Lamprologus Stappersi/meleagris


JASMIM

Recommended Posts

Eu gostava de sabe algo sobre este ciclideo só sei que é tanganica mas gostava de saber se é agressivo/sociavel ou não e a nivel de reprodução, ... Agradeço desde já a ajuda

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Lamprologus stapersii, também conhecido por meleagris, é um peixe endémico do Lago Tanganyika e que faz parte do grupos dos Shell Dwellers ou Conchículas em Português.

 

Mas informações aqui.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agradeco-te a ajuda mas eu queria saber se ja alguem os teve e se são de facil reproducao, se são sociaveis entre eles e já agora em lisboa onde encontrar. Agradeço desde já...

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agradeco-te a ajuda mas eu queria saber se ja alguem os teve e se são de facil reproducao, se são sociaveis entre eles e já agora em lisboa onde encontrar. Agradeço desde já...

Boas!

Quanto a reprodução se tiveres um casal formado e as condiçoes ideias eles reproduzem-se e visto serem conchicolas será com alguma regularidade.

Talvez os encontres na Redfish.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson agradeco a ajuda mas ja agora nao querendo abusar quantos casais posso por num aqua de 60L?

Um abraço e mais uma vez obrigado

 

 

Boas,

 

Pelo que sei o Meleagris é um conchícula de "casal".

 

Não sabendo se são ou não fáceis de distinguir os sexos atrevo-me a sugerir que um macho e uma ou mias fêmeas até que esteja um casal formado e, nesse momento, retiras todos os outros.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pela minha experiencia, é um peixe sociavel, mas fragil.

 

A meu ver, a melhor forma de os manteres é sozinhos ou com companheiros bem pacificos. Não concordo que a melhor forma de os manter seja em casal, ate porque os mantive durante quase um ano em grupo de 5exemplares: 3machos e 2 femeas.

 

As femeas desovam com facilidade e de forma repetida. No meu aquario o macho dominante ficava com as duas femeas perto da concha dele e os outros dois machos tinha que procurar refugio longe da concha do dominante. Porque embora não sejam agressivos para com outras especies, são bastante territoriais entre eles e disputas no interior do grupo.

 

Não é dificil destinguir o macho da femea. A femea tem uma cor muito mais brilhante que o macho, que é mais escuro. No entanto, quando vais a uma lojas tem tudo a coloração de machos dominados...eu diria que em loja é muito complicado, num aquario e com o grupo estabilizado é bastante facil. Aconselho a começares com um grupo de 4 ou 5. Para 60L aconselho a ficares só com um ou no máximo, e se tudo estiver a correr bem, dois casais. Também não se devem dar mal em trio. Mas começa com um grupo de 5 e depois vai separando ate teres um casal. A meu ver é a melhor solução.

 

Eu mantive num aquario de 240 (120x40x50) com 1alto,lelupi (no inicio), cyps e no final alguns brichardi que tive de realojar por lá.

Os dois macho dominados foram mortos pelos leulupi, pois iam para o territorio deles...e os outros 3 foram mortos pelos brichardi numa desova...

 

São um peixe muito interessante e que aconselho. Tem a particularidade de abrir covas no areiao com o corpo, roçando-o no areao. Comprei-os na redfish há dois anos.

 

Para mais informação, tens este site que, não sendo muito completo, é o melhor que conhecço para shell dwellers.

 

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais