Discu Maluco


Recommended Posts

UPDATE..

 

Nunca me tinha contecido...Perdi três Rams, dois Bótia Palhaço e catorze Cardinais.

 

Tentei de tudo: começei com esha 2000, depois Tremazol, sal marinho e esha exit.

 

Primeiro foram os parasitas, internos e externos, depois o Ictio....enfim...respeitei à risca todas as indicações dos medicamentos bem como as TPA´s e tempos entre os tratamentos.

 

Depois disto tudo o Discu continua a roçar-se nas plantas de vez em quando. Fora isso está tudo de volta ao normal (espero eu)...

 

Entretanto tenho aí umas 200 ampulárias recém-nascidas e a crescerem a olhos vistos... O que é que eu faço a tanto caracol??

 

Obrigado a todos pelas dicas e preocupação...

 

Abraços

 

Se voltares a usar o eSHa 2000 adeus caracois...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Manuel!

 

O roçar não é durante as fugas. Ele está calmo e depois começa a dirigir-se a uma determinada planta (é sempre a mesma) e roça-se nela, só uma vez. Passados uns minutos faz a mesma coisa, não é constante mas é diário.

 

Vou esperar mais uns dias a ver se piora ou não.

 

Obrigado pelas dicas.

 

Abraço

 

 

Boas tardes,

 

peço desculpa por me meter neste topico mas chamou me a atenção que nesta mensagem referiste que o teu discu roça-se sp na mesma planta, não sei se é viavel ou não o que vou dizer, mas no meio ambiente a plantas que são prejudiciais (alergias/fungos) para algumas pessoas e para outras não.

Não tera sido alguma coisa parecida que aconteceu, visto na altura os teus restantes peixes estarem bem e apenas morreram apos tratamento exastivos????? e afinal o discu continua la aparentemente a roçar-se na mesma planta????

 

Como disse não percebo nada de discos e peço desculpa se disse alguma asneira .....

 

Lina Teresa

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá , boas como te tentei ajudar de inicio , esperando ter identificado o parasita assim mortal como esse foi , será que foi "flukes" ou outro parasita assim fulminante ?

 

 

Bem no que toca ao ictio por onde começaste , ele também gosta das guelras , ás vezes quando se vê exteriormente certos parasitas desse tipo , já o peixe está nas ultimas , de resto o só roçar numa planta especifica , é complicado de identificar só por esse sintoma, porque:

 

Confiando que tenhas os parametros normais (só PH e temperatura) pouco ou nada dizem dos parâmetros que realmente são tóxicos e podem causar isso irritação nas guelras.

 

A guelra vai ficando magoada pela acção de muitas coisas do tipo , cloro, nitrite, fosfato, amonia, acidose , falta de oxigénio , Co2 , nicotinas absorvidas pela água , e tem muitas mais substâncias que nós nem nos passa pela cabeça que são muito nocivas e que muitas vezes não damos conta que contaminamos o aquario ou o alimento que damos aos peixes com as mãos mal lavadas.(água corrente quente sem detergentes e enxugar bem as mãos num pano limpo ).

 

 

De resto o ictio provoca lesões nas guelras , os "flukes" pelo que sei origina até a saida de muco que se observa do peixe um pelicula levemente branca leitosa , (sendo também sinal de bacterias a atacar o animal pelas lesões sofridas pelo parasita).

 

 

O que associado a tratamentos consecutivos e de forma errada , não no uso dos medicamentos , mas do mesmo para a doença que se julga ter identificado bem ,e corre-se o risco de intoxicação medicamentosa , que também pode ter outro sintoma de "roçar" , além de nadar de forma descontrolada, arranques na água , meio atordoado sem equilibrio. Isto porque quando bacterias entram ans lesões provocadas por parasitas , internos ou externos, são perigosas se não se der um produto regenerador e vitaminas , após o fim dos tratamentos.

 

Temos também o ciclo de reprodução de parasitas , uns é por divisão de células , outros por pequenos ovos, mas em regra , aumenta-se a temperatura para 30º no minimo , se for Discus pode ir a 32º , para que tanto o ciclo do animal aumente (apetite, etc,etc) como o do parasita , e o obrigue a reproduzir-se pela água , daí a sequência de tratamentos em todos os parasitas.

Quando o Nuno te disse para meteres sal , claro que liberta os parasitas do corpo os externos e os das guelras o briga-os ao largarem o hospedeiro a reproduzir-se e a ficarem masi expostos há acção dos medicamentos , claro que ficam ovos , claro que alguns por acção da dureza dos minerais do sal furam e o medicamento actua , alguns medicamentos até alegam que destroem também os ovos.

 

No entanto o mais correto é repetir a dose do mesmo tratamento em dias 3 ou 4 , 7 para alguns medicamentos como a experiência diz de alguns membros do forum , para que nada possa sobreviver desses ovos e voltar a realojar-se num peixe saudável começar novo ciclo até o peixe estar fraco demais e notar-se isso , mais roçadelas.

 

Portanto , recapitulando , nos intervalos de tratamentos , muitas TPA´s , no caso de parasitas UV ligado no após tratamento , carvão ativo para removê-lo e vitaminas acompanhadas de um qualquer regenerador de mucosas , e boa sorte para a próxima , eu quando te dei o tratamento da JBL, sei que é caro mas eles têm , explicam e referem os produtos deles como solução ao problema , mas podemos sempre usar outros produtos , se bem que para mim na saúde dos meus peixes não olho a preços , e resultam por isso os recomendo, mais nada.um abraço.

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ainda n percebi pq é que se usa sal em vez de outros medicamnetos proprios, que cada vez ha mais desenvolvidos especificamente para aquariofilia, seguros e com optimos resultados.

Já agora, o sal é suposto matar o que? já alguem matou o que quer que seja com sal? Desde que comecei no hobby ha 3 anos, muita gente me sugeriu o uso de sal para tratar todo o tipo de doenças(ictio, ulceras na pele, infeções, parasitas internos, parasitas externos), entre outras mesinhas, que nunca fizeram rigorosamente NADA. A unica que realmente resultou foi o aumentol de temperatura para curar o icitio.

O sal tem propriedades antisepticas, mas altera a quimica da água, tornando-a mais dura e isto quanto a mim tem mais riscos do que vantagens.

Têm problemas de parasitas? usem medicamentos especificos para parasitas (e em caso de parasitas, aconcelho mesmo a medicação no aqua principal com cuidado, pq a maioria dos parasitas são uma praga enorme que se espalham pelo aquario todo rapidamente).

Têm problemas de bacterias? usem um antibiotico apropriado, n se esquecendo que algumas infeções são muitas vezes surtos secundarios, causados pelo enfraquecimento do sistema imunitário, devido a uma causa primária de origem diferente.

Sem fotos e sem ver o peixe é dificil saber, mas se a água está boa, se o peixe se alimentar e estiver gordinho (n sei se está se nao, mas n vi para trás nada a dizer que o peixe n estivesse a comer) se se coça frequentemente, se n tem feridas no corpo, se a membrana interna dos operculos n esta inchada, eu apontaria para um qualquer tipo de parasita na pele. De qualquer das formas, com isto já ia longo, li tudo um bocado na diagonal.

Se assim for, o melhor caminho a seguir talvez passe por usar um tratamento a base de formol, como o Sterazin da Seachem (para mim, uma das melhores marcas de medicamentos para aquáriofilia). Não esquecer de seguir sempre as intruções que vêm com o medicamento.

Onde é que eles se coçam ao certo? no corpo? N tem mais sintomas nenhuns?

Editado por Esgalha
smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais