Fotonovela "os Discus"


Fausto Vicente

Recommended Posts

Olá a todos.

Agora que já consegui captar a vossa atenção com um título espalhafatoso, e uma vez que já abriram o tópico, o melhor é verem o resto...

Quem comigo priva e me conhece, sabe que não sou muito atreito a publicar fotos dos meus aquários, mas desta vez, e a pedido de 'várias familias', leia-se de alguns colegas que eu bastante prezo, vou tentar fazer um registo fotográfico do projecto.

Esta é a minha última 'avaria', nas lides da aquariofilia. Como muitos de vós sabem, e embora eu seja um pouco 'écletico' em termos de gostos por espécies de peixes, os discus ocupam o lugar cimeiro no pódio.

Um pouco avesso, ao início, a tal espécie, cedo me deixei seduzir, quer pelo comportamento que um animal desta espécie exibe, quer pela dificuldade inerente à sua manutenção em aquário. Como diz o amigo João Machado, os discus não são animais para principiantes.

 

Já com alguns anos de experiência em mantê-los e em fazer crescer cardumes, e com algum dominio no controle dos parametros da água que eles tanto apreciam, uma lacuna havia no alinhamento dos aquários cá de casa: não havia nenhum de reprodução. Pensamento puxa pensamento, palavra puxa palavra, e como o meu mal é começar a pensar nas coisas, resolvi montar um setup dedicado à reprodução de discus.

Este setup é bastante simples e relativamente acessível, o segredo é mesmo procurar onde é mais barato.

 

O aquário:

marathon002.jpg

O aquario com o movel DiY

marathon003.jpg

 

Setup:

Aquário: Cubo 50X50X50, com tampas, forrado a vinil azul marinho em duas laterais e na base.

Móvel DiY.

Filtro: Filtro de esponja duplo, de 300 lts, da Sera.

Bomba de Ar: Sera Air 275 R, com 275 lts/h, saida dupla e gestão electrónica de débito.

Aquecimento: Termoestato 'Pacific' de 250watt's.

Iluminação: Para além da natural, que entra pela janela, apenas uso uma luz de presença 'baby', quando necessário.

Termómetro de vidro.

Pedra difusora.

Aspirador DiY, feito com um pouco de tubo 'VD' (vulgar tubo para passar fios de electricidade), um bombito de sucção e mangueira.

 

Não fazendo parte directamente do Setup do aquário, também me foi necessário comprar um aparelho de osmose inversa, a fim de 'fabricar' a água que iria usar no aquário, uma vez que a que tenho disponivel não é própria para o efeito. Subsidiariamente, mais uns quantos acessórios foram necessários para completar o 'conjunto':

Osmose de 3 estágios, 380 lts/dia.

Caneta medidora de tds, marca 'Milwaukee'

Jerrycan de 20 litros com torneira, marca AKI

Jerrycan de 10 litros com torneira, marca AKI

 

Bem, material adquirido e montado, água feita e filtro ciclado, eis que chega a hora de ir comprar os inquilinos. Como pessoalmente entendo que não tenho muito por onde escolher, uma vez que tenho a honra de ser amigo do melhor criador nacional, pois outro remédio não tive que ir ás compras á Chaneca da Caparica.

O display de exposição era este:

Maio2007127.jpg

 

Deste conjunto de peixes totalmente deformados, raquíticos e sem graça nenhuma, com muito esforço lá foram pescados dois peixes, provável casal, mas sendo que nem ele nem ela eram ainda confirmados. Uma vez que nunca haviam sido separados, nunca tinham tido qualquer postura, e olhinhos nem vê-los... ei-los aqui na sua casa nova, no dia 1, que foi no passado 19 de Maio de 2006:

posturaII010.jpg

Casal de Discus: 2 Yellow Marlboro, reserva especial do João Paulo Machado.

Possivel ele: Yellow com matizes mais avermelhadas na cara e nas barbatanas, com cerca de 18/20 cms.

Possivel ela: Yellow, com cerca de 17/18 cms.

Aqui, e passadas apenas umas horas de terem mudado de casa, operação esta só por si digna de um 007, pois devido a um compromisso urgente e inadiável, os peixes sairam da Charneca pelas 15H35, fizeram quase 20 kilometros de A2 a 170/180 kms/h e antes das 16H00 estavam a ser literalmente despejados para dentro do cubo. Qual acondicionamento, qual quê!! Zás, trás, vai buscar!!!

Cedo o namoro intensificou-se, mas como de fufas e de mariconços está o inferno dos discus cheio, lá rezava eu um padre nosso e umas avé marias por causa da moscas...mas que eles se 'davam' muito bem, lá isso davam....

E davam-se tão bem, que no dia 6, tive esta surpresa:

Postura016.jpg

Postura012.jpg

Postura009.jpg

 

Vitória!! A primeira de muita etapas estava ganha! A bicha era mesmo uma fêmea! Pôs uma carrada de ovinhos, de modo incoerente pelo cone todo...estimo que fossem mais de 300! O possivel macho fez a coreografia que lhe competia, mas a coisa não correu bem...ao dia 9, dia em que deveriam eclodir os ovos (a temperatura da agua está nos 29 ºC), estavam todos fungados...

Bem, pelo menos a fêmea ficou confirmada, e começaram ambos a comer com avidez, o que eu ainda não tinha visto desde que se tinham para cá mudado...

 

Cone limpo, tpa's feitas a preceito, vamos lá nós tentar outra ronda, leia-se postura, a ver como corre. Já que menciono as tpa's, digo-vos que faço, diariamente, tpa de 20 litros, em cerca de 105/110 efectivos. Ao fim de semana, reforço e além destes 20 litros, faço uma outra de cerca de 10 litros. Essas tpa's são sempre efectuadas a seguir às aspirações que faço dos restos de comida e de cócós que estão no fundo, e que por sua vez são consequência da alimentação. Esquematizando:

Alimentação»30/40 min»aspiração fundo + tpa 20 litros.

 

Bem voltando aos nossos namorados, nova surpresa tive logo no dia 12...uma nova postura. Desta feita, com os ovos muito mais organizados, todos alinhados e a ocuparem uma área muito pequena. Menos que na primeira, mas ainda assim a mãmã pode-se orgulhar de ter botado cerca de 200 ovitos.

No dia 15, eis que nova batalha estava ganha!

posturaII006.jpg

posturaII003.jpg

O gajo era mesmo gajo!!! Alegria das alegrias, a coisa bateu certo! Nasceram apenas uns 4, mas era só preciso 1: tem olhinhos, tem rabinho, é casal!

 

Infelizmente, os 3/4 bichitos, que resistiram os 3 dias ante-nadatórios, no seu primeiro dia de natação (dia 18) perderam-se...mas haviam alcançado o seu objectivo. A partir daqui é uma questão de paciência, que como se sabe, é a grande arma quase secreta dos discus - a boa da paciência!

 

O que vale é que não foi preciso muita paciência para que, após novo 'reset' (lavagem de cone, intensificação da alimentação e das tpa's), os bons dos animais resolvessem que aquilo é bom, e vai daí, pimba, nova postura ao dia 20! E mais nada!

Mais uma vez, ambos a fazerem tudo o que está estipulado na coreografia, e uma postura de cerca de 200 e tal ovitos...

Postura essa que já eclodio de sabado para domingo, dia 23, e que deu um resultado que ainda não vou dizer...as fotos já estão tiradas, mas ainda se encontram no 'rolo' da máquina...e como boa (foto)novela que é, fica o suspense para o próximo episódio, que vai ser breve, prometo....

 

Não podia acabar este primeiro episódio, sem um cumprimento e um agradecimento a um grande amigo e a um grande homem, o João Paulo Machado, cuja dedicação pelos peixes só é ultrapassada pela dedicação com que brinda os seus amigos, e que me apoia, a par e passo, neste projecto. Sôr Dr., és o maior!

 

Não percam o próximo episódio,

Abraço

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 96
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

os meus parabens pelo belicimo trabalho na construçao deste topico ....SENHORES MODERADORES(tu nao contas) ISTO É DIGNO DE UM INAMOVIVEL...

parabéns mais uma vez....nunca me deu tanto prazer ler um "testamento"....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a hipotese que colocares as fotos no imagestation ou imageshack ??? é que eu não consigo ver as fotografias pq estam no photobucket

 

é o computador do trabalho, está limitado a certos sites.....

 

eu não tenho pc em casa :silly:

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a sorte de ver o casal no dia em que os foste salvar das garras do João Machado.

Belíssimos exemplares e que sorte do caraças que tu tiveste. 2 discos=1 casal!

Agora só falta acrescentares aí mais um disco ao aquário para poderes desenvolver a telenovela com o triângulo amoroso (amantes, traições, filhos bastardos...). :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Fausto.

:?

 

Se soubesse tinha pedido + dinheiro, achava que eram 2 fêmeas :silly:

sorte do caraças que tu tiveste. 2 discos=1 casal!
....Não foi bem assim!....eu disse-lhe: "posso-me enganar mas....."

Amanhã é o grande dia!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, grande Fausto!

 

Muitos Parabens, pelo belissimo tópico! banana rock

 

Aguardo ansioso pelas cenas dos proximos capitulos cabecadura

 

 

Um abraço,

 

Bruno Martins

"A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro" -Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas grande chefe:P

 

mais um grande projecto aqui no forum,que eu tive o previlégio de acompanhar desde o inicio.

pelo que me foi dado a cunhecer foi tudo muito bem planeado e estruturado,e esta nas mãos de um gajo que até dá uns toques

nisto das solhas: :?: (o gajo agora é moderador) bigsmile

agora é muita paciencia e e muita sorte para que corra tudo por o melhor.

força nisso e queremos ver fotos deles já grandinhos... :twisted:

abraço

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém que mande as fotos ao João, senão ele ainda fica traumatizado! bang

 

Sim senhor! Este senhor para alem de ter dote para os discos tambem tem para a escrita cintifico humuristica!

 

PARABENS!! Bom optimo post!

 

Realmente esses discos são um pouco "rafeiros" mas pronto para começar chega :P;)

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Só não estou a roer as unhas, porque não tenho mais para roer.

Aguardamos desenvolvimento da novela.

JPM

 

Ps- O gajo que te vendeu o cone é "vigaro", está partido. :)

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Só não estou a roer as unhas, porque não tenho mais para roer.

Aguardamos desenvolvimento da novela.

JPM

 

Ps- O gajo que te vendeu o cone é "vigaro", está partido. :)

 

Aproveitando a deixa, porque o cone esta cortado? Circulação de agua?

 

Cumps,

MO

Editado por hdosul

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando a deixe, porque o cone esta cortado? Circulação de agua?

 

Cumps,

MO

 

O dono é tão sovina, tão sovina, que comprou um partido só para poupar uns míseros cobres.

Foi nisso e nos discus.

Comprou logo dos mais foleiros.

Basta olhar para eles para ver que são do mais rasca que há.

Fatelas, fatelas, fatelas!

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando a deixe, porque o cone esta cortado? Circulação de agua?

 

Nada....partido...caiu ao chão... :oops:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada....partido...caiu ao chão... :oops:

JPM

 

LOL e eu ja aqui com grandes teorias que era para a agua nao ficar estagnada dentro do mesmo.....

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fausto... os meus sinceros parabéns. Quem sabe..., sabe e acabou-se.! Conversas para quê!!!

Quanto ao joão Machado ainda espero conhecê-lo pessoalmente, porque pretendo comprar-lhe uns pequeninos para começar, mas a escolha quem a vai fazer é ele!!!

Fausto já agora tira lá umas fotos aos teus aquários..., só para lavar a vista, sabes como é...

Desejo-te boas criações e muitos sucessos.

O pessoal do " DESERTO" até tem jeito para lidar com água... já reparaste?

Vou algumas vezes à Quinta do Conde, qualquer dia ainda nos encontramos!

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL e eu ja aqui com grandes teorias que era para a agua nao ficar estagnada dentro do mesmo.....

Registas a patente e vais ver que ainda te enches de guita. :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.