Luz E Os Plantados


Just_me

Recommended Posts

então falem nyah

 

conceitos a explorar:

 

watts electricos / watts luminosos / lumens

 

PAR / PUR espectros

 

CRI espectros

 

iluminação a mais suficiente ou a menos? será que 0.3/0.5/0.7 W/L chega para mim, será 1W/L a receita universal, os "malucos" dos 2 e 3W por litro ( W electricos)

 

será o sol o melhor amigo das algas ou do bolso?

 

opinem, divaguem e perguntem (mas nao a mim... :P )

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem!

 

Para mim, uma boa iluminação tem que ter um CRI o mais elevado possível e um espectro mais abundante em azuis do que em vermelhos, com algum verde para reflectir as cores das plantas verdes, acabando por ser um espectro equilibrado. Os lumens têm também peso na escolha mas em último caso.

 

Não sou apologista de ter uma iluminação muito intensa pois, quanto mais luz, maior a necessidade de fertilizar e de injectar CO2 ( que acaba por se incluir na fertilização ao fim ao cabo), resultando na poda das plantas com mais frequência. Como agora estou mais virado para plantas de baixo metabolismo ( não só pela sua beleza por explorar mas também por evitar os inconvenientes que mencionei atrás), prezo mais a qualidade da luz do que a quantidade.

 

- Começo pelo CRI: é importante para mim pois gosto de ver as cores dos peixes e plantas tal como eles são na realidade. As lâmpadas com CRI elevado permitem também obter fotografias com as cores mais nítidas, facilitando o fotografar do aquário. Obviamente que também depende da máquina e das suas características, mas é uma mais valia. Neste momento uso lâmpadas T5 e T8 com CRI nos 90% e superior.

 

- Os lumens são a última coisa para a qual olho quando escolho uma lâmpada. Isto porque, acima de tudo, prezo o espectro e o CRI. Lâmpadas com CRI elevado têm menos lumens que lâmpada com CRI de 80% ou menos por isso, o que costumo fazer é colocar uma ou, no máximo, duas lâmpadas com o máximo de lumens possível e o resto com CRI elevado.

 

- Em relação ao espectro, gosto de usar uma mistura de lâmpadas com pico nos vermelhos, azuis e algum verde. Os azuis acabam por compensar o vermelho no aspecto visual do aquário e o verde consegue reflectir a cor das plantas verdes. Dando um exemplo, na calha de T5 tenho 2 lâmpadas de 10000K com um pico mais acentuado nos azuis, tenho 1 lâmpada de 6500K com um espectro equilibrado quer em azuis, quer em vermelhos e que proporciona um pico também nos verdes e tenho 1 lâmpada literalmente vermelha, equivalente a uma Flora-glo, que é predominantemente um espectro vermelho. Estas 4 lâmpadas combinadas dão um aspecto limpo, fresco e nítido ao aquário, realçando tanto as plantas verdes como as vermelhas. O mesmo se passa com os peixes.

 

- Na potência, tenho um total de pouco mais de 0.5W/L em cada calha ( são 2 aquários) e sinto que é o ideal, quer para fazer crescer qualquer planta, quer para puxar q.b. por elas sem ter que fazer mais por isso. Obviamente que depende muito das plantas, mas mesmo até as plantas de caule têm um crescimento médio.

 

Quanto ao Sol, sem dúvida será o melhor amigo do bolso e das plantas mas, na minha opinião, exige muito mais controlo sobre a fertilização do que artificialmente através de uma calha. É perfeitamente viável manter um aquário só com a luz do Sol, numa varanda, jardim, etc, mas devido à sua intensidade, as trocas de água teriam de ser rigorosas, bem como a fertilização líquida.

 

Em relação ao PAR, não ligo. Em vez disso, procuro equilibrar ao máximo a iluminação através da combinação de vários espectros, tendo como referência, a maneira como vejo o aquário e como acho que as plantas vão aproveitar melhor a luz que lhes forneço. Não se pode dizer que é uma referência exacta ou que é sequer válida mas, tem resultado para mim. :P

 

Para acabar, uso balastros electrónicos tanto nas lâmpadas T5 como nas lâmpadas T8, bem como reflectores individuais. Depois de algum tempo a inventar com lâmpadas económicas do AKI e de ter experimentado as lâmpadas PLL, cheguei à conclusão que as lâmpadas tubulares são muito mais eficientes a iluminar os meus aquários, quer pelas medidas com que estão disponíveis no mercado, quer pela qualidade da luz que oferecem.

 

Não sei se era isto que pretendias com a criação deste tópico mas a esta hora, o tálamo não dá para mais. nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Sem pressa absolutamente nenhuma, estou a construir um aquário de dimensões 70x40x40 (112L Brutos). Vou tentar investir o mínimo de dinheiro possivel,mas proporcionar as devidas condições aos seus habitantes. Centrando-me apenas na parte da luz vou construir uma calha DIY, em que pretendo simular a rotação do sol. Em vez de colocar as lâmpadas da esquerda para a direita, vou colocar 6 x 15W da frente para trás,lâmpadas mais pequenas em toda a largura do aquário. Vão acender da esquerda para a direita com temporizadores das lojas chinesas, com intervalos de 30m. Assim estariam 7 horas todas acesas (90w),num espaço temporal de 12h. Quanto aos tipos de lâmpadas é diversificar de modo a satisfazer todas as plantas como disse o André e bem.Para atingir a perfeição era arranjar 6 moon-light que tivessem também um sistema de rotação. Sendo já uma ''mariquice'' extrema, fica para depois se calhar. Vou só pôr uma sem rotação de modo a dar luz a todos os aquários, e eu penso que é importante pois ficariam mais próximos da Mãe Natureza.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Concordp plenamente com o Andre Silvestre

Quando se fala em W/L estamos a falar unicamente em consumos, eu sei que em lampadas fluorescentes (as mais usadas) a variação de lumens é pouca (em lampadas com a mesma potência), mas é alguma. Sem querer ser preciso, é possivel comseguir uma eficacia maior com a relação 0.7w/L do que 1w/L, ou seja com menos consumo temos maior eficacia.

Se alem disto trocarmos as lampadas fluorescentes por Hqi então nem se fala, com 70 W fluorescentes temos bem menos eficacia do que com 70 W Hqi. Isto só prova que a relação W/L só serve para ter uma ideia muito simplicista.

 

http://www.pegadas.iol.pt/index2.php?optio...df=1&id=265

 

Eu sei que este artigo é virado a salgados, mas dá para tirar algumas conclusões, afinal luz é luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Até o próprio Amano diz que a "regra" do 1W/L não é muito correcta! Que só funciona relativamente bem em aquários mais pequenos e que à medida que ales aumentam de volume essa relação vai baixando!

 

Andei à procura da página que tem os cálculos feitos mas não encontro mas sei que no meu caso (+- 200L reais) indicava entre 120 a 140W como luz ideal!

 

Boa iniciativa!

 

Abraço!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mandar o meu bitaite, o que é CRI?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Num aqua de 600l, que pretende ser plantado, eu uso pouco mais de 0,5w/l (2*4T5*39W).

Chega perfeitamente para manter um crescimento razoável e plantas em bom estado geral.

Temperaturas de cor de 6500K, 4200K, 6500K e 8.000K, por esta ordem, da frente para trás, com fotoperíodo de 12 horas.

Neste momento, experimentei substituir as 4200K por outras de 6500K e não sei se gosto mais.

Está assim faz 15 dias e não notei grande diferença no crescimento.

IRC de 8 em todas as lâmpadas, apenas porque não consegui arranjar em lado nenhum de 9.

De qualquer modo, creio que o IRC não faz diferença para as plantas, mas apenas para o observador, já que oferece um maior realismo e nitidez às cores.

Questão que ainda não decidi é a altura das lâmpadas em relação à coluna de água, que julgo que fará alguma diferença na distribuição da luz dentro do aquário.

Neste momento, tenho-as pousadas em cima das travesssas, o que não funciona muito bem.

Mas vou experimentar colocá-las a cerca de 15 cm da superfície a ver que tal.

Abraços.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Até que enfim que este forum começa a ganhar algum interesse, obrigado Pedro.

 

Também não sou nada de defensor das grandes intensidades luminosas, os meus aquários sempre tiveram potencias de 0.5 (240 litros) 0.66 (100 litros) 0.64(25 litros, entretanto alterei para 0.99) e nunca tíve qualquerr problema com crescimentos, apenas noto a falta de mais potência para as plantas vermelhas.

 

Acho que seria boa ideia falarmos em marcas e não apenas em lampadas de 6.500k, etc. Quando vamos comprar uma lampada procuramos sempre a marca e a referencia da lampada.

 

Por experiencia própria as lampadas de tons azuis são de facto muito melhores que as restantes, claro que o ideal é ter vários espectros, mas penso que uma lampada deste tom será sempre imprescindivel.

 

No meu aquário de 100 litros tinha sempre alguns problemas de crecimento, a Glosso crescia um pouco em altura. Tinha duas PLL de 24Watt de 5.400K (Sylvania) e uma T8 de 18Watt Gro-lux que tem tons vermelhos. Quando alterei esta Gro-lux para uma Power-glo da Hagen que até dizem não ser própria para plantas, as diferenças foram enormes, a Glosso passou a crescer rasteirinha, todas as outras plantas ganharam outro vigor.

 

 

Nisto de escolha de iluminação, o que me intriga bastante são as montagens do Oliver Knott. É impressionante o que ele consegue com tão pouca luz.

 

Size: 80cm long - 40cm high - 45cm wide

Volume: about 150 Liter

Lightning: 4 x 24 Watt T5 (2 x Daylight Deluxe / 2 x Arcadia ProPlant)

Lightning time: about 8 hours

Fertilized Ground: Tropica AquaCare Plant Substrate

Bottom: ADA Aqua Soil Africana

Fertilizer: Tropica AquaCare Nutrition / Nutrition + (N-P)

Plants: Marsilea hirsuta, Eleocharis parvula, Eusteralis stellata, Limnophila aromatica

60592018.Eusteralis02.jpg

 

Size: 130cm(L) x 60cm(W) x 70cm(H)

Volume: 540 Liter

Lightning: 4 x 54 Watt (T5)

 

More information coming soon.

77774661.JjjQyVw8.WS23040700.jpg

 

size: 60cm x 40cm x 40cm

volume: 96 Liter

lightning: 2 x 15Watt tube (7.500 Kelvin)

 

51278128.60Hem191000.jpg

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que seria boa ideia falarmos em marcas e não apenas em lampadas de 6.500k, etc. Quando vamos comprar uma lampada procuramos sempre a marca e a referencia da lampada.

Pois isso é precisamente uma coisa que me irrita solenemente.

O raio das marcas de lâmpadas para aquários têm todos umas referências muito pomposas e sugestivas, mas, as mais das vezes, não indicam os kelvin das lâmpadas e rarissimamente anunciam o IRC.

E é isso que interessa, para lá do tamanho e da forma da lâmpada

Fico doido com isso.

Porquê?

Para que o freguês não veja que consegue comprar uma lâmpada da Osram ou da Philips com a mesma temperatura e com um IRC melhor, por metade do preço?

Eu tenho Osram e Philiphs e só troco quando me disserem onde há uma super-day-light-show-hiper-flora-glo-turbo-power-master-grow com aquelas temperaturas de cor e com indice 9.

E não há, ou pelo menos, eu não consigo arranjar.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que o freguês não veja que consegue comprar uma lâmpada da Osram ou da Philips com a mesma temperatura e com um IRC melhor, por metade do preço?

Eu tenho Osram e Philiphs e só troco quando me disserem onde há uma super-day-light-show-hiper-flora-glo-turbo-power-master-grow com aquelas temperaturas de cor e com indice 9.

E não há, ou pelo menos, eu não consigo arranjar.

 

Não penso que seja bem assim, é certo que referencias mais especificas eram necessárias, o que acho foi que a procura evoluiu mais depressa e se tornou mais exigente do que os fabricantes esperavam.

 

À excepção das lampadas entre 4.200 e 6.500K dúvido um pouco que no mercado "normal" consigas encontrar lampadas com as mesmas especificidades que muitas já existentes na aquariofilia têm. Em tempos comprei uma Osram Fluora que o armazenista me disse que era exactamente a mesma coisa que a Gro-lux. Nem lá perto.

 

Acho que um aquário que tenha apenas lampadas entre 4.200 e 6.500K, as correntes day-light, será sempre pobre em iluminação.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que um aquário que tenha apenas lampadas entre 4.200 e 6.500K, as correntes day-light, será sempre pobre em iluminação.

4200k, 6500K e 8000k, para uma iluminação equilibrada.

As diferenças essenciais quantos aos espectros, daquilo que consegui perceber, resultam essencialmente da diferença da temperatura de cor.

É certo que parece que dentro da mesma temperatura, pode haver variação espectral, mas as diferenças serão desprezíveis.

Mas admito que possa não ter compreendido bem a coisa.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois este mesmo fórum, no "Manual: início na aquariofilia", diz

 

"a iluminações deve rondar os 0,5 a 1W por litro de água, dependendo fundamentalmente das plantas que vamos ter.

Se não quizermos plantas então uma iluminação fraca chega, desde que dê para ver os peixes."

 

então quem só quer ter fetos de java e anúbias precisa de 0.5 W/l?

 

então 90% ou mais sos aquários em kit, por ex. o tradicional 60x30x30 com 15W, que dá cerca de 0.3 W/l, não servem para se ter plantas? Nem sequer anúbias?

 

O problema começa nesse manual, que neste ponto pura e simplesmente está incompleto, para não dizer errado, o que é grave. Devia acrescentar que "plantas com fraca necessidade de luz, por ex. a, b, c, etc, não necessitam de luz forte, sendo a iluminação da maioria dos kits suficiente".

 

Mas eu não percebo nada de plantas, aliás sou muito ignorante em todos os assuntos, portanto as sumidades que se entendam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive agora a fazer as contas e no meu aqua de 400L tenho 0,19w :|

 

já encontrei o próximo investimento :) vou abrir a minha calha e meter-lhe mais algumas lampadas... espaço não falta lá. o jeito com as mãos é que não é muito :)

 

de facto, as plantas estão um pouco fracas mas algumas (as menos exigentes) mostram algum crescimento.

 

qual seria o valor indicado para um aquário desta natureza?

de referir que não quero ter nenhum jardim submerso... gostaria apenas que as plantas tivessem um aspecto melhorzinho sem que os discus se ressentissem da luz :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há prai uma escala qualquer que tem a quantidade de luz para a quantidade de litros do aqua.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aspecto que também acho importante é a altura do aquário. Porque ter uma lampada de 40w a iluminar um aquário que tenha 30-40cm de altura vai ser suficiente, mas se o aquário passar dos 60cm vai ser insuficiente.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperaturas de cor de 6500K, 4200K, 6500K e 8.000K, por esta ordem, da frente para trás, com fotoperíodo de 12 horas.

 

Boas

 

Acho que o ideal era o contrario, 8000K, 6500k, 4200k e 6500k ou ate 8000k, 2x6500k e 4200k (ordem da frente para trás) já que os 8000k são melhores para as plantas de tapete ex: H.C.C. e os 4200k e 6500k melhores para plantas de caule já que "puxa" mais para o crescimento vertical...e talvez 10 horas de luz senão mais tarde ou mais cedo acho que as algas vão aparecer em força... bigsmile

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aspecto que também acho importante é a altura do aquário. Porque ter uma lampada de 40w a iluminar um aquário que tenha 30-40cm de altura vai ser suficiente, mas se o aquário passar dos 60cm vai ser insuficiente.

 

 

Boas, cá está

Se pensarmos na altura do aquario torna-se mais importante ver lumens que W

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Não deixem este tópico morrer! É que este é um dos temas que não pesco nada e deixo isso para o Davs, mas por curiosidade e também porque tenho algumas dúvidas, gostava de continuar a ler os vossos post's sobre a iluminação, evitando assim, mais um tópico repetido!

Já aprendi qualquer coisa neste tópico, mas penso que ainda falta mais, por isso meus amigos, desenvolvam lá o tema que eu vou andar "em cima" das vossas respostas e, assim como eu, deverá haver muitos mais membros!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alem disto trocarmos as lampadas fluorescentes por Hqi então nem se fala, com 70 W fluorescentes temos bem menos eficacia do que com 70 W Hqi.

Na verdade passa-se exactamente o contrário, a tecnologia de iodetos metálicos é menos eficiente do que a fluorescente comum. Mas embora os teus dados estejam errados a conclusão está certa, watts / litro é meramente uma regra indicativa e só se aproxima da realidade em aquários de 50-250 litros abaixo ou acima começa a falhar por muito.

 

Acho que o ideal era o contrario, 8000K, 6500k, 4200k e 6500k ou ate 8000k, 2x6500k e 4200k (ordem da frente para trás) já que os 8000k são melhores para as plantas de tapete ex: H.C.C. e os 4200k e 6500k melhores para plantas de caule já que "puxa" mais para o crescimento vertical...e talvez 10 horas de luz senão mais tarde ou mais cedo acho que as algas vão aparecer em força...

Nem mais a ordem que sugeres é muito mais lógica, não só pelo argumento que usas como também porque mais ºK implicam mais penetração na coluna de água e é na frente que as plantas são rasteiras.

 

Abraço,

Editado por Pedro Borges

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

pode ser que ajude alguem.

embora já um pouco atrazado sobre a data deste post, coloco aqui esta morada para tirar alguma dúvida a alguem que as tens como eu.

 

http://www.theaquatools.com/electric-equipment-calculator

 

nota:

cada aqua é um aqua e por isso esta regra não se aplica universalmente em todos os aquas (depende muito do ambiente que queiramos realizar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa curva que está ai, foi tirada de um estudo, pegar na curva e espetar ai e dizer que é a regra é uma barbaridade e um abuso... mostra realmente toda a desinformação que circula na net... parece o que um jornalista de pasquim faria a um discurso usando apenas parte de uma frase dita por alguem para criar noticia...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

desculpem desenterrar algo ja tao velhinho

mas muito se fala ultimamente de aquapaisagismo , cada vez mais plantados se veem nascer ( rendi me a us anos e nao quero outra coisa , em modelos experimentais ta claro ) mas assola me a mim e a muitos este aspecto iluminaçao

 

afinal qual a luz ideial pra aquas bem plantados com 40 a 60 cm altura?

afinal 14 000 k pelo que leio as proprias plantas nem conseguem assimilar acima dos 8 000 k , entao estarei eu errado e utilizando lampadas desnecessarias?

 

era bom ter mos alguma base como exemplo pelos especialistas na area

 

de momento num aqua com 104 cm x 50 x 60 mantenho riccia em tapete que cresce a olhos visto , adiciono c02 , somando a iluminaçao tenho 2 x t8 40 w e 1 de 30 w , num total de 110 w pra perto de 300 litros logo nao chega aos 0,5 w\l

 

sendo que a riccia necessita de muita iluminaçao logo estes meus numeros nao seriam suficientes perante a necessidade da planta , mas na pratica a riccia esta bem de cor , crescimento logo a base nao encaixa no meu caso

 

neste forum chegam ao exagero de 1,5 a 1,75 w\l , mas ca esta , super plantados hi tech

http://www.cau-aqua.net/index.php?option=c...3&Itemid=41

 

talvez com mais exemplos eu e muitos inesperientes na materia cheguemos la ..................

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja que se criou este belo post

quem me ajuda?

tenho um aqua com 60 lt. brutos

desgraçado só tem 15w

tenho a funcionar neste momento com uma lampada de 6500 k

que não gosto muito pois dá um ar lixiviado á agua e os botias o tubarão e os cae e sae parece que detestam esta luz estando sempre escondidos debaixo de algo

depois guardadas na gaveta da tralha do material de testes tenho:

lampada 11000 k da sera blue sky royal

que gosto da cor pois tem ar azulado mas que muita gente ja me disse tira porque não é grande coisa para ser usada como lampada unica

tenho uma de 4500 k hagem sun glo

que não gosto pois fica tudo amarelado parece um deserto e tambem me desaconselharam

e por fim tenho uma aqua glo da hagem 18000 k

que adorei o realce que faz nas cores dos peixes e plantas , mas que por outro lado dá a ideia de ter "pouca luz" ficando o aqua com um ar sombrio

e tambem me a desaconselharam por ser aqua apenas duma lampada

 

tenho só plantas de baixas necessidades de iluminação - valisnerias - anubias e elodias que estão bem de crescimento

mas gostava de mudar os aspecto lixiviado da minha agua

dentro de todas as lampadas que tenho qual me aconselham????

desculpem o testamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais