Niveis Adequados De Nutrientes


Just_me

Recommended Posts

Boas,

 

De facto parece-me que as hormonas podem ser um elemento de extrema importância no desenvolvimento de plantas.

Mas antes que associemos erroneamente o termo "hormonas" a crescimento induzido ou "anormal", temos de perceber o que estas fazem realmente na estrutura da planta.

 

Parece-me que o amigo Pedro tem conhecimento na utilização das hormonas na manutenção de plantas aquáticas.....é esperar que ele desenvolva o enigma que lançou... bowdown

 

Pelo que percebi, ou não, as hormonas actuam a níveis mais específicos do crescimento biológico, ou seja, não se trata de dar A para crescer, mas sim dar A para colmatar determinada característica em falta no crescimento, mas como disse não sou especialista...

 

Eu estou bastante curioso com esta possibilidade....vamos aguardar por mais desenvolvimentos...

 

Mas discordo da afirmação do zeneo em que passaremos a produzir plantas.... Trata-se sim de uma forma de possibilitar uma maior satisfação das reais necessidades das plantas, em detrimento das necessidades do aquarista em as "pôr bonitas"..

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Desde a última resposta que dei que ando a pensar nessa coisa das fitohormonas... Não tenho é os meus apontamentos velhinhos à mão para consultar melhor para ver se haveria alguma coisa relativamente fácil de ser utilizada! Não digo "home-made" mas que desse para ir, por exemplo, a uma farmácia comprar!

 

Arrumando a poeira das minhas memórias lembrei-me que haviam hormonas (espero não estar a dizer asneiras) que eram responsáveis pelo crescimento em altura e outras pelo crescimento em grossura (suponho que influenciassem meristemas diferentes...) o que, conjugado com falta de luz (é o meu caso) poderia fazer com que os caules de determinadas plantas não ficassem tão nús, com folhas tão espaçadas (no meu aquário é bem evidente que isso acontece na Eusterallis stelata)!

 

Entrando um bocado no campo dos "ses", acho que a utilização dos hormonas poderia ser proveitosa "se" quisessemos fazer com que uma planta em vez de ter um crescimento vertical o tivesse mais na horizontal! Por outro lado, seria interessante "se" conseguissemos promover com mais facilidade o crescimento de runners de algumas espécies! Já viram como seria rápido fazer um tapete desta maneira?

 

Existem, no entanto, na minha opinião, alguns factores limitativos a esta utilização... Nas plantas estas hormonas estão em sistemas circulatórios restritos, ora como isto não aconteceria no aquário o factor que influenciavamos numa espécie afectaria todas as outras! Ou seja, se o crescimento lateral num tapete era óptimo imaginem um pé de Limnophila com 5cm de altura e as folhas a ficarem com 10...

 

Por outro lado, não é caso virgem na Natureza a mesma substancia química ter uso diferenciado em grupos diferentes. Veja-se o caso do Ac. Acetilsalicilico! Se por um lado conserva bastante mais tempo uma flor metida num jarro com água, por outro, em nós funciona como analgésico... Que garantia teriamos que uma fitohormona não teria um efeito nocivo para a fauna do aquário? Que interacções teria com as bactérias do filtro? Penso que pode ser um aspecto interessante ao nível da investigação científica (apesar de achar difícil vir a ser financiado) fazer alguns estudos nesta área, e se realmente existem produtos com hormonas vegetais (não sabia que existiam) só mostra que até pode vir a ser potencialmente lucrativo!

 

Para o fim fica a reflexão mais "filosófica", ou seja, o aspecto "hobby" Vs "doping" de plantas Vs Aquario nature!

Na minha opinião, obviamente completamente subjectiva, acho que não serão incompativeis... O facto de fazermos nós a fertilização com tantos produtos químicos será assim tão diferente da utilização das hormonas? Se realmente o objectivo é copiar uma imagem natural então acho que não fará diferença a sua utilização! Uma espécie de "os fins justificam os meios"... Se, no entanto, o percurso que leva ao fim é o mais importante, então acho que aí já poderá haver justificação para não as usar! Mas se o objectivo é um aquário o mais natural possível então, se calhar, nem os fertilizantes deveriamos usar e deixariamos entregue esse papel à "caquinha" que os peixes fazem... Na minha opinião a nossa influencia sobre o aquário sente-se sempre! Não vejo que a utilização de hormonas seja muito diferente de dopar as plantas com um bocado mais de N ou fazer um upgrade à calha para duplicar a potencia da luz!

 

É, no entanto, um tema que pode ser controverso! Por isso deixem que dê os parabéns ao Just_me por se ter lembrado dele! bigsmile

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando me aparecem algumas carências, potássio com alguma regularidade, mas nada de 20ppms, Micros e Ferro com regularidade mas em quantidades reduzidas, micros após as Tpas e Ferro um pouco mais regular. Resultado:

 

 

- Exagerei um pouco e algumas plantas acabaram por apresentar carencias um pouco mais graves, mas nada que não se corrija mais fácilmente que o excesso de nutrientes.

 

Boa Noite.

 

aqui para mim, que perecebe muito pouco de plantas, quais sao os sinais das carencias ??

 

se for possivel, por aqui uma lista sumaria, tipo

 

carencia de ferro -> sintoma ( acho que sao as folhas amarelas ) cseesff.

carencia de potassio --> ....

carencia de ... -> ...

 

ficava muito grato.

 

Obrigado

 

Pedro Leite

---------------------------------------

Boa Aquariofilia

"Se não fazemos parte da Solução, fazemos parte do Precipitado"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As saudades que eu tenho quanado tinha uma reles groulux de 30 watts no meu aquario de 120. Mas não tinha de me armar em esperto e espetar com uma calha de 220 watts no aqua.

São horas insterminaveis a raspar algas cada poda no plantado enche um alguidar de plantas.

De 3 velisnerias passei no espaço de mes e meia a ter 12 que se não forem cortadas de 15 em 15 dias bloqueia a luz. deixei cercer uma por gozo deu 2 voltas e meia ao aquario (dá quase 3 metros).

 

Realmente penso que de vez em quado falta-nos (pelo menos a mim o bom senso)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As saudades que eu tenho quanado tinha uma reles groulux de 30 watts no meu aquario de 120. Mas não tinha de me armar em esperto e espetar com uma calha de 220 watts no aqua.

São horas insterminaveis a raspar algas cada poda no plantado enche um alguidar de plantas.

De 3 velisnerias passei no espaço de mes e meia a ter 12 que se não forem cortadas de 15 em 15 dias bloqueia a luz. deixei cercer uma por gozo deu 2 voltas e meia ao aquario (dá quase 3 metros).

 

Realmente penso que de vez em quado falta-nos (pelo menos a mim o bom senso)

 

Pois, também já me fartei um pouco disso. Como referí em cima nunca fui apoligista de luz muito intensa, de fertilizações ou até hormonas e coisa do género. Acho que como disseste, as horas a raspar, cortar, testar, fertilizar...xii nunca mais acaba!!! Para quem quer disfrutar de um aquário faz perder toda a piada. Há sempre aqueles que querem ter um aquário para mostrar à malta e rápidamente. Outros, todas as semanas vendem a sua produção de plantas. Para quem pensa assim acho bem que o façam.

Estarmos a fomentar o crescimento acelerado das plantas, ou a induzir tipos de crescimento diferentes ou até alterações mais profundas como ví esta semana uma foto de Glosso vermelha não me parece que seja nada o crescimento natural de uma planta. Na natureza por vezes têem maiores quantidades de nutrientes disponíveis, outras nem por isso. Será que as plantas aquáticas não precisam também de um período de dormencia? Um boi a quem são ministradas hormonas é mais saudável que outro que come pasto? Que carne escolherias?

Não é por ter uma Rotala a crescer 10cm ou uma Valisnéria a crescer um metro por semana que se consegue um aquário mais bonito.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Este tópico está bastante interessante!!!

Tenho pena que tenha ficado por aqui (Ou existe algum tópico paralelo??) :crazyeyes:

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas,

 

Este tópico está bastante interessante!!!

Tenho pena que tenha ficado por aqui (Ou existe algum tópico paralelo??) :(

Boas,

Eu estava a ciar um,que cabe bem aqui,parece-me que ainda muito ficou por dizer em relação aos cuidados a ter(ou não)após uma póde de maiores dimensões,mas gostava de ouvir o que efectivamente fazem ou não fazem. :tongue:

Outro ponto interessante é o timming e a maneira e podár,por ex.,eu tenho o aqua practicamente dividido ao meio por zonas plantadas e optei por nunca podár as duas zonas ao mesmo tempo,para evitar grandes instabilidades no aqua,quando uma zona é podáda,a outra está em pleno crescimento.

Pra quem começou a ganhar gosto pelas plantas este tópicos são exelentes e o Just me está de parabens,infelizmente nem todos mostram tanta vontade de ensinar os mais novos como ele e como já alguem disse,há muito boa gente que gosta de fazer segredo sobre os seus conhecimentos e expriencias e preferem trabalhar pra concurso biggrin ,esperemos que essa mentalidade vá mudando e em assuntos tão interessantes digam coisas,o que quiserem,mas digam,pq a falar é que a gente se entende e aprende. :-D

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu estava a ciar um,que cabe bem aqui,parece-me que ainda muito ficou por dizer em relação aos cuidados a ter(ou não)após uma póde de maiores dimensões,mas gostava de ouvir o que efectivamente fazem ou não fazem. :mrgreen:

 

Por norma a fertilização deveria ser reduzida um pouco nos dias seguintes a uma poda mais rigorosa. No meu caso, uma poda de grandes dimensões é sempre precedida por uma tpa grande também para que alguns excessos de nutrientes sejam eliminados. Nesse dia ou no dia seguinte costumo fertilizar com nitrato de potássio e/ou micros.

 

Outro ponto interessante é o timming e a maneira e podár,por ex.,eu tenho o aqua practicamente dividido ao meio por zonas plantadas e optei por nunca podár as duas zonas ao mesmo tempo,para evitar grandes instabilidades no aqua,quando uma zona é podáda,a outra está em pleno crescimento.

 

O mais fácil é sempre podar tudo a eito, eu faço um pouco como tú metade numa semana outra metade na outra. Para quem quer ter coisas muito elaboradas torna-se sempre mais dificil porque as plantas têm niveis de crescimento diferentes.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Recentemente o Just me partiu-me a caróla por andar a fazer TPAs de 2 em 2 dias ;) ,e parece-me que realmente tinha razão :blink: ,senão vejamos,á dois dias e passadas cerca de 12h de uma TPA o resultados dos testes foram: NO3-5ppm,PO4-0.25ppm,hoje antes de fazer a habitual TPA resolvi voltar a fazer testes pra tentar perceber a evolução dos valores e o resultado foi:NO3-5ppm,PO4-0.25ppm... yikes pois é exactamente os mesmos valores. :silly:

Como é obvio optei por não fazer a TPA.

Estou agora num dilema,deverei adicionar Nitratos e Fosfatos(tinha deixado de o fazer),ou por outro lado simplesmente aumentar o intervalo das TPAs e desse modo de forma natural,aumentar essas concentrações e tentar mantê-las em niveis um pouco mais altos?? ;)

Outra duvida que tenho é se haverá consequencias negativas para as plantas com estes niveis de N e P tão baixos?? :unsure: assim á 1º vista parecem-me muito bem,mas...

Um abraço a todos. ;)

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes tenho uma visão um pouco diferente das coisas, se é certa ou não...comigo resulta de alguma forma.

 

Se passados vários dias se mantém os níveis de N e P porque razão os consideras baixos?

 

Não vejo grande lógica em manter níveis constantes de nutrientes, no meu entender as fertilizações deveriam ser consoante o consumo e não por determinada tabela.

 

Acho que deverias 1º tentar saber qual a razão de teres os mesmos valores constantes

 

Tens dentro do aquário já uma fonte desses nutrientes? comida p.e.

Falta outro para que esses sejam consumidos?

 

A razão das tpas nos aquários plantados penso ter pouco a ver com N e P a não ser que seja com o intuito de os reduzir.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes tenho uma visão um pouco diferente das coisas, se é certa ou não...comigo resulta de alguma forma.

 

Se passados vários dias se mantém os níveis de N e P porque razão os consideras baixos?

 

Não vejo grande lógica em manter níveis constantes de nutrientes, no meu entender as fertilizações deveriam ser consoante o consumo e não por determinada tabela.

 

Acho que deverias 1º tentar saber qual a razão de teres os mesmos valores constantes

 

Tens dentro do aquário já uma fonte desses nutrientes? comida p.e.

Falta outro para que esses sejam consumidos?

 

A razão das tpas nos aquários plantados penso ter pouco a ver com N e P a não ser que seja com o intuito de os reduzir.

Boas,

Se calhar o motivo de as concentrações não aumentarem nem diminuirem é que a alimentação dos peixes póde estar a compensar aquilo que as plantas estão a consumir,se assim fosse penso que éra optimo,quanto a achar valores baixos...pois...voltamos á questão do tópico,estava um pouco a ir atrás dos tipicos conselhos que se ouvem e que geralmente falam em minimos de 5ppm de NO3 e 0.5ppm de PO4,mas pronto,até pódem ser valores perfeitamente aceitaveis,pelo menos de aspecto as plantas estão exelentes.

Quanto a nutrientes em falta que não permitam o consumo de N e P,quais poderão ser?em dias alternados fertilizo com K num dia e no outro dia 1º Mg e depois Fe,micros só após as TPAs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a nutrientes em falta que não permitam o consumo de N e P,quais poderão ser?em dias alternados fertilizo com K num dia e no outro dia 1º Mg e depois Fe,micros só após as TPAs.

 

Na minha opinião, na grande maioria dos casos e como se nota pela tua resposta falta o Co2.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, na grande maioria dos casos e como se nota pela tua resposta falta o Co2.

Tanbem não acredito,estou a usar CO2 pressurisado com um bom difusor e tudo controlado por medidor/controlador electronico e valvula solenoide,se há coisa em que não acredito é nisso,alias o contrario é que podia ser verdade.

Alias vendo a famosa tabela(e vale o que vale)com o meu PH(6.2) e o meu KH(2),até deverei ter é CO2 em exesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Passadas 24h,novo teste e começo a concluir que...estava a fazer tudo ao contrario bang ,senão vejamos,como alguem disse as TPAs num plantado só mesmo pra baixar Nitratos e Fosfatos,óra cheguei á conclusão que mesmo sem estar a fertilizar especificamente com N e P,os valores destes estão a manter-se constantes mesmo sem TPAs :blink: ,tendo a certeza que tenho reunidas todas as condições para que as plantas os estejam a consumir e alias o aspecto delas está melhor que nunca :rolleyes: ,chego á conclusão(não me ocorre outra coisa) que cheguei a um ponto de equilibrio,onde a alimentação dos peixes tem assegurado um nivel,que ainda baixo é constante de N e P.

Sendo assim vou manter a estrategia de não fertilizar especificamente com N e P,continuar as fertilizações com K,Mg e Fe e micros e passar das TPAs de 2 em 2 dias :D ,pra semanais,fazendo testes regulares pra manter as coisas debaixo de olho. yikes

Sendo um valente maçarico nestas lides começo a chegar a algumas conclusões,não tenho duvidas que no inicio de um plantado as TPAs fortes e constantes pódem ser uma grande ajuda no combate inicial ás algas,mas com o passar do tempo e o adurecimento do sistema(este leva 5 meses de montado),poderemos sem duvida alargar e bem o intervalo das TPAs sem qq consequencia negativa,se não me engano foi o Just me que disse que num plantado estabilizado as trocas de agua podem chegar a ser opcionais...pois é...quem sabe sabe. bowdown

Não querendo fazer deste tópico um especie de diario,vou tentar ir aqui postando as evoluções positivas ou negativas que vierem a ocorrer,afinal de que valem as expriencias se não puderem ser partilhadas?!... ;)

Grande abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como alguem disse as TPAs num plantado só mesmo pra baixar Nitratos e Fosfatos,

 

Não foi isso que eu disse ou que queria transmitir.

 

O que queira dizer era:

 

Relativamente aos valores de N e P supondo que a água da tpa é livre destes, a sua finalidade (TPA) como controlo destes valores só servirá para os reduzir. A validade das tpa's num aquário plantado já é outra conversa bem diferente.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi isso que eu disse ou que queria transmitir.

 

O que queira dizer era:

 

Relativamente aos valores de N e P supondo que a água da tpa é livre destes, a sua finalidade (TPA) como controlo destes valores só servirá para os reduzir. A validade das tpa's num aquário plantado já é outra conversa bem diferente.

Boas,

Pois,no caso das minhas estará quase livre desses elementos,pois uso 80% de agua de osmose nas TPAs,quanto á validade das mesmas num plantado(acredito que queiras dizer num plantado estabilizado) é tanbem um tema interessante e já agora qual é a tua opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para mim como jardineiro aquático mediano que sou são mais que essenciais, quer para retirar elementos em excesso quer para repor outros. Um aquário plantado sem tpa's com certeza que será possível mas para estágios bem mais avançados que o meu :D e no meu entender só útil para quem tenha grandes conhecimentos e interesses por quimicas e afins.

 

Agora no teu caso, com 80% de água de osmose realmente não vejo o porquê de tanta tpa, de 2 em 2 dias só estás a retirar a que adicionas com a fertilização liquida.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para mim como jardineiro aquático mediano que sou são mais que essenciais, quer para retirar elementos em excesso quer para repor outros. Um aquário plantado sem tpa's com certeza que será possível mas para estágios bem mais avançados que o meu :D e no meu entender só útil para quem tenha grandes conhecimentos e interesses por quimicas e afins.

 

Agora no teu caso, com 80% de água de osmose realmente não vejo o porquê de tanta tpa, de 2 em 2 dias só estás a retirar a que adicionas com a fertilização liquida.

 

Pois,acabei por chegar a essa conclusão,vou alterar essa dinamica,pra já vou exprimentar TPAs semanais.

Agora quanto a retirar elementos em excesso...pergunto quais?...pq se não forem os tais N e P de que falávamos,não estou a ver.

Quanto a repor alguns elementos em falta,bem acredito que a correta adição de macros e micros resolva grande parte do problema,no entanto pelo menos eu falo por mim e todos os dias tenho que repôr alguma agua evaporada (essa é da rede)e ai sempre vai qq coisa,certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Just_me disse e muito bem, tirando raras excepções, as tpas podem muito bem passar a ser meramente ocasionais, para repor agua evaporada por exemplo. A partir do momento em que o aquário entra em equilíbrio, os nutrientes controlados e as plantas saudáveis, não existem razões para se realizar tpas com grande frequência, pois as plantas fazem a sua tarefa, filtrar/purificar a agua.

 

Eu faço tpas uma vez por semana, quando tenho tempo, embora veja que não tinha grande necessidade disso. Provavelmente no inverno vou reduzir o numero de tpas. Naturalmente que estamos a falar de um aquário plantado, com uma fauna "normal", não de um aquário de plantas e discus por exemplo, onde a alimentação e respectiva contaminação é muito superior.

 

Tudo se resume a isto equilíbrio. Se existe nutrientes a mais, é porque as plantas não os estão a assimilar e como tal é necessário ver se se trata de excesso ou a simples falta de um dos nutrientes principais que impede a absorção dos restantes, a chamada relação NPK, se existe a menos e porque estão em falta, é só necessário ter-se paciência, ganhar experiência e saber interpretar os sinais que a flora nos transmite. Isto vem com o tempo, com a tentativa, com o sucesso e com a falha.

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Just_me disse e muito bem, tirando raras excepções, as tpas podem muito bem passar a ser meramente ocasionais, para repor agua evaporada por exemplo. A partir do momento em que o aquário entra em equilíbrio, os nutrientes controlados e as plantas saudáveis, não existem razões para se realizar tpas com grande frequência, pois as plantas fazem a sua tarefa, filtrar/purificar a agua.

 

Eu faço tpas uma vez por semana, quando tenho tempo, embora veja que não tinha grande necessidade disso. Provavelmente no inverno vou reduzir o numero de tpas. Naturalmente que estamos a falar de um aquário plantado, com uma fauna "normal", não de um aquário de plantas e discus por exemplo, onde a alimentação e respectiva contaminação é muito superior.

 

Tudo se resume a isto equilíbrio. Se existe nutrientes a mais, é porque as plantas não os estão a assimilar e como tal é necessário ver se se trata de excesso ou a simples falta de um dos nutrientes principais que impede a absorção dos restantes, a chamada relação NPK, se existe a menos e porque estão em falta, é só necessário ter-se paciência, ganhar experiência e saber interpretar os sinais que a flora nos transmite. Isto vem com o tempo, com a tentativa, com o sucesso e com a falha.

Boas Jatbas,

Depois de ler o teu post,mais convencido fiquei que atingi um certo equilibrio,pq se por um lado não falta nada ás plantas para que elas consumam N e P e o proprio aspecto delas dá-me alguma segurança que estão a consumir e por outro lados os testes estão-me a mostrar niveis constantes de N e P ao longo dos dias,sem que eu esteja a fertilizar com eles,só posso concluir que os Nitratos e Fosfatos adicionados ao aqua através da comida,estão a compensar aquilo que as plantas estão a consumir e estas ao consumir não deixam os valores subir,ou seja equilibrio,até posso estar enganado mas não me ocorre outra coisa. ::D:

Pra quem esteja por fóra distos dos plantados,o que vou dizer até póde parecer mentira :silly: ,depois de deixar de fazer as TPAs de 2 em 2 dias o aspecto das plantas melhorou a ólhos vistos,pra terem uma ideia tinha aqui uns Pés de Rotala rotundifolia que apesar de ter muita luz e ter bom crescimento,teimava em não ganhar cor vermelha,pois bem,foi parar com as TPAs e vê-la a ganhar um bonito tom rosado,reparem bem no antes e depois:

 

Antes:

cpiadedsc01378ju7.jpg

 

Depois:

cpiadedsc01392ig2.jpg

 

É precisamente o mesmo pé. bang

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D:

 

mas mais um bocadinho de luz, ou com um espectro mais elevado nao te fazia mal nenhum

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

 

mas mais um bocadinho de luz, ou com um espectro mais elevado nao te fazia mal nenhum

Boas Just,

Mais luz (em quantidade) não estou a ver porquê? ;) o racio actual é na casa de 1w por litro,quanto a espectros ai terás razão,estou a usar 2 lâmpadas de 6500k em combinação com outra de que não tenho dados mas é mais "quente",provavelmente entre os 4 e os 5000K,infelizmente este tipo de lâmpadas(PL 11w) é dificil encontrar com espectros mais elevados,falei com o Rui Alves(Ramirezi) e o maximo que ele me conseguiu arranjar foram as de 6500K,não tenho duvidas que a combinação de 2 de 6500 com uma de 10000,seria muito melhor,mas...paciencia,é o que se arranja. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D:

 

mas mais um bocadinho de luz, ou com um espectro mais elevado nao te fazia mal nenhum

 

É bem evidente a deficiencia na luz, a Rotala é uma das plantas que a acusa mais rápidamente. Estive a coscuvilhar o teu tópico do fotos e videos, se conseguisses baixar um pouco aquelas lampadas poderias resolver o problema, não sei também se têm algum tipo de reflector.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais