Problema Na Reprodução De Red Cherrys


ruibmw

Recommended Posts

Tenho umas data de camarões Red Cherry (machos e fêmeas), cerca de 30, num nano de 15 litros, com bastante musgo de java, termostato e filtro de esponja. Já os tenho há cerca de 3 meses, e nada de crias.

As fêmeas ganham as manchas brancas no dorso, mas depois não passam para a zona das barriga, ou seja, não ficam com aqueles ovos amarelos na barriga ou zona das patas.

Esse pequeno aquário é partilhado pelos Red's e por uma data de alevins de guppies. Os alevins são bastante pequenos, com cerca de 1 semana. Só o uso mesmo para o nascimento e primeiros tempos de vida. Geralmente, por volta das duas semanas, transfiro-os (os guppies) para um outro aquário de crescimento com cerca de 20 litros.

 

Qual poderá ser a causa dos meus Red's não reproduzirem ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho umas data de camarões Red Cherry (machos e fêmeas), cerca de 30, num nano de 15 litros, com bastante musgo de java, termostato e filtro de esponja. Já os tenho há cerca de 3 meses, e nada de crias.

As fêmeas ganham as manchas brancas no dorso, mas depois não passam para a zona das barriga, ou seja, não ficam com aqueles ovos amarelos na barriga ou zona das patas.

Esse pequeno aquário é partilhado pelos Red's e por uma data de alevins de guppies. Os alevins são bastante pequenos, com cerca de 1 semana. Só o uso mesmo para o nascimento e primeiros tempos de vida. Geralmente, por volta das duas semanas, transfiro-os (os guppies) para um outro aquário de crescimento com cerca de 20 litros.

 

Qual poderá ser a causa dos meus Red's não reproduzirem ?

 

Obrigado

Viva,

 

Quais os parametros da agua? temperatura da agua?

O musgo está escuro ou verde claro? cresce?

Mudas a agua directamente da torneira? com que frequencia?

Os reds estão pálidos, quase transparentes?

 

Cmprts,

Luis.Dias

Editado por Luis Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A causa para mim é só a falta de paciência :|

 

 

There you go!

 

 

É preciso é ter calma.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

3 meses ..... falta de paciência ?????????

Xiça .... então, no vosso critério, o que é, com Red Cherrys, ter paciência ? Esperar 3 anos ? Não sei qual é a esperança de vida de um Red Cherry, mas há-de ser quê .... 1 ano ? Não há-de ser muito mais.

Toda a gente que eu conheço, ao fim de 1 mês já tem camarões pequenos no aquário.

E como eu disse, as fêmeas começam a ovulação nas costas, o que acontece é que não passam para as patas. Portanto não é uma questão de ter ou não paciência, porque se fôr isso e não perceber as causas da IVG (Interrupção voluntária da Gravidez) que padecem as minhas Red's, bem posso ficar sentado e, à custa da paciência, daqui a uns tempos contemplar pacientemente as cascas dos camarões.

 

Ora vamos lá aos parâmetros :

Parâmetros quimicos não costumo medir naquele aquário, por ser pequeno, por práticamente só ter Red's e, portanto, não deterioram assim tanto a água, e por fazer TPA's.

Temperatura da água, ronda os 28ª

O musgo, bem verdinho, cresce bem. Aliás, tudo o que é plantas, naquele pequeno aquário, cresce saudável.

Mudo a água 2 ou 3 vezes por semana. Coloco condicionador na água e esforço-me por não haver variação de temperatura. Essas TPA's costumam ser entre 30% e 70% (dependendo se é uma semana com 2 trocas, ou com 3 trocas)

Quanto à côr deles, tenho de tudo, desde vermelhos bem vermelhos, até aos pálidos (os mais pequenos) até à côr tipica dos machos, que é uma côr mais pálida, destacando-se só os aneis vermelhos.

 

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

3 meses ..... falta de paciência ?????????

Xiça .... então, no vosso critério, o que é, com Red Cherrys, ter paciência ? Esperar 3 anos ? Não sei qual é a esperança de vida de um Red Cherry, mas há-de ser quê .... 1 ano ? Não há-de ser muito mais.

Toda a gente que eu conheço, ao fim de 1 mês já tem camarões pequenos no aquário.

E como eu disse, as fêmeas começam a ovulação nas costas, o que acontece é que não passam para as patas. Portanto não é uma questão de ter ou não paciência, porque se fôr isso e não perceber as causas da IVG (Interrupção voluntária da Gravidez) que padecem as minhas Red's, bem posso ficar sentado e, à custa da paciência, daqui a uns tempos contemplar pacientemente as cascas dos camarões.

 

Ora vamos lá aos parâmetros :

Parâmetros quimicos não costumo medir naquele aquário, por ser pequeno, por práticamente só ter Red's e, portanto, não deterioram assim tanto a água, e por fazer TPA's.

Temperatura da água, ronda os 28ª

O musgo, bem verdinho, cresce bem. Aliás, tudo o que é plantas, naquele pequeno aquário, cresce saudável.

Mudo a água 2 ou 3 vezes por semana. Coloco condicionador na água e esforço-me por não haver variação de temperatura. Essas TPA's costumam ser entre 30% e 70% (dependendo se é uma semana com 2 trocas, ou com 3 trocas)

Quanto à côr deles, tenho de tudo, desde vermelhos bem vermelhos, até aos pálidos (os mais pequenos) até à côr tipica dos machos, que é uma côr mais pálida, destacando-se só os aneis vermelhos.

 

Um abraço

Rui

 

 

O mais provável é teres pequenos e ainda não os teres visto. Andam no meio do musgo, concerteza.

 

O facto de, como tu dizes, a ovulação não passar para as patas, isso acontece, mas tu não vês. É normal. Eu tenho no mais pequeno umas 10 fêmeas e só uma vi com os ovos na barriga. Depois ainda são mais uns 20 dias para eles sairem.

 

Vê fotos que tenho num tópico por mim criado onde tenho lá fotos da única grávida que vi, mas já tenho pelo menos 3 gerações de red's.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

3 meses ..... falta de paciência ?????????

Xiça .... então, no vosso critério, o que é, com Red Cherrys, ter paciência ? Esperar 3 anos ? Não sei qual é a esperança de vida de um Red Cherry, mas há-de ser quê .... 1 ano ? Não há-de ser muito mais.

Toda a gente que eu conheço, ao fim de 1 mês já tem camarões pequenos no aquário.

E como eu disse, as fêmeas começam a ovulação nas costas, o que acontece é que não passam para as patas. Portanto não é uma questão de ter ou não paciência, porque se fôr isso e não perceber as causas da IVG (Interrupção voluntária da Gravidez) que padecem as minhas Red's, bem posso ficar sentado e, à custa da paciência, daqui a uns tempos contemplar pacientemente as cascas dos camarões.

 

Ora vamos lá aos parâmetros :

Parâmetros quimicos não costumo medir naquele aquário, por ser pequeno, por práticamente só ter Red's e, portanto, não deterioram assim tanto a água, e por fazer TPA's.

Temperatura da água, ronda os 28ª

O musgo, bem verdinho, cresce bem. Aliás, tudo o que é plantas, naquele pequeno aquário, cresce saudável.

Mudo a água 2 ou 3 vezes por semana. Coloco condicionador na água e esforço-me por não haver variação de temperatura. Essas TPA's costumam ser entre 30% e 70% (dependendo se é uma semana com 2 trocas, ou com 3 trocas)

Quanto à côr deles, tenho de tudo, desde vermelhos bem vermelhos, até aos pálidos (os mais pequenos) até à côr tipica dos machos, que é uma côr mais pálida, destacando-se só os aneis vermelhos.

 

Um abraço

Rui

 

O problema poderá ser a temperatura da água, 28 ºC não favorecem nada a gravidez, sugiro que baixes para os 24 ºC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como tenho muito musgo de java ..... talvez por lá andem. O futuro o dirá.

Vou também experimentar baixar a temperatura.

 

Obrigado pelas respostas

 

Um abraço

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, viva

 

Tenho um filtro, mas é daqueles filtros de esponja, ligados a uma bomba de ar.

Vou fazer o que já me aconselharam. Baixar a temperatura e, enfim, ter um pouco mais de paciência. Pode ser que já tenha pequenos, mas de tão pequenos eu não os veja.

Se não ..... bem, se daqui a uns tempos já não houver Red's naquele aquário .... bem .... um nano só com musgo de java e umas plantitas também tem a sua beleza banana rock

 

Obrigado

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tipo alguem me pode indicar.

 

-> Numero de crias em média?

-> Tempo de vida médio?

-> Tempo de ovulaçao?

 

Comprei cerca de 30 red cherrys ao Luis Dias onde vinha uma femea com ovos verdes entre as patas ... como ainda nao tinha montado ( e ainda nao montei ) o meu nano aquario para criaçao de musgo de java e camaroes :evilbat: coloqueios no aquario comunitario. Ás tantas ainda vai dar á luz lol antes de a pescar para a meter no aquario :P.

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo alguem me pode indicar.

 

-> Numero de crias em média?

-> Tempo de vida médio?

-> Tempo de ovulaçao?

 

Comprei cerca de 30 red cherrys ao Luis Dias onde vinha uma femea com ovos verdes entre as patas ... como ainda nao tinha montado ( e ainda nao montei ) o meu nano aquario para criaçao de musgo de java e camaroes :evilbat: coloqueios no aquario comunitario. Ás tantas ainda vai dar á luz lol antes de a pescar para a meter no aquario :P.

 

Penso que o tempo para a eclosão dos ovos são cerca de 30 dias, mas os ovos não deviam ser verdes, quando tudo correu bem e os ovos estão fecundados os ovos deviam ser amarelinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei cerca de 30 red cherrys ao Luis Dias onde vinha uma femea com ovos verdes entre as patas ... como ainda nao tinha montado ( e ainda nao montei ) o meu nano aquario para criaçao de musgo de java e camaroes :laugh: coloqueios no aquario comunitario. Ás tantas ainda vai dar á luz lol antes de a pescar para a meter no aquario :silly:.

Viva,

 

Essa femea tinha os ovos amarelos quando saiu daqui.... infelizmente, com o stress devem ter fungado. Acho que esses já não vão dar nada.

Mas pronto, já sabes que tens pelo menos uma femea fertil... agora é só esperar.

 

Quanto ao problema do ruib... 28º de temperatura parece-me demasiado elevado. Apesar dde já os ter reproduzido a essas temperaturas, devo dizer que reproduzem muito menos e com menor frequencia. Essa temperatura faz tambem com que vivam menos 2 a 3 meses menos que o previsto.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois, eu já baixei a temperatura.

Agora é esperar e ver no que dá.

Quanto aos ovos verdes nas patas, também penso que nos reds não são verdes, são amarelos.

Nas Caridinas é que penso que serão verdes, também não tenho a certeza. Por acaso, tenho Caridinas num outro nano de 20 litros, e há cerca de um mês atrás, uma fêmea andou uma temporada, para aí uma semana ou duas, com as patas carregadas de ovos, e eram verdes (verde escuro). Mas depois acabou por perder aquilo, não sei se nasceram, ou se os largou. Seja como fôr, perdi essa criação toda, pois mesmo que essa "ovada" tenha tido sucesso, é necessário uma transição para água salgada das crias, para que sobrevivam. E eu na altura não tinha tempo para isso. Vamos ver se na próxima eu tenho tempo para ver se consigo criar umas poucas Caridinas.

 

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, reprodução dos red´s é fácil mas é necessário respeitar algumas coisas:

 

. Temperatura da água (ideal) 25ºc

. Ph 6.8

. Muito musgo e bolas de algas

. Àgua limpa e tpas.

 

Por experiencia, sempre que coloquei reds ou outros peixes em aquários pequenos a reprodução é muito mais dificíl já que têm menos espaço e em qq TPA as caracteristicas da água mudam sempre bastante.

 

Os ovos dos reds sao amarelos e antes de nascerem os redezinhos ficam mais escuros ;)...qualquer dúvida eu tenho mais de 300 reds num aquário de 65l com um filtro interno envolvido numa meia de senhora ;)

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora como é que se faz a destinçao de femeas com machos? Pelo que li parece que as femeas ganham uma massa branca nas costas antes da ovulaçao né? A ser verdade :P tenho praí umas 5 femeas a ovular :x.

 

Quantas crias uma femea pode dar numa desova?

Forum portugues de Second Life , Inscreve-te já!

http://www.slluso.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fÊmeas por norma são mais avermelhadas...e a massa que falas é amarelada...o numero de crias depende de cada uma, ja vi fêmeas com mais de 30 ovinhos quase a nascerem e outras so com 2...Depende também da capacidade que elas têm de segurar/cuidar dos ovos

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ah!....e podes pô-los ao ar livre...de inverno também!

JPM

Os Reds suportam bem vários tipos de temperatura,agora uma coisa que não suportam é mudanças súbitas.Principalmente quente - frio .Morreram-me alguns numa 'limpeza anual' do aqua (antes que se reproduzissem), onde os retirei para um recipiente à parte...Devia te-los colocado juntamente com os peixes,pois esse recipiente estava com o termostato, o deles não.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quanto ao sobreviverem no inverno sem termostato, não me parece boa ideia porque o que se pretende em aquariofilia é que os bichos se sintam bem e não sobrevivam e mesmo assim duvido um bocado a não ser que claro o aquário esteja num compartimento relativamente quente :P

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao sobreviverem no inverno sem termostato, não me parece boa ideia porque o que se pretende em aquariofilia é que os bichos se sintam bem e não sobrevivam e mesmo assim duvido um bocado a não ser que claro o aquário esteja num compartimento relativamente quente banana rock

Olá João.

 

Então... eles no habitat natural deles não se sentem confortáveis?

Pelo que sei, nesse mesmo habitat original, os camarões estão sujeitos a amplitudes térmicas maiores que aqui em Portugal.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar e nao encontrei nada que informe da origem e habitat natural dos red´s, mas eu sou do Norte e se os deixar sem termoestato, ou eles congelam ou ficam com temperaturas bastante baixas mesmo...

 

Mas já agora se alguém souber qual a origem e normal habitat gostava de saber se aguentam e se sentem bem com tamanha tanta amplitude térmica.

 

Abraço

 

joao faria

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''Nas cidades de Pequim, Xi’an e outras a norte o Inverno é rigoroso (com temperaturas mínimas normais até 15º negativos. No norte da China (Harbin), as temperaturas descem até 35º negativos.

O sul da China (zonas de Cantão, Macau, etc.) tem um clima quente com 2 estações: a das chuvas e a seca. Chove nos meses quentes (Julho, Agosto). No sul são frequentes as cheias bem como os tufões (Junho, Julho e Agosto).''

excerto tirado de www.secomunidades.pt

 

''O camarão Red Cherry é uma variante vermelha do camarão anão Neocaridina Denticulata Sinensis, originário do sul da China, Taiwan e norte do Vietnam, que também foi introduzido com sucesso por todo o Hawai. A variante vermelha foi pela primeira vez reproduzida em Taiwan. A variante vermelha do Neocaridina Denticulata Sinensis não ocorre no estado selvagem.''

excerto tirado de www.petshrimp.com

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais