Horas De Iluminação!


Recommended Posts

Boas caros companheiros e amigos.

 

Gostaria apenas de obter algumas opinioes sobre as horas de exposição de luz do meu aqua.

Actualmente tenho luz desde as 9.00 até ás 16.00. São duas T8, uma 6500K (daylight) outra 4800 k (floraglo), 36 W no total.

Eu gostaria de ter algumas horas de luz á noite banana rock para poder apreciar o dito, mas receio que as horas de luz + mais a iluminação natural me faça um ciclo enorme de luminosidade.

Outra questão: Ter 7 horas de luz de dia (9-16) + 2 à noite (21-23) é aconselhavel?

 

Obrigado pelas vossas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tens o aqua perto de uma janela (ou coisa parecida) e apanha luz natural durante todo o dia, podes por a iluminação a acender mais tarde e a prolongar-se até á noite para veres os peixes. Isso parece um horário de funcionamento de uma loja e depois mais um par-time de 2 horas. Essas duas horas depois de desligar não é muito aconselhável, pois os nossos amigos precisam de ciclo de luz o mais parecido com o ciclo da luz solar. Imagina dormires das 22:00 à 01:00 da manhã, e depois o sol nascer apenas por duas horas e voltares a dormir das 03:00 da manhã às 08:00. Acho que o teu ritmo biologico e humor iriam desmoronar, ias dar em doido em pouco tempo (o meu dava). O meu está na sala que apanha a luz indirecta da rua e tenho a iluminação a acender ás 16:00 e a desligar ás 00:30.

Isto é a minha opinião, de qualquer modo se pesquisares um pouco vais chegar a esta conclusão. O ciclo solar do nosso aqua deve ter mais ou menos as mesmas horas de sol que os nossos amigos têm no seu habitat natural mas, não precisa coincidir com o nosso, julgo eu!

Falando é claro de um aqua com peixes e plantas normais (sem necessidades especiais).

Aguarda, no entanto, por respostas de alguem que saiba mais.

 

 

Cpmts,

Henrique

Editado por riki1972

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais.

 

Ligo a iluminação do meu entre as 16h00 e 23h00, no resto do dia apanham luz indirecta de uma janela.

 

Nada de interrupções, vais acabar por stressar os peixes.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.