"sciaenocara"


Sara Garcia

Recommended Posts

Olá pessoal!!

Estou deveras assustada com o que vi de manhã (pensei na altura que era só brincadeira) e tive as certezas agorinha mesmo de que o que tinha visto não foi brincadeira nenhuma! Então cá vai disto...

Há algum tempo que o meu Sciaenochromis Fryeri perseguia o meu Aulonacara (sexo indefinido) pensado eu de que era só questões de implicância com o raio do peixe por ser hibrido (acho eu). O comportamento do Fryeri vinha mudando com os dias, até que a certa altura ele começou a escavar, a escavar e arranjar "ninho" e corria com tudo o que por ali passava! Adiante... Hoje de manhã, olhei para o aqua e reparei que os dois estavam naquela típica dança conhecida por "T", :( fiquei assustada, fui ver e nada vi, ou seja, vi agora que a fêmea Aulonocara tem ovinhos na boca, fecundados pelo Fryeri bigsmile !! Confesso que fiquei horrorizada, mas ao mesmo tempo surpreendida porque nunca pensei que eles se pudessem "cruzar".

 

A minha pergunta é: Isto vai dar em alguma coisa? Ou virá por aí umas quantas aberrações? O que se faz nestes casos de hibridismo?

Sinceramente: ESTOU EM PÂNICO!!! 8)

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A minha pergunta é: Isto vai dar em alguma coisa? Ou virá por aí umas quantas aberrações? O que se faz nestes casos de hibridismo?

Sinceramente: ESTOU EM PÂNICO!!! 8)

 

Viva,

 

Uma solução rápida, apanhas a fêmea quanto antes, e abres-lhe a boca, ela vai largar os ovos para dentro do aqua e os peixes vão adorar o banquete. E como são ovos, não estás a matar peixes.

 

E tenta arranjar pares aos solteirões bigsmile

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma solução rápida, apanhas a fêmea quanto antes, e abres-lhe a boca, ela vai largar os ovos para dentro do aqua e os peixes vão adorar o banquete. E como são ovos, não estás a matar peixes.

 

E tenta arranjar pares aos solteirões bigsmile

 

Um abraço

 

 

É uma opção... Mas só de pensar nisso já me está a dar uma coisinha má... Por um lado, estou curiosa para saber o que iria dar (até pode não dar em nada, o que se calhar é mais certo) e por outro, tenho receio que saiam peixinhos deformados.

 

Quanto ao arranjar par para o Fryeri, não está a ser nada fácil encontrar umas namoradas para ele... Tenho-o por engano da encomenda e o fornecedor da loja onde me abasteço (Foztropic) não conseguem arranjar... Tiveram este porque se enganaram na encomenda.

 

Que molho de bróculos eu aqui arranjei...

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosidade? Não há curiosidade nenhuma. Hibridos do Malawi há muitos milhares por esse mundo fora. Faz uma pesquisa no google por "hybrids african cichlids" e encontras dezenas de milhar de paginas.

 

De facto, os hibridos, em particular do Malawi, são um flagrante exemplo de incompreensão por este biotipo e da incapacidade do aquariofilista em adequar as condições de manutenção aos requisitos dos peixes.

 

Evitar os hibridos é relativamente fácil e resume-se a: espaço, disponibilidade de elementos da mesma especie e não juntar especies aparentadas que não sejam provenientes do mesmo local do lago.

 

Muito simples, não precisamos de andar a criar peixes frankenstein.

 

E se os acidentes acontecerem a pior coisa que podemos fazer será preservar os peixes artificais e espalhá-los, perpectuando o erro.

 

É que ainda por cima a maior parte dos hibridos de ciclideos do Malawi são ferteis e muitos até são visualmente atraentes. Se não combatermos os hibridos estaremos a contrituir para tornar a manutenção destas especies numa infeliz mixordia.

 

 

Miguel

 

 

 

É uma opção... Mas só de pensar nisso já me está a dar uma coisinha má... Por um lado, estou curiosa para saber o que iria dar (até pode não dar em nada, o que se calhar é mais certo) e por outro, tenho receio que saiam peixinhos deformados.

 

Quanto ao arranjar par para o Fryeri, não está a ser nada fácil encontrar umas namoradas para ele... Tenho-o por engano da encomenda e o fornecedor da loja onde me abasteço (Foztropic) não conseguem arranjar... Tiveram este porque se enganaram na encomenda.

 

Que molho de bróculos eu aqui arranjei...

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as espécies não se cruzassem, como acham que tinhamos milhões de animais diferentes no planeta. Se se reproduziram, estão bem. Se são freaks, não sei, mas gostava de ver.

 

Cya

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosidade? Não há curiosidade nenhuma. Hibridos do Malawi há muitos milhares por esse mundo fora. Faz uma pesquisa no google por "hybrids african cichlids" e encontras dezenas de milhar de paginas.

 

De facto, os hibridos, em particular do Malawi, são um flagrante exemplo de incompreensão por este biotipo e da incapacidade do aquariofilista em adequar as condições de manutenção aos requisitos dos peixes.

 

Evitar os hibridos é relativamente fácil e resume-se a: espaço, disponibilidade de elementos da mesma especie e não juntar especies aparentadas que não sejam provenientes do mesmo local do lago.

 

Muito simples, não precisamos de andar a criar peixes frankenstein.

 

E se os acidentes acontecerem a pior coisa que podemos fazer será preservar os peixes artificais e espalhá-los, perpectuando o erro.

 

É que ainda por cima a maior parte dos hibridos de ciclideos do Malawi são ferteis e muitos até são visualmente atraentes. Se não combatermos os hibridos estaremos a contrituir para tornar a manutenção destas especies numa infeliz mixordia.

Miguel

 

 

Entretanto fiz uma busca na net e encontrei um artigo na APC.

 

 

 

Se as espécies não se cruzassem, como acham que tinhamos milhões de animais diferentes no planeta. Se se reproduziram, estão bem. ...

 

Cya

 

 

Realmente, também é verdade.

Mas não quero ser mais uma pessoa, dentro de milhentas, a "espalhar" híbridos, por isso vou fazer um stripping eggs, com muita pena minha... Acreditem ou não e até podem achar ridículo, mas não foi fácil decidir e vai-me custar imenso...

 

Vou continuar a procurar as 2 fêmeas para o fryeri...

 

Obrigado pelas respostas e se alguém tiver mais opiniões, serão benvindas! É sempre bom, quantas mais opiniões, melhor!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o prémio de "Afirmação Descabida do Mês" vai para...

 

Achas mesmo que faz algum sentido o que estás a dizer???

Basta procurares e interessares-te um bocadinho e facilmente percebes a diferença entre cruzamentos na Natureza e cruzamentos em cativeiro...

 

 

Eu não falei cruzamentos na Natureza vs. cruzamentos em cativeiro.

 

Mas quando tiveres tempo, já agora, gostava que me explicasses como se eu tivesse 7 anos, o como e o porquê de existirem, na realidade, milhões de espécies...

 

Até na espécie humana se presume que o homo sapiens sapiens tenha derivado do homo sapiens e do homo nearderthalensis... com prevalência para os primeiros, dando origem à extinção dos segundos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para andares aqui de uma ou de outra forma sabes navegar pela net...

Nada como pesquisares por ti mesmo...

E depois quem sabes deixas de dizer "Não sei são freaks ou não mas eu gostava de ver"...

Num Forum de aquariofilia ver um membro com mais de 1000 mensagens ter comentários destes deixa-me bastante apreensivo...

 

 

Em relação a toda a tua mensagem, dou-te, sem um pingo que seja de ironia ou sarcasmo, 100% de razão. em particular em relação à frase acima referida... foi, no mínimo, infeliz.

 

Agora tambem podes entender que eu, nem ninguem, sabe tudo sobre tudo. E até tenho uma coisa daquelas que demoram uns anos a fazer, que se fazem numas casas grandes que, no meu caso, foram na cidade Universitária e sei que as minhas limitações são bastantes. E como não sou de Biologia, o conhecimento, certamente parco, que tenho da evolução de espécies é que esta se dá de duas formas, primordialmente:

 

- Por adaptação ao meio, durante durante milhares/milhões de anos, com ligeiras mudanças genéticas ao longo de uma longa linha de cruzamentos na mesma espécie;

- Por cruzamentos inter espécies, com mudanças bruscas e radicais de material genético, que quando dão origem a descendência fértil, se considera que se está perante uma nova espécie.

 

Esta é a ideia que tenho, provavelmente com termos cientificos errados, mas acho que transmiti aquilo que queria dizer.

 

Se tiveres tempo, volto a pedir... A ti ou outro qualquer. Noto que, por exemplo, a Marta Silva percebe mais disto que eu...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como qualquer nova espécie teria que ter uma classificação...

Parto do principio que seria o autor da "proeza" a classificar então o animal...

Como seria? Scianocara meninachromis???

 

 

Fiquei mais esclarecido, mas não totalmente.

 

Coloquei esta citação porque seria fantastico que um de "nós" criasse um nome cientifico e tivesse realmente uma espécie nova. Era engraçado.

 

Em relação a informação na net, há milhões de sites para tudo, mas quais são viáveis? e confiáveis?

 

Como nas novas espécies, isto não é só mandar alguem ir ao Google, é mais complexo ;)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... espero que a esta altura já não hajam nem ovos nem aberrações recem nascidas...

 

E para bem da aquariofilia espero tambem que não continuem a incentivar o nascimento de um novo tipo de peixe papagaio...

 

Papagaios já andam aí muitos... por isso não os tragam para a aquariofilia...

 

Menina, pf resolve a situação eficazmente e o quanto antes para não termos que ter esta conversa de novo! Em Lisboa nao devem faltar lojas ou particulares onde arranjares pares para eles...

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Menina, pf resolve a situação eficazmente e o quanto antes para não termos que ter esta conversa de novo!

 

resposta:

Mas não quero ser mais uma pessoa, dentro de milhentas, a "espalhar" híbridos, por isso vou fazer um stripping eggs, com muita pena minha...

 

ela ja te repondeu antes de comentares, é o que da ler topicos na diagonal :)

 

Em Lisboa nao devem faltar lojas ou particulares onde arranjares pares para eles...

 

ela é da figueira da foz, e pelo que falei com ela, nao esta facil, nem por encomenda...talves em lisboa, mas isso implica tempo, e disponibilidade e vontade de percorrer alguns quilometro para chegar la, correr algumas lojas e com alguma sorte(nenhuma) nao trazer as bem ditas femeas....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resposta:

ela ja te repondeu antes de comentares, é o que da ler topicos na diagonal :)

ela é da figueira da foz, e pelo que falei com ela, nao esta facil, nem por encomenda...talves em lisboa, mas isso implica tempo, e disponibilidade e vontade de percorrer alguns quilometro para chegar la, correr algumas lojas e com alguma sorte(nenhuma) nao trazer as bem ditas femeas....

 

 

Talvez tu na qualidade de advogado de defesa possas incluir nos teus honorários o valor da deslocação á capital e fazeres tu a procura nas lojas das referidas especies... depois é só trazeres, aclimatares os bichos, dares de comer a 1ª vez, aproveitas fazes uma mudança de água, limpas os vidros, etc...

 

Lá por ela ter dito que ía fazer não quer dizer que já o tivesse feito... e como nunca mais interviu num tópico acesso e ainda por cima criado por ela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho incrível a polémica que se gera constantemente à volta deste assunto e, o mais grave disto tudo, é a falta de civismo e respeito pela opinião dos outros que acaba quase sempre em ataques pessoais. De qualquer forma, pessoalmente penso que as pessoas que ignoram um pouco mais este assunto deviam ler um pouquinho (mesmo aqui no fórum já foi explicado muita coisa sobre o cruzamento de espécies) e assim evitar comentários como "o cruzamento dá origem a outras espécies".... Mesmo na espécie humana, como também aqui foi referido, a especulação sobre a miscenização do homo sapiens com o neanderthal é muito mais complexa do que se possa pensar, englobando não só factores genéticos como também climáticos, morfológicos, geográficos e sociais. E hoje como somos? Hibridos? Aberrações!? Se calhar até somos, tanto mais quando insistimos em modificar a ordem natural das coisas, insistindo na mistura de biótopos para nosso belo prazer...

 

Menina, quanto à tua questão só mesmo tu poderás resolvê-la! Já sabes que aquilo que daí sairá jamais se traduz em espécie alguma...

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tu na qualidade de advogado de defesa possas incluir nos teus honorários o valor da deslocação á capital e fazeres tu a procura nas lojas das referidas especies... depois é só trazeres, aclimatares os bichos, dares de comer a 1ª vez, aproveitas fazes uma mudança de água, limpas os vidros, etc...

 

Lá por ela ter dito que ía fazer não quer dizer que já o tivesse feito... e como nunca mais interviu num tópico acesso e ainda por cima criado por ela...

 

penso nao te ter atacado de forma alguma para me teres respondido dessa maneira.... se ataquei, peço desculpa...pois ate o :2gunfire: foi para mostar que estava na brincadeira....este forum esta a ficar tenso.....

 

 

pessoal, descontraiam e gozem mais este hobbie maravilhoso...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a ver que este tópico está a gerar muita polémica... Respondo em "defesa" da Menina, porque nem só do fórum se vive. Nem sempre há tempo para vir dar uma espreitadela. Ovos já não há, pelo menos acho que tirei todos! Acho que o assunto está mais que resolvido. Agora o facto de alguns membros andarem a "dar na cabeça" a outros, quais ciclídeos macho dentro do mesmo aquário, a disputarem território, acho que está mal,e condeno isso. Não era preciso entrar pelo caminho do "insulto" ao próximo. Já mais que uma vez o disse, o fórum é um local de discussão, não é para discutir. Infelizmente em Portugal, as boas lojas de aquariofilia estão na capital... o resto é paisagem! Não quero dizer com isto que não gosto de Lisboa ou dos Lisboetas! Antes pelo contrário! Lisboa tem uma coisa maravilhosa numa das entradas da 2ª Circular, que é uma placa que diz "Figueira da Foz"!. ( Tou na brinca! Agora chamem-me nomes! ). Espero, esperamos dentro em breve arranjar uma ou duas fêmeas para o "Jorgito". A "fêmea híbrida" vai para casa nova.

Não adianto mais sobre este assunto, a Menina se tiver um tempinho responde por ela própria. ( Agora está a almoçar... eu já tenho a barriga cheia!)

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tu na qualidade de advogado de defesa possas incluir nos teus honorários o valor da deslocação á capital e fazeres tu a procura nas lojas das referidas especies... depois é só trazeres, aclimatares os bichos, dares de comer a 1ª vez, aproveitas fazes uma mudança de água, limpas os vidros, etc...

 

Lá por ela ter dito que ía fazer não quer dizer que já o tivesse feito... e como nunca mais interviu num tópico acesso e ainda por cima criado por ela...

 

 

Primeiro parágrafo... Foi uma resposta um tanto ou quanto infeliz! que eu me tenha apercebido, não pedi "esmola" a ninguém para ter uma resposta destas!! E para mais, não vejo qual é o problema de um amigo meu ter dito na resposta dele que eu era da Figueira, etc e coiso e tal!

 

Segundo parágrafo... Queres que eu abra a boca à fêmea e tire umas fotos para ficares com a certeza que tirei os ovos todos, se quiseres é só dizer! E digo-te já, que mentirosa não sou, para além do mais não me conheces de lado nenhum para dares a entender o quer que seja! Se tens muito tempo livre e que te permite vir dar uma vista de olhos pelo fórum, porreiro para ti, não quer dizer que os outros o tenham também!

 

 

Acho incrível a polémica que se gera constantemente à volta deste assunto e, o mais grave disto tudo, é a falta de civismo e respeito pela opinião dos outros que acaba quase sempre em ataques pessoais.

 

Um abraço,

 

Quando as pessoas já nascem ensinadas e não sabem o que é um erro porque nunca erraram, é sempre nisto que dá....

 

 

E agora para acabar...

Nunca pensei que o tópico iria torna-se num monte de ataques. Sei que este tema é muito polémico porque li um tópico dos ciclídeo papagaio! Foi dos primeiros tópicos que li quando me inscrevi, e desiludiu-me com certas respostas, o mesmo se passou aqui!

O mal já está resolvido (espero que alguns membros durmam agora mais descansados).

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

The End.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca pensei que o tópico iria torna-se num monte de ataques. Sei que este tema é muito polémico porque li um tópico dos ciclídeo papagaio! Foi dos primeiros tópicos que li quando me inscrevi, e desiludiu-me com certas respostas, o mesmo se passou aqui!

O

 

Ora aí está uma das situações polémicas a que me referia! Aliás, por causa desses ataques é que muitos membros já tem receio de colocar questões relacionadas com os hibridos, quando supostamente aquilo que se espera é receber ajuda e tentar perceber os problemas que daí podem advir.

 

Menina, tu somente tens de fazer aquilo que te apetecer e der na gana. Se quiseres manter os ovos mantens, se quiseres deitá-los fora deitas, não tens de justificar rigorosamente nada a ninguém.

 

Um abraço,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenham calma.

Acho que já chega as lojas para estarem a vender ciclideos malawi sortidos, vejam la se agora tambem querem por aqui no forum vende-se ciclideos sortidos.

Acho que não por isso tenham cuidado é que eu ainda ando a aprender e não estou para comprar ciclideos sortidos, alias ciclideos sem nome nunca mais.

Fiquem bem e mais 1 vez tenham calma.

 

Ataque pessoais não

 

RICARDO MADUREIRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!

Estou deveras assustada com o que vi de manhã (pensei na altura que era só brincadeira) e tive as certezas agorinha mesmo de que o que tinha visto não foi brincadeira nenhuma! Então cá vai disto...

Há algum tempo que o meu Sciaenochromis Fryeri perseguia o meu Aulonacara (sexo indefinido) pensado eu de que era só questões de implicância com o raio do peixe por ser hibrido (acho eu). O comportamento do Fryeri vinha mudando com os dias, até que a certa altura ele começou a escavar, a escavar e arranjar "ninho" e corria com tudo o que por ali passava! Adiante... Hoje de manhã, olhei para o aqua e reparei que os dois estavam naquela típica dança conhecida por "T", omg fiquei assustada, fui ver e nada vi, ou seja, vi agora que a fêmea Aulonocara tem ovinhos na boca, fecundados pelo Fryeri yikes !! Confesso que fiquei horrorizada, mas ao mesmo tempo surpreendida porque nunca pensei que eles se pudessem "cruzar".

 

A minha pergunta é: Isto vai dar em alguma coisa? Ou virá por aí umas quantas aberrações? O que se faz nestes casos de hibridismo?

Sinceramente: ESTOU EM PÂNICO!!! help

 

Olá menina,

 

Em primeiro lugar e não tem nada de preocupante em teres híbridos, claro se queres puros sangue não é a melhor maneira de os conseguir.

De uma duas ou tens híbridos viáveis e eles crescem saudáveis que chegam à idade reprodutora ou podem ser estéreis ou ainda podem não sobreviver aos primeiros dias ou semanas de vida.

 

O que te aconteceu é algo que acontece diáriamente no selvagem, se eles se conseguem cruzar é porque tem uma antepassado comum e podem ser sub-espécies que ainda se conseguem cruzar, para além do facto de partilharem o mesmo habitat o que ajuda à festa.

 

Não sejam radicais porque na natureza é mais do que normal que estas situações aconteçam, não é por acaso que existem tantas espécies não só de peixes mas de outros animais, a hibridização é parte do processo evolutivo das espécies não sejam mais papistas que o papa.

 

Cumprimentos para todos,

 

Edgar Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não é preocupante...

De preferência depois devem dar-se e vender-se os híbridos...

Para que possam cruzar com outras espécies puras...

E daqui por meia dúzia de anos não saberes o que é uma espécie pura e um híbrido...

Lago Victoria...diz-te alguma coisa?

Eu diria mais...ocorre três vezes por dia na Natureza...

É tipo antibiótico...de 8 em 8 horas...

Mas como é que depois de tanta conversa e tanta informação de qualidade à disposição de todos a malta continua a comparar um misero espaço que é um aquário onde alguém sem escrúpulos ou, como é o caso da Menina, por mero azar ou desconhecimento, junta espécies que jamais deveriam estar juntas?

 

Eu juro que tento perceber certas tomada de posição...

Mas sinceramente...há coisas que não consigo perceber...

 

No entanto não posso deixar de mostrar a minha preocupação quando vejo naquele que é o maior e mais conceituado espaço cibernético no que toca a aquariofilia de água doce tornar-se num "ghetto" de defesa de híbridos, aberrações e outros...

Supostamente este seria o espaço ideal para que fossem alertadas as mentes para esta problemática...

Mas não...toda a malta apoia e defende os híbridos e afins...

Muito bom yikes

 

Caros utilizadores deste espaço, respeito muito as opiniões dos outros, mas recomendo uma seriamente a leitura de uns livros sobre a evolução das espécies e já agora para que não pensem que estou a falar à toa, tenho formação académica em biologia. Chamar aberrações a híbridos entre outras coisas é desrespeitar uma dos processos mais importantes das na evolução das espécies que é a hibridização, para quem não sabe e como curiosidade a maior parte das espécies vegetais que hoje em dia nos humanos consumimos são híbridos talvez uma das mais comuns a batata (só um exemplo de um hibrido aberrante!).

 

Se gostam realmente das espécies assim tanto de história devia também saber como foram formados os grandes lagos africanos e outros e vejam que na histórias das espécies que tanto defendem, a hibridização teve um papel fundamental. Fica aqui uns links para colherem mais informação acerca deste assunto:

 

http://hcgs.unh.edu/CichlidEvol/CichlidEvol.html

http://www.hagblomfoto.com/article_evolution.htm

 

E para quem desejar fica aqui um excerto de informação acerca da formação de hibridos no selvagem:

"Even clearer evidence came when Ole Seehausen observed females of a yet undescribed species discriminate between males of different colours in clear water conditions, but mated at random in turbid waters with limited visibility. Female choice can therefore prevent hybridisation between two species in their natural habitat. Computer simulations show that female selection can result in one species splitting in two in only a few generations. However, two conditions must be present for this to occur: females must see a large number of males to choose from, and relatives may not disperse very far between generations. Both conditions seem to be fulfilled in many African cichlids."

 

Para finalizar, o que torna este espaço tão nobre é a possibilidade de se puderem discutir vários temas incluindo este, chamar-lhe "ghetto" é um desrespeito pela liberdade de opinião e aberrações a hibridos um desrespeito pela evolução das espécies, processo pelo qual entre muitos outros nós Humanos (Homo sapiens) existimos.

 

 

Edgar Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros utilizadores deste espaço, respeito muito as opiniões dos outros, mas recomendo uma seriamente a leitura de uns livros sobre a evolução das espécies e já agora para que não pensem que estou a falar à toa, tenho formação académica em biologia. Chamar aberrações a híbridos entre outras coisas é desrespeitar uma dos processos mais importantes das na evolução das espécies que é a hibridização, para quem não sabe e como curiosidade a maior parte das espécies vegetais que hoje em dia nos humanos consumimos são híbridos talvez uma das mais comuns a batata (só um exemplo de um hibrido aberrante!).

 

Se gostam realmente das espécies assim tanto de história devia também saber como foram formados os grandes lagos africanos e outros e vejam que na histórias das espécies que tanto defendem, a hibridização teve um papel fundamental. Fica aqui uns links para colherem mais informação acerca deste assunto:

 

http://hcgs.unh.edu/CichlidEvol/CichlidEvol.html

http://www.hagblomfoto.com/article_evolution.htm

 

E para quem desejar fica aqui um excerto de informação acerca da formação de hibridos no selvagem:

"Even clearer evidence came when Ole Seehausen observed females of a yet undescribed species discriminate between males of different colours in clear water conditions, but mated at random in turbid waters with limited visibility. Female choice can therefore prevent hybridisation between two species in their natural habitat. Computer simulations show that female selection can result in one species splitting in two in only a few generations. However, two conditions must be present for this to occur: females must see a large number of males to choose from, and relatives may not disperse very far between generations. Both conditions seem to be fulfilled in many African cichlids."

 

Para finalizar, o que torna este espaço tão nobre é a possibilidade de se puderem discutir vários temas incluindo este, chamar-lhe "ghetto" é um desrespeito pela liberdade de opinião e aberrações a hibridos um desrespeito pela evolução das espécies, processo pelo qual entre muitos outros nós Humanos (Homo sapiens) existimos.

Edgar Ribeiro

 

 

tu tas la....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente um post com conteúdo de facto relevante (sim...inclusivamente os meus posts de pouco valem quando comparado a este)...

Posto isto só não percebi uma coisa...

Com os conhecimentos que tens continuas a achar que hibridação na Natureza e hibridação em aquário são a mesma coisa???

Pessoal sem conhecimentos técnicos (como é o meu caso) argumentar "Ah e tal na Natureza é a mesma coisa" ainda vá que não...

Mas alguém com formação na área da biologia apresentar esses links e continuar a defender a hibridação entre 5 paredes de vidro...

Algo vai mal...digo eu...

 

Caro Nelson,

 

A questão não é defender ou não, pode acontecer nas duas situações, no caso de hibridação em aquários pode acontecer involuntáriamente ou pode ser propositada, tal como se faz com inumeras espécies não só de peixes como de outros animais ou plantas.

 

Ai levantam-se problemas de ordem ética nas quais eu sinceramente por vezes discordo com os fins para que são utilizados.

 

Não vem mal nenhum ao mundo se tivermos híbridos nos nossos aquários, a questão é ninguem vai libertar os animais hibridizados nos lagos de origem e seria realmente necessária uma grande quantidade de indivíduos para causar preturbações, digo isto mas iria depender da taxa de reprodução e tudo mais. Claro que este cenário é um pouco irreal.

 

De volta à realidade, acho que é da vontade de cada um se quer ou não ter híbridos nos seus aquários, respeito a sua vontade de querer manter uma linhagem pura, como respeito os que tentam cruzar espécies.

 

Mas dado o facto de algumas das espécies no selvagem estarem ameaçadas, cabe-nos a nós aquariofilitas mante-las, porque para muitas espécies essa poderá ser a única fonte de espécimes para um possível repovoamento.

 

Com isto tudo, acima de tudo preocupemo-nos em dar as melhores condições aos animais que possuimos, sejam em aquários comunitários com um único biótipo ou com vários, tanto faz.

 

Espero ter sido claro, a nível pessoal acho que as duas coisas podem existir desde que com bom senso.

 

Cumprimentos a todos

Edgar Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto não posso deixar de mostrar a minha preocupação quando vejo naquele que é o maior e mais conceituado espaço cibernético no que toca a aquariofilia de água doce tornar-se num "ghetto" de defesa de híbridos, aberrações e outros...

Supostamente este seria o espaço ideal para que fossem alertadas as mentes para esta problemática...

Mas não...toda a malta apoia e defende os híbridos e afins...

Muito bom :wink:

 

Este seria o espaço ideal para que fossem alertadas as mentes para este grave problema, mas o grave problema não é a criação de híbridos, mas sim o facto de quando uma pessoa coloca um tópico no fórum, e em vez de se dizer que a criação de hibridos é mau por isto, pode trazer consequências por causa daquilo e etc e coiso e tal, e bla bla bla wiskas saquetas e o que se faz, sempre ou quase sempre, é "maltratar" a pessoa que colocou o tópico e criar uma discussão porca à volta deste tema.

Falando no meu caso, eu pedi "ajuda", já sabia qualquer coisa sobre hibridos, mas tinha dúvidas, a informação que li no inicio deixou-me confusa, pensei eu, que isto só aconteceria por exemplo entre aulonocaras e não entre sciaenochromis Fryeri e Aulonocara! Sempre pensei que estas espécies fossem incompatíveis. Atitude do pessoal: começaram logo a "apedrejar-me" e a entrar em conflito de ideias uns com os outros.

Se o interesse é tentar sensibilizar as pessoas para este problema, não vai ser a "tratar mal" que a coisa vai lá, mas sim expondo todos problemas que podem advir com o hibridismo ou hibridização, como lhe queiram chamar e acima de tudo, respeitar a opinião dos outros!

Porque não criar um tópico inamovível sobre híbridos? Apenas com informação, sem críticas, sem opiniões. E se calhar, acabava-se com estes ataques pessoais e com os tópicos sobre o tema! E daí talvez não... Não sei...

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este seria o espaço ideal para que fossem alertadas as mentes para este grave problema, mas o grave problema não é a criação de híbridos, mas sim o facto de quando uma pessoa coloca um tópico no fórum, e em vez de se dizer que a criação de hibridos é mau por isto, pode trazer consequências por causa daquilo e etc e coiso e tal, e bla bla bla wiskas saquetas e o que se faz, sempre ou quase sempre, é "maltratar" a pessoa que colocou o tópico e criar uma discussão porca à volta deste tema.

Falando no meu caso, eu pedi "ajuda", já sabia qualquer coisa sobre hibridos, mas tinha dúvidas, a informação que li no inicio deixou-me confusa, pensei eu, que isto só aconteceria por exemplo entre aulonocaras e não entre sciaenochromis Fryeri e Aulonocara! Sempre pensei que estas espécies fossem incompatíveis. Atitude do pessoal: começaram logo a "apedrejar-me" e a entrar em conflito de ideias uns com os outros.

Se o interesse é tentar sensibilizar as pessoas para este problema, não vai ser a "tratar mal" que a coisa vai lá, mas sim expondo todos problemas que podem advir com o hibridismo ou hibridização, como lhe queiram chamar e acima de tudo, respeitar a opinião dos outros!

Porque não criar um tópico inamovível sobre híbridos? Apenas com informação, sem críticas, sem opiniões. E se calhar, acabava-se com estes ataques pessoais e com os tópicos sobre o tema! E daí talvez não... Não sei...

 

 

100% de razão! Mas dá-lhes só mais um tempinho Menina e vais ver que eles vão resolver os problemas levantados neste tópico.... apagando-o!

 

Fica bem!

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais