Ajuda Para Mais Um Noob


Inquesidor

Recommended Posts

Acabei hoje a montagem de um pequeno aquário 52X25X30 e a coisa até nem correu mal pois andei a ler aqui os posts o que ajudou muito mas ainda tenho uma questão e agradecia se me podessem ajudar nesta duvída.

 

Depois do aquário cheio e o filtro e o termóstato ligado testei a água e os resultados foram os seguintes :

 

Ph - 7.0

Kh - 2º

Gh - 4º

 

Aqui está a imagem depois de montado

Aquario.jpg

 

Tenho a água um pouco turva ( talvez não se veja muito bem porque a foto foi tirada com o telemóvel ) mas penso que seja normal, o que me preocupa é o Kh pois segundo o fabricante do kit de testes uma baixa dureza de carbonatos provoca oscilações no Ph tornando-a ácida ora os valores considerados normais são entre 5º e 10º dKh e eu tenho 2º, o que devo fazer ?

 

Outra questão é que li que se deve meter um ou dois peixes resistentes durante o período de ciclagem da água, podem dar-me o nome de alguns desses peixes chamados 'resistentes' ?

 

Já agora o equipamento que está montado é um filtro interno da EHEIM 2008, um termóstato de 50W que eu já tenho à 50 anos (embora eu seja mais novo que isso ).

 

Se quiserem dar-me sugestões sobre os bichinhos a povoar este andar modelo agradeço desde já.

 

Espero não ter sido muito exigente neste meu primeiro post

Editado por Inquesidor

Luis Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei hoje a montagem de um pequeno aquário 52X25X30 e a coisa até nem correu mal pois andei a ler aqui os posts o que ajudou muito mas ainda tenho uma questão e agradecia se me podessem ajudar nesta duvída.

 

Depois do aquário cheio e o filtro e o termóstato ligado testei a água e os resultados foram os seguintes :

 

Ph - 7.0

Kh - 2º

Gh - 4º

 

 

Tenho a água um pouco turva ( talvez não se veja muito bem porque a foto foi tirada com o telemóvel ) mas penso que seja normal, o que me preocupa é o Kh pois segundo o fabricante do kit de testes uma baixa dureza de carbonatos provoca oscilações no Ph tornando-a ácida ora os valores considerados normais são entre 5º e 10º dKh e eu tenho 2º, o que devo fazer ?

 

Outra questão é que li que se deve meter um ou dois peixes resistentes durante o período de ciclagem da água, podem dar-me o nome de alguns desses peixes chamados 'resistentes' ?

 

Já agora o equipamento que está montado é um filtro interno da EHEIM 2008, um termóstato de 50W que eu já tenho à 50 anos (embora eu seja mais novo que isso ).

 

Se quiserem dar-me sugestões sobre os bichinhos a povoar este andar modelo agradeço desde já.

 

Espero não ter sido muito exigente neste meu primeiro post

 

 

Olá!

Bem vindo a este Forum!

Agora é que começa o vicio!!! banana rock

 

Bem vamos ao que interessa:

Ainda bem que já andas a ler coisas aqui pelo forum, é assim que se aprende e acredita que para o sucesso é fundamental!

Penso que não te deves preocupar em fazer testes para já, porque o teu aquário começou o ciclo.

Quanto aos peixes, eu colocaria uma corydoras (2 ou 3) porque aguentam bem, mas não agora! Deixa passar duas semanas e coloca-as.

Por ultimo, não te vou ajudar com os peixes porque isso para mim é uma questão de gosto. Quero é que saibas que tens que ter em conta a regra 1 litro de água por 1 cm de peixe e as necessidades de cada espécie. Isso é fundamental!

 

Força e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Quaria-te dar, tambem, as boas vindas a este forúm.

Quanto á dureza que falas, pois se realmente esse é o seu valor, o melhor será aumentá-la. Um dureza baixa é indicativa de um efeito tampão tambem ele baixo, o que vai fazer com que o pH oscile à minima coisa: restos de comida, dejectos dos peixes, etc...

O que deverás fazer é tentar procurar uma agua mais mineralizada, ou, eventualmente, colocar areão calcario e/ou pedras calcarias, pois estas têm a tendencia de endurecerem (e alcalinizarem, tambem) a agua. Talvez resolva o teu problema. Quanto aos restantes parametros, pois como disse o kipo, é melhor aguaradar um par de dias para os medires com mais precisão.

Finalmente, quanto aos peixes, além do teu gosto pessoal, creio que deverás escolher dentro daqueles que melhor se adaptarem à agua que lhes podes oferecer...estar a tratar uma agua alcalina, com quimicos, para manter discus, por exemplo, não faz muito sentido para mim.O melhor é escolher africanos, por exemplo, pois adaptam-se muito melhor. Ou vice versa. Depois deverás escolher peixes que sejam de parametros comuns, caso queiras fazer um comunitario, ou que vivam no mesmo espaço, caso queiras recriar um biotopo. Não caias na asneira de comprar peixes vários, de um modo aleatório, salvo a estetica deles que te agrada. Tenta informar-te quais aqueles a que se adaptam mais aquilo que tu gostas. De qualquer modo, creio que deverás sempre escolher peixes de pequeno ou médio porte, devido à dimensão e litragem do aqua.

Quanto ao peixe de arranque, pois projectando o tipo de aquario que queiras fazer, de entre os peixes que irás colocar escolherás um resistente, as corys são um bom exemplo, mas pode não ser o melhor, se veres que a agua adapta-se melhor a que mantenhas ciclideos africanos, por exemplo...

Quanto ao timming de inserção do animal, pois aqui não concordo que se aguarde 15 dias. Ao final de 3/4 dias, com parametros estabilizados, aguamenos turva e temperatura tambem estabilizada, já se pode, e deve, inserir UM peixe, para iniciar também o ciclo do azoto...

 

Cump

Fausto Vicente

 

PS: Aquel portal, feito com 3 pedras , está fixo?

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao timming de inserção do animal, pois aqui não concordo que se aguarde 15 dias.

 

Olá Fausto Vicente!

Obrigado pela correção, estamos sempre a aprender. :) Sempre julguei que a primeira semana e o inicio da segunda era quando existiria um pico de amónia, que poderia ser fatal aos peixes, daí o meu comentário.

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fausto Vicente!

Obrigado pela correção, estamos sempre a aprender. :) Sempre julguei que a primeira semana e o inicio da segunda era quando existiria um pico de amónia, que poderia ser fatal aos peixes, daí o meu comentário.

 

Fiquem bem.

O peixe serve exactamente para iniciar o ciclo, e sem este iniciado, não há amonia...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos conselhos, nesta última medição o Ph subiu 2 décimos e o KH 1º, a água está práticamente cristalina e a temperatura estável a 26º( afinal o termóstato mesmo velhinho depois de uma limpeza interior, funciona que é uma maravilha) as plantas estam com um aspecto fantástico parece estar a adaptarem-se bem ao ambiente, também tenho posto uns flocos de comida na água e hoje vou introduzir 2 Corydoras Albina e depois de totalmente estabilizado pretendo introduzir na propoção de dois para um de Guppies DanioRerio e Trichopsis Pumila.

Se me quiserem dar o vosso parecer acerca desta composição ou quiserem sugerir outras desde já obrigado.

Luis Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém pode me dizer o que fazer pois passados estes 10 dias de vida do meu aquário e com dois Corydoras albina dentro os resultados da análise da água são:

 

Ph - 8

Kh - 4º Dkh

 

As Corydoras parecem estar felizes e contentes mas as plantas Limnophila aquatica(só dois pès) perderam o verde e começaram a ficar castanhas nos caules, as outras plantas até agora mantêm-se com bom aspecto e até já tive de podar porque cresceram bastante.

 

Podem fazer o favor de me dizer se devo corrigir alguma coisa ou se deixe estar como está ?

 

Obrigado pelas respostas até agora.

Luis Armando

Luis Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso agora precisa é de paciência.

Adiciona nutrientes liquidos à água para as plantas porque nesta altura ainda naõ tens muitos no aquário.

Não sei que produtos usas, mas pergunta na tua loja habitual por fertilizante para plantas de aquário.

 

Boa sorte para o teu novo aqua.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Olá.

Quaria-te dar, tambem, as boas vindas a este forúm.

Quanto á dureza que falas, pois se realmente esse é o seu valor, o melhor será aumentá-la. Um dureza baixa é indicativa de um efeito tampão tambem ele baixo, o que vai fazer com que o pH oscile à minima coisa: restos de comida, dejectos dos peixes, etc...

O que deverás fazer é tentar procurar uma agua mais mineralizada, ou, eventualmente, colocar areão calcario e/ou pedras calcarias, pois estas têm a tendencia de endurecerem (e alcalinizarem, tambem) a agua. Talvez resolva o teu problema. Quanto aos restantes parametros, pois como disse o kipo, é melhor aguaradar um par de dias para os medires com mais precisão.

Finalmente, quanto aos peixes, além do teu gosto pessoal, creio que deverás escolher dentro daqueles que melhor se adaptarem à agua que lhes podes oferecer...estar a tratar uma agua alcalina, com quimicos, para manter discus, por exemplo, não faz muito sentido para mim.O melhor é escolher africanos, por exemplo, pois adaptam-se muito melhor. Ou vice versa. Depois deverás escolher peixes que sejam de parametros comuns, caso queiras fazer um comunitario, ou que vivam no mesmo espaço, caso queiras recriar um biotopo. Não caias na asneira de comprar peixes vários, de um modo aleatório, salvo a estetica deles que te agrada. Tenta informar-te quais aqueles a que se adaptam mais aquilo que tu gostas. De qualquer modo, creio que deverás sempre escolher peixes de pequeno ou médio porte, devido à dimensão e litragem do aqua.

Quanto ao peixe de arranque, pois projectando o tipo de aquario que queiras fazer, de entre os peixes que irás colocar escolherás um resistente, as corys são um bom exemplo, mas pode não ser o melhor, se veres que a agua adapta-se melhor a que mantenhas ciclideos africanos, por exemplo...

Quanto ao timming de inserção do animal, pois aqui não concordo que se aguarde 15 dias. Ao final de 3/4 dias, com parametros estabilizados, aguamenos turva e temperatura tambem estabilizada, já se pode, e deve, inserir UM peixe, para iniciar também o ciclo do azoto...

 

Cump

Fausto Vicente

 

PS: Aquel portal, feito com 3 pedras , está fixo?

 

 

O peixe serve exactamente para iniciar o ciclo, e sem este iniciado, não há amonia...

 

 

 

Boas....

agora surgiu-me aqui uma duvida....então qual o procedimento correcto nesta situação? Deve-se ou não inserir um peixe para fazer o ciclo?

Sem nenhum habitante no aqua o ciclo não inicia ou demora mais a iniciar?

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo q li por aí, para quem ñ tem pressas ñ é preciso introduzir peixes para iniciar o ciclo! basta de 2 em 2 dias ir adicionando comida para q as bactérias ñ morram de fome!

 

sem a introdução de peixes pode é demorar mais até o ciclo ficar completo. no meu caso como ñ tinha pressa nem queria nenhum peixe em sofrimento decidi esperar mais de um mês até introduzir qq animal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.