Shell Dwellers


Recommended Posts

Boa noite,

 

Quero instalar um tanque de +- 90 Litros com estes maravilhosos seres, mas (e há sempre um mas) não faço puto de ideia por onde começar :P

 

Ou seja:

- Que tipo de areão? Areia da Praia? Outro? :?

- Que tipo de rochas? (calcárias com toda a certeza) Algumas em especial? :?

- Que tipo de plantas? Deve levar ou não? (talvez uma ou duas anubias ou fetos de java) :?

-As conchas, quais? Algumas específicas? :?

- Um filtro interno de 400 L / hora chegará? :?

- Qual e que quantidade de luz devo colocar? :?

 

e, finalmente, a One Million Dollar Question: :D

 

- Os peixes, quais me aconselham para começar?

- Quantos devo colocar nestes 90 Litros?

- Que outras espéceis poderei juntar? (pleco?, limpa vidros?, outros...)

 

 

Peço desculpa pelo testamento que vos deixo, é que nunca sequer vi um aqua destes ao vivo, mas pelo que tenho visto aqui no forum fiquei APAIXONADO. (Uuupsss a minha mulher que não saiba disto!!)

 

 

Aguardo, ansiosamente os vossos comentários, ajudem com o que puderem.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais parabens pela escolha os CAs e particularmente os Tanganyikas são peixes fantásticos como depois irás ver.

 

Respondendo as tuas questões:

 

Que tipo de areão? Areia da Praia? Outro?
Eu sugeria uma mistura de areia da praia com areia de coral. Podes pôr por camadas mas isso não adianta pq eles reviram-te a areia toda ao gosto deles. Com a mistura o substracto fica mais engraçado e a areia de coral ajuda o Ph a manter-se alto.

 

Que tipo de rochas? (calcárias com toda a certeza) Algumas em especial?

Como disse noutro post, as rochas do lago não se encotram a venda nas lojas, como tal e mais uma vez para subir o Ph usam-se as rochas calcarias à venda em qq loja da especialidade. Pessoalmente não gosto pois são normalmente brancas quando se quer, eu pelo menos, um ambiente mais escuro por trás para realçar as belissimas cores dos peixes. Podes tambem fazer como algumas pessoas e vais tu apanhar as rochas. Vê o post nas FOTOS do Hugo Dias para ver como está o aqua dele.

 

Que tipo de plantas? Deve levar ou não? (talvez uma ou duas anubias ou fetos de java)
Em certas partes do Lago Tanganyika existem efectivamente plantas, valisnerias gigantes. Como tal coloca uns pes se poderes espalhado pelo aqua, o pior que pode acontecer é eles comerem as plantas, mas se o fazem é pq gostam e é esso o nosso objectivo certo ?

 

As conchas, quais? Algumas específicas?

Uma vez mais as conchas que existem realmente no lago nao existem a venda em PT, as neothaumas, sites em França creio que as vendem. Como tal usam-se quase sempre as conchas chamadas Turbo, podes velas nos aquarios so Rui Estrelinha, do Shiva_skunk, do Hugo Dias, do Samufish e do Jmag entre outros.

 

Um filtro interno de 400 L / hora chegará?
Creio que qq filtro que faça 4X o volume do aquario será adequado, no entanto creio que um filtro externo seria melhor pelas razoes que todos conheçemos.

 

Qual e que quantidade de luz devo colocar?

As exigencias a nivel de luz nao sao muitas, para já nao dizer mesmo nenhumas ehehehhe. Claro que deves ter luz e deves ter cuidado para nao teres um boom de algas como ja aconteceu a algumas pessoas. No entanto o aqua fica bem engraçado qd começam a ficar as rochas e as conchas verdinhas das algas. Até pq muitos habitantes do lago sao herbiveros e serve de alimento para eles.

 

Os peixes, quais me aconselham para começar?
Como falaste em shelldwellers vou-te falar somente nesses, senao este post fica monstruoso. Tens basicamente dois tipos de shell dwellers. Os que formam colonias, ou seja os pais protegem os alevins e depois vao-se ajudando sempre mesmo em adultos, como os Lamprologus similis e os Neolamprologus multifasciatus. Existem depois os que nao formam colonias, os pais tratam dos alevins e qd já são capazes de se safar sozinhos entram em competiçao directa com eles, como os Lamprologus ocellatus. Podes ver fotos deles em:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=6530

 

Quantos devo colocar nestes 90 Litros?

Bom isto já depende do tipo de peixes e de gostos. Eu pessoalmente nao gosto de aquas sobrepovoados. A nivel de shelldwellers se optares pelos de colonia, eu optaria por um macho e 2 ou 3 femeas. Como os shellies andam quase sempre junto ao substracto podes arranjar companheiros que andem pelas rochas ou meia agua. Para meia agua recomendo semrep os Cyprichromis ou os Paracyprichromis, pois sao lindissimos e nunca andam ca por baixo. É importante a destribuiçao deles no aquario pois como sabes os CAs sao muito territoriais e bastante agressivos por vezes.

 

Que outras espéceis poderei juntar? (pleco?, limpa vidros?, outros...)

Podes juntar outras especies mas plecos nunca. Existe os Synodontis que sao uma especie de "pleco" do lago, mas esses nao recomendo pois andam sempre pelo fundo e os alevins dos shellies seriam o seu alimento.Escolhe especies endemicas do lago para teres um belo biotopo. Limpa vidros nao me parecem necessarios. Num aqua desse tamanho evita as Frontosas e os Tropheus pois crescem bastante. Acima de tudo lê bastante sobre os peixes e as suas caracteristicas tendo sempre cuidado de ver qual o seu territorio preferido, rochas, substracto ou meia agua.

 

Em breve irá abrir um site tuga só para tanganyikas e lá teremos species profiles e toda a info que é precisa para se montar um aqua. Até lá aguarda por mais opinioes de pessoas por aqui com mais experiencia que eu com CAs que certamente te ajudarão melhor. QQ coisa pm que estamos ca pra isto mesmo.

 

Boa sorte

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Oblivion,

 

Obrigado mais uma vez.

 

Acho que ainda tenho mesmo muito que estudar e ler e estudar e ler e estudar e ler, antes de meter mãos à obra.

 

Não tenho condições, neste momento de comprar um filtro externo, por isso estava a pensar utilizar um interno de 400 l/h + uma cabeça motorizada para circulação de água que faz 150l/h.

 

Achas mesmo que é má onda?!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Deixa-me também congratular-te pela escolha e dar-te as boas vindas à "seita" :P .

 

Ainda a respeito das questões que levantas pouco há para dizer depois do post do Oblivion porém existem umas ressalvas.

 

A respeito do substracto eu de facto utilizo duas camadas, uma com areão de coral esmagado e outra com areia da praia com o próposito de elevar o pH aos valores que pretendo (~9).

 

Após a leitura de um artigo sobre substracto para bottom cichlids na Practical Fish Keeping deste mês, talvez mude a maneira de construir o substracto em aquas futuros uma vez que e muito bem alertam para o facto das espécies que costumam revolver o fundo (os multifasciatus e os ocellatus são uns granda mineiros :D ) poderem ficar com um pedaço de coral esmagado entalado na boca ou mesmo na garganta o que levará a uma morte por fome ou por infecções. Parece-me uma questão pertinente!

 

Quanto aos plecos, por cá não é muito comum ver-se, mas lá fora em muitos aquários de tanganyika fans é comum encontraram-se plecos e ancistrus, o que acaba por se revelar uma ajuda preciosa uma vez que os Synodontis multipunctactus pouco ou nada limpam.

 

Bom resta-me desejar-te boa sorte!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Tenho andado a maturar esta ideia e está, cada vez mais, consolidada. 8)

 

Continuo, contudo, com muitas dúvidas sobre que Shell dwellers devo adquirir e em que quantidade para 90 Litros Brutos!!!

 

Confesso que gostava mesmo, que me dessem dicas, porque nunca vi os peixes ao vivo e terei que os estudar muito bem antes de os ir ver a qualquer lado.

 

Vá lá amigos, conto convosco!!

 

Obrigado e abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Intrust, creio se trata de uma escolha entre shelldwellers que criam colonias ou que não as criam.

 

Na minha opinião creio que seria bem interessante arranjares uns de colónia. Compravas uns 3 ou 4 pequenos pois o ideal será 1 macho e duas ou 3 femeas, e depois era vêr a colonia a crescer. Deve ser muito recompensador ver ao fim de algum tempo pais e filhos a construirem novos lares nas suas conchas.

 

Entre estes tens os Lamprologus similis e os Neolamprologus multifasciatus por exemplo que arranjas facilmente numa boa loja de aquariofilia.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem estou a pensar montar um aqua de cíclidios africanos (tanganyika)...

 

E fu ia RedFish em Telheiras, Lisboa e acabei por ter uma pequena conversa com um senhor da loja que me pareceu o dono e que percebia bastante de cíclidios...

 

O que ele me aconselhou para substracto foi ir a uma praia e apanhar areia junto da rebentação com restos de conchas isso tudo, porque depois serve como decoração.

 

Quanto as conchas e cenas de caracois... ele disse para ir comer caracoletas e guardar as cascas porque ele diz que são muito semelhantes as dos caracóis (que ele já importou) do próprio Tanganyika.

 

Numa conversa com a minha mãe ela disse-me que existem já só as cascas a venda, penso que no El Corte Inglês em Lisboa, para cozinhar, ou seja rechea-las com alguma coisa por dentro, por isso penso que comprando e lavando, fervendo deve ficar ok.

 

Quanto aos peixes, aconselho-te a ir a uma Loja que tenha alguem que perceba de CA e expões as tuas dúvidas, e ouves os conselhos e sugestões das pessoas em questão.

 

Aproveita para perguntar que tipo de alimento deves dar, conforme os peixes que tiveres... porque pelo que percebi se deres dáfnias a um Tropheus, ele provavelmente morre (?!)...

 

Espero que te tenha ajudado! E depois vai mostrando fotos do teu trabalho que eu tb :twisted:

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Já foi dito tudo ou kuase tudo mas deixo aqui a minha opinião.

Os ciclideos africanos são muito bonitos de facto, parabéns pela escolha. Quanto as espécies, embora haja mais shells como os brevis,..., para mim já foram referidas as três que mais gosto e que tenho, Similis, Multifasciatus e Ocellatus. Tens aqui no fórum várias fotos desses peixes se não os conheceres visualmente, inclusivé o meu aquário ( passe a publicidade) :x , mas tu é que sabes que espécies escolher, aconselhava-te a pesquisar sobre aquelas que realmente queres para teres uma ideia delas,comportamento, agressividade, etc... Sugeria não mais que 4/5peixes inicialmente pois se fizeres criação depois irás ter muito mais, e se forem da mesma espécie de formar colónia melhor :twisted: Espécies como os synodonties têm a fama de comerem as crias dos shells por isso não aconselhava...

Para um aqua de 90ltrs um filtro de 600ltrs/hora é o ideal embora o de 400 tb seja ja razoável... as vantagens de ser externo são enormes por isso vê esse aspecto bem... a areia pode ser da praia e se lhe juntares um pouco de coral moido os resultados são óptimos.

Força aí nesse projecto porque depois queremos ver a sua evolução total! :cry:

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais