"aluga-se" Moradia Para Peixes


Recommended Posts

Construímos um lago com 60 * 30 metros, com uma ilha no meio e uma ponte de mais ou menos 70 metros em zig-zag, neste momento tem agua limpida e os únicos habitantes que foram para lá sozinhos são, rãs, girinos, alguns tritões, e a ocasional cobra que aparece para comer alguns girinos. Como esta moradia possui cerca de 2 milhões de litros de água, neste momento não sei o que por lá dentro, pois não queria transformar o lago num campo de batalha, pela razão da minha inexperiencia em relação ao peixes e plantas que podem viver em tranquilidade nesta moradia.

Quem me pode ajudar!?

Editado por fersan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem... a água provém da chuva e de um furo artesiano, quanto aos moradores, acredito que tal como as rãs, girinos e outros moradores actuais, também existiram peixinhos e plantas adequadas à procura de casa, por isso peixinhos e plantas desalojados, ou com ordem de despejo, desde que bem de saúde, eu ofereço morada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Fersan

 

Lagos desse tamanho não são a minha especialidade, mas dentro dos possíveis tentarei ajudar.

 

Um lago dessa envergadura é realmente grandioso, mas também muito complicado. A primeira acção que lhe proponho é plantar o lago com nenúfares para conseguir alguma sombra, e colocar jacintos de água para absorver os nitratos. Atenção, os jacintos são uma praga, assim quando tiver demais enterre-os pois são um óptimo adubo.

 

Quanto a peixes, poder-lhe-ia dizer que todos os peixes comuns dos lagos portugueses, serviriam. Desde que goste e os conheça.

 

Logo que coloque os peixes, sejam eles quais forem, vai começar a ter detritos em maior ou menor quantidade podendo vir a degradar-se a água do lago.

 

Sendo eu um fã dos kois diria que esses seriam o ideal pois ficariam enormes e lindíssimos. Mas não posso deixar de alertar que os peixes de médio e grande porte como por exemplo, Kois, (www.dolphins-cove.com/text/japanese_garden.htm), kinguios, shubukins, têm necessidade de filtros para depurar a água e evitar que esta fique com nitratos a mais dando lugar a algas verdes, que os peixes adoram mas os donos não.

Uma das técnicas mais antigas de depuração é a construção de longos riachos e várias cascatas alimentados por moinhos de vento.

 

Poderá começar por colocar sem problemas guppys. Parece um contra-senso que num lago tão grande ter peixes tão pequenos, mas na realidade são peixes muito úteis e conseguem dar cabo de muitas larvas de mosquito.

Apesar de se julgar que são de aguas quentes, se forem colocados no verão aguentam bem o Inverno.

 

Algumas questões:

 

É um lago ou uma pequena represa?

Em que local de Portugal está situado?

Tem arvores à beira do lago?

Tem bastante espaço à volta?

Foi feito em que material?

Tem margens baixas ou abruptas?

Tem sistema de filtragem?

Qual a profundidade máxima e mínima e em que áreas se reparte?

 

Para jé é tudo.

Após as suas respostas e se possível acompanhadas de umas fotos, eu poderei ajudar um pouco mais.

Um forte abraço

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Kohaku,

 

A nossa quinta tem cerca de 12 000 m2, o que é muito terreno para quem vivia na cidade e não percebe nada de horta. Como as ervas cresciam muito e não sabiamos o que lhes haviamos de fazer, utilizamos o nosso gosto pela água e decidimos fazer um lago. O primeiro que já consideravamos grande tinha 2*2 metros e 75 cm acima do solo e outros tantos abaixo deste, digamos que era meio tanque, meio qualquer coisa. Após algum tempo começou a rachar, o que provocou a necessidade de novo projecto, fizemos então um novo lago idêntico, (tipo piscina), com 10*7 metros com 1.5 de fundo, colocamos plantas, patos, etc... , como as ervas daninhas foram mais fortes e um casal de patos deu origem a uma praga de cerca de 80, que decidiram tornar o lago e sua água numa espécie de "sopa verde", demos os patos e alugamos uma retro-escavadora durante um mês, e começamos a escavar um buraco de formas mais ou menos rectas. Fomos verificando que estava muito artificial, pelo que adicionamos algumas curvas; Depois de algum tempo, achamos que deveria ali existir uma ilha, tiramos a água e fizemos uma com 30 metros de perímetro. Depois como não havia árvores decidimos colocar algumas com um porte ajustado, optamos por oliveiras centenárias e três milenares, como ainda continuava com a água meia castanha, devido ao barro que mantém o lago impermeabilizado, (o terreno é muito argiloso); Decidimos colocar pedras. Fomos à pedreira e compramos seixo rolado e pedras de grande dimensão, (tipo quatro toneladas cada), e outras menores num total de seiscentas toneladas, revestido o lago com margens inclinadas e partes onde a água chega a ter 20 cm e outras com 2.5 m, faltava o meio para ir para a ilha, pelo que colocámos uma ponte em madeira que atravessa o lago passando pela ilha.

Ainda faltava qualquer coisa, então recentemente adicionámos um complexo de seis lagos superiores todos eles com um declive de 30 cm, cuja extensão são quarenta e cinco metros de comprido, por vinte de largo, (encontra-se em fase de acabamento), cuja água será sugada do lago principal por uma bomba alimentada por painel fotovoltaico, e lançada numa cascata que desaguará no lago superior e descerá pelo complexo até ao lago principal. existem outras bombas que sugam a água no lago principal e cai sobre as pedras de grande porte por forma a que as cascatas oxigenem a água. Como o lago é grande e as tardes ventosas, forma-se uma ondulação razoável que ajuda a manter a água cristalina.

O problema que surge agora, pois queríamos uma fauna e flora aquática o mais próxima possível da natureza, cujo equilíbrio fosse o mais estável possível. Como tenho pouco tempo lembrei-me de colocar esta experiência na internet, pois gostaria de contar com quem tem alguma experiência, para que eu não cometa erros de principiante, na repovoação deste possível habitat que desejo que venha a ser o mais "natural" possível.

 

Desde já o meu obrigado pela colaboração e boa vontade demonstrada, pois para quem, como eu sabe quase nada sobre peixes, a experiência de que sabe é sempre bem vinda.

 

Sempre grato,

 

fersan

 

P.S - Dentro em breve colocarei algumas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só um aparte, em vez de guppys se calhar era melhor por (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] já que são muito idênticos mas aguentam baixas temperaturas....E talvez um casal de chancitos, se bem que pode ficar sem (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...

 

 

(G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

 

gambusia_affinis.jpg

 

 

Chancito

 

facetum1.jpg

 

 

Ambos existem nos nossos rios....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Varez

 

Tem toda a razão as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] aguentam bem as baixas temperaturas. Mas também são mais destrutivos. Eu tive guppys durante dois anos (um Inverno) num lago antigo e mantiveram-se e proliferaram. Infelizmente morreram todos durante umas férias, quando o cimento rachou e ele ficou seco.

 

Compreendo que seja um tema polémico e que provavelmente não deveria ter referido os Guppys.

 

As minhas desculpas se estou a ferir algumas susceptibilidades. Mas estou a falar da experiência que tive.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Fersan

 

O cenário que me descreve é realmente invejável. E parece-me que já fez quase tudo. Qualquer criador de kois gostaria de ter essas condições http://www.pond-doctor.co.uk/longclearormuddy.html o que na realidade criou foi uma “Mud Pond” bem ao estilo dos criadores de Koi japoneses de Niigata. Aqui vai uma história da cinderela com kois http://www.koiusa.com/1106/happy.html e o que uma “Mud Pond” pode fazer por eles.

Um site com umas belas imagens http://www.okanagankoi.com/Blank%20Page%2012.htm.

 

Mas caro Fersan, assim que, colocar peixes no seu lago vai perder a água cristalina que tem. Ficará mais ou menos com este aspecto

http://www.igoweb.org/~wms/personal/photos/2001/jGarden/

http://learn.bowdoin.edu/japanesegardens/e...akes/lakes.html

 

Um abraço

Kohaku

Editado por Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande lago... dá para colocar um monte de bicho por aí ;)

 

Eu tenho por aqui um lago com cerca de 10mil litros de água, já dura à 3 anos. Nele estão plantados nenufares e andamos à procura de outras especies de plantas para ver se acabamos com a verdura no lago. Da pouca experiência que tenho quanto mais plantas tiveres por aí plantadas melhor. Agora peixes Koi são um tanto porquinhos... Coloca enguias de rio para ajudar a limpar as algas.

Tenho algumas dezenas de ccarpas neste meu lago, até já tiveram filhotes... Perdi a conta de quantos são, é dificil contá-los... Ainda não percebi foi uma coisa, por carga de água, estes lindos e grandes peixinhos gostam de "fucinhar" nos vasos das plantas, nem sabem quantas vezes tive de andar a replantar os nenufares...

Boa sorte no projecto do Lago..

Intés

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser impressionante.

Á parte dos peixes que deve ou não colocar.

Plantas que não deve mesmo colocar:

Jacinto-aquático ((E i c h h o r n i a crassipes)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b])

Pinheirinha (Myriophyllum aquaicum)

 

E o lagostim-vermelho-do-Luisiana (Procambarus clarkii) também é um elemento que não quer ter no seu lago.

 

Pode parecer muito lógico para uns mas nunca é demais relembrar.

 

Jinhos

Cátia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres aqui fotos disso, prometo que me babo! E nem gosto de lagos... Mas um terreno de 12.000 m2... Deus! Ganhaste o Euro Milhões?!??!? :crazyeyes:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabens! Estou verde de inveja! A brincar claro! De facto isso É um lago :D

 

Acho óptimo colocar espécies nossas, os chacitos são muito bonitos e devem dar-se bem aí. Mas estas escolhas também são muito dos gostos pessoais.

 

 

Deve ser impressionante.

Á parte dos peixes que deve ou não colocar.

Plantas que não deve mesmo colocar:

Jacinto-aquático ((E i c h h o r n i a crassipes)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b])

Pinheirinha (Myriophyllum aquaicum)

 

E o lagostim-vermelho-do-Luisiana (Procambarus clarkii) também é um elemento que não quer ter no seu lago.

 

Pode parecer muito lógico para uns mas nunca é demais relembrar.

 

Jinhos

Cátia

 

 

Pode parecer lógico, mas porque não colocar essas plantas? Eu até estava a pensar colocar no meu lago :? Se for pelo rápido crescimento, poda-se, não? como nos aquas? E como diz o Kohaku enterra-se e serve de adobo, eu estava a pensar se daria para fazer compostagem como as restantes "ervas" que se tiram do jardim.

 

Isto digo eu que ainda não percebo nada do assunto!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Belita

 

Como vai o seu lago?

 

Tem toda a razão as plantas aquáticas são óptimas para adubo. Também não entendo as reticências da Glow (a não por serem plantas invasivas, mas desde que não se deitem nos nossos cursos de água e se enterrem ou se faça compostagem ou se dê de ração a galinhas, patos, etc. não vejo inconveniente), em relação aos Jacinto-aquático ((E i c h h o r n i a crassipes)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]) e Pinheirinha (Myriophyllum aquaicum), pois se uma é excelente em termos de retirada de nitratos da água a outra é excelente em termos de oxigenação. Mas penso que a nossa companheira de fórum terá a amabilidade de nos explicar.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu lago ainda está na mesma, à espera que o tempo seque :)

 

Penso que é senso comum que não se deve deitar no ambiente animais ou plantas que não são endémicas.

 

Talvés isto não tenha muito a ver com este tópico e peço desculpa, mas achei curioso ontem, ao dar um passeio à beira do rio Ave, SUPER POLUIDO, a quantidade de Jancintos que tem e que não se viam ainda ha pouco tempo.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12000 m2 numa cidade é muito metro, no campo é um quintal! Qualquer homem de noventa quilos é muita molécula junta, mas tudo começou com apenas uma que se foi dividindo! já estamos a labutar neste terreno há 14 anos ou seja mais ou menos

365 * 14 = 5110 dias, imagina se eu fumásse! já tinha queimado um euromilhões qualquer! pois bem. O que importa é o projecto que se tem, a conclusão dele deve-se a todas as pessoas que nele participam com criticas negativas ou positivas, mas é através delas que se constrói um projecto, que neste caso é meu, para ter o bom senso de não o estragar, mas também de todos aqueles que nele colaboraram ou colaborarão, pois, meus amigos, nada se constrói para se esconder, até aqueles que connosco apreciam ou não o projecto, é uma forma de repartir boas vontades e satisfação pelo facto de o lago ser nosso, ou nós do lago, serão os peixes nossos, ou nós dos peixes!? enfim, filosofias!! no fundo aquilo que realmente gosto é de água e bicharada e comecei a criar isto, pelo facto dos nossos rios e lagos estarem desprezados, poluídos, uma verdadeira miséria, o que não proporciona qualquer tipo de visita, mas enfim, estamos num mundo onde os interesses económicos ainda se sobrepõem às necessidades básicas deste ecossistema que é a terra, mas isto já vocês sabem!

Agora o melhor de tudo isto é à tarde, poder ficar junto ao lago a ouvir o ruído do vento, na caruma da casuarína enquanto as rãs vão coaxando, até que três ou quatro morcegos apareçam no ar para jantar, mostrando-me que já são horas de ir embora, antes que as melgas me tirem as devidas análises ao sangue.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Fersan

 

"Agora o melhor de tudo isto é à tarde, poder ficar junto ao lago a ouvir o ruído do vento, na caruma da casuarína enquanto as rãs vão coaxando, até que três ou quatro morcegos apareçam no ar para jantar, mostrando-me que já são horas de ir embora, antes que as melgas me tirem as devidas análises ao sangue."

 

Esta frase descreve bem o que é ser (como diz o TioAyres) Laguista.

 

Estou em completo acordo consigo.

 

Não importa que planta, animal ou peixe tenhamos no lago mas sim o sonho que seguimos para melhor disfrutar daquilo que realizamos.

 

Depois do que escreveu, não tenho dúvidas que faça o que fizer, será bem feito.

 

Conte, a com a minha modéstia ajuda, sempre que precisar.

 

Um abraço

José Cunha (Kohaku)

Editado por Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Kohaku!

 

Fico sensibilizado pelas suas palavras, que me revelam sentimentos, tais como a da velha história da Águia e a coruja, " [...] e ela que também era mãe... sem dizer uma palavra retirou-se". Quando me fala em modéstia, isso demonstra-me a capacidade de se ser e viver com as qualidades que se adquiriram perante as diferenças e indeferenças e se poder concretizar algo para benefício próprio e de todos quantos nos rodeiam. Num mundo de tanta informação sintética, esquecemo-nos por vezes da análise necessária para se compreender e viver entre amigos. Podemos pois , estar em linha recta com uma distância de dois raios em relação a um qualquer ponto, a discutir que um dos quais tem de fazer uma mudança de 180 graus para se atingir o centro, e poder ver o mesmo que o nosso semelhante. No entanto, não estarão todos os pontos equidistantes do centro!? Fala-se actualmente muito em humildade, sem que propriamente se saiba como praticá-la. A minha perspectiva é a seguinte, se formos atrás uns dos outros, veremos mais ou menos a mesma coisa, desde que tenhamos o mesmo objectivo. Mas será diferente porque todos somos diferentes e temos uma maneira diferente de chegar ao mesmo objectivo, que normalmente se encontra no centro, ou seja, ( cada um tem a sua ideia, "O tal projecto", mas existem mil maneiras de o concretizar), a única diferença quanto a mim é só uma questão de tempo e recursos, uns mais dispendiosos que outros, que alguns desconhecem e outros por inerência sabem. E onde por vezes uma das diferenças é, não interessar se resolve ou não, mas sim ter-se razão, e como a razão normalmente não é suficiente por si só para resolver os problemas, deixa-mos de ter amigos e passamos a ter conhecidos com razão. Porque a virtude não está em olhar para o outro para ver o centro, mas sim ouvir o outro para se ver o centro noutra perspectiva, de modo a alcançar o equilíbrio, que normalmente como se diz: "é no meio onde está a virtude" por isso, cada um deve ser aceite pela sua individualidade e olhar para o que pretende, tirando daí o maior proveito, sem que a diferença dos outros, nos atrapalhe na concretização do objectivo Ora ... há que ser como disse: "modesto", ou utilizando outro vocábulo: humilde, ou seja, como o outro filósofo escreveu, "só sei que nada sei!", mas claro! sabia muita coisa. A minha perspectiva em relação a isto é: Somos todos úteis, desde que alguém com bom senso, considere mais uma maneira de fazer a coisa. Ora ...

 

UM MAIS MIL MANEIRAS DE ... ou seja, HUMILDE, ( H equivale a Homem, (qualquer um de nós); Mais as novecentas e noventa e nove idiossincrasias de todos os outros semelhantes que é igual a mil.

 

Às vezes pensamos que a nossa ajuda de pouco vale, mas numa explicação de poucas linhas ou poucos segundos, existe uma prática de anos que se alguém a tiver em conta e aproveitar o bom que nela haverá, o mundo ficará um pouco mais equilibrado, poupando-se tempo e recursos, pois não interessa o quanto se gastou, mas o resultado que se vai conseguindo, pois só graças aos erros cometidos se podem alcançar outros patamares, onde surgirão outros problemas pela primeira vez, mas que já são velhos para outros que já lá estão

 

Por isso fico desde já grato pela sua oferta, de poder contar com a sua perspectiva em relação a este projecto. Porque não basta falar ou fazer, é preciso compreender para poder quantificar o quanto algo significa para nós e essa avaliação seja recíproca e sentida pelos nossos amigos.

 

Bem haja!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após algumas informações que me facultaram, sobre o facto de as enguias funcionarem como "limpa-fundos", adicionei cerca de 30 destas do rio tejo no lago, serão as primeiras habitantes, espero que permanentes deste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, eu tenho uma banheira lago no meio da relva, qualquer dia ponho aqui umas fotos, tenho é muitos nenufares rosa, é um espectáculo vou fazer um lago com uma pequena cascata e vou ter q fazer uma muda s quiser posso dispensar -lhe uns nenufares pois as raizes em 3 anos espalharam-se completamente, ah !! e parabens pelo seu lago, adorava ver umas fotos giras desse local

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, fico desde já agradecido pela sua generosidade! terei todo o gosto em coloca-los no lago! a propósito eles tem alguma necessidade especifica, isto é, como se plantam, necessitam de alguma protecção, e a questão da profundidade, tem mínimos e máximos!? também vou colocar algumas carpas que serão gentilmente cedidas pelo BlueBe, qual a melhor forma de proteger os vasos!? Dentro em breve disponibilizarei algumas fotografias, também gostaria de ver o seu lago é possível!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os nenufares crescem muito, e como tal, convem serem plantados entre aí uns 30 a 70 cm de profundidade. Eu coloquei os meus em vasos de plastico daqueles proprios para lagos todos esburacados nas paredes como se fosse rede, em substrato normal, mas logo percebi que sujava muito a agua no inicio, por isso fui até ao rio e trouxe de lá lodo com minhocas e tudo. Pensando agora bem, talvez por isso as carpas andem a fucinhar nos vasos... hhumm...

 

Por cima do lodo e da planta coloquei umas pedras, mas vou colocar uma rede de modo a que os peixes não as retirem de lá.

 

De resto é deixá-las crescer

 

Penso também para reforçar a dita profundidade, que se tiver no minimo a 30 cm não sofrerá com possiveis dias de gelo intenso...

 

Também gostaria de ver o lago, até porque deve ficar aqui perto de onde moro... Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais