Help! Urgente...


Recommended Posts

Boas pessoal. após o entusiasmo de ontem ter montado o meu novo aquário de 120 litros, sinto-me triste.. Com efeito, depois de por o substracto, o areão, as pedras, tronco e plantas, ao por a água, ficou tudo castanho. A água está com uma cor horrível, castanha. e agora até está melhor, devido ao trabalho do filtro durante a noite e a manhã de hoje, porque ontem estava horrível mesmo.

o que me aconselham a fazer? Deixo o filtro trabalhar e vou fazendo tpa's? ou tiro a água toda e volto a encher? Não sei o que fazer... A minha opinião é que, ao por-se a água (não fui eu que pus), o substracto saiu do sitio com a pressão e ficou este serviço.

Digam-me o que fazer... Ajuda precisa-se...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. após o entusiasmo de ontem ter montado o meu novo aquário de 120 litros, sinto-me triste.. Com efeito, depois de por o substracto, o areão, as pedras, tronco e plantas, ao por a água, ficou tudo castanho. A água está com uma cor horrível, castanha. e agora até está melhor, devido ao trabalho do filtro durante a noite e a manhã de hoje, porque ontem estava horrível mesmo.

o que me aconselham a fazer? Deixo o filtro trabalhar e vou fazendo tpa's? ou tiro a água toda e volto a encher? Não sei o que fazer... A minha opinião é que, ao por-se a água (não fui eu que pus), o substracto saiu do sitio com a pressão e ficou este serviço.

Digam-me o que fazer... Ajuda precisa-se...

 

 

Assim, de repente, não me parece que tenhas de fazer nada... apenas esperar que o filtro e a gravidade vão fazendo o seu trabalho! O setup inicial demora sempre algum tempo e ainda vão ser necessários muitos dias para ele estar preparado a receber o primeiro peixe...

 

Mesmo que tenhas colocado a água de forma menos correcta (levantando demasiado o substracto) não me parece que retirar tudo seja boa ideia. (de qualquer forma não sou "pró")

 

 

Depois, as mudanças parciais de água (TPA's) vão fazendo o resto (também é possível que esse tronco esteja a contribuir para a cor da água...)

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tens de esperar que a poeira assente. Caso o substrato tenha ficado deformado aquando a colocação da agua podes sempre molda-lo quando já nao estiver tão "nublado".

No final o mais provavel é ficares com alguma poeira nas plantas e nas pedras o que é facilmente limpo quando fizeres as TPAs, simplesmente com um tubo vais aspirando os sitios que estejam sujos.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu acho que não deves fazer nada, deves apenas deixar a poeira assentar.Como parece que começaste agora a ciclar o aquário acho que não devias fazer já TPA's.Não te preocupes que a água volta a ser limpida.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

seja como for...a técnica é usar um prato no areão para por a agua..senão a força da agua a cair vai levantar o substrato sempre que estiveres a acrescentar mais.... ou então é apontar a mangueira a um tronco ou pedra maior...mas nunca directamente para o areão. ahhh e provavelmente terás que lavar esse filtro ainda a meio do ciclo...se fosse a ti lavava já, antes que as bacterias comecem a instalar-se...senão o q acontece é q as materias filtrantes vão ficar já meias entupidas com o substrato que foi filtrado e depois vais ter que limpar esse filtro muito cedo a meio do ciclo....e como deve ficar muito sujo, a limpeza habitual com a agua da TPA é capaz de não chegar, resultado, terias provavelmente que lavar com agua da torneira o que mata as bacterias e te faria recomeçar o ciclo de novo....se fosse eu, limpava já o filtro e depois então ciclava descansado.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas vossas respostas! Por acaso tinha pensado nisso em relação ao filtro... é que ele deve estar mesmo muito sujo, mete medo.. Vou enão fazer umas valentes tpa's :blush:

obrigada bigsmile cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião isso é normal, montei um plantado à pouco tempo e os primerios dias estava exatamente assim, esperas até assentar e vais ver que isso já era.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. Bem.. fiz uma valente tpa, de praticamente 100%, e lavei o filtro, como me foi dito... Mas... a água continua turva... :s Não está castanha, é certo, mas está turva... #food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcção: a água continua um pouco castanha e turva, está é bem menos que ontem.. #food

A fazeres TPA's de 100% nunca vais começar a ciclar o aquário...Já que mudaste a água toda devias ter limpo o filtro agora porque depois não o deves limpar para não retirares as bactérias boas para o aqua. Se não tiveres paciência a água nunca vai ficar limpida e isso só vai acontecer quando deixares a poeira assentar,o que demora algum tempo. Aquariofilia = Paciência. Acredita, quando queremos fazer as coisas rápido no que diz respeito a aquários, só dá problema!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repito o q disse... faço sempre desta maneira

 

faz tpa de 20% todos os dias... e se ainda nao tiveres peixes.... mete apenas lã de vidro no filtro (isto pq só com a lã de vidro o filtro irá fazer + litros/hora) para ser mais rapido a limpar a agua...

 

e atenção nas TPAs nao podes colocar a agua com mt força pq remexe o fundo e levanta mais poeiras..... mete a agua com calma...

 

muda diariamente 30lt q com os dias vais começar a notar diferença...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. após o entusiasmo de ontem ter montado o meu novo aquário de 120 litros, sinto-me triste.. Com efeito, depois de por o substracto, o areão, as pedras, tronco e plantas, ao por a água, ficou tudo castanho. A água está com uma cor horrível, castanha. e agora até está melhor, devido ao trabalho do filtro durante a noite e a manhã de hoje, porque ontem estava horrível mesmo.

o que me aconselham a fazer? Deixo o filtro trabalhar e vou fazendo tpa's? ou tiro a água toda e volto a encher? Não sei o que fazer... A minha opinião é que, ao por-se a água (não fui eu que pus), o substracto saiu do sitio com a pressão e ficou este serviço.

Digam-me o que fazer... Ajuda precisa-se...

 

o areao e da quele preto, se for tem de ser muito bem lavado e bem fervido pois traz muita porcaria o meu quando o lavei ate me passei gastei bueda agua para o lavar

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha tem calma deixa assentar a poeira!!!! E já agora um conselho quando deitares agua no aquario utiliza sempre 1 prato ou a tampa de 1 tamparoeir (é assim que se escreve?????)

Deixo-te umas fotos do meu ao fim de cheio tá:

DSC00451.jpg

 

DSC00459.jpg

 

A Agua do teu está assim??? Se sim espera 1 pouco pois isto já assenta!!!!

Editado por Krisbensys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola krisbensys o teu pleco nao te arranca as plantas

Viva Toyota

 

Arranca sim!!!! Fui obrigado a troca-lo por 1 mais pequeno!!!!!!! Agora está no meu aqua de 1,20m com os CA´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Kribensys no teu aqua tens areão e areão não levanta poeira quase nenhuma. Experimenta pôr substrato tipo terra e ai é que vais ver o que é água escura! yikes Em aquas só de areão nem prato ponho pois lavo préviamente o areão.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Kribensys no teu aqua tens areão e areão não levanta poeira quase nenhuma. Experimenta pôr substrato tipo terra e ai é que vais ver o que é água escura! :crazyeyes: Em aquas só de areão nem prato ponho pois lavo préviamente o areão.

Viva Zogli

 

Eu tb tenho substarto tipo terra e quando encho o aqua o resultado é este!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Com efeito a água está melhor um bocadinho... Vou seguir o conselho de alguns membros e fazer tpa's diárias de 30litros. obrigada:) cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Com efeito a água está melhor um bocadinho... Vou seguir o conselho de alguns membros e fazer tpa's diárias de 30litros. obrigada:) cumprimentos

 

Viva,

 

fazes bem mas aconselho-te a técnica do prato como podes ver na foto que eu te deixei !!!! E na ultima Tpa que fizeres deites Denitrol da JBL são bactérias que vão acelerar a Ciclagem!!! Senão nunca mais sai dai bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lavaste o filtro, então agora é mesmo só uma questão de deixar ciclar....já podias meter lá um ou dois peixinhos. essa agua meia turva não lhes faz mal... quando chove os rios tambem ficam assim....agora se calhar era tempo de ires passando para TPA semanal..para dar mais tempo e descanso as bacterias.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas e dicas ;) fiz duas tpa's de 30litros e o aquário parece outro! :mrgreen: de facto, a água está quase cristalina. Entretanto hoje à tarde pus duas corydoras que tinha no outro aquário. Acham que então fiz bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas e dicas ;) fiz duas tpa's de 30litros e o aquário parece outro! :D de facto, a água está quase cristalina. Entretanto hoje à tarde pus duas corydoras que tinha no outro aquário. Acham que então fiz bem?

Brevemente vais perceber se fizeste bem ou não...Mas digo-te que a pressa é a maior inimiga da aquariofilia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas e dicas ;) fiz duas tpa's de 30litros e o aquário parece outro! :D de facto, a água está quase cristalina. Entretanto hoje à tarde pus duas corydoras que tinha no outro aquário. Acham que então fiz bem?

já tens testes? é que nesta fase (e para sempre) é muito importante fazer os testes...porque não é só ter água cristalina...isso não significa água em boas condições.... para saber se o ciclo está a decorrer com normalidade tens mesmo é que fazer os testes. sem eles não conseguirás manter o teu aqua com "tranquilidade". :blush:

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.