Recommended Posts

Bom é o seguinte...a minha mãe viu numa peixaria enguias vivas...as coitadas deviam ir para uma panela..m :P como eu já tinha pedido á minah mãe para arranjae a minah mãe trouxe seis e as sortudas estão no tanque juntamente com minhas 2 koi , o kinguio e a g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...eu queria saber é o elas comem...porque o meu pai diz para eu as por no poço e nesse poço a água é limpida...e é habitado por uma perca , 2 pequenos lagostins , girinos e (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas o poço quase totalmente escuro...eu queria deixa-las no tanque mas não sei se sobreviverão...afinal o que as enguias comem e onde eu as deveria manter?Obrigado e um abraço! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes alimentar com asticot, minhoca do estrume ou pequenos peixes tipo g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da experiência que tenho, as enguias também comem algas por isso se tiver o tanque meio ao sol a natureza acaba por criar alimento suficiente para essa gente.

 

Também tenho um lago com cerca de 10mil litros de água e é raro dar comida às carpas e afins... Deixo que natureza se encarregue da situação...

Até as libelinhas criam por aqui. é realmente interessante observar cada etapa destes animais que vêm ter ao lago. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para apanhares minhocas, nada melhor que ires a um rio em zonas nao poluidas e retiras lodo para colocares no tanque, assim tanto as minhocas que normalmente vêm junto criam como também as enguias se sentem como no seu habitat natural.

 

Boas pescarias..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

as enguias são necrofagos assumidos, se achares que precisam de ter acesso a mais alimento por ser escasso no poço.... deita pequenos pedaços de figado de galinha...elas até se passam com isso....

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!Infelizmente aquelas bandidas desapareceram!O poço tem um buraco por donde sai a água...que da acesso a uma pequena gruta que pensoq que tem água...elas devem-se ter enfiado ali ou entao estao escondidas no lodo do poço...Obrigado pela dica!Para a proxima já sei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!Infelizmente aquelas bandidas desapareceram!O poço tem um buraco por donde sai a água...que da acesso a uma pequena gruta que pensoq que tem água...elas devem-se ter enfiado ali ou entao estao escondidas no lodo do poço...Obrigado pela dica!Para a proxima já sei!

 

 

As enguias costumam também escapar pelos lençois freaticos... quando os poços são assentes em areia... são muito evasivas... qualquer buraco dá, e mesmo sem eles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Se fizesse isso provavelmente voltariam a ser apanhadas e iriam parar a uma panela... :-D

 

Elas desapareceram...algumas acho que morreram...

 

Agora quando encontrar mais alguma á venda ou encontra alguma no poço perdida vai direitinha po lago que esta la melhor... :dry:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem não conhece a biologia das enguias; as enguias que encontramos normalmente nos mercados são enguias macho que nunca abandonam a foz dos rios e os sistemas de ria de aguas salobras e sujeitas a marés. apenas as femeas sobem os rios e se criam lá até atingirem tamanhos muito superiores aos dos machos (chegando ao metro de comprimento) e quando descem os rios estão prontas a acasalar com os machos que aí se encontram e a atravessar o atlantico até ao mar de Sargaço nas Antilhas para desovar. o maior problema de conservação da espécie não são os exemplares pescados,pois esses são sempre machos e desses há sempre que chegue, o problema são as barragens que não teem escadas/rampas proprias para as enguias descerem , nem subirem..por isso o que se está a extinguir são as femeas porque elas levam cerca de 15 a 20 anos a atingir a maturidade propria para se irem reproduzir e nesses 20 anos foram entretanto construidas barragens que impedem a sua passagem ou as desfazem quando abrem as comportas e a agua passa pelas turbinas... a jusante das barragens é vulgar encontrar pedaços de enormes enguias e enguias estropiadas pelas turbinas.

em varios paises europeus já foram inclusivamente desmanchadas partes de barragens por não obedecerem às regras para a subida e descida das varias especies como é o caso de rampas para as enguias e escadas para os salmonideos...mas em Portugal que eu saiba nada disso é tido em conta ou foi...pelo que no espaço de alguns (poucos) anos provavelmente assistiremos ao fim de todas as enguias nos nossos rios... no entanto não é errado nem representa qualquer perigo para a especie trazer alguns machos para lagos ou poços, já que os machos não abandonaram jamais o seu habitat e portanto como teem periodos de vida muito longos sempre haverá machos suficientes na foz dos rios para as poucas femeas que se conseguem safar ao exterminio que as barragens estão a fazer. ao contrario dos salmonideos que desovam nas nascentes e portanto são alevinos que descem os rios passando bem e aos milhoes pelas turbinas, intactos, as enguias precisavam de uma maior atenção por parte das entidades que regem a construção das barragens. sem querer tirar o valor às figuras rupestres de Foz Coa, acho que era bem mais importante salvar uma especie viva tão unica como as enguias.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Para se verem dentro de um poço a melhor maneira é com uma lanterna potente e á noite.

Foi assim que o meu avÔ fez durante cerca de 30 anos que manteve uma enguia dentro de um poço com areia branca no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao sao machos...nao sabia...quando encontrar sou capaz de salvar uma ou duas de irem para uma panela e por no meu lago... ;)

 

Drlucas já ouvi uma historia de uma pessoa que o avo mantinha uma enguia nas mesmas condiçoes e so era visivel á noite com lanterna...mas num forum brasileiro...sera que eras tu? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso ter sido, mas nao me lembro.

Sei que ja tinha dito isto nalgum lado, mas nao sei onde.

Aqui na zona arranjam-se bem as enguias, se quiseres posso tentar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi no forum de aquariofilia brasileiro...podes ter sido tu ou apenas coincidencia... :)

 

Eu aqui de vez em quando veem para a peixeria...e ate já tenho peixitos a mais no lago...se encontrar outra vez na peixaria trago , mas muito obrigado na mesma! :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem não conhece a biologia das enguias; as enguias que encontramos normalmente nos mercados são enguias macho que nunca abandonam a foz dos rios e os sistemas de ria de aguas salobras e sujeitas a marés. apenas as femeas sobem os rios e se criam lá até atingirem tamanhos muito superiores aos dos machos (chegando ao metro de comprimento) e quando descem os rios estão prontas a acasalar com os machos que aí se encontram e a atravessar o atlantico até ao mar de Sargaço nas Antilhas para desovar. o maior problema de conservação da espécie não são os exemplares pescados,pois esses são sempre machos e desses há sempre que chegue, o problema são as barragens que não teem escadas/rampas proprias para as enguias descerem , nem subirem..por isso o que se está a extinguir são as femeas porque elas levam cerca de 15 a 20 anos a atingir a maturidade propria para se irem reproduzir e nesses 20 anos foram entretanto construidas barragens que impedem a sua passagem ou as desfazem quando abrem as comportas e a agua passa pelas turbinas... a jusante das barragens é vulgar encontrar pedaços de enormes enguias e enguias estropiadas pelas turbinas.

em varios paises europeus já foram inclusivamente desmanchadas partes de barragens por não obedecerem às regras para a subida e descida das varias especies como é o caso de rampas para as enguias e escadas para os salmonideos...mas em Portugal que eu saiba nada disso é tido em conta ou foi...pelo que no espaço de alguns (poucos) anos provavelmente assistiremos ao fim de todas as enguias nos nossos rios... no entanto não é errado nem representa qualquer perigo para a especie trazer alguns machos para lagos ou poços, já que os machos não abandonaram jamais o seu habitat e portanto como teem periodos de vida muito longos sempre haverá machos suficientes na foz dos rios para as poucas femeas que se conseguem safar ao exterminio que as barragens estão a fazer. ao contrario dos salmonideos que desovam nas nascentes e portanto são alevinos que descem os rios passando bem e aos milhoes pelas turbinas, intactos, as enguias precisavam de uma maior atenção por parte das entidades que regem a construção das barragens. sem querer tirar o valor às figuras rupestres de Foz Coa, acho que era bem mais importante salvar uma especie viva tão unica como as enguias.

 

..muito bem gostei da explicação.

Já experimentaram caldeirada de enguias em Aveiro? Muito bom

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..muito bem gostei da explicação.

Já experimentaram caldeirada de enguias em Aveiro? Muito bom

 

Cump.

MJV

 

Tambem gostei da explicação

 

Então da tua mvalente deixou me com agua não boca e fez me pensar tambem que ali para os lados da foz do arelho fazem umas fininhas e fritas que é só adicionar sumo de limão hum... é de chorar por mais ::D:::D:

 

hasta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é da parte gastronomica que preferem falar...ali para os lados de Benfica do Ribatejo, há uns restaurantes mesmo dedicados à enguia que deviam ser considerados patrimonio mundial.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se é da parte gastronomica que preferem falar...ali para os lados de Benfica do Ribatejo, há uns restaurantes mesmo dedicados à enguia que deviam ser considerados patrimonio mundial.

 

Ficam aqui mesmo ao lado... agora que falaram nisso, tenho que lá ir esta semana... :(

Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais