Plantar Num Aquario Já Montado?


lsharkf

Recommended Posts

Boas tou aqui com um problema...

 

Tenho um aquario ... pronto que me descuidei durante 6 meses ... porque tive um surto de uma doença onde os peixes morreriam sucessivamente ora ficavam sem as barbatanas pk apodreciam .... ora ficavam smi paralizados e acabavam por falecer ... muito bem ... eu a pensar que todos os peixes tinham morrido ... e fiquei admirado quando vi um guppie que ainda vivo numa água xoca e estagnada .... e foi ao ver akele bixo ter sido capaz de sobreviver ... de certeza que nunca na vida comeu comida "artificial" ... que me deu de novo vontade de reabilitar o aquario ... acontece que o unico processo de limpeza que fiz foi aspirar cerca de 4cm de dejectos do aquario ... trocar filtros, e colocar o nivel de água ao nivel inicial ... estava num processo de limpeza gradual e digamos ... natural ... ( nao me apeteceu esvaziar tudo tirar e ferver areia e troncos... :P ) nao é o mais correcto eu sei mas pronto.

 

O meu pai á cabo de 2 semanas viu que estava a tratar do aquario e resolveu lol comprar 2 guppies gigantes femeas e 1 beta ... eu a pensar que os peixes nao iam sobreviver mais do que 2 dias ... e o facto é que continuam vivos ... e as femeas deram á luz mais de 50 novos guppies ( bem... podiam ter sido mais lol ... mas na primeira ninhada eram cerca de 20 de uma femea ... mas numa noite desliguei a luz ... e no dia seguinte ... só contava 3 crias lol :x apartir daí deixem a luz sempre ligada, na segunda ninhada vieram praí mais 50 novas crias que continuam vivas e activas graças as duas femeas que trabalharam bem lol ).

 

O Aquario tem cerca de 100cm(comprimento) x 30cm(largura) x 50cm(altura).

 

Durante as proximas semanas vou fazer a troca sequencial de 50% -> 40% -> 30%-> 20%-> 10% da água de modo a tornar mais transparente ( sim ... lol ... tá bastante amarelada ... ) .

 

Encomendei cerca de 30 camaroes a um membro do forum , cuja missao será comer a (palavra censurada) toda produzida no aquario e a que ja esta lá entranhada.

 

Acontece que ainda nao tenho plantas ... e queria atalhar o processo todo ... e meter um tapete verde todo pipi no meu aquario yikes ... gostava de saber se posso fazer isso ... ou é melhor ... tirar tudo , limpar tudo ... e fazer um layout de raíz para ficar mais saudável.

 

Já agora outras perguntas:

 

Tenho um outro aquario mais pequeno cerca de 40cm x 30cm x 30cm ... ao qual tou a pensar em transforma-lo num viveiro para plantas de modo a dar as melhores condiçoes para as mesmas ... de modo a reproduzirem-se rapidamente e assim ir transferindo parte da criaçao para o aquario principal. Gostava entao de saber ... como optimizar este aquario de modo a produzir do melhor musgo e gloco :P o que preciso comprar no JUMBO/CONTINENTE amanha?

 

E tenho praky um frasco de artemia ... o que é preciso para criar? Existem incobadoras... alguem me aconselha uma?

 

Abraço :P

 

Ora pronto a historia do meu aquario está contada ...

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu se fosse a ti não punha mais peixes por agora. Deixava o filtro a trabalhar durante 3 semanas e depois fazer muitas trocas de água.Não foi correcto teres mantido o peixe esse tempo todo na água suja,de certeza que sabias que ele lá estava,mas pronto,quem não faz asneiras na vida? Não sei qual o grau de sujidade que o aqua tinha,portanto não sei se não era melhor teres começado de raiz... Mas podes sempre pôr plantas agora,apesar de supôr que não tens substrato fértil.Portanto mete só plantas fáceis de manter como anubias,élodeas,musgo de java (para os camarões).Quanto ao aqua só para plantas tens de comprar substrato fértil e 2 ou 3 tubos de luz para as plantas,uma calha só não chega,principalmente se queres plantar glosso! E fertilizante liquido.E convém ter filtro também,mesmo que não tenha peixes.Depois podes fazer um sistema de C02 caseiro que aqui no fórum é ensinado.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Falo-te por experiençia propria!!!! Não vale a pena atalhares as coisas pois a principio a coisa até funciona mas a longo prazo acabas por perder €€€ e tempo pois se eu fosse a ti recomeçava o aquario de raiz!!!! Pois se não tens substrato vais acabar por presisar dele e isso vai-te acontecer quando tiver o aquario todo PIPI e a funcionar a 100% por isso ganha-la coragem e desmonta o bicho todo e começa tudo de novo vais ver que até é giro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois eu tambem nao queria ter posto lá peixes ... o meu cota é que pronto viu aquilo a ficar "limpo" e resolveu comprar á ganancia lol ... quanto ao peixe ... saber sabia que tinha visto á tempos uma cria de gupie ... nunca pensei que fosse sobreviver ... mas pronto :P todos acabamos por errar ... e é a errar que se evoluí penso eu.

 

Tambem preferia limpar o aquario de novo e fazer um layout todo pipi :crazyeyes: , nao tou a pensar comprar para já mais nenhum peixe ;) a nao ser mais tarde um limpa vidros.

 

Vou ver entao se monto um sistema de plantas :) glosso e java :) , no aquario tenho lá 1 lampada ... entao e se meter numa fonte solar? Nao fará efeito? Pode é criar algas :x mas pronto :) eu depois tiro foto disso e mostro para voces darem a vossa opiniao.

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma pergunta ... entao que preciso comprar para o aquario de plantas para criar Glosso e Musgo de Java ?

 

Já agora... elucidem-me ... o que é o substracto ? É o areao?

 

Abraço

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O substrato é tipo terra que se mete por debaixo do areão! Este ajuda as plantas a fixarem-se melhor e tem nutrientes que as plantas precisam para crescerem saudaveis!!!!

Editado por Krisbensys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O substrato é tipo terra que se mete por debaixo do areão! Este ajuda as plantas a fixarem-se melhor e tem nutrientes que as plantas precisam para crescerem saudaveis!!!!

 

E tem de ser algum especial para aquario? :blush: posso ir ao rio e colher terra e meter por baixo disso tudo? Vou ver se vejo isso agora no intermarche bigsmile sao gajos de ter algo ... ou nao lol

Editado por lsharkf

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tem de ser algum especial para aquario? :blush: posso ir ao rio e colher terra e meter por baixo disso tudo? Vou ver se vejo isso agora no intermarche bigsmile sao gajos de ter algo ... ou nao lol

O mais certo é não encontrares no intermarche.É melhor comprares em lojas de aquariofilia.Também há quem ponha akadama que é terra especial para bonsais.E não te esqueças da luz.Uma calha só não chega.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom ... nao encontrei nada :? e como tenho os peixes troquei a água em 50% , tirei 90% da areia e troncos e lavei ( jacto e foi ao tacho ) tá agora a bombar para ver se filtra mais cenas da água .... vou pelo "remendo" ... depois faço tipo exertos á base de esponja e a tal Akadama com a largura suficiente para criaçao de raízes e vou plantando no aquario.

 

Tirei o papel de fundo lol sinceramente acho do mais piroso e foleiro colocar papel de fundo num aquario lol :P estraga tudo no meu ponto de vista ... ver se amanha vou comprar akadama e musgo de java bigsmile nem que tenha de prender aos troncos :blush: lol

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem percorri as lojas de animais da zona, e nenhuma tinha grande quantidade de plantas .... so la para quarta, o dono de uma delas ofereceu-me um bocado de musgo de java, e lá comprei umas bolas de fertelizante para plantas... pergunto agora... que condiçoes tenho de dar ao musgo ou melhor... como o planto?

 

Abraço

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem percorri as lojas de animais da zona, e nenhuma tinha grande quantidade de plantas .... so la para quarta, o dono de uma delas ofereceu-me um bocado de musgo de java, e lá comprei umas bolas de fertelizante para plantas... pergunto agora... que condiçoes tenho de dar ao musgo ou melhor... como o planto?

 

Abraço

Podes agarrá-lo a um tronco com linha ou simplesmente deixá-lo no fundo do aqua solto.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É fácil manter o Musgo de java? Sao precisos muitos cuidados para se manter saudável e desenvolver?

olá,

sim,é muito fácil...

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui ficam algumas fotos do meu aquario... :P nao o montei de raíz vou fazendo upgrades ... objectivo ir metendo mais plantas. Nao está ainda completo ... mas pronto :D critiquem á vontade postei as fotos para isso mesmo :)

 

Peixes:

 

-> 3 guppies ( 2 femeas e 1 macho o resistente :lol: ) adultos

-> Cerca de 40 a 50 crias de Guppie

-> 2 molinésias ( casal )

-> Cerca de 20 a 30 red cherrys

 

07072007119yl1.jpg

 

07072007116vr3.jpg

 

07072007118zf3.jpg

 

07072007117qm4.jpg

 

Ps : Aqueles fios a ver-se ... nao dá com nada ... tenho de os esconder :D , furei os troncos de modo a dar abrigo a camaroes nao sei se é usual fazer isso lol mas lembrei-me de os furar ... pode ser que de algum jeito.

Editado por lsharkf

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

> mas numa noite desliguei a luz ... e no dia seguinte ... só contava 3 crias lol apartir daí deixem a luz sempre ligada,

 

Acho que percebi mal. Tens a luz ligada 24h nesse aquário?

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahum ... praticamente ... se estiver de dia desligo , á noite ligo :P ... é preciso desligar né? Senao os peixes começam a stressar né? Ou nao há problema em deixar 24h ligado?

De dia ligas (12h), à noite desligas (outras 12h). Se ligas à noite e desligas de dia os peixes ficam desorientados,pois o relógio interno deles diz-lhes que é noite mas os olhos dizem o contrário...De dia vice-versa...Põe uma moon-light à noite que imita o luar se não queres tudo às escuras. Quando nós sentimos que algo não está bem, geralmente não está mesmo.Temos de seguir o nosso instinto e bom-senso. E também a inevitável lógica natural das coisas.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahum ... praticamente ... se estiver de dia desligo , á noite ligo :P ... é preciso desligar né? Senao os peixes começam a stressar né? Ou nao há problema em deixar 24h ligado?

 

Pois. stressa muito os peixes, é que contrariamente ao que se pensa eles também "dormem", ou melhor descansam.

 

Para além disso, tens outros que praticamente só "mexem" de noite.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pohh secalhar á conta disso que custou a vida ao beta o gajo andava meio "maluco" sempre no canto junto ao filtro ... e depois la acabou por morrer :\ ... mas pronto a ver se regulo o sono dos boémios :P assim tb se poupa em luz.

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais