Colheita De Àgua Urgente.


octopus

Recommended Posts

Boas,

Vamos ter mais um aquário de recife a nascer. O Alexi, vai montar um 300 litros. Como precisava de àgua urgentemente, combinámos à pressa uma recolha de àgua. O Hugocc levou um gerador, o Alexi a bomba de fundo, e lá fomos hoje ao Cabo Raso buscar uns litros. Acho que deve ter andado a rondar os 500 litros. Antes, demos umas voltas pelos sítios do costume, e, ... Nassários, às pázadas. Eremitas, uns 50. Ofiúros, esponjas, etc. etc. Hoje, estava com a visão afinadíssima.

Agora, umas fotos da recolha de àgua. De salientar, que os bidons que aparecem nas fotos, não eram o total. Dentro da carrinha, haviam outros tantos, ou mais.

PICT0160.jpg

 

PICT0161.jpg

 

PICT0162.jpg

 

PICT0163.jpg

 

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abençoadas bombas ehehe

 

Paulo, não estou a reconhecer este local... é novo? Ou estou a fazer confusão? Se é novo, é melhor do que o outro onde costumamos ir?

 

E não se esqueçam, queremos ver fotos dessa montagem!! Eu já estou finalmente a fazer o tópico do meu aquário, por isso já posso fazer estes pedidos :D

 

É bom ver que há cada vez mais pessoas a montar salgados :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abençoadas bombas ehehe

 

Paulo, não estou a reconhecer este local... é novo? Ou estou a fazer confusão? Se é novo, é melhor do que o outro onde costumamos ir?

 

E não se esqueçam, queremos ver fotos dessa montagem!! Eu já estou finalmente a fazer o tópico do meu aquário, por isso já posso fazer estes pedidos #cool

 

É bom ver que há cada vez mais pessoas a montar salgados #cool

 

Boas,

João, o sítio, é o mesmo, só que do lado esquerdo, onde metemos a bomba na outra vez, a àgua estava muito suja. Desta vez, metemos a bomba na zona de rebentação, em frente à carrinha, a seguir ao viveiro. Só faltou tirar fotos na carrinha. Um furgão Mercedes, do Hugo, cheio de bidons, e, onde não cabia uma agulha. Os bidons, iam dos 20 aos 70 litros. Entretanto, o Alexi, levou uma equipa de limpeza, de fazer inveja a muita gente. Se ele pensar vender Eremitas e Nassários, faz uma pequena fortuna. Só tenho pena que ele tivesse que alancar com 310 litros de àgua, ( 1 dos bidons de 70 litros ), para um terceiro andar, sem elevador. :D :D #cool

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Epá, é para isso que o pessoal aqui está!! É só pedir ajuda que a malta dá sempre um jeitinho. Ainda ontem à noite fomos ajudar o Alexandre a carregar o aquário dele :D

 

Isto dividido por todos custa menos :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e foi mesmo um trabalho daqueles trazer a agua toda ap cima mas o k interessa e k ja ca mora e ja arrancou a montagem e ainda com o extra de toda a bicharada que troxe.Vou tentar ir pondo umas fotos da evoluçao assim k puder.

Cumprimentos

Alex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e foi mesmo um trabalho daqueles trazer a agua toda ap cima mas o k interessa e k ja ca mora e ja arrancou a montagem e ainda com o extra de toda a bicharada que troxe.Vou tentar ir pondo umas fotos da evoluçao assim k puder.

Cumprimentos

Alex

 

Boas,

Alex, o de 70 litros tb foi para cima ? Deves estar bonito das costas. Vai um cigarrinho ? bowdown

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O culpado para essa apanha urgente sou mesmo eu! O Alexi mandou-me MP, mas com a vida que tenho levado, e com a cabeça que tenho, acabei por esquecer de organizar isso! Alexi.....desculpa lá, mas sou mesmo assim, esquecido.....e depois a coisa não está facil! nyah

Quero ver essas fotos do aqua!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O culpado para essa apanha urgente sou mesmo eu! O Alexi mandou-me MP, mas com a vida que tenho levado, e com a cabeça que tenho, acabei por esquecer de organizar isso! Alexi.....desculpa lá, mas sou mesmo assim, esquecido.....e depois a coisa não está facil! :P

Quero ver essas fotos do aqua!

 

Abraços,

Pedro.

 

Boas,

Pedro, se és tú o culpado, estás à beira de ser :( . Agora, a sério. Obrigado pela tua culpabilidade. Até acabou por ser uma manhã divertida. O Alex e o Hugo, não se conheciam. Agora, já se conhecem. O Alex, até se borrifa no enchimento dos bidons. Aprendeu como apanhar bicharada, e, agora só quer andar metido nas poças. Nassários, eremitas, etc., é com ele. Foi uma colheita de vivos, daquelas de se tirar o chapéu. Só os camarões, não compareceram à recolha. Deviam estar solidários com o pessoal de voo da Sata. Fizeram greve.

Entretanto, as notícias, não foram boas. Ontem o Hugo ligou-me a dizer que tinha feito testes à àgua e que tinha Amónia. Hoje, fiz testes à àgua que também trouxe e, confirma-se. Já liguei ao Alex a contar o sucedido com os testes. Logo, vamos precisar de uma nova recolha urgente, mas, com testes in-loco. É que o aqua do Alex, foi cheio com essa àgua. Logo, Vai ter que a mudar toda.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

Hoje, voltámos ao Cabo. Foi uma manhã dos diabos. A ondulação estava enorme. Primeiro que tudo, observámos o cenário durante uns tempos. Entretanto começou a chegar mais pessoal para encher a balde. Foram convidados para utilizar a bomba. Enquanto metia a mangueira na bomba, de costas para o mar, veio uma onda enorme, que quase me levantou os pés do chão. Resultado : molhado até ao pescoço. Tive a sorte e a rapidez de me agarrar às rochas, quando senti a àgua a bater-me nas pernas. Caso contrário, não estaría agora a escrever. Posto isto, bomba na àgua a levar porrada. Chegou a hora de ligar o gerador. Arrancou e puft ! Depois de umas 20 ou 30 tentativas, nicles. Lá foram o Hugo e o Alex à bomba da Repsol da Guia, buscar 1 litro de óleo. Glu, glu, glu, e, o gerador arrancou. A Susana como não gosta de estar parada, começou a encher bidons, mas, com a força com que o mar entrava, fui obrigado a tirar-lhe a tarefa. A experiência da apanha de percebe, deu-me uma maior àvontade nestas situações. Assim sendo, e depois destes contratempos, lá vieram cerca de 350 litros de líquido. Entretanto, os outros como não quiseram esperar, acabaram mesmo por encher a balde.

Assim se passou mais uma manhã.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se para a próxima vez ja vou(tudo depende da altura que montou o reef)

 

Alem do bom convivio ue faz sempre fata e da água que preciso quero conheçer o famoso cabo raso e amaniera de ir lá ter :crazyeyes:

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se para a próxima vez ja vou(tudo depende da altura que montou o reef)

 

Alem do bom convivio ue faz sempre fata e da água que preciso quero conheçer o famoso cabo raso e amaniera de ir lá ter :multi:

Boas!

 

Eu estou a pensar ir lá daqui a umas 2 ou 3 semanas! Vai estando atento pelos Eventos, depois posto! Vai também falando pelo msn

 

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena´pá cum catano, este topico passou-me totalmente a leste. Só hoje vi isto. Estou a ver que foram so aventuras.

 

A ver se se combina uma mega apanha (talvez para encher o do naysel?) pra malta se juntar toda!!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena´pá cum catano, este topico passou-me totalmente a leste. Só hoje vi isto. Estou a ver que foram so aventuras.

 

A ver se se combina uma mega apanha (talvez para encher o do naysel?) pra malta se juntar toda!!!

 

abraço

Como eu disse, daqui a umas 2 ou 3 semanas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem o Hugo ligou-me a dizer que tinha feito testes à àgua e que tinha Amónia. Hoje, fiz testes à àgua que também trouxe e, confirma-se. Já liguei ao Alex a contar o sucedido com os testes. Logo, vamos precisar de uma nova recolha urgente, mas, com testes in-loco. É que o aqua do Alex, foi cheio com essa àgua. Logo, Vai ter que a mudar toda.

 

Viva,

 

Sobre a amónia na água do mar:

 

Lembro-me das colheitas que fazia há uns anos nas praias da costa: entre 15 a 20 minutos até a colocar em aquário e não havia problemas. Se esperasse umas horas a água tornava-se em água choca: Até o cheiro era diferente.

 

A água do mar está viva, está cheia de plancton. Se a deixarmos demasiado tempo dentro dos contentores então essa água irá morrer, devido à falta de oxigenação e ao aquecimento. Daí a amónia.

 

Façam as medições da amónia in loco: Estará a zero. Façam-as outra vez algumas horas depois de apanharem a água e possivelmente irão encontrar amónia.

 

Eu evitaria colocar água do mar "velha" em aquários bem estabelecidos, especialmente em grandes quantidades.

 

Já no enchimento de aquários novos não acho existam grandes problemas... nesta fase a amónia acaba por ser uma coisa normal.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais