Conselhos Para Futuro Aquário Para Discus


Recommended Posts

Boas pessoal! Depois das peripécias da água turva e castanha, eis que ela agora se apresenta aparentemente perfeita:)

Entretanto meti lá duas corys que parecem estar a adorar o seu novo aquário de 120 litros :D

Mas a minha questão é: Como tornar este aquário num aquário para discus? É uma espécie que eu adorava ter, e quero criar as melhores condições... O aquário ainda está a ciclar, por isso nesta fase ainda estou a reunir informações. Li que os discos gostam da água um pouco ácida, mas a minha ronda o ph de 7... :D o que fazer em relação a isso? Quanto às outras espécies a manter, os discus dão-se bem com corydoras, ottos (equipa de limpeza), e rásboras ou neons?

Desculpem a enorme quantidade de perguntas, toda a ajuda é bem vinda :blush:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Para baixar o ph coloca turfa na água. Com este aquário não podes ter muitos discus, um casal adulto ou 4 juvenis,

 

Quanto aos peixes atenção aos ottos, não recomendo. Eles pode colar-se aos discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e rasboras tambem não...é muita vida para conviver com tipos sossegados como os Discus...sossegados e sensiveis.

mas olha, ainda tens um bocadinho para andar antes de chegar aos Discus...isto porque são peixes bastante sensiveis mesmo a nivel da qualidade da agua...deixa andar agora até teres dominado um bocado melhor a técnica...e depois quando já estiveres com um aqua maduro, com boas notas nos testes .... podes arriscar. terás q acidificar a agua com turfa e tambem não te esqueceres que os Discus gostam da agua bem quentinha...30º..o que vai ser problematico para muitos outros peixes... podes começar com umas especies que precisem do mesmo tipo de habitat mas que não custem mais do que o aquario por cada peixe.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que só posso ter dois discus? :blush: hmmm.. pensava que podia ter mais... Mas pronto, mesmo assim vale a pena, quero mesmo ter discus. E quero comprá-los em pequeninos, para poder vê-los crescer :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm.. Ok, mas os discus ainda não são para já, talvez daqui a dois ou três meses... O que acham? Pois... Então que espécies devo começar para manter com os meus futuros discus? Gostava de ter limpa vidros... Quais me aconselham? E com as corys que já tenho, há problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra opção que pondero é ter escalares... De qualquer forma, ou discus ou escalares, uma destas espécies gostava de ter :D Conselhos precisam-se ;)

 

Eu tambem estou a iniciar-me nos aquas!!! e comecei mal ;) 25 litros....

Pensava que poderia lá por uns Escalares , mas não é muito pequeno para eles.

Para já é só o pessoal da limpeza que lá está !(fundos e vidros)

Depois .....vamos lá ver, tambem preciso de conselhos!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACho que ja li por aqui que disus e escalares nao combinam.

Boas Pipinhas.

Tambem Estou agora a ciclar um aqua de 250 litros para futuramente meter discos. 4/5, adquiri-los pequenos.

Ja agora quantos discus posso meter num aqua de 120x40x50? estou a pensar em 4/5. mais uns botia palhaço, corydoras, cae gold e cardume de 15/20neons. O que acham

 

Ppinha, desculpa aproveitar o teu topico.

Mas agora em relaçao ao teu, Ja tenho 2 corydoras la entro e 3 ampularias para fazer ciclagem. ate agora acho que esta tudo ok. o meu ph era de 7.5, mas acho que ja o tenho a 7 ou ate mesmo 6.8. como fiz? simples, vais ao minipreço, compras agua da marca DIA, que tem PH 5.3 e custa 36centimos. mudei 20%, como se fosse fazer upa TAP e o PH mudou. Espero que se mantenha assim. Tambem ja me disseram sobre turfa, mas dizem que mete a agua como chá. Coisa que eu nao quero.

Podes diminuir o PH com injecçao de CO2.

Espero ter ajudado.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

escalares são mais resistentes e fáceis de manter embora nenhum peixe seja realmente fácil...se queremos dar-lhes a melhor qualidade de vida possivel temos que trabalhar sempre muito.... o custo no caso dos escalares é que não é tão elevado....se fores para escalares a companhia podem ser cardinais, que para mim são mais bonitos e mais encorpados que os neons. limpa vidros não existem... tens que saber do que estamos a falar...são normalmente peixes da familia dos Loricarideos... no caso do teu aqua aconselho teres cuidado ao comprar...tem que ser uma especie que nao passe dos 10 cms e o melhor é ser um ancistrus e não os mais normais de encontrar nas lojas que são os hipostomus plecostomus que normalmente se chamam plecos... esses crescem demais para esse aqua e rebentam com todas as plantas. outros possiveis são os CAEs (comedores de algas chineses) que desde já te aviso que só comem algas até aprenderem a comer outras coisas...depois deixam as algas para ti...e bon appetit, come-as tu. os Saes (crossocheilus siamensis) são belos comedores de algas..inclusivamente das filamentosas que quase mais ninguem come.... e os ottocinclus affinis...tambem são um espectaculo.... o problema é que para teres daqui a 3 meses discus...esses não podem ser... são demasiado mexidos e iam deixar os discus num stress danado, e os ottos colam-se a eles e chupam uma camadinha de muco q eles teem que lhes faz falta e aos filhotes tambem. para alem disso tens que pensar em fazer TPAs todos os dias ou dia sim dia não no caso de discus, enquanto nos escalares podes fazer só 1 tpa por semana. é tudo uma questão de escolha e empenhamento.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

limpa vidros ate podem existir...eu tenho no meu aqua de discos uns que na loja chamaram-o borboleta chinesa...e nunca os vi tocar nos discose acreditem que passo muito tempos colado ao vidro do aqua...

 

 

cumps,ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem Estou agora a ciclar um aqua de 250 litros para futuramente meter discos. 4/5, adquiri-los pequenos.

Ja agora quantos discus posso meter num aqua de 120x40x50? estou a pensar em 4/5. mais uns botia palhaço, corydoras, cae gold e cardume de 15/20neons. O que acham

Cumps

acho que não... botias palhaço com discus? desastre... os discus não se dão bem com especies de peixes que disparem de ponta a ponta do aqua...stressam.

e já agora os Cae tambem vão fazer a cabeça dos discus em papa... muito speed .... neons sim e cardinais tambem... corydoras normalmente tambem se dão bem... e cuidado..esse aqua tem 240 litros brutos...desconta areão pedras troncos e o que mais te der pra por lá dentro e provavelmente andarás mais perto de 200 litros do que de 240...isso quer dizer que por 5 discus adultos aí dentro já é demais...quanto mais com essa malta toda lá misturada...nunca vais ter agua com qualidade para discus.... percebe uma coisa...discus querem uma agua permanentemente a valores 0 no que toca a poluentes...30ºC que não é a temperatura da maioria dos outros (25º a 28º max é o normal) portanto podes contar com esse cardume de neons ou cardinais e 2 a 3 discus, com os caracolitos e os corys a limpar e talvez 2 ancistrus dos pequenos.... e chega. e como eu disse à Pipinha prepara-te para TPAs diarias, manter a dureza da agua bem baixa, um ph de 6 e por muito q nao gostes...a turfa é a melhor opção para discus. eles precisam das substancias que a turfa deixa na agua para crescerem e terem as melhores cores possiveis e tb para reproduzirem....

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa's dia sim dia não para os discus? Isso seria um pouco complicado... ;) não por falta de empenhamento, mas falta de tempo, já que estudo de dia e trabalho à noite... Se calhar então é melhor optar pelos escalares... até porque li que estes gostam do ph a 7, que é precisamente o que eu tenho... Quanto aos escalares, esses podem dar-se com os ottos? ou estes últimos também se colam a eles? Em caso afirmativo, os anticristus era uma boa idéia, apesar de eu preferir os ottos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não... botias palhaço com discus? desastre... os discus não se dão bem com especies de peixes que disparem de ponta a ponta do aqua...stressam.

 

Ja vi por ai muitos aquas com discus e botias. nao queria estar a por numero impar de discus.

Mas tambem os discus nao sao para ja.

falei em botias porque ja os tenho aqui.

Tambem ja li aqui membros que apenas fazem tpas de 1x por semana, e os discus estao lindos. acho que tambem dependo muito do filtro. eu tenho um eheim 2227 seco/humido.

Mas é como digo os discus nao sao para ja, talvez daqui a 2/3 meses. para ja quero comprar outro filtro, talvez um eheim 2217 e um filtro UV. Depois penso nos discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso..a UV é uma peça muito importante...e esse novo filtro o 2217 é realmente bom..mas vai trabalhar conjuntamente com o seco/humido não vai? é que mesmo assim não são demais. eu gosto do 2217 para me fazer filtrações especificas... é onde faço a filtração quimica principalmente... onde meto a turfa...o carvão...as vezes as resinas anti fosfatos..é muito facil de fazer exatamente o q se quer sem aqueles cestos dos outros...mas para esse aqua podes confiar a filtração mecanica aos dois filtros, a quimica ao 2217 e a biologica como é logico ao seco-humido. assim e sem muita populaça no aqua ficas com uma agua que vai dar gosto.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso..a UV é uma peça muito importante...e esse novo filtro o 2217 é realmente bom..mas vai trabalhar conjuntamente com o seco/humido não vai? é que mesmo assim não são demais. eu gosto do 2217 para me fazer filtrações especificas... é onde faço a filtração quimica principalmente... onde meto a turfa...o carvão...as vezes as resinas anti fosfatos..é muito facil de fazer exatamente o q se quer sem aqueles cestos dos outros...mas para esse aqua podes confiar a filtração mecanica aos dois filtros, a quimica ao 2217 e a biologica como é logico ao seco-humido. assim e sem muita populaça no aqua ficas com uma agua que vai dar gosto.

 

 

Eu esta va a pensar no 2217 para filtragem mecanica. Porque nao tenho nenhuma filtragem mecanica. o seco/humido panas faz biologica.

E sim, é para meter 2 filtros e UV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu esta va a pensar no 2217 para filtragem mecanica. Porque nao tenho nenhuma filtragem mecanica. o seco/humido panas faz biologica.

E sim, é para meter 2 filtros e UV

mas tens sempre que por alguma filtração mecanica em todos os filtros...porque sem isso os outros tipos de filtrações ficam comprometidos...ou seja... as fezes dos peixes e outras impurezas de tamanho grande teem que ser impedidas de chegar directamente à filtragem biologica ou quimica sob o risco de entupirem as porosidades onde as bacterias se alojam e tornarem o filtro ineficaz... em cada filtro tens que por alguma forma de filtração mecanica antes de qualquer outra....portanto os 2 filtros fazem-te mecanica e depois podes por cada um a tratar de um outro tipo de filtração..e assim seram ambos eficazes.

 

aliás porque o facto de pores um filtro a fazer filtração mecanica não impede que as porcarias entrem no outro e te estraguem tudo...a não ser que os pusesses on line e então o da mecanica ficaria primeiro que o da biologica, mas isso com filtros diferentes e de caudais distintos vai-te criar problemas de fluxo que acabam por anular boa parte das excelentes caracteristicas de cada um deles.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tens sempre que por alguma filtração mecanica em todos os filtros...porque sem isso os outros tipos de filtrações ficam comprometidos...ou seja... as fezes dos peixes e outras impurezas de tamanho grande teem que ser impedidas de chegar directamente à filtragem biologica ou quimica sob o risco de entupirem as porosidades onde as bacterias se alojam e tornarem o filtro ineficaz... em cada filtro tens que por alguma forma de filtração mecanica antes de qualquer outra....portanto os 2 filtros fazem-te mecanica e depois podes por cada um a tratar de um outro tipo de filtração..e assim seram ambos eficazes.

 

aliás porque o facto de pores um filtro a fazer filtração mecanica não impede que as porcarias entrem no outro e te estraguem tudo...a não ser que os pusesses on line e então o da mecanica ficaria primeiro que o da biologica, mas isso com filtros diferentes e de caudais distintos vai-te criar problemas de fluxo que acabam por anular boa parte das excelentes caracteristicas de cada um deles.

 

 

Olá Peninha!

 

Desculpa a minha intromissão, mas estás a dar uma informação incorrecta em relação ao filtro seco-húmido 2227. Já leste alguma coisa sobre estes filtros? Se pesquisares verás que só devem utilizar Ehfisubstrat ou Ehfisubstrat Pro, ou seja apenas filtragem biológica. Se se colocar algo que reduza bastante o caudal como é o caso das matérias filtrantes mecânicas, que ao fim de 1 ou no máximo 2 meses estão saturadas, corre-se o risco do ciclo "seco-húmido" não ser efectuado. É preciso não esquecer que estes filtros só estão na sua plenitude de filtragem passado cerca de 1 mês de estar a funcionar e o seu intervalo entre limpezas pode ir até 6 meses sem problema. Eu pessoalmente só limpo um 2229 que tenho de ano a ano. É claro que estamos a falar de aquários de Discus onde se deve ter o máximo cuidado com a manutenção, como retirar manualmente folhas de plantas velhas, etc. etc.

 

Cumprimentos

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim li, e alem disso tenho 5 eheims a trabalhar... e como disse...em todos os filtros sou de opinião que se deve fazer uma pré decomposição dos detritos, porque assim não se arrisca a sobreacumulação sobre as filtrantes biologicas, evitando assim areas anaerobicas ou outros riscos... é obvio que se se tiver cargas biologicas baixas ou médias sem haver peixes muito grandes tudo corre bem com um seco-humido que só faça mesmo biologica...mas eu tive aquas com pesadas cargas biologicas e ainda tenho...oscares, gigantescos loricarideos (40cm pra cima) facas palhaço (50cm) e outros que sobrecarregam qualquer filtro por maior que seja...e onde a filtração mecanica através de tubos ceramicos ou ouriços é essencial. se fossem neons, cardinais, pristelas ou outros peixes assim exclusivamente, eu estava 100% de acordo contigo.

porque isso que fazes de retirar assiduamente folhas e outros detritos maiores nada mais é que uma filtração mecanica, feita à mão. eu prefiro por lá ceramicas q aguentem as folhas e não só antes q cheguem onde não devem.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pipinhas: olá, segundo percebi estás a começar na aquariofilia, certo? os escalares, e sobretudo os discos, são peixes extremamente frágeis e não muito fáceis de manter. sinceramente, acho que talvez seria melhor ganhares experiência com umas espécies mais resistentes :)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pipinhas: olá, segundo percebi estás a começar na aquariofilia, certo? os escalares, e sobretudo os discos, são peixes extremamente frágeis e não muito fáceis de manter. sinceramente, acho que talvez seria melhor ganhares experiência com umas espécies mais resistentes :)

Viva Pipinha

 

Olha eu sou da mesma opinião que o Arty77 pois os Ciclideos Americanos (Discus, escalares, etc..) São peixes que requerem aguas muito velhas e já estabilizadas e de preferência a já algum tempo!!!!!!

Olha eu não te aconselho discos para começares!!! Por enquanto fica-te pelos peixes mais faceis (Guppys, mollys, plattys etc...)

e com algum tempo e experiência podes passar para os discos!!!!!

Na aquariofilia temos que dar 1 passo de cada vez tá pois olha o meu caso ha 5 anos que tenho peixes e só a 1 mês é que começei com os discos e mesmo assim já aprendi com eles coisas que nunca sequer sonhara que existissem!!!

Tem paciença e vais ver que com tempo e dedicação conseques vençer as barreiras 1 a 1 Tá!!!

 

Por favor não me leves a mal mas esta é a minha opinião!!!!

 

Atenciosamente

 

David Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.