Setup Do Meu Novo Aquário


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois da insistência de diversas famílias, e a pedido de alguns membros mais chatos do fórum, venho aqui colocar o setup bem como algumas fotos do meu novo aquário de água salgada.

 

Data de início da montagem: 20/12/2006

 

Antes de mais, aqui vai o setup do mesmo, e antes que me perguntem, onde comprei os diferentes equipamentos e respectivas marcas:

 

Aquário principal - 100x60x60 com vidro de 12mm => VidroMoldura

Sump - 100x33x33 => Aquapor, comprado no Continente

2 Bombas Tunze Turbelle 6060 (6000 litros/hora) = SeaHorseShop

2 Suportes Magnéticos 6080.50 (vidros de 5-12mm) para as bombas Tunze => SeaHorseShop

Osmose Inversa 190 (4 estágios) => SeaHorseShop

Bomba de Retorno SICCE Multi 2500 (2500 litros/hora) => Horizonte Aquático

Escumador Macro-Aqua AS-300P => Horizonte Aquático

Calha de Iluminação 8x39w T5 (5 brancas e 3 actínicas) => AquaEden (ramirezi)

2 Termóstato Jager 150W => já tinha... não me lembro onde os comprei...

30 Kg de rocha morta

20 Kg de rocha viva

 

Já adquirido mas ainda não está em funcionamento:

Reactor de Kalk DYI => DIY do Duarte Conceição

Reactor de Cálcio Macro-Aqua

Osmoregulador Universal Tunze => SeaHorseShop

 

E agora o momento pelo qual todos esperam.... as FOTOS!

 

ATENÇÃO!!! ESTAS FOTOGRAFIAS PODEM FERIR A SUSCEPTIBILIDADE DAS PESSOAS MAIS SENSÍVEIS. PEDE-SE ÀS PESSOAS QUE SE IDENTIFICAM COM A FRASE ANTERIOR, PARA FECHAREM IMEDIATAMENTE ESTE TÓPICO E PASSAREM AO PRÓXIMO!! NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUAISQUER DANOS FÍSICOS, MORAIS OU MESMO PSICOLÓGICOS...

 

jcb_001.JPG

O aquário. Aqui está ele. Um membro do fórum, que eu não vou dizer que foi o Pedro Conceição para proteger a identidade dele, vendeu-me (enganou-me portanto) este aquário pois era um projecto que ele iniciar mas para o qual não iria ter disponibilidade a curto prazo. Assim, e em vez de ficar a apanhar pó em casa dele, veio para minha casa para ficar cheio de água... salgada... sempre era melhor do que o pó...

 

À primeira observação salta um pormenor à vista: a coluna seca. Além de ser bastante grande, está localizada do lado esquerdo do aquário, o que como verão ao longo deste tópico, complicou bastante o layout do aquário... infelizmente, por questões de espaço, não havia outra alternativa e lá teve a coluna seca que ficar virada para a entrada da sala, no pior local portanto.

 

Sim, já sei... estão todos a pensar, que raio de coisa é aquela no móvel... pois é... segredo ;) Isso fica para explicar numa próxima vez, eventualmente quando aquilo estiver a funcionar... o tal gajo que me vendeu o aquário disse que ia meter aquilo a funcionar mas até hoje nada... nyah

 

jcb_002.JPG

jcb_003.JPG

Ora bem, depois do aquário no local definitivo, vamos lá começar a deitar as mãos à obra... Comecei pelo areão de coral, que como podem ver estava um bocadinho sujo... e mais à frente poderão constatar que ainda estava sujo... cheers

 

jcb_004.JPG

Depois foi espalhar o areão no aquário... e para o primeiro dia, fiquei-me por aí. Era altura de chamar reforços, e recorri aos melhores profissionais que existem na aquariofilia em Portugal! Eu cá não faço as coisas por menos!!!!

 

jcb_005.JPG

Como os ditos profissionais não puderam vir, apareceram cá em casa o Pedro Alves (JustMe) e o Luís Rodrigues... sujaram-me o chão, as paredes, os panos e os móveis com água salgada... enfim... foi uma desgraça... mas pronto, já lá vai... bang

 

Nesta foto o Pedro estava a tentar disfarçar a coluna seca com uma laje de dimensões bastantes significativas. Infelizmente, a mesma laje, numa ataque de verdadeira fúria devido à forma como o Pedro a segurou, atirou-se contra o vidro da frente do aquário e partiu-se em duas... depois de 5 segundos do mais puro silêncio e de chegar-mos à conclusão que o Pedro fez bem em mandar fazer o aquário com vidro com 12mm love you chegámos à conclusão que a nova forma da dita laje era bem mais interessante (poderão vê-la em baixo) e ficámos todos contentes.

 

Na foto em cima podem ainda ver o escumador. Dado que naquele dia não iamos montar a sump, e para o escumador ir limpando a água, decidimos colocá-lo temporariamente em cima.

 

jcb_006.JPG

Como eu tinha algumas dúvidas sobre a capacidade do móvel em aguentar com o peso final do aquário, decidi subir lá para cima para testar aquilo... e o resultado foi o que se viu... agora a sério, 3 das rochas eram de dimensões significativas, e dava jeito ter duas pessoas a ajudar...

 

jcb_007.JPG

Chegou a altura de encher o aquário. A fim de que inadvertidamente as(os) cônjuges dos membros deste fórum vejam este tópico, optei por não colocar fotos de como ficou o chão e a parede da sala... Quem é amigo? Quem é?

 

Foi nesta altura de enchimento do aquário, que a referida laje descaiu e se partiu, conforme podem ver na foto.

 

jcb_008.jpg

Enquanto eu e o Pedro trabalhávamos arduamente, o Luís... bom o Luís... epá... o Luís... pronto... estava lá... a ser o Luís... e claro que não podia faltar a já tradicional foto do Luís com as mãos nos bolsos :laugh: Mas não vou cometer tal injustiça! O Luís, juntamente comigo e com o meu irmão, trouxemos o aquário da garagem para o 4º andar (ok pronto, veio pelo elevador... coube lá por uns míseros 3 cms... há cães com sorte!!), e fartou-se de ajudar a carregar os jerricans e a despejar a água para dentro do aquário. Só que pronto... tem o mau hábito de ser apanhado nas fotos com as mãos nos bolsos e depois o pessoal não resiste a brincar com ele beer

 

jcb_009.JPG

Dado que a água estava bastante fria, e porque pouco ou nada mais se podia fazer naquelas condições, foi altura de ligar os termóstatos, o escumador e as bombas da Tunze. Aqui foi o escumador.

 

jcb_010.JPG

 

jcb_011.JPG

E aqui as bombas.

 

jcb_012.JPG

Optei por usar os imans, pois era a melhor forma de encostar as bombas mesmo ao vidro, ganhando assim espaço dentro do aquário, bem como se torna mais fácil mover as bombas sem meter as mãos dentro do aquário.

 

jcb_013.JPG

 

jcb_014.JPG

Enquanto o Pedro montava a outra bomba da Tunze, o escumador estava já no seu trabalho incansável de limpeza da água.

 

jcb_015.jpg

Aqui podem ter uma ideia do aspecto da estrutura de suporte, bem como de todos os extras com que o Pedro Conceição artilhou o móvel! Um luxo!!! É o tunning aplicado à aquariofilia :D Eu como já estava cansado, deixei o Pedro justificar o ordenado que lhe estava a pagar, e sentei-me um bocadinho. O Luís estava também exausto... tirar fotos não é fácil... E assim se passou mais um dia. Decidimos deixar a água a aquecer para depois se fazer o layout, e eu fui comprar umas peças que estavam esgotadas na altura para tratar da tubagem e da ligação à sump.

 

Dada a importância da questão da tubagem e da ligação dos 2 aquários, telefonei novamente aos maiores profissionais da aquariofilia em Portugal! Não queria de todo que algo de mal acontecesse numa fase tão delicada...

 

jcb_016.jpg

Infelizmente, e mais uma vez, não puderam ir... em vez deles, apareceram cá em casa os já vossos conhecidos Pedro Alves e o Luís Rodrigues... mas a tragédia não se ficou por aí... não... foi muito pior... desta vez vieram acompanhados do Alexandre Rodrigues, do Ivo Serralha, do Luís Fortunato e do Pedro Conceição (sim, o tal que me enganou... já viram a lata do gajo?!?!?)

 

Bom, assim que chegou, o Luís viu uma coisa comprida e grossa... agarrou-se logo aquilo e não queria deixar mais ninguém tocar-lhe...

 

jcb_017.jpg

Aqui podem ver uma foto da coluna seca. Nesta altura, ainda digna desse nome, pois a tubagem não estava ainda terminada. A coluna tem 3 furos de 50mm. Um para a descida da água, outro para o tubo ladrão, e o terceiro para o retorno.

 

jcb_018.JPG

Bom, o Luís decidiu dar o exemplo e começou a trabalhar :shock: Lá teve que largar o tubo, e o Fortunato não se fez de esquisito e agarrou-o logo... ficou naquela triste figura alguns minutos... não sei bem a fazer o quê, mas ok...

 

Ao fundo podem ver o aquário com uma calha 4x36PC, que estava a ser usada temporariamente, enquanto a calha nova não chegava.

 

jcb_019.JPG

O Luís e o Pedro iam colando as peças de plástico com cola própria para o efeito.

 

jcb_020.JPG

 

jcb_021.JPG

Aqui o último passa-muros a ser colocado.

 

jcb_022.JPG

Mais umas colagens...

 

jcb_023.jpg

E a cara de felicidade do Luís, por um trabalho bem feito! bigsmile

 

jcb_024.jpg

O fetiche pelo tubo continuou... só espero que no meio disto tudo, os meus peixes não apanhem nenhuma doença... Vejam bem a cara de felicidade do Ivo, e a passividade do Luís... sem comentários...

 

jcb_025.JPG

Uma foto do aquário ainda com a calha antiga, e com apenas rocha morta e algumas rochas vivas no aquário. Optei por não colocar corais nesta fase, só alguns mais resistentes que estavam nas rochas que tirei do meu antigo aquário.

 

jcb_026.JPG

No dia 06/02/2007, finalmente chegou a calha de iluminação! Aí está ela em cima do sofá. Podem ver o tamanho do comando da televisão na foto, para ficarem com uma idea do tamanho da calha.

 

jcb_027.JPG

Nesta foto, podem ver já o efeito da calha nova, e o aspecto do aquário. Nesta primeira fase, e porque aquilo que queria era espetar com tudo para dentro do aquário, acabou por ficar muito ao estilo paredão, mas até foi melhor pois assim tive a oportunidade de ver melhor os corais e como estavam dispostos, para então depois poder estudar a melhor forma de adaptar o layout a algo mais soft.

 

jcb_030.JPG

Ora então nesta foto, datada do dia 02/04/2007, podem já ver uma ideia daquilo que pretendo a nível de layout... ou seja, libertei o lado esquerdo do aquário, e arredondei a parede direita da rocha. Neste momento a minha dúvida prende-se com algumas rochas que estão na parte frontal que irei remover, bem como sobre qual a melhor forma de esconder a bomba que está do lado direito... é nestas alturas que pensamos "se o aquário fosse ligeiramente maior..." :onfire:

 

jcb_035.JPG

Bom, a foto da praxe dos corninhos... mas desta vez ao contrário. O Ivo foi mais rápido e o Luís é que se tramou nyah

 

jcb_040.JPG

E cá está. Esta é a foto mais recente que tenho do aquário, apesar de não ser uma réplica fiel do layout actual do aquário. Houve já pequenas alterações a nível da disposição da rocha, bem como alguns corais novos.

 

Mas para fotos de peixes e corais, depois vou actualizando o tópico que está na área de Fotos e Vídeos (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60710). A ideia deste tópico era para retratar aquilo que foi o processo de montagem deste aquário, bem como fazer o pessoal rir um bocado.

 

Aceito e agradeço os vossos comentários, sabendo à partida que não se pode agradar a todos... :)

 

Este não foi um projecto fácil... bem pelo contrário... as dimensões do aquário e a localização e dimensão da coluna seca acabaram por limitar bastante o potencial do mesmo. Mas com a ajuda do pessoal que puderam ver nas fotos, e não só, este foi o resultado.

 

Como é óbvio, não posso deixar de agradecer a todos estes bons amigos, que estiveram sempre disponíveis para ajudar e que foram dado ao longo destes últimos meses, umas dicas com vista a melhorar o funcionamento e aspecto do aquário.

 

E pronto, para já fico por aqui. Depois vou dando notícias e colocando aqui mais algumas informações sobre o aquário. Se quiserem saber alguma coisa, é só perguntar :)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está de facto, muito bom. Com uma equipa destas, só podia mesmo. Agora, mais côr nesse aquário, sff.

Bom, a foto da praxe dos corninhos... mas desta vez ao contrário. O Ivo foi mais rápido e o Luís é que se tramou

Bolas............... Até que enfim. Tinha que ser sempre o Luis a presentear os outros ? Ora, Toma.... nyah

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Recebi uma MP a perguntar o que eu achava do escumador. Ora bem, respondo aqui, pois assim a informação fica disponível para todos.

 

Os Escumadores Macro Aqua, foram lançados em Portugal na Petfil do ano passado, salvo erro, e foi a primeira vez que os vi, enquanto dava uma volta pelos stands dedicados à aquariofilia que estavam nesta feira. Fiquei bastante agradado com a qualidade da construção e com os muitos pequenos pormenores de funcionamento, que equipam estes modelos.

 

Aliás, tivémos inclusivamente um destes escumadores a funcionar no aquário que estava no stand do Fórum de Aquariofilia, tanto na Petfil como na Aquadecor.

 

Na altura, tive a possibilidade de observar o comportamento do escumador relativamente a uma coisa que muitas pessoas se queixam... o ruído... Apenas vos digo uma coisa: às vezes, nem me lembro que tenho um escumador, tal o pouco barulho que o mesmo faz! É deveras impressionante!

 

Poderia pensar-se que se calhar a eficiência do mesmo poderá não ser boa, mas nada mais errado... ao fim da primeira semana de funcionamento do aquário, tive que esvaziar o copo do escumador por 2 vezes!! E não foi por o copo ser pequeno!! nyah

 

De facto, perguntaram-me se eu estava satisfeito com o escumador, e a minha resposta é afirmativa. Estou muito satisfeito e recomendo-o a quem pretender adquirir um bom escumador, a um preço bastante aceitável.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps. e o agradecemento das mudinhas??? Hum????

Epá, ainda não falei de vivos... só da montagem. Ia deixar isso para depois. Mas pronto, obrigado pelas mudas!!!! nyah

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pelas algas... não te esqueças ;)

 

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim... os meus mais profundos agradecimentos ao Luís por umas mudas da sua maravilhosa alga vermelha... o que vale é que o meu Flavescens até parece apreciá-la banana rock

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim... os meus mais profundos agradecimentos ao Luís por umas mudas da sua maravilhosa alga vermelha... o que vale é que o meu Flavescens até parece apreciá-la banana rock

 

Epa

 

de nada, sabes que é sempre um prazer fazer algo pelos amigos:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não poderia deixar de vir aqui deixar as minhas palavras! Poucos sabem que este aqua esteve em minha casa...era para ser o meu reef, mas depois de visto que era grande demais para o local onde ia ficar e a mulher (na altura, que era mulher) não gostava muito de como ficava, tive de o vender! Quando o vi pela primeira vez já com rocha...fiquei a imaginá-lo como seria cá em casa, acho que até comentei com o JB! Agora posso vê-lo com muito bom aspecto e com saúde na casa do meu amigo...GRANDE AMIGO JB.

O dia da montagem, apesar de dar o seu trabalho, foi um dia de divertimento e colaboração mutua, que só visto é que se pode saber o que é!

No meio disto tudo, acho que o mais complicado foram as mãos suadas do JB a subir as minhas escadas (moro numa cave) com o aqua....eramos só nós os dois! :puppydogeyes: Coitado, até se sentou com o aqua ao colo para não deixar cair! Até isso teve a sua graça! beer O que vale é que quando a coisa é feita com vontade e com uma dose enorme de AMIZADE, todos os momentos, até os mais dificeis, têm a sua graça! ;)

Amigo JB, já sabes.....podes contar comigo e restante pessoal (sei que eles acham o mesmo) para o que for preciso!

Sobre fotos.....podias colocar mais, mas acho que isso também pode ser com a ajuda de mais alguém! ;)

 

Abraços,

Pedro.

 

PS- Deixo também a minha opinião sobre o escumador....É mesmo bom, e daqui a 1 ou 2 anos monto um aqua maior e compro um desses!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito bem... estava a ver que não havia fotos do bicho!!!! Parece-me bem montado embora o layout não seja do meu agrado... Mas ok, com os ajudantes que tiveste não podias pedir mais!

 

Agora a sério - parabéns pelo aqua e quando quiseres cá passar para umas mudas estás à vontade.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora a sério - parabéns pelo aqua e quando quiseres cá passar para umas mudas estás à vontade.

Já esteve marcado mas inventaste uma má disposição qualquer... lol (brincadeira #food )

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por lapso esqueci-me de colocar na lista de material o sistema de osmose. Aproveitei, e incluí já o osmoregulador da Tunze que vou levantar no sábado #food

 

Como vou de férias para a próxima semana durante bastante tempo, é melhor não facilitar, e automatizar um pouco mais o sistema :lol:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito bem... estava a ver que não havia fotos do bicho!!!! Parece-me bem montado embora o layout não seja do meu agrado... Mas ok, com os ajudantes que tiveste não podias pedir mais!

 

Agora a sério - parabéns pelo aqua e quando quiseres cá passar para umas mudas estás à vontade.

 

Abraço,

Diogo

Não quero ser "colas", mas também gostaria de aproveitar! banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, osmoregulador e reactor de kalk a bulir :puppydogeyes: Já posso ir de férias descansado help

 

Tive já a oportunidade de testar o osmoregulador da Tunze, e deixem que vos diga que estou impressionado... muito bom! Recomendo é que não deixem o nível da água subir acima do sensor de topo... aquilo faz uma barulheira que não é brincadeira!!!

 

A ver se amanhã tiro umas fotos aos "bastidores" e coloco aqui para poderem ver como aquilo está.

 

E vou também tratar da lista de vivos, peixes e corais, para actualizar no tópico.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... vou tentar, mas não prometo... vou de férias amanhã e não sei se vou ter tempo... senão, o pessoal que já tirou fotos ao aquário bem que as podia colocar online também... agora é a minha vez de os melgar ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... vou tentar, mas não prometo... vou de férias amanhã e não sei se vou ter tempo... senão, o pessoal que já tirou fotos ao aquário bem que as podia colocar online também... agora é a minha vez de os melgar ;)

Eu tenho umas, mas a falta de temp tem sido constante! A ver se nos próximos dias posto issos!

 

Abraços,

Pédro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Finalmente fotos do aqua. Quero ver se daqui a muitos anos, quando montar um aqua maior, também têm que me ajudar, que não percebo nada dessas montagens lol banana rock

 

João grande montagem, e gosto do layout do aqua, e gostei da maneira como estão as lajes.

 

Depois não te esqueças de ir actualizando e Boas Ferias :wink:

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Conforme prometi, aqui ficam as fotos tiradas em casa do João há mais de uma semana:

IMG_0701.jpg

 

Como não podia deixar de ser....o Luis não fazia nada....

IMG_0703.jpg

Mas depois lá ficou envergonhado e fez qualquer coisa como montar um osmoregulador.

IMG_0704.jpg

IMG_0706.jpg

IMG_0709.jpg

IMG_0711.jpg

IMG_0713.jpg

IMG_0718.jpg

IMG_0721.jpg

IMG_0723.jpg

IMG_0728.jpg

IMG_0732.jpg

IMG_0734.jpg

IMG_0738.jpg

IMG_0741.jpg

IMG_0742.jpg

IMG_0743.jpg

IMG_0749.jpg

IMG_0751.jpg

IMG_0752.jpg

IMG_0754.jpg

IMG_0757.jpg

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Txiiiiiiiii, q fotos muito loukas!

Essa do Luis Rodrigues nem parece dele... pois hj esteve aqui em casa e só queria trabalhar!

 

 

banana rock

 

 

 

Grd ideias que o Mister deu...

 

 

:lol:

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes fotos Pedro! Para variar... ;)

 

O aquário até parece bem melhor do que está :o

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes fotos Pedro! Para variar... ;)

 

O aquário até parece bem melhor do que está :2gunfire:

Ena, afinal o avião não caiu.....ou caiu? (IP privado...deve ser dos reinos do.....inferno :| )

Já voltaste?

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais