Pontos brancos (peixes mortos)


paulo

Recommended Posts

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O tratamento com cobre num aquário com rocha viva ou outro material calcário, é altamente desaconselhado.

 

O cobre sai rapidamente de solução sendo "atraído" para as rochas. Mesmo com muitas mudas de água é sempre possivel detectar vestigios de cobre nas rochas ou areão o que inviabiliza a presença de corais.

 

Há muitos anos deitei fora uns bons kilos de areão oolitico por causa disso e na altura não havia a informação que agora está tão facilmente disponivel. Lembro-me de lavar bem o areão e colocar uns grãozitos numa proveta para fazer o teste ao cobre. Por mais que lavasse, aquilo nunca saía.

 

Não percebo como é que gastam dezenas de contos em peixes e não são capazes de gastar, nem uma (dezena) num aquário de quarentena.

 

Se querem ver o vosso aquário livre de ichtio, retirem todos os peixes de lá durante dois meses. Este parasita tem um ciclo de vida limitado mas consegue reproduzir-se facilmente se encontrar hospedeiros (peixes).

 

Sem hospedeiros acaba por morrer sem se reproduzir.

 

A partir daqui façam uma quarentena de pelo menos um mês a todos os peixes que introduzem no aquário.

 

O facto de se aumentar a temperatura, só vai acelerar o ciclo de vida do parasita. Numa das fases desse ciclo, o parasita não se aloja em nenhum hospedeiro e por isso muita gente pensa que os peixes estão curados para mais tarde descobrir que não estão.

 

Já curei um zebrassoma flavescens com nori mergulhada numa papa de alho caseira. Desfiz o alho na picadora e deixava uma folha de nori a absorver o sumo do alho durante 20 minutos. O peixe gostava daquilo mas os corais fechavam-se, principalmete a xenia que esteve fechada durante todo o tratamento.

 

Há quem alimente todos os dias comida mergulhada nessas soluções. Dizem que é indicado para prevenir esta doença.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais