Ainda Os Ocellatus


Recommended Posts

Caros amigos,

 

Continuo absolutamente a zero acerca do meus ocellatus e como sabem quero tudo, menos fazer asneiras. Ou seja, não sei se compre mais ocellatus (tendo a certeza do sexo deles) ou se me deixe ficar por aqui. :?

 

Porquê? :P

 

Porque não sei se tenho um macho e uma fêmea, dois machos, duas fêmeas ou dois "transexuais" :D o comportamento deles cada vez me baralha mais, mas vou fazer uma retroespectiva para ver se podem ajudar. :D

 

Há já duas semanas que introduzi dois ocellatus no aquário, um dos quais morreu. Supostamente seriam um macho e uma fêmea e o que vive é o suposto macho.

 

Logo após a introdução no aquário tomou conta de um grupo de ou 6 conchas expulsando o outro e obrigando-o a escolher outras.

 

Mais tarde começou a escavar a areia e a enterrar as conchas. Não enterrou nenhuma por completo e deixou-as todas à vista, apenas cobrindo parcialmente duas delas deixando a entrada livre. Frequenta alternadamente as estas duas conchas e ignora as outras.

 

Contudo, defende o grupo de conchas contra todos os outros peixes. Nunca se afasta muito das conchas, mesmo na hora da comida e apenas o faz para correr com os intrusos!

 

Apesar de algumas dificuldades técnicas de última hora (vamos ver se não voam muitos €€€) consegui umas fotos do dito mais actuais e nas quais ele está bem mais visivel. Cá vão:

 

p7070003bx0.jpg

p7070005uw5.jpg

p7070009uw0.jpg

p7070018kt2.jpg

p7070021ba9.jpg

p6240091ocellatuszp2.jpg

p7010174copyit1.jpg

 

Uma semana depois introduzi novo ocellatus. Quem me vendeu disse ser uma fêmea que já reproduziu!

Mal entrou no aquário e saiu da concha foi de imediato agredida pelo outro ocellatus, mesmo dentro da concha :|

 

Foi tentando várias conchas até se fixar em duas conchas que distam do grupo defendido pelo primeiro cerca de meio metro, ainda assim o suposto macho faz lá umas corridas de vez em quando.

 

As hostilidades duraram dois dias, momento a partir do qual quase que se ignoram. Nesse mesmo dia o segundo ocellatus (suposta fêmea) iniciou as actividades de escavação ( podem ver o video no final), escondendo por completo uma delas e deixando a outra apenas com a abertura livre.

 

Este não defende com tanto vigor as conchas, mas também o faz. Gosta de fazer incrusões pelo aquário, inclusive pelas rochas e indo mesmo à superficie para comer.

 

Atreve-se a ir de fez em quando ao território do outro, mas é de imediato expulso.

 

Aqui ficam umas fotos dele:

p7070031dc3.jpg

p7050078copyfd3.jpg

p7050039copyyz5.jpg

p7010195copylq7.jpg

p7010194copyla3.jpg

 

 

Ambos têm sensivelmente o mesmo tamanho, mas o primeiro parece-me mais corpulento e apresenta umas machas de cor mais escura quando está em repouso.

Fica aqui uma foto dos dois, em que o suposto macho (o 1º) está à esquerda e a suposta fêmea (o 2º) está à direita.

p7010160copybw8.jpg

 

As opiniões que tive apontam para que o segundo (suposta fêmea) seja afinal um macho e quanto ao primeiro não sei de nada.

 

Vá, conto com a vossa ajuda para decidir o que faço com eles.

 

Se não conseguirem ou tiverem muitas dúvidas, estão oficialmente convidados a vir ver o meu aquário ao vivo e beber uma cervejas ou águas para quem quiser e, assim, ver ao vivo os meninos ;)

 

Obrigado, abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja sabes a minha opiniao, penso que a suposta femea, é um mcho ainda juvenil, dai ser menos corpulento....digo eu que ando ainda a aprender... mas gostava que algum expert, desse o seu parecer, pois tb estou curioso para saber...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Nuno

 

As uns tempos atrás adquiri um trio de ocellatus, o NunoC disse-me que poderiam ser 2 machos e 1 fêmea, nada de certezas, mas com o tempo verifiquei que o palpite dele estava certo, fui observando os seus comportamentos, tendo todos eles escolhido as suas conchas, apercebi-me que havia um dele que dominava (macho), o segundo fazia-lhe frente e depois fugia (macho), o terceiro, era expulso pelo dominante embora não fugisse logo a primeira, havia um certo comportamento de chamamento para o atrair para a sua concha (fêmea), mas este estava mais ocupado a escolher a melhor concha e definir o espaço para o seu território, então ela tentava a sua sorte chamando a atenção do segundo, este era mas meigo, mas mesmo assim preferia a sua própria concha.

O aconselhaveil é 1 macho e 2 femeas, o meu dilema esta em separar-me de uns dos machos, pois são os dois um espectáculo, sobretudo derivado ao comportamento que eles tem entre eles, devido ao tamanho do aquario e as minhas escolhas, o espaço não da para estarem cada um no seu canto, por isso a escolhar vai ser dificil.

 

O que eu tento sempre fazer no momento da aquisição de novos peixes

 

1º - Recolher o máximo de informações sobre os peixes que me interessam (forum, net, lojas)

 

2º - Prepara o biótopo, e as melhores condições para eles

 

3º - Antes de os adquirir, Bem os observar

 

4º - Na Aquisição, quando não há certezas dos sexos, tento sempre, quando há possibilidade escolher mínimo cincos de cada, para poder ter a probabilidade de conseguir pelo menos 4machos e 1 fêmea, o 4 fêmeas e 1 macho)

 

5º - Muita Observação, Muita Atenção, Muita Paciência, Muita Admiração, Muito Respeito, e mais uma vez Muita Paciência, para nos e para eles.

 

Tendo uma certa noção das dificuldades, evita-se muitos desgostos

 

Um abraço

 

Pedro

 

 

 

PS: Eu já tinha uma noção de que não iria ser fácil, mas é o que me da gozo são COISA DA VIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais