Fundo 3d


DaCosta

Recommended Posts

Depois de ter feito umas experiências decidi por mãos á obra e realizar um fundo definitivo para o meu novo aqua que também é DIY. Após umas dicas da malta do forum e de recolher o material necessário aqui está a obra:

 

o esferovite, placas de 100cm/50cm e com 5cm de espesura

Pic_12322_1.jpg

 

o desenho foi feito pelo lapis, simplesmente dei uma ajuda

Pic_12322_2.jpg

 

a ferramenta utilizada para esculpir o esferovite

Pic_12322_3.jpg

um pormenor da broca utilizada

Pic_12322_4.jpg

 

colei com silicone que sobrou do aquário, uns pedaços de esferovite por cima da base que desenhei, para dar mais realismo a rocha que iria sair dali

Pic_12322_5.jpg

 

aqui, já se vêm as esculturas, fiz 3 peças

Pic_12322_6.jpg

Pic_12322_7.jpg

Pic_12322_8.jpg

 

após a primeira mão de cimento cola, na 1ª mão não se humedece a peça mas quando se dá a 2ª e a 3ª deve-se molhar a peça antes de espalhar o cimento cola e também se deve humedecer o cimento cola enquanto seca, porque se secar muito rápido este parte com facilidade. Por isso é melhor utilizar um daqueles vaporizadores de limpar os vidros e claro colocar lá água em vez de Ajax

Pic_12322_11.jpg

Pic_12322_10.jpg

Pic_12322_9.jpg

 

aqui ve-se o impermeabilizante que utilizei, só reparei que este era cinzento quando cheguei a casa, mas também não deve haver problema, parti do princípio que era transparente

Pic_12322_12.jpg

Pic_12322_13.jpg

 

depois como o impermeabilizante era cinzento tive que arranjar qualquer coisa para poder modificar a cor, arranjei estes pigmentos naturais

Pic_12322_14.jpg

 

Agora está tudo a secar após a primeira mão de impermeabilizante, vou dar 3 mãos e na 3ª é que vou misturar os pigmentos, depois coloco mais fotos.

Um abraço a todos

Editado por DaCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá ficar fix......

 

afinal tb é possivel fazer com placas de esferovite de 5cm ... ehh

bem feito

fk bem

 

Olá

Só uma dúvida... as peças são impermeabilizadas na totalidade?

Já agora que tipo de impermeabilizante e de corante?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as peças só são revestidas na área que se vê, a zona que vai colar ao vidro ficou em esferovite para poder ter uma superfície plana para o silicone.

O impermeabilizante (ALP ELAST) e os corantes foram comprados no Leroy, escolhi estes corantes por segundo o que lá diz não são nocivos, o impermeabilizante não tem nenhuma contra indicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa "rochas" tão muito bacanas

 

quando fores pra pintar com os corantes faz uma experiencia, mistura mal o corante de maneira a que fique pouco homogeneo, quando pintares deve ficar bem mais natural com a mesma cor mas varios tons diferentes

 

acho que dá pra perceber o que quero dizer.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora mesmo de dar a 2ª de mão, amanhã vou pintar mas, ainda tenho que testar o padrão que quero fazer, pois não queria estragar tudo com a pintura.

vou tentar fazer como o Alvaro diz, amanhã se verá.

boa noite e obrigado pelas críticas

Editado por DaCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,as rochas já estão pintadas, mais logo coloco fotos.

Não foi fácil, pois o pigmento não dá muita cor ao impermeabilizante provavelmente por porque o pigmento é hidrofobo e não se misturava bem com o impermeabilizante.

Uma dica para quem quiser pintar este tipo de coisas, em vez de usarem um pincel utilizem antes um bocado de esponja como aquelas que se utilizam no banho, corta-se a esponja de modo a que se obtenha uma superfície lisa e então mergulha-se na tinta e escosta-se a esponja á superfície a pintar. Deste moda a pintura é mais irregular e obtem-se relevo na pintura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as peças só são revestidas na área que se vê, a zona que vai colar ao vidro ficou em esferovite para poder ter uma superfície plana para o silicone.

O impermeabilizante (ALP ELAST) e os corantes foram comprados no Leroy, escolhi estes corantes por segundo o que lá diz não são nocivos, o impermeabilizante não tem nenhuma contra indicação.

 

Viva Costa!

Obrigado pelas dicas... epá... ficaram espectaculares... já agora que tipo de broca é essa?

Quando tiveres isso no aqua com água posta aí umas fotos...

Abraço

Zé Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé Manuel a broca que utilizei de início é uma lixa circular com borracha por dentro, esta dá para substituir mas no fim voltei a lixar com outra que é uma pedra também circular como a da foto. Comprei estas brocas no "Plus" ou no "Liedl" já não tenho a certeza mas é um estojo com vários tipos de brocas, todas para o Dremel, o meu é doutra marca, também comprado nas lojas que referi acima. Aquela mangueira dá muito jeito para este tipo de coisas.

Não consegui cores mais escura porque à medida que adicionava corante o impermeabilizante ficava mais espesso e não se notava grande diferença na cor.

 

Quanto à colocação ainda vai demorar pois o aqua ainda só tem 15 dias com àgua e o móvel está em construcção mas mal esteja tudo pronto coloco mais fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dacosta o dremel eu tenho... já só faltam as brocas... :lol:#food mais uma vez obrigado

Abraço

Zé Manuel

 

Tens que procurar no site do Liedl, todas as quintas feiras saiem produtos novos e para quem gosta de bricolage aparecem coisas muito interessantes como o estojo que comprei com essas brocas.

Se puder coloco umas fotos do estojo e das brocas mais em pormenor.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva, eu não pus peso nenhum a não ser o cimento mas esse é irrelevante para a força do esferovite, estes trés pedaços de rocha vão ficar colados no vidro de trás com silicone e para não descolar, este tem que ser colocado em riscas distânciadas 1cm uma das outras. Assim não flutua.

Qualquer coisa diz.

Já agora se alguém estiver interessado num fundo destes digam, pois sobrou muito material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Já venho atrasada mas... porque não usam cerâmica? a esferovite apenas serve de decoração, posso estar enganada mas a cerâmica não ajuda com as colónias de bastérias? este ano estou a pensar em dedicar o meu artesanato à aquariofilia, os fundos em lage de cerâmica ficam espectaculares! Se alguém me poder dar umas ideias úteis agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá... já lá vai muito tempo... já colocas-te o fundo no aquário? não houve problemas? os materiais utilizados foram inofensivos para os peixes? Diz qualquer coisa... estou a pensar utilizar os mesmos materiais na construção do meu fundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...