"sciaenocara"


Sara Garcia

Recommended Posts

100% de razão! Mas dá-lhes só mais um tempinho Menina e vais ver que eles vão resolver os problemas levantados neste tópico.... apagando-o!

 

Fica bem!

 

 

Pois, acredito que o façam....

 

Mas porque não criar um tópico só sobre os hibridos? Se há inamovíveis sobre biotipos, sobre os primeiros passos na aquariofilia, sei lá, uma porrada deles! Se há muitas dúvidas em relação a este tema, porque não juntar o bocadinho que eu sei, mais o bocadinho que X sabe e outro bocado que Y também sabe? No meu ver, seria melhor do que andar constantemente à "porrada" verbal uns com os outros! Se é um tema tão falado, porque não?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois, acredito que o façam....

 

Mas porque não criar um tópico só sobre os hibridos? Se há inamovíveis sobre biotipos, sobre os primeiros passos na aquariofilia, sei lá, uma porrada deles! Se há muitas dúvidas em relação a este tema, porque não juntar o bocadinho que eu sei, mais o bocadinho que X sabe e outro bocado que Y também sabe? No meu ver, seria melhor do que andar constantemente à "porrada" verbal uns com os outros! Se é um tema tão falado, porque não?

 

Olá menina,

 

Em primeiro lugar percebo o que sentes, a minha intervenção foi só no sentido de esclarecer e trazer informação sobre híbridos.

 

Feliz ou infelizmente os tópicos por vezes acabam em discussões muitas delas pouco produtivas, mas sempre se salvam alguns comentários que podiam ser utilizados com fonte de informação para a comunidade.

 

Quanto à solução que escolhes-te fica com a tua consciência e ninguem te deve julgar, acima de tudo o aquário é teu e penso que as decissões que tomamos são sempre em prol do bem estar dos seus habitantes.

 

Bom sorte na procura do par para os teus ciclídios.

Editado por kurblayve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acredito que o façam....

 

Mas porque não criar um tópico só sobre os hibridos? Se há inamovíveis sobre biotipos, sobre os primeiros passos na aquariofilia, sei lá, uma porrada deles! Se há muitas dúvidas em relação a este tema, porque não juntar o bocadinho que eu sei, mais o bocadinho que X sabe e outro bocado que Y também sabe? No meu ver, seria melhor do que andar constantemente à "porrada" verbal uns com os outros! Se é um tema tão falado, porque não?

 

 

Exactamente, mas sabes que o grande problema passa por aí... eles não querem sequer que esse tema seja falado, é quase que um tabú e já foram dadas muitas provas disso mesmo aqui neste fórum!

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... eles não querem sequer que esse tema seja falado, é quase que um tabú e já foram dadas muitas provas disso mesmo aqui neste fórum!

 

Tabú? Porquê? Na minha opinião, não vejo qual é o problema em se falar deste assunto! Aliás! Talvez por não quererem que seja seja falado e como tal os tópicos que abordem este tema, sejam apagados, volta e meia surge um iniciado nos ciclídeos, cheio de dúvidas e etc e coiso e tal! Claro está, que depois vai gerar mais um atrito de ideias e o coitado farta-se de levar na cabeça e às tantas sem saber porquê...

Não entendo... Mas pronto, se calhar é mesmo para não entender...

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros utilizadores deste espaço, respeito muito as opiniões dos outros, mas recomendo uma seriamente a leitura de uns livros sobre a evolução das espécies e já agora para que não pensem que estou a falar à toa, tenho formação académica em biologia. Chamar aberrações a híbridos entre outras coisas é desrespeitar uma dos processos mais importantes das na evolução das espécies que é a hibridização, para quem não sabe e como curiosidade a maior parte das espécies vegetais que hoje em dia nos humanos consumimos são híbridos talvez uma das mais comuns a batata (só um exemplo de um hibrido aberrante!).

 

Se gostam realmente das espécies assim tanto de história devia também saber como foram formados os grandes lagos africanos e outros e vejam que na histórias das espécies que tanto defendem, a hibridização teve um papel fundamental. Fica aqui uns links para colherem mais informação acerca deste assunto:

 

http://hcgs.unh.edu/CichlidEvol/CichlidEvol.html

http://www.hagblomfoto.com/article_evolution.htm

 

E para quem desejar fica aqui um excerto de informação acerca da formação de hibridos no selvagem:

"Even clearer evidence came when Ole Seehausen observed females of a yet undescribed species discriminate between males of different colours in clear water conditions, but mated at random in turbid waters with limited visibility. Female choice can therefore prevent hybridisation between two species in their natural habitat. Computer simulations show that female selection can result in one species splitting in two in only a few generations. However, two conditions must be present for this to occur: females must see a large number of males to choose from, and relatives may not disperse very far between generations. Both conditions seem to be fulfilled in many African cichlids."

 

Para finalizar, o que torna este espaço tão nobre é a possibilidade de se puderem discutir vários temas incluindo este, chamar-lhe "ghetto" é um desrespeito pela liberdade de opinião e aberrações a hibridos um desrespeito pela evolução das espécies, processo pelo qual entre muitos outros nós Humanos (Homo sapiens) existimos.

Edgar Ribeiro

 

 

Com o olho franzido...

 

ENTÃO SEMPRE SE REPRODUZEM NA NATUREZA? Então aquilo que disse logo na primeira página tinha razão de ser. A mistura de espécies, quando dá novas, são essenciais para a disseminação dos animais no planeta...

 

ok,ok...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...agora é que vou dar a minha verdadeira opiniao sem ser "advogado de defesa" de ninguem....

eu sou em defesa de se EVITAR a hibridaçao, para que se possa manter linhagens puras, e concordo em muitas coisa do que ja foi dito, nomeadamente protecçao de especies em vias de extinçao e mesmo para se saber sempre o que se esta a comprar...... mas.... se por acaso, especies que por desconhecimento, duas especies no mesmo aquario ate sao compativeis e por acaso se cruzam, so da opiniao que deixar um ou dois vingar, nao é nenhum problema por ai alem, DESDE QUE ESSES ESPECIMES SEJAM A TODO O CUSTO IMPEDIDOS DE SE REPRODUZIR...

 

tambem concordo plenamente que um cruzamento na nstureza nao se pode comparar a um cruzamento num "cubiculo de vidro"

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e só por acaso... Eu fiz mal a alguem? Fui abrupto ou mal-educado? Estranho a reacção cada vez que se posta qualquer coisa da parte do Nelson, mas cada um é como cada qual...

 

Enfim e de volta ao que se estava a falar, eu tambem não disse que se deviam ir cruzando os peixes todos no aqua, até porque não é possivel. Esse numero de 1275 a que chegaste... bom, é no minimo irreal. O que eu constato é que afinal a tua formação é, provavelmente, semelhante à minha, mas gostas mais de mandar umas cenas ao ar. Se acontece, é porque era possivel. Não o defendo, mas se é possivel é porque existe algum antepassado comum como foi aqui dito pelo BIÓLOGO! E para mim chega a opinião dele. Tal como disse noutro local, neste forum há, sem dúvida, membros que sabem MUITO mais que outros. Eu tambem não sei muito, pelo que casso tenha uma dúvida de Layout, sem dúvida que vou perguntar ao FAAO, enquanto que de peixes, para mim, o aquaben resolve e tenho a sorte de poder falar com ele pessoalmente. A partir daqui, seja o que quiserem, mas acho que a membro menina acrescentou o resto...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu Deus... Tabús e grupos de apoio a bloodparrots e hibridos... Tanta coisa a passar-me ao lado relativamente á Moderação. Deve ser daí que vem o meu ordenado milionário :);):shock:

 

O único problema destes assuntos é o pessoal querer incutir o seu ideal ás outras pessoas.

Aconselhem e expliquem o vosso ponto de vista. Se a outra pessoa concordar tudo bem, se não concordar tudo bem na mesma. Ninguém é obrigado a seguir a vertente purista da aquáriofilia só porque essa é a vertente que trás mais vantagens á Natureza.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único problema destes assuntos é o pessoal querer incutir o seu ideal ás outras pessoas.

Aconselhem e expliquem o vosso ponto de vista. Se a outra pessoa concordar tudo bem, se não concordar tudo bem na mesma. Ninguém é obrigado a seguir a vertente purista da aquáriofilia só porque essa é a vertente que trás mais vantagens á Natureza.

 

Nem mais! O que falta a muita gente é compreensão e respeito! Temos todos gostos diferentes, e há que respeitar isso! Mas como é mais fácil dar na cabeça e mandar umas bocas infelizes, para quê mudar? Os outros é que estão errados!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais! O que falta a muita gente é compreensão e respeito! Temos todos gostos diferentes, e há que respeitar isso! Mas como é mais fácil dar na cabeça e mandar umas bocas infelizes, para quê mudar? Os outros é que estão errados!!

 

Ora nem mais, quem quer compreender e mudar pois muito bem, quem não quiser que seja na mesma muito feliz. Tudo se traduz por respeito e civismo para com os outros. Eu não defendo os híbridos mas também não condeno quem os queira ter, aliás, assim como também não concordo com as importações de espécies selvagens que tanta gentinha faz para embelezar os seus aquários, mas no entanto... também respeito!

 

Cumprimentos a todos!

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim como também não concordo com as importações de espécies selvagens que tanta gentinha faz para embelezar os seus aquários

 

Pois ora aqui está uma coisa com a qual não devemos ser mesmo condescendentes, com tantos aquariofilistas neste mundo haverá ainda necessidade de comprar espécimes selvagens? Acho que já se tiraram animais suficientes do selvagem, com os que existem sob cuidados humanos já era tempo de acabar com estes actos criminosos! Vendam troquem os que conseguem reproduzir e assegurem-se que só compram animais que vêm de criadores nas lojas e não do selvagem, para que não sabe é crime o comércio de determinadas espécies, se quiserem saber se os espécimes que têm estão ou não ameaçados e se é permitido a sua comercialização, ficam aqui dois links para esclarecer todas as dúvidas:

 

IUCN red list (estuto de conservação - risco de extinção): http://www.iucnredlist.org/search/search-basic

CITES - convenção que regular o comércio de espécies, a qual Portugal subscreve: http://www.cites.org/eng/resources/species.html

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já vai da mentalidade de cada um. Quando alguém diz : ''Olha arranjei um F0!'' Todos dizem: ''Que máximo! Também quero!'' e isso é mau.Se todos repudiassemos quem compra e quem vende esses animais, passava de moda e ai já ninguém se gabava. Mentalidades...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O retirar peixes da Natureza sem que o seu habitat esteja ameaçado é para mim muitissimo pior que "brincar á Natureza".

Quem os captura, não sabe se vão ser vendidos a quem tenha condições ou não. Além que durante o transporte morrem bastantes. Sem falar na habituação do peixe ao aquário.

Agora podia entrar aqui no extremismo que alguns "moralistas" gostam de usar e dizer algo do género:

"Que raio de aquariofilista és tu que retira peixes do seu habitat natural para os meter numa prisão de vidro? É por causa de pessoas como tu que há espécies em vias de extinção!"

Mas não o faço, porque compreendo a razão porque o fizeste e os beneficios que isso também trás. Há bastantes espécies de peixes que hoje em dia apenas existem em "aquários".

 

Voltando á discussão do tópico

O que tem de bom a hibridização nos nossos aquários? Nada. Em última analise temos um peixe diferente no aquário. O que tem de mal? Nada. Além dos factores morais, tem apenas alguns cuidados especiais a ter em consideração. O facto de nunca se puder soltar um na Natureza e no caso de ser passado para outros aquários ir correctamente identificado. E escusam de vir com a teoria de que daqui a uns tempos já só temos peixes misturados para comprar. Se isso por acaso acontecer, vamos ter problemas bem maiores para nos preocupar, como a razão para todos os peixes terem desaparecido dos seus habitats...

Se me perguntarem se sou contra os hibridos, a resposta é não. Se me perguntarem se sou contra reprodução de hibridos, a resposta é não. Se me perguntarem se qualquer pessoa pode ter e criar hibridos, a resposta é não, devido aos inumeros factores que podem realmente afectar uma vertente do nosso hobby.

 

Para aqueles que já estão a preparar a tipica resposta com as ideias que o Fórum defende os hibridos e do complô que temos com os criadores de hibridos e "filmes" do género... Leia o próximo paragrafo.

Isto é a minha opinião pessoal e o facto de fazer parte da equipa de moderação, não me dá a razão nem os meus ideais devem ser obrigatóriamente seguidos. Em termos morais cada um sabe de si.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... É evidente que de entre estes problemas o facto de termos F0 parece-me ainda assim o menos grave...desde que possamos garantir condições aos animais para se reproduzir e que possamos pôr no "mercado" os seus descendentes evitando deste modo a continua captura de animais no Lago...

 

Que condições? Os parâmetros da água idênticos? A menos que tenhas um belo de um aquário com gigantescas dimensões para que os peixes nem sintam a diferença entre o lago e o aquário!

 

Eu pessoalmente já tive peixes F0...mas porque não os arranjava de cativeiro...

 

E porque não os arranjavas em cativeiro, decidiste adquirir uns selvagens! Não te pesou na consciência ao saber que os peixes que estavas a adquirir eram livres e que agora nadam num "penico" em relação ao seu habitat! Mas já te pesa na consciência aquilo que os outros fazem com os seus peixes...

 

Actualmente não tenho qualquer individuo selvagem e faço disso ponto de honra...

 

Deixa-me adivinhar!! Fartaste-te dos peixes e despachaste-os ou fizeste a boa acção do ano e devolveste-os à natureza?

 

 

Por aqui se vê que "no melhor pano, cai a nódoa" e aqueles que tanto criticam os outros, deviam de se olhar ao espelho e reflectir, antes de mandar umas piadas! Tudo bem que até pode não ser sobre o mesmo assunto, mas no fundo vai dar ao mesmo!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para te "calar" deixa-me que te diga que por acaso até reproduzi esses F0...

Que dei alguns descendentes e assim se evitaram algumas (poucas) capturas na Natureza...

 

Na minha conciência não me pesa nada minha cara...

Já na tua...deve pesar e muito...

Senão não te defendias a atacar os outros...

 

E já vi que queres desconversar e assim sendo digo-te para o fazeres com quem entenderes...eu não estou para aturar Menina(s)...

Se eventualmente resolveres ter uma discussão interessante apita...

Deves ter muuuuuuitas dificuldades com o Português...

É evidente que não percebeste nada do que escrevi aqui e é evidente que não percebeste que até fui dos que te defendeu...

Mas pronto...

Fica bem...e muitos híbridos ;)

 

Eu não me defendo a atacar os outros, simplesmente não entendo porque é que criticam tanto as pessoas que aqui no fórum possuem hibridos e não criticam as pessoas que adquirem peixes selvagens! Se calhar não é para perceber.

Não preciso que me defendam, até porque não fiz nada de errado, ou se calhar até fiz! Mas quem não erra?

Na minha consciência não pesa nada. Não criei hibridos, não o irei fazer e nem irei adquirir peixes F0 ou o raio que o valha!

Mais do que "Tenho que respeitar A ou B porque ele acha bem misturar-se esta com aquela espécie" devemos respeitar os direitos dos animais...

E tu não respeitaste aquilo porque defendes, quando adquiriste o peixe F0! E como referi uma crueldade tua, já dizes que a conversa não é interessante! Boa maneira de fugir com o "rabo à seringa", não?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu quero ir dormir... importam-se de continuar a "conversa" amanhã?

 

Jinhos aos molhos e murros nos olhos... é só escolher!

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter peixes selvagens também tem o seu lado bom. Tal como o Nelson disse, permitiu-lhe fazer criação e vender a prole. Evitando assim a retirada de mais exemplares do seu habitat. O problema que também já foi mencionado. É que muitas pessoas querem ter peixes selvagens F0 apenas porque pouca gente tem e supostamente são "melhores" que os criados em aquário...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais...

Ainda assim repito que depois de certas conversas com malta que me abriu os olhos deixei de manter peixes selvagens...

Não me parece que haja necessidade hoje em dia dada a enorme variedade de animais que são reproduzidos quer a nível dos exportadores quer a nível particular...

E actualmente prefiro esperar pelos F1 deste ou daquele amigo...

Sai mais barato e fico melhor com a minha consciência pois admito sem qualquer problema que foi na altura um capricho meu ter aquele casal selvagem (70€ um casal de conchiculas) quando no aquário ao lado estava a mesma espécie mas sem população e criada em cativeiro...

 

Cometeste um "erro", assim como eu cometi, como aconteceu no meu aqua com o cruzamento sciaenochromis x aulonocara, e mesmo assim, fui criticada, apesar de já ter dito que não iria levar a coisa avante, e ambos aprendemos com o nosso erro.

Se calhar, o pessoal falou contigo na boa e "abriram-te" os olhos sem te tratarem mal, o que já não aconteceu comigo e eu apenas pedi informação sobre os hibrídos e apenas disse que tinha curiosidade em saber o que dali saía e ainda assim, fiz o stripping eggs de modo a impedir que a coisa virasse problema mais grave.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo aqui nenhuma, opção que permita fazer isso. Mas nada como criar um tópico novo :P

 

 

ps: Se quiserem continuem a discussão dos peixes selvagens aqui

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter peixes selvagens também tem o seu lado bom. Tal como o Nelson disse, permitiu-lhe fazer criação e vender a prole. Evitando assim a retirada de mais exemplares do seu habitat. O problema que também já foi mencionado. É que muitas pessoas querem ter peixes selvagens F0 apenas porque pouca gente tem e supostamente são "melhores" que os criados em aquário...

 

Pessoalmente não vejo "lado bom" na importação de espécies selvagens, pois o facto de se conseguir reproduzi-los e vende-los não evita de forma alguma que as importações em massa cessem. Para além do mais, outros problemas surgem, inclusive o da própria hibridação:

 

"Lake Malawi is believed to contain more endemic fish species than any other lake in the world and the species are estimated to be 450–600 species (Genneret al. 2004a). The rocky habitats of Lake Malawi are dominated by the mbunagroup of cichlid fish. The mbuna do not cross into other habitats like the sandy shoreline or deep waters.However as a consequence of the aquariumexport trade, some varieties of mbuna have been translocated from their native localities and released at sites where they do not naturally belong (e.g. since 1996), 12 varieties of mbuna have been recorded at NkhataBay that were absent from previous surveys (Genneret al., 2006).

The possible dangers of fish translocation may be competition and hybridization..."

 

A juntar às exportações do Lago e que sustentam o vício de muitos aquariofilistas, temos ainda as pescas efectuadas pela população local (artesanal) e a exportação de algum pescado para países vizinhos, tais como Moçambique. Fazendo contas, nada mais nada menos do que aproximadamente 21000 toneladas de peixes apanhados por ano!!!

 

Agora eu pergunto: por quanto tempo mais se conseguirá manter estes recursos do Lago Malawi? Não são suficientes o número de peixes criados nos nossos aquários e que, não sendo selvagens (F0), nos proporcionam as mesmas alegrias e satisfações?

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm...

Estranho...se o phpBB que é menos potente permite não acredito que este não o permita...

Vê lá isso bem se fizeres favor ;)

 

Não sei, nas opções que aqui aparecem não me aparece nenhuma, para mover apenas um comentário.

vou me informar a ver ;)

 

 

Pessoal a conversa já começa a ter bastante informação :)

Façam la uns copy pastes para o outro tópico sff enquanto eu não descubro como se move comentários :)

 

Tópico sobre selvagens vs cativeiro

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha resposta acima, não tinha a intenção de te "atacar" novamente, se o fiz, peço desculpa pelas palavras utilizadas e que fizessem transmitir isso.

Sei perfeitamente que não foste daqueles que me deu na cabeça, mas houve outras pessoas que o fizeram e era a respeito dessas respostas que me referia (devia ter sido mais explicita para não haver enganos)! Agora faz-me confusão porque é quando uma pessoa fala em hibridos e "cai o Carmo e a Trindade" e quando se fala em aquisição de peixes selvagens e está tudo na boa? Tanto uma coisa como a outra são graves, certo? Porquê este tipo de atitudes?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com muita pena minha vejo que este tópico morreu...

Ainda assim fica aqui mais uma deixa...

 

Eu ainda ando nas pesquisas! Mais informação será sempre bem vinda!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais