Mergulho Em Apneia Para Todos Os Que Gostam De O Fazer..


Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Com o objectivo de não deixar "morrer" um outro tópico já existente, venho aqui divulgar que se encontra em fase de organização um dia de mergulho em apneia..

 

O tópico é este!

 

Vejam, e se não vos apetecer ler o que tá pa tras, limitem-se a dizer que estão interessados em alinhar (nakele tópico, ou aqui mesmo)..

 

(se fôr sem arma, será na zona de Sesimbra/Arrábia.. se fôr com arma, ainda está por decidir..)

 

Cumprimentos.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade, quanto tmpo costumam ficar debaixo de água? Eu a cima dos 90 segundos já não aguento mais... lol

chega e sobra 90

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou voces aguentam muito ou eu não aguento nada... Eu para ficar 30 segundos lá debaixo já me pelo! Mas tambem eu estou velho e vocês são putos! :P

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cerca de 50 segundos, e já é muito bom para um iniciado..

Mas com o tempo, a "escala" vai aumentando..

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cada metro que desço, a pressão aumentea uma atmosfera, isso influencia muito a capacidade de apneia?

Acho que se souberes aguentar e controlar a pressão, não influencia muito, mas aguentares 90 segundos cá fora nao é o mesmo que dentro de água.

 

Fazes é compensação

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se souberes aguentar e controlar a pressão, não influencia muito, mas aguentares 90 segundos cá fora nao é o mesmo que dentro de água.

 

Fazes é compensação

 

Boas,

Bernardo, esqueceste-te de explicar o porquê de não ser o mesmo. Quanto a controlar a pressão, esquece. Não controlas pressão nenhuma. Se desces, a pressão aumenta e pronto ! Quando fazem apneia deitadinhos na caminha com o relógio na mão, estão a fazer apneia estática. Sem movimento. No mar, têm que ir para baixo, os músculos, consomem oxigénio. Andam no fundo a barbatanar, os musculos consomem oxigénio. Vêm para cima, os musculos consomem oxigénio. Se estiverem a 10 metros, têm oxigénio nos pulmões, pressionados a dois bar`s. Ao vir para cima, a pressão diminui e o oxigénio que parecia lá estar, não está. Dá-se o apagão, perto da superfície. Disse isto de uma forma simplificada, para que todos possam entender. No entanto, aconselho vivamente os meninos a pesquisarem profundamente a fisiologia do mergulho em apneia. Se quiserem uma sessão de esclarecimento ao vivo, terei muito gosto. Combinem, marquem e, lá estaremos. Gosto de estar com vocês, vivinhos da costa. Estou farto de funerais.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A cada metro que desço, a pressão aumentea uma atmosfera, isso influencia muito a capacidade de apneia?

Acho que te esqueceste de um zero... 1 atm por cada 10 metros de água.

 

Por isso é que os últimos 10 metros em mergulho são os mais problemáticos.

Enquanto que dos 20 para os 10 a pressão diminui em cerca de 33% (de 3 para 2 atm), logo o volume de um gás aumenta cerca de 50%, dos 10 para a superfície a diminuição da pressão é de 50% (2 para 1 atm), logo a expansão do gás de 100% (ocupa o dobro do volume).

 

Tudo bem que isto pode ter mais influência no mergulho autónomo, em que uma pessoa pode ter os pulmões cheios a 20 metros e subir à maluca, e originar hemorragias internas ou embolias :microwave:, mas creio que a descompressão também deve ser feita em apneia... não sei, os entendidos que se acusem.

 

Eu de mergulho percebo muito pouco (ok, practicamente nada).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez ensinaram-me que a cada metro que descemos, é como se tivessemos mais 100gramas em cima de cada ouvido a pressionar.

É verdade?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernardo... faz as contas:

 

1 atm é perto de 100000 Pa (unidade SI de pressão). Pressão em SI é dada por Força/Área, sendo as unidades de Força o newton, e de área m^2 (metro quadrado).

Sendo assim, a 1 atm (pressão à superfície/ar) a força que o ar exerce sobre 1 m^2 é de cerca de 100000 newton, logo, por cada 1 cm^2, 10 newton.

Mas como unidades de força não são as mesmas de massa, ainda tens de dividir pela aceleração gravítica (aproximadamente 10 m/s^2), que dá o valor de aproximadamente 1 quilograma por cada cm^2.

 

Ou seja, ao ar, à pressão de 1 atm, o nosso corpo, por cada cm^2 "aguenta com 1 quilograma". De um modo geral, um ser humano adulto ao ar, "aguenta" com 14 toneladas de ar.

 

Se a cada 10 metros a pressão aumenta em cerca de 1 atm, por cada metro esse aumento é de cerca de 100 gramas por cm^2. Ou seja, a 1 metro de profundidade, cada cm^2 do teu corpo sofre à volta de 1,1 quilogramas de massa em cima.

 

Resta agora saber o valor da superfície do teu tímpano... não sei se tem à volta de 1 cm^2.

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tudo bem que isto pode ter mais influência no mergulho autónomo, em que uma pessoa pode ter os pulmões cheios a 20 metros e subir à maluca, e originar hemorragias internas ou embolias , mas creio que a descompressão também deve ser feita em apneia... não sei, os entendidos que se acusem.

 

Luis, na apneia, não se fazem descompressões. O que acontece, é que a dez metros, por exemplo, sob influência da pressão, o volume dos pulmões é comprimido. Logo, estamos a 10 metros, continuamos a respirar, gastamos o oxigénio que lá temos, e, quando sentimos a necessidade de respirar, vimos para cima. O que indica, ( involuntáriamente ), a necessidade de respirar, não é a falta de oxigénio, mas sim, o excesso de CO2. Quando vimos para cima, consumimos mais oxigénio devido aos movimentos de pernas. Os pulmões, vão recuperando a sua capacidade normal, só que o oxigénio que nos fazia sentir que poderíamos extender a apneia, já se esgotou. Assim, quando chegamos perto da superfície, dá-se o desmaio por falta de oxigenação do cérebro. Desmaio dentro de agua, ( especialmente se estamos sózinhos, ou com companheiros inexperientes ), dá em funeral. A autópsia, diz : Afogamento.

Como disse no post anterior, posso explicar tudo isto ao vivo e com " bonecos no papel ". É questão de se combinar. Fiz caça submarina dos 9 aos 38 anos, e, mergulho autónomo desde 1985 até hoje. Posso dizer que são fisiologias diferentes, visto que se trata de de ar aspirado de formas diferentes.

Já agora, para segurança quase total, não se esqueçam de uma coisa. O mar, tem sempre razão. Querer contrariá-lo, dá sempre mau resultado.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado ao octopus e ao Luis pelas explicações!

São sem duvida uteis, mas nada melhor que a prática para o perceber melhor..

 

Eu faço apneia á cerca de um ano, e consigo fazer mais ou menos, a tal descompressão dos ouvidos (penso que seja assim que se diz)..

 

No sabado, fui mergulhar na Arrábida, e digo-vos que nunca tinha visto tanta beleza junta!

Nunca antes tinha visto o mar com água tão limpa! Fui todo o trajecto desde o portinho até á pedra da anicha á superficie, vendo o fundo na perfeição tal não era a transparencia da água..

Também nunca tinha visto tanta quantidade de peixe junto (têm de ter em conta que sou um iniciado nestas andanças e com pouca experiencia), mas a verdade, é que com aquela zona agora a ser parque marinho, e estando proibida a pesca, o peixe é abundande.. Até um enorme cardume de peixes porco lá andavam..

06_RSS_lq.jpg

(foto retirada do google)

E vi também uma moreia vermelha metida na sua toca, mas dessa eu nem me aproximei.. Entre muitos outros cardumes de peixes que eu não sei o nome..

 

Mas graças a este dia de apneia, fiquei com vontade de dar os 80€ pela licença nacional.. E estou a pensar muito se valerá apena.. Isto porque o ano já vai a meio e a licença tem data até ao fim do mesmo.. mas mesmo assim penso que vale apena, pois como me estou a iniciar, e no Inverno o mar costuma estar mais agressivo, não perdi muito, pois tenho duvidas se com a minha inesperiencia entraria para a água num dia de Inverno..

 

Que dizem? Va-le apena?

Cump. (e desculpem o testamento)

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o parque marinho da Arrábida começa na Praia da Foz (perto das bicas) e termina na Praia da Figuirinha..

Algém me sabe responder se se caça alguma coisa entra a Figueirinha e Setubal, e entre a Lagoa de Albufeira e a praia da Foz(aqui o mar é muito mau?)?

Outras coisas que gostaria de saber é:

Se na zona de cascais é possivel caçar?

E em Troia é possivel?

Na costa alentejana (a partir de Sines), existem zonas de mar calmo?

 

Resumindo:

Tendo em conta que não se pode caçar no parque marinho da arrábida, e que eu gostaria de me iniciar na caça(propriamente dita) quais as zonas aqui +/- perto mais aconselhaveis?

 

Espero que exista aqui algum entendido que se dê ao trabalho de me responder.. Obrigado.

 

Cumprimentos..

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alguém quiser combinar para este fim-de-semana que diga, pois por mim é na boa.. Para o outro é que não, porque não estou cá..

 

Abraço

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alguém quiser combinar para este fim-de-semana que diga, pois por mim é na boa.. Para o outro é que não, porque não estou cá..

 

Abraço

 

Tu viajas pra calhamu! banana rock

 

Deves ter uma profissão lixada e deves andar sempre perdido com o jet-lag!

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu viajas pra calhamu! :(

 

Deves ter uma profissão lixada e deves andar sempre perdido com o jet-lag!

 

LOL

 

A minha profissão é canoísta..

Tenho provas quase todos os f.d.s. mas depois destas que é dia 6/7/8 de Julho tenho um ou dois f.d.s. livres, depois mais uma prova e fico de férias! :(

 

Mas tu podes em algum dos dias Ricardo?

 

Abraço!

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

A minha profissão é canoísta..

Tenho provas quase todos os f.d.s. mas depois destas que é dia 6/7/8 de Julho tenho um ou dois f.d.s. livres, depois mais uma prova e fico de férias! :mrgreen:

 

Mas tu podes em algum dos dias Ricardo?

 

Abraço!

 

Eu como sou casado dependo só da minha mulher... :cry:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Afinal, parece que hoje não vai dar.. O meu pai não está em casa, e como tal não tenho boleia..

Mas amanha devo ir lá até ao Portinho.. Se houver interessados que se acusem.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Estive de férias em Sesimbra. Deixo duas fotos para o pessoal ganhar vontade de se molhar.

 

Portinho da Arrábida:

image8.jpg

 

Galapos:

image22.jpg

 

Não são as melhores, mas é o que consegue arranjar de uma forma amadora. Pelo menos permite confirmar a visibilidade fantástica desta zona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aqui fica um convite:

 

Convite-Convivio-em-Sesimbra.jpg

 

Se houver interessados, vamos..

 

:D Não faz sentido vir para um Fórum de Aquariofilia defender a caça submarina num local, por si, comprovado como uma verdadeira paraíso piscicula. Gostaria imenso de participar na actividade de mergulho de apneia (sem espingarda), pois pelo que vejo a pressão ao Parque Luiz Saldanha é já considerável.

Editado por Peixe_soluvel

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais