Construção De Aqua 150x50x65


Recommended Posts

Olá;

 

Depois de ter lido alguns topicos ainda me restam algumas duvidas...quero mandar construir um Aqua numa vidreira de um amigo com as seguintes caractristicas:

 

Comprimento ....150 cm

Largura...............50 cm

Altura ............... 60 cm

 

Vidro a aplicar com arestas polidas 10 mm em todo o Aqua, com colagem na lateral do vidro de fundo para funcionar de travamento, travessas francesas de 10 mm a toda a volta do aquario.

 

Estarão corretos os meus calculos para usufruir de toda a segurança no meu Aqua com essas dimensões???

Ou será melhor optar por travessas transversais e que quantidade?????? (Sinceramente preferia as francesas) Porque tenho ideia em lhe coloar iluminação suspensa e onde terei maior liberdade movimentos para trabalhar no aqua.

Depois postarei custos e fotos do Aqua terminado.

Obrigado

Fernando Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há relatos de aquas com essas dimensões com vidro dessa espessura e travamentos franceses. Só não tenho agora a certeza se têm travamentos transversais ou não ?!

 

Cola também os frontais nas laterais, isto é, os frontais ficam "encostados" aos restantes vidros, de fundo e laterais.

 

Aproveita e cola os travamentos franceses mesmo junto à superficie, sempre ganhas mais alguma litragem (ou não perdes tanta) !! :multi:

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para 60 de altura pelo menos dois transversais deves colocar, divedes o comprimento do aqua por 4, o que dá 37.5 cm, é o que deves deixar para cada lado dos topos e colocas os transverais a partir dai, para o meio do aqua.

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá.

Embora erradamente, ao longo dos tempos foi-se ficando com a ideia de que este sub-forum foi criado para se tirar duvidas à cerca da construção caseira de tudo quanto diga respeito à aquariofilia. Foi-se tornando tão enraizado que até nós, equipe de moderação, deixamos de ligar a tal facto.

Mas de quando em quando, convem alertar que para topicos deste tipo existe já um subforum, que é o EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO . Este serve exclusivamente para quem constroi, colocar aqui os seus projectos, eventualmente apoiado com fotos, de modo a mostar como fez. Duvidas ácerca de como se faz, é no já referido subforúm.

Desta forma,

Topico movido.

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tem essas dimensões, foi feito na Vidromoldura, mas tem vidros de 12mm com travessas francesas.

Eu joguei pelo seguro, não deve ser muito bonito ver essa agua toda pela casa... ;)

 

cump

Nuno Ferreira

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O meu amigo hmsa construi-me um 150x60x60 com vidro de 10mm e está muito bom e ainda não coloquei as travessas , já o enchi por duas vezes e a diferença que faz ao meio é de 1,5cm , agora vou colocar uma armadura em madeira para o reforçar .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho um aquario 150*60*75 com agua a 55cm, vidro de 10mm e travamentos em aluminio superiores e inferiores.

 

Tem uma placa de roofmate por baixo do aquario e 0% de barriga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O meu amigo hmsa construi-me um 150x60x60 com vidro de 10mm e está muito bom e ainda não coloquei as travessas , já o enchi por duas vezes e a diferença que faz ao meio é de 1,5cm , agora vou colocar uma armadura em madeira para o reforçar .

 

Cumps

olá José Garcia, tens a certeza de que essa barriga a meio do aqua é de 1,5cm? é que me dá ideia que deve ser 1,5mm ...porque 1,5cm ???? foge colega, sái daí o quanto antes e salva o que puderes. mulheres e crianças depois.... esse aqua precisa de uma boa travessa central como todos os aquas acima de 1 metro de comprimento. vá lá...não custa nada é só mais uma tira de vidro e um bom bocado de silicone..... se um peixe maiorzito bate nesse vidro...vibra..e..

banana rock

ahhh já agora, que estamos com a mão na massa, a madeira sofre de flutuações de massa influenciadas pela humidade...ou seja molha-se nas tpas, seca com as luzes, molha-se quando os peixes saltam, seca porque puseram ventoinhas para arrefecer...enfim....é uma festa... daí que todas as tampas e caixilhos em madeira para aquas devam ter ou um pre caixilho em metal (aluminio ou aço) ou então uma folga suficiente para absorver essas tais flutuaçãoes de massa.... qualquer instalador de soalhos te explica isto melhor que eu. por isso se fosse a ti não contava muito com a segurança de um caixilho de madeira...e quando lhe der para apertar e exercer um força adicional e transversal na borda superior das laterais do aqua? pensa nisso.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora e para todos.... as travessas são um dever do aquariofilista e um direito de todos os aquarios...e tambem do vizinho de baixo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá José Garcia, tens a certeza de que essa barriga a meio do aqua é de 1,5cm? é que me dá ideia que deve ser 1,5mm ...porque 1,5cm ???? foge colega, sái daí o quanto antes e salva o que puderes. mulheres e crianças depois.... esse aqua precisa de uma boa travessa central como todos os aquas acima de 1 metro de comprimento. vá lá...não custa nada é só mais uma tira de vidro e um bom bocado de silicone..... se um peixe maiorzito bate nesse vidro...vibra..e..

:blush:

ahhh já agora, que estamos com a mão na massa, a madeira sofre de flutuações de massa influenciadas pela humidade...ou seja molha-se nas tpas, seca com as luzes, molha-se quando os peixes saltam, seca porque puseram ventoinhas para arrefecer...enfim....é uma festa... daí que todas as tampas e caixilhos em madeira para aquas devam ter ou um pre caixilho em metal (aluminio ou aço) ou então uma folga suficiente para absorver essas tais flutuaçãoes de massa.... qualquer instalador de soalhos te explica isto melhor que eu. por isso se fosse a ti não contava muito com a segurança de um caixilho de madeira...e quando lhe der para apertar e exercer um força adicional e transversal na borda superior das laterais do aqua? pensa nisso.

 

Boas

 

A "barriga" que faz ao meio do aqua foi de 1,5cm ,mas depois da tua explicação vou me decidir pela colocação das travessas ao meio do aqua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A "barriga" que faz ao meio do aqua foi de 1,5cm ,mas depois da tua explicação vou me decidir pela colocação das travessas ao meio do aqua.

 

Abraço

 

Grande José, coloca essas travessas rápido, senão tens um desgosto, não sei como é que com 1,5 cm de barriga isso ainda não estoirou.

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.