Montagem Plantado 270l


Ricardo Rodrigues

Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou a planear montar um aquário plantado e gostava de ouvir algumas opiniões sobre a melhor forma de o fazer.

 

Tenho tirado ideias do livro da Diana Walstad (Ecology of the Planted Aquarium), nomeadamente sobre substrato a utilizar, iluminação e filtragem.

 

O aquário tem as seguintes dimensões: 120 x 45 x 50 (270l).

 

Como substrato estou pensar usar uma primeira camada de 2/3 cm de terra de envasar ou então laterite (seja lá o que isso for) coberta de areia inerte de silica de granulometria pequena ou outra opção inerte e de cor branca (gosto bastante de aquários com substrato branco). Para o substrato não apodrecer e para promover a circulação de água através dele estou a pensar utilizar um cordão térmico (resistência em cordão) ligada a um termostato da Jäger.

 

Como filtragem tenho já um Eheim Profissional normal, que massas filtrantes aconselham? Qual é o "turnover" recomendado? Pelo que li as plantas não gostam de muita corrente.

 

Para iluminar o aquário vou usar 2 calhas Lifetech (uma de Power compact e outra de T5) com lâmpadas para plantas. Ainda não sei ao certo a potência das lâmpadas mas a relação W/l vai ser superior a 1, sabem o que é recomendável?

 

O meu objectivo é fazer um aquário fortemente plantado, talvez use 1 ou 2 troncos para complementar a decoração.

 

Será necessário usar CO2 para complementar a fertilização (substrato)?

 

Que espécies de plantas me recomendam?

 

Agradeço desde já os vosso comentários/críticas/ideias.

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Editado por Ricardo Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Estou a planear montar um aquário plantado e gostava de ouvir algumas opiniões sobre a melhor forma de o fazer.

 

Tenho tirado ideias do livro da Diana Walstad (Ecology of the Planted Aquarium), nomeadamente sobre substrato a utilizar, iluminação e filtragem.

 

O aquário tem as seguintes dimensões: 120 x 45 x 50 (270l).

 

Como substrato estou pensar usar uma primeira camada de 2/3 cm de terra de envasar ou então laterite (seja lá o que isso for) coberta de areia inerte de silica de granulometria pequena ou outra opção inerte e de cor branca (gosto bastante de aquários com substrato branco). Para o substrato não apodrecer e para promover a circulação de água através dele estou a pensar utilizar um cordão térmico (resistência em cordão) ligada a um termostato da Jäger.

 

Como filtragem tenho já um Eheim Profissional normal, que massas filtrantes aconselham? Qual é o "turnover" recomendado? Pelo que li as plantas não gostam de muita corrente.

 

Para iluminar o aquário vou usar 2 calhas Lifetech (uma de Power compact e outra de T5) com lâmpadas para plantas. Ainda não sei ao certo a potência das lâmpadas mas a relação W/l vai ser superior a 1, sabem o que é recomendável?

 

O meu objectivo é fazer um aquário fortemente plantado, talvez use 1 ou 2 troncos para complementar a decoração.

 

Será necessário usar CO2 para complementar a fertilização (substrato)?

 

Que espécies de plantas me recomendam?

 

Agradeço desde já os vosso comentários/críticas/ideias.

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

 

Boas o CO2 é sempre necessário... as plantas aquáticas consomem mais CO2 do q as plantas terrestres...

 

e para essa medida 120 x 45 x 50 (270l). aconselho um CO2 de botija pressurizada com reactor externo ( em vez de meteres difusor dentro de agua, ligas o co2 directamente ao filtro... aproveitando a corrente e agitaçao da agua para disolver o CO2)

 

procura no forum for DIY reator CO2 q encontras artigos q explicam mlh

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o CO2 é sempre necessário... as plantas aquáticas consomem mais CO2 do q as plantas terrestres...

 

e para essa medida 120 x 45 x 50 (270l). aconselho um CO2 de botija pressurizada com reactor externo ( em vez de meteres difusor dentro de agua, ligas o co2 directamente ao filtro... aproveitando a corrente e agitaçao da agua para disolver o CO2)

 

procura no forum for DIY reator CO2 q encontras artigos q explicam mlh

 

CUMPS

 

 

 

 

O problema nao está nas plantas aquaticas consumirem mais CO2 (alias consomem tanto como as terrestres)

oproblema está na concentraçao de co2 que conseguimos ter num aquario sem auxilio de uma fonte externa-- é muito pouco co2 (basicamente o que é produzido pelos peixes e á noite pelas plantas tambem)

Logo é necessario recorrer a auxiliares e injectores exteriores e artificiais desse gas para a agua do aquario (seja pressurizado ou co2 por fermentaçao caseira)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é que eu não posso perder... O Ricardo a montar um plantado (!) :?

Para já posso adiantar-te que o livro que tens é fenomenal tecnicamente, mas não o uses como referência artística, a Diana Walstad faz aquários HORROSOSOS!

Quanto à fertilização tens que ter em conta que as plantas necessitam dos seguintes elementos por ordem de importância: C, N, K, P, etc, depois basta saber sob que formas elas os podem adquirir e é só ;)

Mas tens o meu número, podes sempre ligar ou mandar um mail com dúvidas, ou mesmo ligar para a naturline que alguém te ajuda na boa, já sabes como é.

Força nisso, (com essa luz toda nem penses em não meter CO2, e mete as plantas todas que conseguires logo de início)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo...

 

Só não entendi uma coisa, qual é o objectivo da areia de silica?

 

Acho que, primeiro não devias pôr Areia de silica porque a longo prazo e com a saturação de matéria orgânica no substracto as plantas vão-se começar a ressentir.Depois porque o O2 e os gases não passam, e por outro lado as raízes têm mais dificuldades a penetrar e as bactérias benéficas não se alojam lá com as colónias.

 

Se quiseres mesmo a areia de silica aconselho uma camada de 1 cm de turfa, e não de 2 ou 3 de laterite ou terra de envasar que não é lá muito bom, pelo menos a meu ver, e basta remecheres o areão que vêm logo bocadinhos ao de cima :s

 

De resto boa sorte com isso!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu solo é constituído por terra de jardim sem aditivos para além de uma percentagem reduzida de turfa. Compra-se em sacos nas lojas de jardinagem. Comprei o meu saco de 15kgs por 2 ou 3 euros.

Tens que ter em atenção que a terra tem que ser virgem.

 

Barato e eficaz.

 

Saquei esta dica de um site brasileiro.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelas vossas respostas. Em relação ao plano inicial vou alterar apenas o fertilizante que em vez de terra de envasar vou usar um da JBL (1 dedo apenas para cobrir todo o fundo). Julgo já ter reunido todo o material necessário à montagem, com excepção da 2ª calha de iluminação (4 x T5) e do kit de CO2. Em relação ao kit de CO2 gostava de saber opiniões vossas, que material escolher? Devido à experiência na água salgada prefiro o uso de garrafa com torneira e manômetro porque facilita o seu enchimento e dura mais tempo. Não estou a planear usar controlador de pH e tenho algumas dúvidas quanto à utilidade da válvula solenóide sem este, se me puderem esclarecer aqui agradeço?! Que difusores de CO2 recomendam ou costumam usar com sucesso?

 

Quanto ao areão a escolha da sílica foi por um lado meramente estética e por outro porque gosto muito de um aq. plantado do AVG (sala das tartarugas) que tem também deste areão. Assisti à montagem deste aquário e como tal conheço bem o material que tem bem como a sua rotina de manutenção, já tem uns bons anos e continua impecável. Quanto à escolha do areão de sílica esta já está encomendada e portanto não vou voltar atrás.

 

Uma vez que a única água disponível é de furo optei por usar água de osmose. Tive más experiências com a água de furo (dava origem a um manto verde de algas que cobriam o fundo).

 

A montagem vai ser feita amanhã e não vão ser introduzidos seres vivos (nem plantas) na primeira semana. No fim desta vou efectuar as análises necessárias e vou introduzir algumas plantas resistentes, aceitam-se sugestões!

 

Vou tentar tirar fotos para ilustrar o tópico.

 

PS Pedro Borges, obrigado pela tua ajuda. Quanto ao livro da Diana Walstad agora percebo porque tem poucas fotografias!

Editado por Ricardo Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vão algumas fotos da montagem:

 

Resistência de fundo (75W)

IMG_1745_2.jpg

 

1ª camada - areão 2-3mm a cobrir a resistência

IMG_1756_2.jpg

 

2ª camada - fertilizante JBL

IMG_1762_2.jpg

 

3ª camada - areão 2-3mm a cobrir o fertilizante

IMG_1774_2.jpg

 

4ª camada - areia de sílica fina

IMG_1780_2.jpg

 

IMG_1785_2.jpg

 

Enchimento com água de osmose inversa

IMG_1794_2.jpg

 

Aspecto final com troncos (foram adicionados 15ml de Kent Freshwater-Plant e Pro-plant)

IMG_1808_2.jpg

 

Material utilizado:

 

Resistência

IMG_1753_2.jpg

 

Fertilizante

IMG_1751_2.jpg

 

Líquidos fertilizantes e teste de Fe

IMG_1800_2.jpg

 

No fim da próxima semana vou adicionar as primeiras plantas e fazer os testes para avaliar as condições da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podias ter dado alguns declives ao areão.. ficava mais engraçado (aindas o podes fazer se for com jeitinho)

Quanto ás plantas se queres apenas testar aconselho-te umas cabombas ou hygrophilas polysperma já que crescem com "qualquer" luz e leia-se crescem mesmo muito

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vão algumas fotos da montagem:

 

Resistência de fundo (75W)

IMG_1745_2.jpg

 

1ª camada - areão 2-3mm a cobrir a resistência

IMG_1756_2.jpg

 

2ª camada - fertilizante JBL

IMG_1762_2.jpg

 

3ª camada - areão 2-3mm a cobrir o fertilizante

IMG_1774_2.jpg

 

4ª camada - areia de sílica fina

IMG_1780_2.jpg

 

IMG_1785_2.jpg

 

Enchimento com água de osmose inversa

IMG_1794_2.jpg

 

Aspecto final com troncos (foram adicionados 15ml de Kent Freshwater-Plant e Pro-plant)

IMG_1808_2.jpg

 

Material utilizado:

 

Resistência

IMG_1753_2.jpg

 

Fertilizante

IMG_1751_2.jpg

 

Líquidos fertilizantes e teste de Fe

IMG_1800_2.jpg

 

No fim da próxima semana vou adicionar as primeiras plantas e fazer os testes para avaliar as condições da água.

 

 

Boas !

 

Se já colocaste fertilizante líquido, aconselho-te a colocar plantas o mais rápidamente possível, caso contrário poderás ter problemas com algas a curto prazo. Repara que as algas não têm com quem competir na " busca de alimento ", nessa situação!

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais