Quem anda a comer os meus Cardinais?!...


Pardana

Recommended Posts

Olá!

 

O meu aquário só tem ainda mês e meio, e tem as seguintes dimensões, 61x33x37, capacidade real medida 60 litros, fauna:

 

5 Cardinais (eram 7)

4 Tetras Serpae

3 Viúvas

2 Bótias (1 Palhaço, 1 Lachata)

2 Coridoras

1 Labeo Bicolor (com quase 3 anos e aproximadamente 9 cm)

1 Kulli

1 Pleco

1 Limpa Vidros

 

Flora: 5 plantas (valisnéria, cambomba e mais 3 que não sei identificar)

Alimentação: flocos, artémia congelada e pastilhas para peixes de fundo, 3 vezes ao dia

 

Problema: quando introduzi os cardinais, há 2 semanas aproximadamente, apareceu-me 1 morto 48 horas depois, agarrado ás entradas de água do filtro, reparei na altura que lhe falta quase toda barbatana traseira, ontem dei por falta de outro e vim a descobri-lo a flutuar, bem só metade dele, hoje de manhã, quem será o comilão ou comilões, alguém tem uma explicação para o sucedido...

 

Agradeço antecipadamente todas as opiniões

A. pardana

 

Ps-desconfio dos bótias, mas posso estar equívocado...

Ñ açes + karapaus phritus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

1 mês e tal e já tens esses peixes todos? :roll: :D

 

O problema pode não estar em alguem que ande a comer os peixes. É assim, o mais provável é, o teu aquário ainda só tem 1 mes e tal tens muitos peixes e as bastérias ainda poucas se formaram. O mais provavel é esses 2 peixes terem morrido por ninguem os ter comido. Quando um peixe morre, devemos rapidamente o tirar do aquário, pois os outros irão alimentar-se dele. Estás a perceber?

 

Só te vou dar outro conselho, tens um peixe que te vai ficar metade do tamanho do aquário. Penso que saibas de que peixe estou a falar.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço antecipadamente todas as opiniões  

 

Sempre que tiverem dúvidas sobre a quantidade de peixes que devem colocar nos vossos aquários, lembrem-se da regra "1 litro de água por cada cm de peixe adulto".

 

:shock:

 

Fiz umas contas por alto e cheguei à assustadora conclusão de que o user "Pardana" tem peixes para um aquário entre os 150 e 190 litros de capacidade MÍNIMA ! Acho que não tem bem a noção do tamanho que algumas espécies podem atingir em adultas...

 

:)

 

60 litros úteis é MUITO, MUITO pouco! Aconselho-o vivamente a reestruturar rapidamente o seu aquário, vendendo/trocando algumas das espécies que escolheu ou simplesmente comprando algo que se adapte melhor às exigências de botias palhaço, plecos, etc.

 

:roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

desculpem estar a usar este topico

mas gostava de saber se os peixes que tanho no akua ja sao a mais..

tenho um akua de 45/47 litros

e tenho:

 

-5 neons

-3guppys

-1 Beta

-3 Abelhinhas

axam que ja é fauna a mais ???

e estava a pensar em ainda por um oto ......

 

fikem bem [[]]

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obrigado pelas vossas sugestões

 

Primeiro quero esclarecer mais uma vez, que apesar do aquário ser novo tráta-se de um "upgrade" de outro mais pequeno, que tal como escrevi aqui noutros posts, teve de ser feito de urgência, mas até ver, passado este tempo não me trouxe priblemas de maior, este aquário novo já mais que ciclado, pois eu transferi diversos materiais do outro tais como; pedras (2), troncos(2), plantas (2) peixes (4) e água (aproxidamente 30%do total deste novo), a isto juntei 2 cápsulas de bactyzime no filtro nas primeiras 2 semanas, e tal como disse também noutros posts, apesar de alguns erros, devido á pressa, esqueci-me do substrato para as palntas no interior do areão, todas as plantas novas estão pegados , e os peixes apesar, de eu saber que tenho a lotação esgotada neste momento e que o Pleco, (que ainda é juvenil) o Labeo e os Bótias são os que crescem mais, tenciono o mais tardar daqui por 1 ano, ano e meio mudar de casa e nessa altura sim adquirir um aquário de 150/200 litros, ficando este de reserva para as eventualidades, agora para esse efeito só tenho um globo

 

Quanto ao Labeo, embora seja o peixe mais antigo e maior que eu tenho

nunca me deu problemas, nem o Kulli, agora os Bótias, sim passam o dia a perseguir-se mutuamente, bem como aos peixes mais pequenos, além de serem os mais comilões, pois atiram-se a tudo o que cai no aquário, não me parece que tenha os peixes mal alimentados, antes pelo contrário, e tenho tido o cuidado de controlar todos os peixes pelo menos 2 vezes por dia, vejo se todos comem etc, e isso tem acontecido sem excepcões, em relação ás TPAs, tenho feito 2 por semana de 10 litros de cada vez, por isso estranhei o sucedido nunca tal me tinha acontecido noutros aquários que tive anteriormente, embora tivesse tido outro género de problemas, principalmente doenças e imcompatibilidades entre espécies...

 

A.Pardana

Ñ açes + karapaus phritus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Labeo e os Bótias são os que crescem mais, tenciono o mais tardar daqui por 1 ano, ano e meio mudar de casa e nessa altura sim adquirir um aquário de 150/200 litros

 

Os labeo não crescem mais de 12 cms. Deve-se preocupar seriamente com o pleco e os botias. Um botia palhaço pode atingir os 30 cms e há plecos que atingem os 60 cms!

 

Um ano e meio não é decididamente um prazo razoável para resolver a situação que tem entre mãos. Entretanto vai perdendo o controle do aquário... nitratos a disparar, peixes a atacarem-se mutuamente, etc.

 

Sugiro que resolva esta "salada" antes dos peixes começarem a sofrer e daqui a um ano e meio, quando decidir comprar o tal aquário de 150/200 litros, aí sim optar por estas espécies.

 

:)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem estar a usar este topico mas gostava de saber se os peixes que tanho no akua ja sao a mais..

 

Os seus 45/47 litros estão no limite. O mínimo aconselhável seriam os 50/55 litros para essa combinação, mas com boa filtragem e análise regular dos parametros da água (nitratos, pH, etc.), não deverão surgir problemas.

 

Opinião pessoal, sugiro que venda/troque os guppies e as abelhinhas, que são peixes naturais de água salobra, por 2 corys e 1 otocinclus affinis.

 

:)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E obrigado mais uma vez por todos os conselhos e sugestões!...

 

Por tudo o que li e depois de fazer alguns cálculos constato que tenho o aquário sobrepovoado, assim e para que não me apareçam mais peixes comidos, vou começar por fazer uma selecção por tamanho actual e idade, isto quer dizer que com muita pena minha vou ter que arranjar novo dono para o meu Labeo Bicolor, depois consoante o evoluir da situação pensarei no que fazer ao Bótia Palhaço e/ou ao Pleco...

 

Se houver interessados comtactem-me por MP

 

A.Pardana

Ñ açes + karapaus phritus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Atenção que os 4 Tetras Serpae que tens podem andar a fazer raids nocturnos aos cardinais...matando os peixes ou deixando-os mt feridos e depois são comidos pelos peixes de fundo maiores.....e no caso dos Plecos...qd provam peixe....podem ter tendencia para começarem a gostar...e....tens o caldo entornado....!!!

 

Eu pessoalmente desconfiaria dos Serpae ou mesmo das Viuvas...os Tetras têm comportamentos mt estranhos e agressivos em aquario pequenos mt populados....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Atenção que os 4 Tetras Serpae que tens podem andar a fazer raids nocturnos aos cardinais...matando os peixes ou deixando-os mt feridos e depois são comidos pelos peixes de fundo maiores.....e no caso dos Plecos...qd provam peixe....podem ter tendencia para começarem a gostar...e....tens o caldo entornado....!!!

 

Eu pessoalmente desconfiaria dos Serpae ou mesmo das Viuvas...os Tetras têm comportamentos mt estranhos e agressivos em aquario pequenos mt populados....

 

Nao sei se repararam mas o topico ja tem mais de 4 anos... estando mais do que desactualizado...

 

A esta hora ja o rapaz tem 3 aquarios de 200L

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais