Escalar Com Barbatana Estranha

ric-santos

Recommended Posts

Boas!

Reparei que tenho um dos meus escalares com algo estranho na "ligação" entre a barbatana e o corpo.

Nem que nome lhe chamar, nem do que poderá se tratar.

Por favor, vejam as fotos abaixo, numa até assinalei.

DSC04269-mod-1.jpg

DSC04270-mod.jpg

DSC04274-mod.jpg

Pode ver-se tambem alguns buracos na cabeça.

Apenas tem isto, nesta barbatana.

Como e com que produto poderei trata-lo? De que se trata ?

Obrigado.

Cumprimentos

Ricardo

nao me pareceu nada de anormal, mas podera ser das fotos, mas buracos na cabeça poderá dizer parasitas intestinais, penso. se for esse o caso usa flagyl

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Olá Ricardo!

Vejamos se consigo dar o meu contributo:

Pelo que descreves tens 2 problemas, o primeiro não me parece preocupante nesta fase, no entanto aconselho a manteres o peixe vigiado para ver a progressão da coisa!

No caso dos buracos a situação é diferente... Para poder ajudar, dava jeito saber o seguinte:

Esses buracos existem há quanto tempo?

Aumentaram de tamanho?

O peixe perdeu o apetite?

O Comportamento do peixe alterou-se?

É que esses buracos podem indicar uma infecção por Hexamita, a famosa doença dos buracos de dificil combate assim como pode revelar-se coisa nenhuma.

Abraços.

A.K.A. Kapitonio

Pelo que descreves tens 2 problemas, o primeiro não me parece preocupante nesta fase, no entanto aconselho a manteres o peixe vigiado para ver a progressão da coisa!

Pois, também me parece, mas já a algum tempo que tenho o dito debaixo d'olho.

No inicio parecia-me apenas um vermelhão. . . achei estranho porque na outra não tem, mas. . :onfire:

Agora, analizando de pertinho, (o que é dificil para fotografar) parece que esse vermelhão tem "bolinhas", tipo ovos de volta, embora que o tamanho deste vermelhão será sencivelmente o mesmo.

Estou confuso e preocupado. . . .

Esses buracos existem há quanto tempo?

Sim, já a algum tempo, já fiz alguns tratamentos, mas penso que nenhum directamente para a Hexamita.

Aumentaram de tamanho?

Não, desde que reparei que os meus escalares tinham buracos a mais, fiz um tratamento (não me lembro o nome), e até a coisa melhorou em 2 deles.

Daí para cá, nada fiz e os ditos buracos, mantiveram-se, nem aumentam nem desaparecem.

O peixe perdeu o apetite?

Nada disso, come como se não existisse amanhã, é bastante voras e desde que eu apareça, vem logo ao vidro "pedir" comidinha.

O Comportamento do peixe alterou-se?

Neste peixe, apareceu-lhe uma "mancha" branca no corpo, aliás ainda é um pouco visivel, fiz tratamento com Backtopur direct, e a coisa esmureceu, agora se morreu ou não não sei, mas penso que está a recuperar, pois a mancha está gradualmente a desaparecer.

Ele passou por tudo isso, e nunca notei algo de estranho no seu comportamento.

Agora que se passará?

Penso que tenho algo estranho no aquário, pois tenho ou tinha uns 6 Serpae's, e um de cada vez, estão todos a ir embora.

1º - Começam a perder a coloração, ficam um laranja "fosco"

2º - Entretanto aparecem-lhe umas pintas pretas aquí e alí, nesta fase já o peixe tem uma respiração ofegante;

3º - Por vezes parece que ficam com "caspa", e depois. . . . é melhor chamar o cuveiro.

Agora será que isto tem algo haver?

Edited by ric-santos

Cumprimentos

Ricardo

• 2 months later...

Boas!

Este post já é antigo, mas ainda assim preferí "desenterra-lo" do-que criar um novo, pois o assunto é o mesmo. . .

Fui acompanhando muito de perto o caso, e recentemente a mancha avermelhada que está assinaladoa na primeira foto, passou a ficar mais esbranquiçada, até que recentemente verifico que a barbatana está a cair, soltando-se pela zona da mancha/infecção.

Estou mesmo muito preocupado. :(;)

Peço encarecidamente que alguém me possa ajudar. . . ;)

Se quiserem posso tentar fotos actualizadas...

Agradeço ajuda. .

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Boas!

Este post já é antigo, mas ainda assim preferí "desenterra-lo" do-que criar um novo, pois o assunto é o mesmo. . .

Fui acompanhando muito de perto o caso, e recentemente a mancha avermelhada que está assinaladoa na primeira foto, passou a ficar mais esbranquiçada, até que recentemente verifico que a barbatana está a cair, soltando-se pela zona da mancha/infecção.

Estou mesmo muito preocupado. :shock::?

Peço encarecidamente que alguém me possa ajudar. . . :arrow:

Se quiserem posso tentar fotos actualizadas...

Agradeço ajuda. .

Obrigado

Olá , rápido , JBL ektol fluid, rápido para um aqua hospital com água desse aquário , ráaaaaapidoooo ou ele fica defeciente , isso é ataque de bacterias , e usa algum regenerador (lÊ bem a BULA ). Os buraquinhos que vÊs como já referiram é hexamita ou foi, aumentaram de tamanho , se aumentaram acho que devias tomar prcauções nesse sentio e tratar essa doença após a das bacterias que te estão a lesionar o animal, de resto tens de tratar ambas, eu uso para a hexamita spirohexol da JBL , e pronto (lê a bula deles) . um abraço .

Jose Palma

Olá , rápido , JBL ektol fluid, rápido para um aqua hospital com água desse aquário

Ok, vou tentar arranjar, não sei é onde :( existe outro que substitua ???

Aquário hospital - Isso é grave. . não tenho posso fazer no aqua todo? Até porque tenho outro escalar que tem umas manchas brancas (quase em frida) no corpo e na cauda. . . se calhar será melhor fazer no aqua todo, digo eu mas confirma-me.

O aqua tem 100 x 30 x 40 (CxLxA), dever ter uns 90 a 100 L reais.

. . . , e usa algum regenerador (lÊ bem a BULA ).

Podes explicar melhor isso do regenerador e a "bula" . . . que é isso?

Os buraquinhos que vÊs como já referiram é hexamita ou foi, aumentaram de tamanho . . . . .

Exacto, penso que também seja hexamina, mas após alguns tratamentos bacterianos e contra o ictio (bactopur direct e outros) os buracos acabarão por estagnar. . .

Mas agora o importante é mesmo a cena da barbatana e as manchas em frida do outro. . .

Ainda não pude tirar novas fotos. .

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Boas novamente!

Durante a hora do almoço estive a verificar os medicamentos que tenho em casa, estes são:

- JBL oodinol

- Sera Bactopur direct

- Desamor-P - (contra Bactérias)

- Fauna mor - (contra ictio)

Será que algum deste pode ajudar . . . é que não sei mesmo onde arranjar o JBL Ektol Fluid

Já agora pretendia tb respostas às questões anteriores. . :oops:

Obrigado!

Cumprimentos

Ricardo

Ok, vou tentar arranjar, não sei é onde :) existe outro que substitua ???

Aquário hospital - Isso é grave. . não tenho posso fazer no aqua todo? Até porque tenho outro escalar que tem umas manchas brancas (quase em frida) no corpo e na cauda. . . se calhar será melhor fazer no aqua todo, digo eu mas confirma-me.

O aqua tem 100 x 30 x 40 (CxLxA), dever ter uns 90 a 100 L reais.

Podes explicar melhor isso do regenerador e a "bula" . . . que é isso?

Exacto, penso que também seja hexamina, mas após alguns tratamentos bacterianos e contra o ictio (bactopur direct e outros) os buracos acabarão por estagnar. . .

Mas agora o importante é mesmo a cena da barbatana e as manchas em frida do outro. . .

Ainda não pude tirar novas fotos. .

Obrigado

Olá desculpa , mas não pude vir ao forum tão breve como seria de desejar até para te puder ajudar . O medicamento da JBL existe em lojas da especialidade (aquariofilia) , mas procura na "bula" ( a bula é apenas as intruções do medicamento , aliás estas expressão usa-se com os nosso medicamentos) , dos medicamentos que referiste , especialmente o anti bacterias.

V se ataca esete tipo de bacterias (A bacteria tipo aeromonas e grupo das pseudomonas ). Quanto a tratares no aqua principal , não é aconselhado , porque podes quebrar o ciclo do filtro , seja como for melhor tratar que remediar , e rapidamente podes com tpa´s repor o ciclo do teu filtro.

LÊ bem as intruções destes 2 medicamentos que tens , Sera Bactopur direct e o Desamor-P - (contra Bactérias), se incluir o grupo de bacterias referido serve bem e segue as intruções á risca.O regenerador é normalmente apenas aquilo que usas para retirar cloro da água , mas nem todos , ou seja , a qualidade paga-se , porque nem todos tÊm o cuidado (fabricantes) de além de retirar cloro e alguns metais pesados da água com os produtos ,de adicionarem um regenerador de mucosas , para possiveis problemas de guelras e mucosas dos peixes que o cloro pode atacar se o produto não for bem administrado ou excesso de cloro naquele dia (ai a companhia das águas) , eu uso Biotopol da JBL . um abraço. Espero que ajude.

p.s. O azul de metileno trava um pouco a evolução , a doença chama-se barbatanas podres , boca podre (fin rot , mouth rot) se quiseres saber mais e se lê bem inglÊs vai a este site www.jbl.de , escolhe em lingua inglesa (está lá a bandeirinha) ou outra lingua que te seja mais familiar e clica em online hospital.

Jose Palma

Edited by netmaniac