Bettas----duvida Com Repruduçao


atira-t

Recommended Posts

eu tenho um beta macho azul e agora vou comprar uma femea e a minha duvida consiste no seguinto:

- omeu betta ta num pequeno aquario de agua fria e nao o posso por no cumunitario porque ele insiste em comer as barbatanas dos outros.... por isso queria saber se a reproduçao se pode dar um água fria sendo que eles em agua fria entram em estado de semi-hibernaçao.....

algem tem resposta para a minha duvida que deve ser das mais parvas que ja ouviram.....????? banana rock

cumps

Editado por atira-t
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

possivél até é, nesta altura do ano é fácil manteres um aquario a 22º sem ressistência, o que dá perfeitamente para reproduzires o beta, se bem que será mais fácil a 25º na minha opinião.

o grande problema são as mudanças bruscas de temperatura, pois durante a noite a temperatura pode cair vários graus dependendo do tamanho do aquário, e esta modança vai ser muito grave, até mesmo fatal para os alevins que não vão conseguir sobreviver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

agora que arranjei uma betta femea as minhas dividas multiplicaram-se como o dinheiro do tio patinhas!!!!!!!

1º - porque é que o macho da coça na femea? sera só inexperiencia ou o tipo é "metido á besta"???? o tipo põe-se como quando esta á frente do espelho todo emproado e depois ataca...... sera homosexual????

2ª - em agua fria a femea perdeu a cor portanto tive de a meter no aqua comunitario mas assim a reprudoçao fica comprometida ja que nao posso por o macho no aqua comunitario sem correr o risco d ficar sem guppies neons e populaçao adjacente(acreditem ja o vi a arrancar meia cauda a uma guppie e 1a vez durante um "exercicio" no espelho num ataque de furia a trincar uma folha duma vallisneria gigante e a ficar preso pela boca sem se conseguir soltar...)

nao tenho mais aquarios de agua quente!!!!

perciso de uma soluçao urgente :) :D :D

cumps

Editado por atira-t
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas todo aquario dá para por termóstato agora tens que ver o tamannho do aqua para pores um termóstato adequado para esse aqua.

 

Fica bem

José Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para reproduzir Bettas tens de ter um aqua só para eles,não é preciso ser grande,tipo 40L. Enche-o com agua de um aqua já ciclado até meio com muito pouco areão e sem decoração nem filtro,algumas pessoas metem uma bomba de ar fraca e apenas com algumas plantas flutuantes.Coloca uma maternidade com a fêmea dentro e o macho dentro do aqua.Deixa-os durante o tempo suficiente para o macho começar a fazer o ninho de bolhas para os alevins,as plantas flutuantes serviram de suporte ao ninho.Com o ninho feito solta a fêmea e ai o macho irá envolvê-la,apertá-la para ela largar os 'ovitos'.O macho tomará conta do ninho a partir daqui. Não sou criador deste peixe,quando tinha uns 16 anos reproduzi alguns e isto é o básico que me lembro.De certeza que criadores aqui do fórum irão me corrigir se algo estiver errado.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

nao aconselho a ninguem colocar areao num aquario para criaçao de bettas.. se o areao for claro, o macho tem mais dificuldade de apanhar e ver os ovos quando estes atinguem o fundo do aquario e quando o areao é escuro, e já eclodiram os alevins e vao ao fundo o macho também nao os consegue visuaçlizar bem.. por isso o melhor é sem areao..

 

em relaçao á temperatura, nao te esqueças, que quanto mais baixa esta for mais tempo os ovos demoram a eclodir.. havendo menos probabilidade de teres sucesso..

outra coisa é que ao teres termostato consegues, como já foi dito, controlares melhor a temperatura da agua.. o que é muito importante quando os alevins começam a formar o labirinto..

 

Em relaçao á sugestao de por a femea numa maternidade ao pé do macho, so se for para os preparar para a reproduçao, ou seja para a parte de "engorda", porque, depois ao tirares a maternidade do aquario vai mexer muito a agua o que vai fazer que muitas das bolhas do ninho rebentem e consequente queda dos ovos para o fundo do aquario..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

nao aconselho a ninguem colocar areao num aquario para criaçao de bettas.. se o areao for claro, o macho tem mais dificuldade de apanhar e ver os ovos quando estes atinguem o fundo do aquario e quando o areao é escuro, e já eclodiram os alevins e vao ao fundo o macho também nao os consegue visuaçlizar bem.. por isso o melhor é sem areao..

 

em relaçao á temperatura, nao te esqueças, que quanto mais baixa esta for mais tempo os ovos demoram a eclodir.. havendo menos probabilidade de teres sucesso..

outra coisa é que ao teres termostato consegues, como já foi dito, controlares melhor a temperatura da agua.. o que é muito importante quando os alevins começam a formar o labirinto..

 

Em relaçao á sugestao de por a femea numa maternidade ao pé do macho, so se for para os preparar para a reproduçao, ou seja para a parte de "engorda", porque, depois ao tirares a maternidade do aquario vai mexer muito a agua o que vai fazer que muitas das bolhas do ninho rebentem e consequente queda dos ovos para o fundo do aquario..

 

os meus maiores problemas com isso sao o facto de o aquario nao ter 40 litros nem pouco mais ou menos.... tem uma decima disso ou seja é um globo de 4 litros e n sou propriamente rico para tar a comprar mais aquarios( ja tenho 4 com este mas so 1 tem + de 40 litros que é o comunitario de resto sao todos de menos de 5 litros e de agua fria...... depois o macho n faz o ninho de bolhas embora a femea ja tenha as riscas verticais e esteja bem gordinha.... e depois é o facto de eu mal os juntar começarem logo a lutar ora é ela que leva ora é ele....

se tiverem soluçoes para 1 ceguinho no assunto.... obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente,mais valia teres só 1 aqua grande do que esses 3 com 5Litros de água fria...Peixes de água fria precisam de muito espaço,100L para cima e nesses globos não tens condições minimas para eles.Só por curiosidade...Quantos peixes de água fria tens em cada globo?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente,mais valia teres só 1 aqua grande do que esses 3 com 5Litros de água fria...Peixes de água fria precisam de muito espaço,100L para cima e nesses globos não tens condições minimas para eles.Só por curiosidade...Quantos peixes de água fria tens em cada globo?

 

 

1 peixinho por cada globo..... n sou maluco o suficiente para por 5 peixinhos num espaço tao pequenino e sinceramente sim vou comprar um aqua maior mas isso é depois que por agora não me posso dar ao luxo de gastar €€€€€€€ a mais!!!!

cumps

Renato Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os globos causam problemas de visão nos peixes,agora no Verão a água não tem movimento logo sem óxigénio suficiente. Longe de mim te estar a condenar por algo,todos erramos,mas devias ter esperado até teres o aqua grande,o $$$ não é desculpa. Esses globos deviam ser proibidos. Deixa lá, pelo menos faz uma coisa: não recomendes a ninguém. São bons é para ter um cacto...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bons é para ter um cacto...

 

 

Looooooool

e ate que nao ficava nada mal o cacto la dentro!!!!!!

eu so nao comprei logo um aquario maior porque eu nao quero ter muitos peixes destes por isso nao comprei logo um aquario grande mas mais para frente vou comprar um com 50 litros e juntar mais 2 peixinhos aos que ja tenho porque estes nao crescem nada!!!! pelo menos tive o cuidado d nao comprar nenhum que crescesse!!!!

mas..... voltando ao tema original......

o macho ja fez algumas bolhas mas tou com duvidas d como vou por a femea la dentro sem estragar o ninho porque ela ja ta la drentro so que separada do macho agora para a juntar vai ser um perigo pro ninho mas eu inda nem sei se aquilo ja se pode chamar um ninho porque sao so algumas (bastantes) bolhas que ele as vezes faz so por causa da respiração....

 

:crazyeyes:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como é que a separaste do macho?

 

 

Tao separados pelo que eu chamo uma obra á trolha o que me entristece mas nao consegui fazer melhor.....

é uma placa de plastico com 3 milimetros de espessura e com varios buraquinhos que eu descubri ca por casa e cabe na perfeiçao so que a placa n chega ao topo da agua embora eles nao consigao passar de um lado para o outro o que quando eu for a tirar a femea a ondulaçao vai estragar aquilo tudo!!! ( esta placa so serviu porque eles nao estao num globo estao numa especie de aquario cilindrico)....

cumps.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim era isso mesmo que eu te ia dizer para fazeres.Tira a placa devagarinho,com jeitinho não estragas o ninho ou estragas pouco.Tens sempre de tirar...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"prontos"........ mais um dos meuz azares..... o meu betta morreu á uma semana bigsmile

masss eu passei por uma loja e como tinha prometido um betta á minha tia, comprei um para mim tambem....

é muito bonito azul esverdeado quase fluorescente.....

pois a minha primeira ideia foi tentar a reproduçao novamente mas agora em condiçoes diferentes...

peguei num cubo de 7 litros que tinha cá por casa e decidi por os bettas lá dentro...

ele dentro do cubo e ela dentro de um frasquinho de meio litro que coloquei dentro do cubo......

como o meu pai tinha chegado a casa depois de 2s semanas na espanha fomos jantar a um restaurante....

ora qual o meu espanto ao xegar a casa e ver o cubo com muitas bolhas aglomeradas a um canto, coisa que nao se verificava com o antigo macho....

no dia seguinte mais bolhas e o aqua ( sem termostato ) pra í a 20º..... ora depois do almoço resolvi por a femea junta com o macho... eu a pensar que ia ter dança quando vejo é um encontro de wrestling ( :snipersmile::2gunfire:starwarschainsawfight ) que quase acaba com as bolhas todas "prontos" la pus eu a femea dentro do frasco e toca andar..........

ja é para aí a 5 tentativa infrutifera da reproduçao desta especie....

que fiz eu de errado agora????

se alguem souber....

cumps

Renato Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua que pretendes reproduzir os Bettas é muito pequeno. Minimo 25L. Tens de colocar algo que dê suporte às bolhas. Plantas flutuantes por ex. A água convém ser de um aqua já ciclado,caso não tenhas outro tens de pôr um anti-cloro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma caixa de plastico de preferencia transparente, poem essa caixa tapada em cima do aquario com o termostato pois mantem a temperatura a noite e podes reproduzir ai. boa sorte.

Editado por ivan albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim.... o ninho foi destruido pela segunda vez e agora tao dentro de 1 aqua de 25 litros sem decoraçao.... so falta o termastato embora a temperatura da agua se tenho mantido estavel nos 24º..... e faltao as plantas flutoantes.....

o macho ja fez o ninho ....

13082007176sr0.jpg

 

eis o macho......

13082007180mn3.jpg

 

 

mas ele tem um comportamento muito agressivo quando ve a femea tipo sempre a atirar-se ao vidro.... este video mostra-o +/-

video1

 

ja agora uma perguntinha....

devo ligar a luz normalmente ou deixar sempre desligada pra nao os atrapalhar?....

e ja agora quando é que eu ponho a femea com o macho????

Editado por atira-t
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Não te preocupes com os encontros de wrestling :blush:. É normal, anormal sería não haver. Isso significa que o macho está a tentar dominar a fêmea, só que ela também dá luta. Faz uma coisa, para que a "luta" dure pouco tempo. Não dês de comer À fêmea durante um dia, para ela resistir menos. O que acho pouco provável, é que o ninho se desfaça com os confrontos.

Além disso, com um ninho desse tamanho, de certeza que vai sobrar muito quando ela desistir.

 

Outra coisa, eu também fiz criação num globo de 4 litros, e a eclosão pelas minhas contas deve ser hoje. De preferência deixa alguma luz perto, mesmo durante a noite. Porque o macho passa todo o tempo a acomodar os ovos e a guardá-los.

 

De qualquer forma as tácticas usadas, do frasco dentro do aquário, normalmente, não são precisos. O macho estando sozinho, acaba sempre por fazer o ninho de bolhas, desde que em águas paradas.

 

Se tiveres oportunidade, e tendo em conta que fêmea resiste um dia ou dois, tenta ver o acasalamento que é um espectáculo. O macho abraça a fêmea com força, durante uns segundos. Depois de ele a libertar, ela fica completamente imóvel à tona da água, e vai deitando os ovos pró fundo, que o macho vai apanhando, e colocando no ninho. Normalmente, eles são cuidadosos, procuram em todo o aquário à procura de ovos que não tenha apanhado inicialmente.

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que consigas essa desova e eclosão...e que estejas a vender Bettas em breve. mas no caso de teres q insistir...um conselho que te dou é de pores um pouco de turfa na agua...ou pelo menos pores a turfa numa agua q deves deixar envelhecer e depois fazes uma TPA com essa agua. os taninos e outras substancias da turfa parecem ajudar. melhor que turfa seria uma folhinha de Terminalia Cattapa L. mas por cá ainda não é facil de encontrar.eu mandei vir da alemanha. e realmente se tiveres o aqua a 25ºC é mais seguro. eu estou a usa-las num aqua de Trichogaster Trichopterus q tb são anabantideos e fazem ninho de bolhas exatamente como os Bettas...e já estou na 2ªgeração por isso resulta.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É parece que essas folhas de Terminalia Cattapa são boas para quase tudo,dão qualidade à água. Conheço uma pessoa que foi agora ao Brasil e pedi-lhe para me trazer um molho dessas folhas. Se ela me trouxer depois arranjo um pouco a quem quiser.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

socorroooooo.......

o meu betta esta a morrer do que eu pense ser ictio.....

muitos pontinhos brancos minisculos....

alguem tem uma cura milagrosa para isto que nao sejam remedio assim pro caro......

sera que pode ser uma reacçao ao facto de o aquario estar perto da televisao que esta ligada mais d 2as horas todos os dias de noite????( esta mesmo ao lado para aí uns 15 cm)

 

é urgente.......

cumps

Editado por atira-t
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse mini aqua é dificil colocares um termostato...devias elevar a temperatura da água até 29º lentamente. O ictio desaparece por si. Caso não desapareça compra um produto para o ictio à venda nas lojas de animais e lê as instruções. 4L é muito pouco,essa doença é sinal de stress por parte do peixe...e o aqua não devia estar ao lado da televisão,locais calmos onde não passe muita gente é o indicado,aí o barulho e luz constante da tv stressa o peixe,principalmente quando está a dar a Floribella...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse mini aqua é dificil colocares um termostato...devias elevar a temperatura da água até 29º lentamente. O ictio desaparece por si. Caso não desapareça compra um produto para o ictio à venda nas lojas de animais e lê as instruções. 4L é muito pouco,essa doença é sinal de stress por parte do peixe...e o aqua não devia estar ao lado da televisão,locais calmos onde não passe muita gente é o indicado,aí o barulho e luz constante da tv stressa o peixe,principalmente quando está a dar a Floribella...

 

looool

 

os 4 litros passaram á historia agora ta num ( 42*20,5*28) que me ofereceram e que ja n funcionava á 8 anos logo o termostato e o filtro n tavam lá muito bem d saude.... por isso o termostato e o filtro estam pra vir....( isto a meio do mes a mesada ja se foi e a minha mae n cede nem os 14€ do termostato nem os 19€ do filtro)

e eu nao tenho mais onde por o aquario :mrgreen:

a floribella na minha casa é ostracizada ninguem pode com ela....llooooll

#food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais