquários" (JBL)

Peixes: 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, que me disseram podia ajudar a combater...

Mais alguma duvida perguntem, preciso tratar disto urgente... O areão, vinha completamente lavado e novo, e já tem zonas da frente do aqua com bastante "verdete" isso alastrou a algumas das pedras maiores...

Tudo começou logo nos primeiro 3/4 dias, com algumas plantas a ficarem com um verde bastante mais escuro, e depois com um tipo de teia de aranha... e ontem reparei que o vidro da frente tambem estava a ficar com residuos verdes... agora não entendo o que pode estar a criar isto, a luz está acesa cerca de 12horas dia... e o aqua não apanha luz do dia directa, no maximo e mesmo assim parece-me muito dificil apanha com uns reflexos de luz do dia...

 

Aqui ficam umas fotos para ajudar a compreenderem o meu problema...

Pic_12640_25.jpg

 

Pic_12640_26.jpg

 

Pic_12640_27.jpg

 

Pic_12640_28.jpg

 

Pic_12640_29.jpg

Obrigado e força ai, com ajudas aqui para o iniciado...

[/qu

PARA ELIMINAR AS ALGAS UTILIZE UMA LAMPADA DE UV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Para lá do que já foi dto, assegura-te que tens uma circulação de água decente no água, de modo a que não existam zonas sem movimentação.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por acaso não acham que o principal problema é a luz (ou poucissíma luz). Para um tanque de 400 L ter apenas 2x t8 38W Daylight (76 W) é um tiro no escuro. Dá apenas cerca de 0,19 W/L. Quem esta a aproveitar os nutrientes da coluna de água é o alguedo e não as plantas, visto que estas ainda nem começaram a lançar raizes. Por outro lado, um tanque que tem uma semana, começou a fazer o ciclo, acrescentar 5 corydas(limpa fundos), bastantes guppys, 2 mollys, aumentou significativamente a carga biológica e quem aproveita são as algas.

Espero não meter as mãos pelos pés, mas começava a fazer TPA´s constantes e aumenta os W´s. :mrgreen:

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais